Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 9 de março de 2020. | Atualizado em 9 de março de 2020


O uso do conteúdo interativo para diferentes estratégias de marketing é uma prova dos benefícios que ele pode proporcionar ao marketing de empresas de diferentes ramos, mostrando que, se aplicados de diferentes formas e com o uso da criatividade, companhias podem ter suas métricas de marketing melhoradas com ele.

A magia do marketing está no fato de que não há uma regra a ser seguida. Não existem fórmulas e nem caminhos que se percorridos, geram os mesmos resultados para todos.

Cada companhia tem os seus próprios valores e propósitos, gerando diferentes posicionamentos e atraindo públicos variados.

Entretanto, as questões que envolvem o marketing são as mesmas, independentemente da situação em que a empresa se encontra: “Como atrair mais audiência?”.

O conteúdo interativo para diferentes estratégias de marketing pode ser uma das soluções, que pode não só atrair, como também fidelizar os clientes.

O conteúdo interativo, além de ser versátil, consegue conectar melhor a audiência e engajá-la, trazendo melhores resultados que o conteúdo estático.

Neste conteúdo, passaremos pelos seguintes tópicos:

Boa leitura!

 

Quais são as diferentes estratégias de marketing?

O marketing é uma área da empresa focada em ofertar produtos e serviços de maneira a mostrar os seus benefícios, gerando valor para eles e também para a marca.

Por isso, é um setor muito flexível, que atende aos desejos do público e do nicho de mercado para criar boas estratégias para atrair a audiência.

Assim, começou-se a criar divisões dentro do marketing, com suas próprias maneiras de divulgar produtos e serviços. Um dos mais atuais é o Marketing de Influência, que se reformulou com a chegada de influencers das redes sociais, que atraem o seu próprio público e mostram as marcas e produtos para as pessoas.

Entretanto, o Marketing de Influência não é propriamente recente, já que a figura do influenciador (como artistas e colunistas sociais) existe há um bom tempo.

Outros conhecidos formatos de marketing são o Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Marketing para Redes Sociais, ABM, Marketing de Relacionamento, Marketing de Afiliados e Marketing de Referência. Eles podem estar inseridos em uma mesma estratégia e serem complementares, ou seja, um formato não anula o outro.

A escolha de cada um deles depende de uma série de fatores, mas que passa impreterivelmente pelo estudo do público para atingir exatamente a audiência desejada, usando a linguagem dela.

 

Quais os benefícios de usar o conteúdo interativo em estratégias de marketing?

Independentemente do formato de marketing empregado na empresa, o conteúdo interativo é uma maneira de chamar a atenção do público, já que ele contém algo que todo ser humano deseja: interagir.

Em primeiro lugar, é preciso conceituar o que é conteúdo interativo. É importante entender o que eles são, para aplicá-los da melhor maneira.

O conteúdo interativo é aquele que contém algum elemento de interatividade, que permite ao usuário participar da construção de um resultado único, que depende dessa interação do usuário para existir.

Assim, o público passa a ser agente ativo na construção do conteúdo e se torna muito mais interessado no conteúdo que é mostrado no material.

São exemplos de conteúdo interativo um vídeo em que o roteiro vai sendo construído pelo público, à medida que eles escolhem as opções de histórias ou uma calculadora que mostra a quantidade de sacos de cimento para fazer a fundação da casa dos sonhos.

Usando este tipo de conteúdo, o marketing consegue mostrar seu propósito e, ainda, educar e encantar a audiência, de uma maneira que o conteúdo estático não consegue atingir.

O conteúdo interativo fideliza, gera valor, educa e aumenta as conversões. Segundo uma pesquisa feita pela Demand Metrics em parceria com a ion interactive em 2018, 96% dos profissionais de marketing pesquisados, de empresas de variados portes, afirmam que o conteúdo interativo impacta positivamente na jornada de compra dos consumidores, de alguma forma.

Segundo a mesma pesquisa, estes profissionais também afirmaram que o conteúdo interativo é mais efetivo na educação dos leads do que o conteúdo estático, gerando leads mais qualificados. O resultado é o aumento nas conversões.

O conteúdo interativo também acelera a decisão dos compradores, que muitas vezes entendem melhor a proposta da empresa durante a interação com o conteúdo interativo e tomam a decisão mais rapidamente.

Outros benefícios do conteúdo interativo para as diferentes estratégias de marketing é que ele consegue passar mais valor para a marca que a criou, fazendo ela se destacar dos seus concorrentes ao melhorar a percepção das pessoas sobre ela.

Assim, ele não só destaca a marca da multidão, como também aumenta a percepção de valor da marca. O branding da marca, então, é valorizado e gera aumento no número de defensores da marca. Ou seja, os consumidores não são só mais fiéis, como também atuam para falar bem sobre a companhia.

Mas pensando em métricas menores, também é possível perceber os benefícios do conteúdo interativo. Ele é altamente viralizável, ou seja, pode ser distribuído pelos próprios leads nas suas redes sociais, trazendo tráfego orgânico altamente segmentado.

Por falar em tráfego orgânico, o SEO do site também melhora quando o conteúdo interativo, para diferentes estratégias de marketing, é utilizado.

Todos esses resultados na geração de tráfego orgânico permitem que os custos de marketing diminuam, já que as pessoas estão falando gratuitamente sobre a empresa. Como consequência, o ROI do conteúdo interativo costuma ser superior ao do estático.

Mesmo quem não produz conteúdo especialmente para a Internet, como empresas que apostam no Marketing de Relacionamento, também se beneficiam da produção de conteúdo interativo na sua estratégia, especialmente pela possibilidade de viralização do material.

 

Como usar os conteúdos interativos em diferentes estratégias de marketing?

Como já foi citado, independentemente do tipo de marketing que cada empresa escolhe aplicar para ter resultados e se aproximar do seu público, todos podem se beneficiar do uso do conteúdo interativo.

Isso porque ele fica no meio do caminho entre educar/vender e entreter, ajudando a estratégia a atingir os seus objetivos e aumentando a rapidez no cumprimento de metas do marketing.

Para ilustrar como o conteúdo interativo para diferentes estratégias de marketing pode ser utilizado com sucesso, separamos alguns exemplos que trouxeram bons resultados. Acompanhe!

1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é, talvez, um dos maiores beneficiados com a inserção de conteúdos interativos em sua estratégia, já que a interatividade contribui para educar o público e mostra o conteúdo da marca de uma outra forma.

Outra vantagem do uso do conteúdo interativo no Marketing de Conteúdo é o fato de poder reaproveitar materiais, transformando conteúdos estáticos em interativos, captando o público que não havia se identificado com o conteúdo previamente produzido ou ensinando de uma maneira diferente aqueles que já haviam gostado do material anterior.

Assim, um infográfico pode virar um vídeo interativo, ou um e-book pode virar um infográfico interativo.

Landing pages podem também ser modificadas, se transformando em interativas e aumentando as conversões.

Um exemplo interessante é o da AthenaHelth, que produziu um whitepaper interativo sobre os 5 passos para uma estratégia de fidelização eficiente de pacientes.

Outro bom exemplo do uso do conteúdo interativo para o Marketing de Conteúdo está em um vídeo interativo feito pela parceria entre Buzzfeed e Tasty, patrocinada pela Walmart, usando a ferramenta Eko.

No vídeo é possível criar 16 opções de receitas usando um único ingrediente em comum. Além de ser visualmente apelativo, ensina as pessoas diferentes receitas.

vídeo interativo do tasty junto do walmart

Praticamente todos os formatos de conteúdo interativo podem ser utilizados em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, desde que faça sentido para o público.

Algumas opções são: calculadoras interativas, ebooks interativos, quiz interativo, whitepapers interativos e vídeos interativos.

2. Marketing de Redes Sociais

O Marketing voltado para as redes sociais também pode ser extremamente beneficiado pelo conteúdo interativo, já que ele facilita o compartilhamento orgânico, além do aumento no número de outras métricas, como curtidas e comentários.

A interação é um dos objetivos do marketing para redes sociais, que é a característica principal do conteúdo interativo. Portanto, essa estratégia de marketing pode e deve abusar do conteúdo interativo em suas táticas.

Assim como o Marketing de Conteúdo, as redes sociais também permitem que variados formatos sejam utilizados. Um exemplo do uso do conteúdo interativo que particularmente gera bons resultados são as disputas, no estilo “curta ou compartilhe”.

Uma empresa que utiliza as redes sociais para seus conteúdos interativos é o Buzzfeed, que consegue atrair muito tráfego para seu site pelos quizzes interativos.

Um exemplo do resultado foi em janeiro de 2014, quando conseguiu 13 milhões de shares para seu site usando conteúdo interativo.

Mas não é preciso sair da rede social para conseguir atrair o público. A Walmart, criando uma disputa entre duas marcas de chocolate, conseguiu mais de 53 mil curtidas e mais de 1700 comentários.

post nas redes sociais do walmart

3. Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento, que trabalha basicamente com o engajamento de seus clientes, procurando proporcionar experiências que os marquem e os satisfaçam, também pode usar o conteúdo interativo para alcançar suas metas.

Como o Marketing de Relacionamento precisa entender melhor os seus consumidores e satisfazê-los, é essencial ter pesquisas para ter feedback sobre seus produtos e serviços.

Criar pesquisas interativas ou mesmo quizzes que permitam entender melhor o comportamento do consumidor são excelentes estratégias para usar o conteúdo interativo.

A empresa Sears fez um quiz baseado em mitos de máquinas de lavar, para educar os consumidores em relação ao uso do eletrodoméstico.

4. ABM ou Account-Based Marketing

O Account-Based Marketing é um tipo de marketing que é orientada a dados e focada em estratégias de negócios.

Como é um marketing que foca nos clientes que mais estão propensos a fechar a venda, quanto mais personalizado o conteúdo for para esses clientes, maiores as chances de conversão.

O conteúdo interativo pode ser usado nesta estratégia para encontrar os prospects com maior potencial de fechar vendas, já que um dos seus benefícios é detectar mais rapidamente os compradores.

Algumas opções de uso deste formato de conteúdo são as calculadoras e quizzes interativos, que podem direcionar o usuário ao produto e assim, permitir que a empresa detecte quem são os potenciais clientes.

Com esse material, é possível qualificar melhor os leads e detectar em que etapa da jornada de compra eles estão.

Um exemplo é a iContact, que fez uma calculadora interativa mostrando como os clientes podem economizar usando do serviço de email marketing da empresa.

5. Marketing de Influência

O Marketing de Influência, que utiliza pessoas ou organizações influentes para mostrar e vender produtos e serviços, pode usar o conteúdo interativo para trazer o público desses influenciadores para si, ou mesmo fazer uma pesquisa para saber qual o influencer mais querido pelo seu público. 

Usar de ferramentas que deem brindes ou cupons de desconto de acordo com o engajamento dos influenciadores também é uma opção de uso do conteúdo interativo nessa estratégia.

marketing de influencia usando de conteúdos interativos

6. Marketing de Referência

O Marketing de Referência usa a indicação dos consumidores para ampliar seu mercado para outros consumidores. É conhecido popularmente como marketing boca a boca. Quem nunca indicou um salão ou um mecânico para um amigo?

Assim como na estratégia de Marketing de Influência, usar cupons ou brindes especiais mediante alguma interação, também ajuda a mostrar o resultado do conteúdo interativo nesse tipo de marketing.

No Marketing de Referência, em que é importante ter a fidelidade do público e altas taxas de retenção, oferecer uma opção ganha-ganha para os consumidores que indicam e recebem indicação é uma ótima oportunidade de crescer.

A Zee Dog utiliza esta estratégia para conquistar novos clientes por meio da indicação de quem já compra da marca.

Zee Dog usando do marketing de referência

7. Marketing de Afiliados

Aliado ao Marketing Digital, o Marketing de Afiliados utiliza parceiros para indicar para outras pessoas os produtos ou serviços da empresa.

Trabalha de forma parecida com o Marketing de Referência, mas como os afiliados são profissionais, eles precisam perceber que a empresa é de confiança, já que vão associar seu nome à marca.

Portanto, calculadoras e quizzes são excelentes formatos para atrair os afiliados para o negócio, principalmente calculadoras estilo ROI, que mostram as vantagens que o provável afiliado ganharia ao divulgar os produtos da companhia.

Esse estilo de calculadora também funcionaria para quem trabalha com venda de franquias.

A Outgrow utiliza uma calculadora deste tipo para chamar novos afiliados para o seu programa.

calculadora outgrow

É importante lembrar que somente criar o conteúdo interativo não é garantia de bons resultados.

É preciso que ele esteja aliado a uma estratégia de distribuição bem-feita, já considerando que antes da produção do conteúdo, houve uma pesquisa para tocar em um assunto que seja importante para a persona da empresa.

Ou seja, somente a interatividade não é garantia de viralização do conteúdo. É preciso que ele esteja alinhado à persona e seja bem distribuído para potencializar seus resultados.

É também essencial procurar maneiras de mensurar os resultados do conteúdo interativo. A maioria das ferramentas de criação deste tipo de material já disponibilizam dados para análise.

Os benefícios do conteúdo interativo para diferentes estratégias de marketing superam qualquer dificuldade que venham a surgir e vale a pena ser estudado mais profundamente para aplicar na sua estratégia.

Um exemplo é o uso do conteúdo interativo para gerar backlinks, sendo uma outra forma de melhorar o SEO do site. Para descobrir as vantagens e como fazer, leia nosso conteúdo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *