Por Cayo Woebcken

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 23 de novembro de 2019. | Atualizado em 12 de fevereiro de 2020


Conteúdos interativos e SEO são técnicas que se complementam, colaborando para um maior engajamento dos usuários, a otimização da captação de dados valiosos, melhorias na experiência mobile e o aumento do CTR. O resultado é o aumento de sua relevância e sua autoridade no mercado.

Para quem trabalha com Marketing Digital, uma prática importante a ser adotada é a busca constante por ferramentas e soluções para sempre competir de igual para igual com os concorrentes.

Por isso, é fundamental entender quais são as novidades do setor, sendo que produzir conteúdo interativo tem se tornado uma tendência entre as principais empresas que disputam a atenção dos consumidores.

As vantagens de adotar essa estratégia são inúmeras, com diversos aspectos da sua organização podendo se beneficiar de um trabalho eficiente.

Mas quando falamos nesses pontos positivos, não estamos abordando apenas a experiência do cliente ou mesmo o layout das suas páginas, mas também a relação entre conteúdo interativo e SEO.

Executando as ações adequadas para o seu público-alvo, por exemplo, a tendência é que o seu negócio se torne ainda mais relevante.

Sendo assim, que tal tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ficar a par de uma das novidades mais importantes quando o assunto é Marketing de Conteúdo?

A seguir, vamos abordar os seguintes tópicos:

Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura deste artigo!

 

O que é um conteúdo interativo?

Um conteúdo interativo é uma forma de revolucionar a produção de materiais relevantes para os seus leads.

O objetivo principal é se aproximar do usuário com um conteúdo diferenciado, que possibilite a abertura de um canal de comunicação entre as duas partes.

O conceito de engajamento é muito comum dentro do mercado de Marketing Digital, certo? Afinal, as empresas estão sempre buscando maneiras de se aproximarem ainda mais dos consumidores e garantir que eles se interessem por suas ações e campanhas de comunicação. 

É aí que entram os conteúdos interativos. Estamos acostumados a ler e ver nos principais blogs, landing pages e outros canais apenas um CTA (call to action). Por outro lado, os conteúdos interativos são produzidos justamente para que o usuário realize alguma ação.

Com a atenção do usuário cada vez menor, durando menos tempo e sendo disputada por concorrentes bastante capacitados, produzir um conteúdo relevante já não é o suficiente.

Além de ser do interesse da sua persona, é preciso que ele seja atrativo para quem está do outro lado da tela, aumentando as chances de conseguir que o usuário preencha um formulário, informe seu e-mail ou faça o download de um infográfico.

https://materiais.rockcontent.com/webinar-conteudo-interativoPowered by Rock Convert
 

Qual é a relação entre conteúdos interativos e o futuro do marketing?

A resposta é simples: toda. Quando falamos em Marketing de Conteúdo, as empresas que adotam essa estratégia sofrem com um problema muito comum: falta de engajamento.

Não à toa, a pesquisa Content Trends 2019 mostra que 66,3% dos profissionais da área têm dificuldades em produzir conteúdos que gerem engajamento. Ou seja, está na hora de oferecer materiais ainda mais relevantes e interessantes aos usuários.

Mas por que os conteúdos interativos potencializam as estratégias de SEO e o que isso tem a ver com o futuro do Marketing Digital?

Acontece que, com tantas informações em variados canais digitais, os usuários procuram cada vez mais conteúdos autênticos e originais.

Portanto, não basta resumir as suas pautas a assuntos que todo mundo já conhece e está cansado de ouvir falar ou discutir.

A criatividade, portanto, se torna peça-chave para que essa engrenagem seja ainda mais eficiente quando o objetivo é atrair mais usuários para as suas páginas.

Com materiais interativos e atrativos para os consumidores, a tendência é que o tráfego aumente e, como consequência, alcance um melhor rankeamento também. Além disso, é uma forma de obter mais informações sobre o público que você quer atrair ou fidelizar.

Pense no seguinte cenário: se o usuário acessou a sua página, por que não aproveitar a visita? O objetivo dos conteúdos interativos é permitir que o consumidor tenha mais chances de realizar alguma ação que o aproxime de fechar um negócio.

Se você quer que a sua empresa se destaque, talvez seja a hora de inovar e contar com o auxílio de ferramentas como o ion para a produção desses conteúdos.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Tipos de conteúdo interativo: veja 5 tipos altamente atrativos

👉 Como gerar receita com conteúdo interativo

👉 Como usar conteúdos interativos para reduzir o ciclo de vendas

👉 Conteúdos personalizados para audiência: como criar uma estratégia


 

Quais são as vantagens de usar conteúdos interativos em sua estratégia de SEO?

Na prática quais são os benefícios para o seu negócio, especialmente para a sua estratégia de SEO, quando falamos em conteúdos interativos?

Para que você não fique com dúvidas sobre utilizar esse recurso em suas páginas, separamos os principais exemplos de como os conteúdos interativos impactam positivamente o trabalho de rankeamento nos mecanismos de busca.

Confira!

Maior engajamento dos usuários

Engajamento é um dos principais desafios para quem trabalha com Marketing Digital e, por isso, quando bem-feito, conta muitos pontos para os principais buscadores.

Nada melhor para gerar interação com os usuários do que materiais que incentivem a troca de informações, fazendo com que as chances de conseguir um endereço de email, o preenchimento de um formulário ou mesmo o compartilhamento se tornem maiores.

Ao disponibilizar um infográfico interativo, por exemplo, as chances de o usuário criar os próprios filtros para descobrir alguma coisa de seu interesse são maiores e, consequentemente, a tendência é que seu conteúdo seja compartilhado com mais facilidade.

Tudo o que permite a customização ou a personalização de determinado conteúdo é, na prática, uma forma de conseguir engajamento, aumentar o tempo de permanência e, entre outras coisas, reduzir a bounce rate.

Para a empresa Raid, por exemplo, que produz inseticidas, como fazer com que um conteúdo sobre insetos ou o seu produto que seja interessante para o usuário?

Escrever um texto sobre os principais tipos de inseto talvez não seja a opção mais indicada para ter sucesso.

Sendo assim, eles apostaram na criação de um quiz com algumas perguntas básicas para ajudar o cliente a descobrir qual é o inseto que está em sua casa e qual é o produto mais eficiente para combatê-lo.

quiz raid
quiz usado pela raid

Otimização na captação de dados valiosos

Na era da transformação digital, as informações se tornaram ainda mais valiosas, já que agora as empresas querem saber o máximo possível sobre os clientes: quais são seus desejos, seus objetivos até o comportamento deles enquanto navegam em suas páginas.

Com os conteúdos interativos, essa tarefa se torna ainda mais fácil de ser executada, uma vez que você já terá conquistado sua atenção, tornando mais fácil seguir para o passo seguinte.

Seguindo o exemplo da Raid, após o quiz indicar qual deve ser o inseto, fica muito mais fácil colocar um CTA realmente eficiente para conseguir, por exemplo, identificar mais detalhes sobre o cliente em potencial, desde a cidade em que vive até o tipo de imóvel em que mora.

quiz raid

Todos esses dados vão refinando e qualificando suas ações seguintes de marketing, tornando o trabalho mais preciso e eficiente.

Melhorias na experiência mobile

Os conteúdos interativos devem ser adaptáveis aos mais diversos formatos de visualização, especialmente para quem utiliza dispositivos móveis.

Portanto, ao produzir esse tipo de material, a tendência é que a experiência mobile seja aprimorada também.

A boa notícia é que, para o Google, ações nesse sentido contam pontos valiosos na hora de definir o rankeamento em uma página de resultados no buscador.

Para você ter uma ideia, conseguir aprimorar esse serviço acaba gerando até mesmo um aumento nas suas chances de conversão.

De acordo com um levantamento do próprio Google, 90% das empresas que destinaram recursos para oferecer experiências customizadas aos usuários têm registrado um aumento considerável em sua lucratividade. Nada mal, certo?

Você também pode se interessar por este conteúdo!
👉 Otimize as suas páginas para dispositivos móveis de acordo com os 6 pilares do SEO para mobile

Aumento do CTR

Ao investir em conteúdos interativos, a sua empresa se torna uma referência no assunto, atraindo tráfego orgânico por conta do que já foi compartilhado por outros clientes e também pelo melhor rankeamento nas páginas de busca.

Consequentemente, o CTR (Click Through Rate) tende a aumentar, gerando um maior interesse em quem visualiza os seus anúncios e as suas campanhas.

As vantagens são muito claras quando falamos em conteúdo interativo e SEO, não é mesmo?

Apostar nessa estratégia pode ser o complemento ideal para que as suas páginas sejam ainda mais visitadas de maneira orgânica, evitando gastos desnecessários e potencializando as chances de o seu negócio ser visto.

Com as práticas certas, você pode colher todos esses benefícios que apresentamos.

Agora que você já sabe como conteúdo interativo e SEO se relacionam e os benefícios de apostar na união dessas duas estratégias, que tal aprender como criar uma estratégia interativa para o seu negócio?

Conheça a nossa ferramenta ion e veja como é fácil criar uma experiência diferenciada para o seu público!

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *