Como usar conteúdo interativo para conquistar mais backlinks

O uso de conteúdo interativo para conquistar backlinks pode aumentar o alcance e a autoridade da sua marca digital. Esse tipo de material tem um potencial enorme para engajar a audiência, o que torna muito propício a receber indicações de outros domínios.

Como usar conteúdo interativo para conquistar mais backlinks

Precisando de mais conversões e vendas? Crie experiências interativas com o Ion!

Não tem como escapar: por mais consolidada e eficiente que seja sua estratégia de Marketing Digital, é preciso manter os olhos sempre abertos para as tendências que surgem com velocidade cada vez mais intensa.

Afinal, esse tipo de abordagem só traz resultados se você souber como atrair a atenção do público e estabelecer sua presença digital.

Como você já sabe, para alcançar esse patamar de modo orgânico é preciso aplicar técnicas de SEO — caso do link building, abordagem que busca fazer com que outras páginas da Internet direcionem o visitante até o seu portal.

A questão é: como convencer outros portais a estruturar esses backlinks?

A mais nova ideia nesse sentido é a produção de materiais autênticos e que estimulem a interação do visitante, gerando mais valor a sua experiência.

Quer saber mais sobre como utilizar conteúdos interativos para conquistar backlinks? Neste texto, você vai descobrir:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Continue a leitura e confira!

     

    O que é conteúdo interativo?

    Um conteúdo interativo é aquele em que a audiência tem a possibilidade de participar ativamente, seja respondendo a um quiz, seja clicando em um botão para revelar informações em um infográfico.

    Trata-se de um modelo muito mais atraente do que o tradicional, já que estimula constantemente o engajamento da audiência.

    No formato tradicional, chamado de passivo, o consumidor não tem a opção de interagir com o conteúdo, o que torna o consumo muito menos engajador.

    É como um monólogo, em que sua marca transmite informações sem deixar que a audiência participe da conversa.

    Sendo assim, os conteúdos interativos são uma forma eficaz de estabelecer um diálogo com o seu consumidor, contribuindo de diversas maneiras para sua estratégia de marketing. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

     

    Qual é sua relevância em uma estratégia de marketing?

    Pense em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Ela precisa atrair a persona, convencê-la da autoridade da sua marca e educá-la para possibilitar sua conversão, correto?

    Pois bem, o uso de elementos interativos em seus materiais é uma prática que pode trazer benefícios para a conclusão de todas essas etapas.

    Para começar, os conteúdos interativos têm um potencial de atração muito maior do que os passivos, já que estimulam o engajamento da persona e se diferenciam de grande parte dos materiais existentes na Internet.

    Essas afirmações podem ser embasadas por diversos estudos, como o CMI Report, que entrevistou cerca de 20.000 pessoas.

    De acordo com a pesquisa, 87% dos profissionais de marketing acreditam que o conteúdo interativo é mais eficaz do que o estático ao atrair a atenção de um usuário de Internet.

    Isso acontece porque, como você sabe, o consumidor 4.0 exige experiências cada vez mais únicas e qualificadas, o que pode ser alcançado com a interação.

    Então, se você já conquistou a atenção da persona, precisa educá-la, certo? Outro estudo deixou claro que, no entendimento dos especialistas, esse processo também é facilitado pela interatividade.

    O levantamento indica que 93% dos entrevistados concorda que materiais interativos facilitam a nutrição e educação dos leads.

    O mais interessante é que não apenas o cliente recebe informações, mas também a sua empresa. O uso de conteúdos interativos, como uma via de mão duplas, pode fornecer dados valiosos para a otimização da sua abordagem.

    Quer um exemplo? Imagine que, para tornar sua landing page mais atrativa, você insere um quiz interativo sobre o assunto.

    Além do engajamento que isso vai gerar nos visitantes, que buscarão testar o próprio conhecimento, você pode ter acesso às respostas.

    Dessa forma, observando os erros e acertos, será possível definir com maior exatidão em que etapa do funil ele se encontra e que tipo de material pode ser benéfico para sua educação.

    quiz etapa do funil

    Existe, ainda, a possibilidade de tornar o uso de conteúdos interativos um diferencial para sua marca.

    Como você sabe, a experiência oferecida por empresas, especialmente no ambiente digital, é um dos quesitos considerados mais importantes pelo consumidor na hora de tomar suas decisões de compra.

    Portanto, se você produz um material que estimula a interação e aprimora a experiência do consumidor, pode usar isso ao seu favor e gerar maior autoridade para a marca.

