Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 13 de março de 2020. | Atualizado em 30 de março de 2020


O Contact Form 7 é um plugin voltado para a criação de formulários de contato. Portanto, neste artigo tratamos de explicar a importância desses formulários para o sucesso do seu negócio, além de saber como instalar o plugin no seu site.

O site é o principal canal da estratégia digital do seu negócio. Para que você consiga inserir nele todas as funções apropriadas, é recomendável ter um CMS como o WordPress que disponibiliza uma série de plugins como, por exemplo, o Contact Form 7.

Formulários de contato são parte integrante de qualquer site, por isso dedicamos este post a explicar como o Contact Form 7 funciona neste sentido por meio dos seguintes pontos:

  • qual é a importância dos formulários de contato de um site;
  • o que é o contact form 7;
  • como configurar o WP Plugin Contact Form 7.

Vamos em frente?

Qual é a importância dos formulários de contato de um site?

É comum que sites tenham uma parte de contato com um formulário embutido para que os visitantes possam informar seus dados pessoais e deixar uma mensagem. Porém, isso não se trata apenas de uma mera característica e sim de uma parte do planejamento estratégico da empresa.

Afinal, qual é o objetivo principal de ter um site corporativo? Gerar novas oportunidades de negócio, certo? Pois, o formulário tem papel fundamental nesse ponto.

Tal como ilustra o funil de vendas, a jornada de compra do seu cliente começa a partir do momento em que ele chega ao seu site como visitante, seja por estar buscando o produto ou serviço que a sua empresa oferece ou informações a respeito de um problema que o fez chegar até algum artigo do seu blog.

Uma vez que parte desses visitantes tenham interesse em falar com você para saber como as suas ofertas podem ajudá-los a sanar os problemas que têm, eles procurarão o formulário de contato. Neste momento, eles chegam ao estágio em que deixam de ser simples visitantes para se transformarem em leads, ou seja, pessoas com um possível interesse comercial no seu negócio. 

Por essa razão, o formulário de contato deve trazer campos que são pertinentes para a sua conversão em clientes. Campos como nome e e-mail são padrões, mas se a venda do seu produto precisar passar por um vendedor, o campo de telefone também é importante. E se o processo comercial for complexo, outros podem ser necessários.

Uma agência de turismo que planeja prospectar pessoas interessadas em comprar um pacote de viagem, por exemplo, pode criar um formulário que traga campos como:

  • Que tipo de viagem você quer fazer?
  • Em qual período do ano você quer viajar?
  • Quantas pessoas viajarão com você?
  • De quais dos seguintes serviços você precisa para fazer essa viagem?

Quanto mais qualificado for o seu lead, maiores serão as possibilidades de convertê-lo em cliente. Por isso, certifique-se de que os formulários do seu site possuem os campos necessários para que essa conversão aconteça.

O que é o Contact Form 7?

O Contact Form 7 é um plugin desenvolvido pelo Takayuki Miyoshi com a finalidade de criar formulários personalizados e, assim, gerenciar a criação de novos contatos dentro do seu site feito em WordPress.

Powered by Rock Convert

Apesar de existirem outros plugins com a mesma finalidade, o Contact Form 7 é um dos mais conhecidos por conta de sua simplicidade e efetividade.

Além de compor formulários, ele também permite a inserção de CAPTCHA, filtragem de spam por meio do Akismet, entre outras funções.

O desenvolvedor do Contact Form 7 também criou outros plugins que podem complementar o seu desempenho. Um deles é o Flamingo que permite salvar mensagens enviados por meio dos formulários no banco de dados. Outro é o Bogo, um plugin multilíngue feito para WordPress.

Como configurar o WP Plugin Contact Form 7?

Para dar início à configuração do plugin, você deve, primeiro, acessar o menu esquerdo do painel administrativo do WordPress. Vá até “Plugins” e escolha a opção “Adicionar Novo”.

Contact Form 7

Na página que aparece a seguir, digite “Contact Form 7” no campo de busca localizado na parte superior da tela. O plugin é o primeiro que aparecerá nos resultados. Clique em “Instalar agora” para instalá-lo. Na sequência clique em “Ativar” para habilitá-lo.

Contact Form 7

Como configurar o seu primeiro formulário

Agora que o plugin está ativado, vejamos como você pode criar o seu primeiro formulário para geração de leads.

Primeiro, selecione o menu “Form Contato” que aparacerá no seu menu esquerdo após a ativação do plugin. Em seguida, clique em “Adicionar novo”.

Contact Form 7

O Contact 7 apresentará um formulário como exemplo, mas você pode personalizá-lo da maneira que quiser. Para isso, você deve acessar a aba “Formulário” que traz os campos a serem escolhidos e inseridos. A título de exemplo, vamos criar um formulário que capte nome, e-mail, telefone e mensagem das leads. 

Depois, na aba “Mail” você precisará configurar as tags que você selecionou anteriormente para o seu formulário. O campo “De” deve levar uma conta de e-mail existente, de preferência a que você utiliza no marketing do seu negócio. Na sequência, clique em “Salvar”.

Contact Form 7

Como inserir o formulário numa página ou blog post

Agora que o seu formulário está criado, será gerado um shortcode referente a ele. Assim, para inseri-lo numa landing page, página do seu site ou post do seu blog, basta copiá-lo e colá-lo usando o editor de código.

Dessa forma, o formulário passa a ser exibido e você já pode começar a gerar leads a partir dele. Você também pode exportar a lista de contatos no formato CSV para utilizá-los no seu software de automação.

Ao seguir os passos acima, você poderá começar a operar o Contact Form 7 e transformar seus visitantes em leads para o seu negócio. Uma das vantagens do WordPress é que ele possui uma diversidade de plugins que podem dar ao seu site todas as funcionalidades que a sua estratégia digital precisa. E para saber quais são os melhores plugins para WordPress, confira também este artigo que escrevemos a respeito.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *