Calendário editorial durante a pandemia do Coronavírus: 10 ideias de post para diferentes áreas

Em meio ao cenário caótico gerado pela COVID-19, encontrar ideias de conteúdos para trabalhar durante a pandemia do Coronavírus pode ser um desafio para empresas e profissionais de Marketing de Conteúdo. Entretanto, embora a crise já influencie fortemente as tendências de pesquisa, as pessoas continuam realizando buscas por assuntos variados.

Calendário editorial durante a pandemia do Coronavírus: 10 ideias de post para diferentes áreas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Dada a importância do calendário editorial nas estratégias de Marketing de Conteúdo, as empresas tendem a planejar os principais assuntos, formatos e campanhas trabalhadas em seus blogs, redes sociais e e-commerces com certa antecedência. E essa é uma ação fortemente recomendável.

Entretanto, o que fazer quando um acontecimento inesperado — sobretudo um fato com a magnitude da crise gerada pela COVID-19 — muda completamente a rotina, os interesses e o comportamento das pessoas do mundo inteiro?

Para ajudar nesse momento que nos exige adaptações imediatas, reunimos algumas ideias de conteúdo para sua marca se manter relevante durante a pandemia do Coronavírus.

Você vai encontrar, também, algumas recomendações para se comunicar com a devida ética nessa situação. Confira:

Siga conosco!

A importância de manter a sua estratégia de Marketing de Conteúdo durante a pandemia

Embora a COVID-19 esteja no foco da mídia e das pessoas nesse momento, diversos assuntos relacionados a comportamento, religião, entretenimento e tecnologia, por exemplo, continuam sendo muito pesquisados.

A população está em alerta, claro, e no momento muitas pessoas — incluindo seus consumidores — estão buscando por soluções que até há alguns meses jamais imaginariam procurar.

Entretanto, ainda que estejamos vivendo uma situação excepcional, a vida das pessoas continua: as necessidades básicas são as mesmas, os problemas cotidianos persistem e os objetivos pessoais, profissionais e sociais são mantidos (ainda que sejam postergados).

Isso significa que mesmo que a sua marca não esteja diretamente ligada à saúde ou à ciência, por exemplo, ela continua sendo relevante para seu público.

No entanto, como as pessoas em geral estão bastante sensibilizadas, ajustar seu conteúdo e sua linguagem pode ser necessário para evitar interpretações negativas.

O que as empresas jamais devem fazer é ignorar a situação.

O impacto da COVID-19 nas pesquisas em todo o mundo

A mudança de comportamento na sociedade é evidente, e isso vai muito além das políticas de distanciamento.

Em poucos dias, os compromissos, as prioridades e os interesses de habitantes do mundo inteiro mudaram radicalmente.

Todos os holofotes estão apontados para o Coronavírus e suas implicações epidemiológicas, sociais e econômicas. Esse movimento é observado nas tendências de pesquisa mundiais.

interesse de busca sobre coronavirus no mundo
Dados registrados em abril de 2020

O Google criou uma seção especial sobre o Coronavírus dentro do Google Trends, sua ferramenta para análise de tendências de pesquisa. Nela, há um compilado das principais estatísticas geradas pelas buscas em decorrência da pandemia.

Analisando as informações apresentadas, a primeira coisa que percebemos é a ansiedade em torno do assunto.

Naturalmente, muitas pessoas querem saber como se preparar e se proteger da Covid-19.

conteúdos mais buscados sobre como se prevenir ao coronavirus
Dados registrados em abril de 2020

Outro ponto interessante é o aumento súbito das buscas por temas relacionados, em especial a palavra-chave “quarentena”.

interesse de busca para quarentena, álcool gel, isolamento, máscara e lavar as mãos no brasil
Dados registrados em abril de 2020

Nesse cenário de tantas incertezas, as pessoas procuram por informações para se orientar, para lidar com as implicações do momento, para se distrair do bombardeio de notícias ruins, para se sentir melhor ou, até mesmo, para contribuir, de algum forma.

 

10 ideias de conteúdo para trabalhar durante a pandemia do Coronavírus

Para dar uma ajuda na elaboração do seu calendário editorial em meio ao Coronavírus, analisamos as tendências de pesquisa do Brasil nos últimos meses em áreas variadas.

Assim, separamos alguns assuntos e tópicos que ganharam destaque nas buscas — em especial no mês de março, quando a OMS declarou oficialmente a pandemia e as medidas de isolamento começaram a ser implementadas. Anote!

