Consumismo no Brasil: entenda o que realmente é e conheça o panorama no país

Consumismo no Brasil

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando você vai ao shopping, consegue resistir às promoções e aos descontos? Já comprou aquele produto novinho só porque estava com um preço mais em conta?

Ou você é mais controlado e só compra aquilo que realmente tem necessidade, ou seja, aquilo que já tinha planejado antes de visitar a loja?

Esses são, basicamente, os 2 perfis que caracterizam a diferença entre consumismo e consumo.

Apesar de serem termos tão próximos, têm significados bastante distintos e que podem gerar algumas confusões.

Aprenda tudo sobre Marketing Digital

Este guia completo vai ensinar para você tudo sobre marketing digital e como aplicá-lo.

Por isso, preparamos este post buscando eliminar as suas dúvidas sobre o que de fato é o consumismo, além de mostrar qual é o atual panorama do consumismo no Brasil. Confira:

O que é consumo?

Atualmente, o consumo está mais relacionado ao seu sentido econômico: o ato de comprar levando em consideração as nossas necessidades.

Ele remete aos tempos em que as pessoas começaram a se organizar em cidades, quando faziam trocas comerciais para conseguirem abrigo, comida, água, roupas e outros suprimentos dos quais realmente precisavam.

O consumo simplesmente faz parte da nossa sociedade.

Acontece que, com os acontecimentos da Revolução Industrial, tivemos a modernização dos processos de produção, mudanças no transporte e circulação de bens (e pessoas) e a potencialização das vendas em massa.

Foi uma transformação para as relações de consumo.

As economias industriais passaram a se expandir e os salários dos trabalhadores aumentaram gradativamente. Esses trabalhadores agora poderiam acumular renda e consumir bens, ajudando os negócios a prosperarem.

Esse é o ciclo característico do sistema capitalista, e o consumidor é a peça-chave dessa engrenagem. Por esse motivo, é tão comum dizermos que vivemos em uma sociedade do consumo.

Contudo, à medida que os consumidores foram se distanciando dos meios de produção, passaram a se alienar também em relação ao real valor dos bens e à necessidade em adquiri-los.

E foi dessa alienação que o consumismo começou a aparecer.

O que é consumismo?

O consumismo é o hábito de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra pelo desejo, e não pela necessidade.

Geralmente, é marcado pelas compras por impulso e estimuladas pela ansiedade. Em casos mais graves, pode vir a se tornar uma compulsão.

Além disso, o consumismo está ligado à noção de que comprar mais vai trazer sensações de felicidade e prazer momentâneo.

É também resultado da influência de propagandas abusivas, que insistem em relacionar o consumo à felicidade e, muitas vezes, criam uma imposição de necessidades, mostrando como certos produtos ou serviços são capazes de tornar a vida das pessoas melhor.

O maior problema surge quando o consumismo fica tão intenso que evolui para um comportamento compulsivo.

Por exemplo: há quem use as compras como um gatilho para ajudar a melhorar o humor e, por isso, frequentam o shopping sempre que se sentem estressados ou angustiados.

São consumidores que precisam de ajuda, porque muitas vezes se endividam devido à falta de planejamento financeiro e de prioridade de despesas.

Inclusive, o consumismo tem uma outra face — também problemática —, que é o consumismo infantil.

Quando os produtos são associados a brindes, a personagens famosos ou a campanhas de publicidade que focam em despertar a atenção das crianças, os pequenos conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente em datas comemorativas.

Mas sabemos que não é só no Dia das Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.

O Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados também são exemplos de datas em que as pessoas se sentem induzidas a irem às compras.

Qual é o panorama do consumismo no Brasil?

De acordo com um estudo do SPC e da CNDL, cerca de 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de lazer favorito.

Esse levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas descobriu, ainda, que 40,2% dos entrevistados das classes A e B admitem que comprar é uma forma de reduzir o estresse do cotidiano.

Em um outro estudo, realizado pelas mesmas instituições, revelou-se que as classes C, D e E são as que mais compram sem necessidade, motivadas por promoções.

São números que deixam claro o quanto o consumismo está presente entre os brasileiros e que esse comportamento do consumidor ocorre em todas as classes sociais. Mas por que ele ocorre?

Conforme a nossa sociedade foi criando padrões de comportamento que demonstram o quão bem-sucedido um indivíduo é — padrões esses reforçados pela mídia —, pessoas de todas as classes sociais passaram a ter vontades semelhantes em relação aos “sonhos de consumo”.

Porém, o acesso aos bens de consumo mais caros não é tão simples para os grupos de baixo poder aquisitivo, que acabam gerando despesas superiores ao rendimento quando querem satisfazer esses desejos.

De certa forma, podemos dizer que o consumismo ajuda a acentuar a diferença de classes no nosso país.

Será, então, que existem maneiras para frear o consumismo?

Como reduzir o consumismo?

O gerenciamento das finanças pessoais e o consumo responsável devem ser ensinados desde cedo às crianças.

Pais que não demonstram esses valores ou dão o mau exemplo de comprar sem pensar podem influenciar os filhos a se tornarem consumidores irresponsáveis e com uma educação financeira ruim.

Portanto, antes de qualquer gasto, faça estas perguntas para si mesmo:

  • tenho condições financeiras de comprar esse bem?
  • eu realmente preciso desse produto/serviço?
  • tenho outra compra com prioridade maior que esta?
  • posso esperar para realizar essa compra ou ela realmente tem necessidade imediata?
  • existe um produto com a mesma função, mas que seja mais durável?
  • a empresa da qual estou comprando e o fabricante têm boas práticas no mercado?
  • quais serão os impactos da minha compra para mim, para a minha família, para a sociedade e para o meio ambiente?
  • a promoção vale a pena ou há outras lojas que vendem a um preço ainda mais barato?

Dessa forma, teremos consumidores mais conscientes e que saibam tomar decisões corretas durante as compras. É melhor não só para a saúde financeira, mas para a sociedade como um todo.

Curtiu o nosso post sobre o consumismo no Brasil? Tirou as dúvidas sobre as diferenças entre consumo e consumismo?

Conheça também sobre a Jornada do Cliente e entenda como se dá o processo de compra sob a perspectiva do consumidor! Baixe nosso infográfico.

CTA a jornada do cliente

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.