1. Ações de prevenção

Como era de se esperar, os assuntos mais pesquisados no Brasil nas últimas semanas se referem a informações sobre o Coronavírus e medidas de prevenção.

Naturalmente, muitos portais e blogs estão produzindo posts sobre o assunto, o que não é um problema, mas merece cautela.

Buscas relacionadas a “Coronavírus” no Brasil entre janeiro e março de 2020
Buscas relacionadas a “Coronavírus” no Brasil entre janeiro e março de 2020

Primeiramente, as principais plataformas do mercado — incluindo Google, YouTube, Facebook e outras redes sociais — estão controlando a exibição de conteúdos criados com as palavras-chave Coronavírus, COVID-19, SARS-CoV-2 e termos relacionados.

Além disso, a concorrência é enorme e os grandes portais de notícias ganham prioridade na maioria das pesquisas.

Isso não quer dizer que você não deve trabalhar com esses termos. Pelo contrário, é muito importante deixar claro para o seu público que a sua empresa se preocupa com a situação e está fazendo algo a respeito, seja tomando medidas de apoio, seja prestando orientações importantes.

A dica é apostar em palavras-chave cauda longa, criando pontes entre o universo do seu negócio e medidas de controle e prevenção.

  • Trabalha com veículos? Ensine seu público a higienizar seus carros adequadamente.
  • Trabalha com varejo? Liste cuidados a se tomar ao fazer ou receber compras.
  • Trabalha com tecnologia? Ensine seu público a limpar seus equipamentos eletrônicos.
  • Trabalha com eventos? Dê sugestões à sua audiência sobre como se divertir em casa em tempos de quarentena.

Devemos alertar, porém, que se você não é uma entidade oficial, não é o seu papel definir ou divulgar protocolos de combate à pandemia do Coronavírus. O cenário é muito delicado e a pessoas precisam de informações precisas.

Portanto, dê o máximo de espaço às autoridades competentes e profissionais da saúde e da ciência.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Aplicações do software Ion para gerir os updates da Covid-19

2. Medidas públicas de apoio à população

Diante das decisões que estão sendo tomadas pelos governos municipais, estaduais e federal para oferecer apoio à população e à economia, muitas pessoas buscam por esclarecimentos.

Como tudo está sendo desenvolvido em caráter de urgência, mudanças estão sendo anunciadas com muita rapidez, o que aumenta as dúvidas entre os cidadãos sobre se, quando e como receberão auxílios.

Aumento das buscas relacionadas a “auxílio emergencial financeiro” em março de 2020
Aumento das buscas relacionadas a “auxílio emergencial financeiro” em março de 2020

Há também questionamentos sobre as determinações de abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais e as regras impostas pelas prefeituras.

Se a sua empresa tem expertise nas áreas pública, jurídica, contábil ou financeira, por exemplo, trazer informações simplificadas sobre as medidas que estão sendo anunciadas pode ser uma boa ideia de conteúdo para trabalhar durante a pandemia do Coronavírus.

Se você é uma autoridade nesses setores, é provável que seu público já esteja esperando por esse tipo de material.

Nesse caso, porém, também precisamos ressaltar que os conteúdos devem ser desenvolvidos com cuidado, principalmente porque muitas medidas ainda estão sendo adaptadas e discutidas.

O ideal é que profissionais e empresas competentes prestem esse tipo de informação.

3. Educação e trabalho remoto

Se há um ponto positivo que será muito discutido sobre essa pandemia é a ampla disponibilidade de recursos de informação.

A intensa troca de dados e orientações entre nações e entidades está sendo fundamental para controlar o avanço da doença, orientar pessoas e desenvolver saídas inteligentes para a crise.

Além disso, estamos testemunhando um experimento global sobre os potenciais da educação e do trabalho remoto.

Embora a prestação de serviços pela internet e as plataformas de cursos online já façam sucesso há anos, não podemos nos esquecer de que muitas empresas, profissionais e alunos estão vivendo essa experiência pela primeira vez.

Buscas por “aulas online” entre janeiro e março de 2020
Buscas por “aulas online” entre janeiro e março de 2020

Muitas dúvidas relacionadas também estão surgindo. As pessoas querem saber sobre como manter a organização em casa, evitar distrações, ter disciplina, manter o foco e ser mais produtivo, por exemplo.

Buscas por “como ser mais produtivo entre janeiro e março de 2020
Buscas por “como ser mais produtivo entre janeiro e março de 2020

O interesse por cursos online também disparou, o que indica que muitas pessoas estão interessadas em se profissionalizar ou simplesmente aprender coisas novas durante a quarentena.

Se a sua empresa ainda não trabalha com educação, talvez essa seja uma oportunidade de compilar a sua experiência de mercado e sua expertise, seja ela qual for, em um curso online.

Buscas por “cursos online” entre janeiro e março de 2020
Buscas por “cursos online” entre janeiro e março de 2020

4. Proteção no desemprego

Milhões de pessoas estão temerosas sobre a situação dos seus empregos e carreiras nos próximos meses.

Nesse sentido, pode ser interessante disponibilizar informações sobre a situação de mercados locais, programas de proteção, bem como dicas e estratégias de recolação, por exemplo.

Buscas relacionadas a “proteção no desemprego” entre janeiro e março de 2020
Buscas relacionadas a “proteção no desemprego” entre janeiro e março de 2020

5. Empreendedorismo e negócios

Tempos de crise inspiram muitas pessoas a buscar alternativas.

Profissionais e empresas do mundo inteiro estão à procura de oportunidades em meio às inevitáveis baixas provocadas pelas políticas de isolamento, ao mesmo tempo em que reavaliam o potencial de suas carreiras e de seus modelos de negócio no presente e no futuro pós-coronavírus.

Esse tipo de ambiente inspira o empreendedorismo social e por necessidade.

Consequentemente, observamos certo aumento nas buscas por tópicos como ideias para empreender, maneiras de ganhar dinheiro, soluções inovadoras, oportunidades de negócio etc.

Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “ganhar dinheiro”
Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “ganhar dinheiro”

Vale o destacar a evolução das buscas sobre a categoria de Microempreendedor Individual, o principal programa de formalização do governo federal.

Buscas por “como ser mei” entre janeiro e março de 2020
Buscas por “como ser MEI” entre janeiro e março de 2020

6. Receitas e dicas de alimentação

Blogs, canais e aplicativos de receitas são um sucesso e seus tutoriais já ajudam cozinheiros leigos há anos. Agora, porém, esse tipo de conteúdo ganha uma importância ainda maior.

Pessoas estão sendo obrigadas a preparar suas refeições em casa, pois boa parte dos refeitórios, restaurantes e lanchonetes estão fechados ou com funcionamento limitado.

Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “receitas”
Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “receitas”

Outra ideia de conteúdo interessante durante a pandemia do Coronavírus é a alimentação saudável.

As pessoas estão buscando maneiras de fortalecer o sistema imunológico, por meio da alimentação.

Crescimento das buscas por “alimentos que fortalecem o sistema imunológico” entre janeiro e março de 2020
Crescimento das buscas por “alimentos que fortalecem o sistema imunológico” entre janeiro e março de 2020

7. Opções de lazer e entretenimento

Séries e filmes famosos sempre marcaram presença entre os assuntos mais buscados do Google.

Com as medidas de quarentena adotadas em muitos países, porém, a procura por indicações, análises e críticas sobre as produções é ainda maior em virtude do aumento do uso dos serviços de streaming.

Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “netflix”
Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “Netflix”

Atrações nacionais também ganham destaque na internet, principalmente quando são apoiadas por artistas e influenciadores de prestígio nas redes sociais.

Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “bbb20” – Ubersuggest
Volume de pesquisas para palavras-chave relacionadas a “BBB 20”

O que se pode dizer é que os brasileiros que tiveram suas aulas e seus trabalhos suspensos estão buscando o que fazer na quarentena.

Aumento das buscas por “coisas para fazer na quarentena” em março de 2020
Aumento das buscas por “coisas para fazer na quarentena” em março de 2020

8. Dicas de software e tutoriais

A tecnologia tem sido uma grande aliada na atenuação dos efeitos do distanciamento. Muitas famílias e amigos estão evitando visitas, principalmente às pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Dessa forma, as redes sociais e os serviços de videoconferência estão sendo amplamente utilizados para trocar informações importantes e manter os laços.

Vale destacar que muitas empresas também estão se beneficiando desses recursos para realizar entrevistas e reuniões online.

De maneira geral, você tem muito a ajudar o seu público indicando ferramentas e apresentando tutorias didáticos — para públicos mais leigos — nesse momento.

Buscas relacionadas a “videoconferência” entre janeiro e março de 2020
Buscas relacionadas a “videoconferência” entre janeiro e março de 2020

Com o aumento de computadores conectados em redes domésticas, também parece haver certa preocupação com a segurança dos dispositivos. O termo antivírus, por exemplo, tem registrado crescimento nas tendências de buscas.

Buscas por “antivírus” entre janeiro e março de 2020
Buscas por “antivírus” entre janeiro e março de 2020

9. Relacionamentos e solidão

Outro efeito interessante que as medidas de distanciamento estão provocando em escala global é a aproximação de pessoas próximas — e não há nenhuma redundância nisso.

Com a imensa carga de compromissos e tarefas dos dias de hoje, muitas famílias, casais, amigos e vizinhos permanecem distantes, mesmo morando muito próximos ou juntos.

A união inusitada provocada pela quarentena, naturalmente, está fortalecendo laços, mas também conflitos na vida de pessoas de todos os tipos.

Por outro lado, as preocupações dos profissionais de saúde estão voltadas para asolidão, um problema que já assola o mundo moderno há décadas, e que agora ganha contraste com as medidas de distanciamento.

Buscas relacionadas a “solidão” entre janeiro e março de 2020
Buscas relacionadas a “solidão” entre janeiro e março de 2020

Se o seu blog trabalha com publicações relacionadas a comportamento, convivência e relacionamento, essa não só é uma ideia de conteúdo para trabalhar durante a crise do Coronavírus, como também é um gesto de apoio muito importante para o seu público.

10. Espiritualidade e datas religiosas

Em tempos de tamanha incerteza, muitas pessoas encontram alívio na espiritualidade e, naturalmente, serão muito comuns as buscas por conteúdos dessa categoria.

Buscas relacionadas a “oração” entre janeiro e março de 2020
Buscas relacionadas a “oração” entre janeiro e março de 2020

Não podemos nos esquecer de que o mês de abril é marcado por diversas celebrações religiosas.

Entretanto, ao contrário dos anos anteriores, em que missas, procissões e apresentações culturais reuniam pessoas em todas as partes do país, em 2020, fiéis de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, serão obrigados a exercer a sua fé dentro de suas casas.

 

Cuidados necessários ao produzir materiais durante a crise

Entendemos que fazer Marketing durante uma situação tão estressante para a população gera receios.

Sendo assim, antes de colocar em prática qualquer ideia de conteúdo durante a crise do Coronavírus, preste atenção às recomendações a seguir.

Analise a percepção das pessoas sobre a pandemia

Uma pesquisa realizada em março pela empresa de inteligência de mercado Kantar buscou entender a percepção dos consumidores brasileiros sobre as marcas durante a atual crise de saúde.

Os resultados coletados por 500 respondentes nos ajudam a refletir sobre as estratégias de comunicação nesse momento. Veja:

  • 80% defendem que as empresas devem comunicar seus esforços realizados para enfrentar a pandemia, deixando claro como podem ser úteis diante desta situação;
  • 80% também concordam que as marcas devem evitar explorar o cenário gerado pelo Coronavírus para promover a sua imagem;
  • 25% dos participantes acreditam que as empresas podem servir de exemplo, promovendo mudanças necessárias;
  • 21% esperam que as marcas ajudem seus consumidores durante o período de crise;
  • 20% desejam que as organizações enfrentem a pandemia de frente e demonstrem que ela pode ser derrotada;
  • 18% acreditam que as empresas procurarão explicar e informar por meio de conteúdos;
  • 11% desejam que os gestores reduzam a ansiedade e compreendam as novas necessidades dos consumidores;
  • 3% querem que os empresários adotem uma postura otimista e busquem soluções não convencionais.

Tenha ainda mais cautela com a linguagem

Acertar na linguagem é fundamental para que uma estratégia de conteúdo realmente entregue resultados. Agora, porém, em virtude da seriedade que a crise exige, precisamos ser ainda mais cautelosos.

As pessoas estão muito sensibilizadas e qualquer sombra de desprezo ou ironia frente à situação pode afetar a reputação da sua marca severamente.

Exerça a sua empatia

Embora os dados nos forneçam informações valiosas, não podemos deixar de lado a empatia.

A relevância de um conteúdo também está fortemente ligada à capacidade das empresas e profissionais de criação de se colocar no lugar das pessoas com quem pretendem se comunicar.

Isso é importante, especialmente, em um momento de grande sensibilidade como o que vivemos. Independentemente da sua área de atuação, o mais importante agora é manter o relacionamento com o seu público — e a melhor maneira de fazer isso é se mantendo relevante.

Agora que você já conferiu algumas ideias de conteúdo para trabalhar durante a pandemia do Coronavírus, que tal uma ajuda para planejar suas publicações com o máximo de eficiência? Continue conosco e saiba como preencher o seu calendário editorial!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.