    De acordo com o estudo da CMI, já citado neste post, 88% dos profissionais concorda que a produção desse tipo de conteúdo cria uma vantagem competitiva.

     

    Qual é a importância dos backlinks em uma estratégia de SEO?

    Bem, agora que você já sabe exatamente o que é conteúdo interativo e como ele pode ser relevante para sua estratégia de marketing, vamos dar um zoom no assunto e focar na importância dos backlinks nesse cenário.

    Para isso, o primeiro passo é compreender o conceito de backlink e o seu papel em uma boa estratégia de SEO.

    Estamos tratando de links posicionados estrategicamente em um post para direcionar o leitor até outra página. A intenção é, além de oferecer mais informações à pessoa, gerar um tráfego de qualidade para o site em questão.

    É possível que essa estratégia conecte artigos dentro do próprio blog, de modo a aumentar o tempo de permanência dos visitantes.

    Contudo, a mágica está em conquistar links externos, ou seja, fazer com que outras páginas direcionem seus visitantes ao seu conteúdo.

    Isso funciona como uma espécie de termômetro de relevância, gerando autoridade ao seu domínio. Como você sabe, quanto maior a autoridade, melhor será seu posicionamento nas SERPs.

    Aqui, é importante ressaltar que o algoritmo do Google não abre espaço para práticas consideradas inadequadas.

    De nada adianta conseguir uma grande quantidade de backlinks se eles não forem obtidos de forma orgânica.

    Do mesmo modo, eles devem ser contextuais e relevantes, vindo de sites que tenham algo a ver com o seu conteúdo.

    Então, se você toca uma agência de viagens e seu site é citado por um blog que é referência no assunto, os benefícios se resumem em duas frentes.

    Primeiro, você conseguirá um número de acessos bem mais relevante. Segundo, seu website vai rankear melhor nas páginas de resultado.

     

    Como conquistar backlinks a partir da produção de conteúdos interativos?

    Como você já viu, a melhor maneira de conquistar backlinks é produzir materiais que chamem a atenção de outros produtores de conteúdo.

    Dessa forma, eles podem indicar seu blog ou website aos próprios consumidores, gerando alcance e autoridade para você.

    A questão é que isso não vai acontecer por mágica ou pura boa vontade: é preciso criar valor.

    Caso seu conteúdo interativo não seja autêntico nem enriqueça a experiência do leitor, ninguém terá razões para citá-lo. Por isso, aja estrategicamente e crie elementos que cativem a audiência e facilitem sua disseminação.

    Abaixo, mostraremos alguns tipos que você pode explorar. Acompanhe!

    Ferramentas

    A criação de ferramentas interativas, como calculadoras, é uma das formas mais eficientes de conseguir backlinks em maior escala. Isso porque elas, sendo simples e precisas, simplificam a educação do leitor.

    Dessa forma, surgem diversas situações em que um produtor de conteúdo pode criar um backlink que leve a uma calculadora.

    Outra ferramenta interativa que alcançou enorme sucesso foi a Adobe Color, que permite que o usuário crie uma paleta de cores personalizada, como mostra a imagem abaixo.

    adobe color

    Quizzes e games

    Ao longo do texto, já mencionamos como os quizzes são ferramentas incrivelmente úteis para suavizar a experiência do visitante e, ao mesmo tempo, receber insights importantes sobre ele.

    Fora isso, esses questionários também podem adotar aspectos mais lúdicos, como os famosos quizzes do BuzzFeed.

    quis do buzzfeed

    Se o questionário for suficientemente engajante, pode ter certeza que vai gerar backlinks em outras páginas. Se você quiser alcançar outro nível, contudo, pode apostar nos games.

    Embora a criação dos joguinhos interativos exija muito mais tempo e investimento, os elementos de gamificação produzem resultados incríveis.

    É o caso de um aplicativo britânico JustPark, voltado para motoristas encontrarem vagas de forma mais ágil. A empresa criou um jogo interativo em que calcula a idade do usuário baseado em seu tempo de reação.

    game justpark

    A página conseguiu mais de 2 mil backlinks, segundo a ferramenta Ahrefs.

    quantidade de backlinks que o game conseguiu

    Infográficos

    O uso de infográficos já é uma prática consagrada no mundo do Marketing de Conteúdo. Contudo, se você não se adaptar às novas tendências, seus infográficos podem acabar se tornando menos interessantes para os usuários.

    Por outro lado, a adição do elemento de interatividade torna-o muito mais atraente.

    Existem muitas formas de tornar um infográfico interativo. Você pode inserir perguntas ao longo do conteúdo, revelar informações de acordo com os cliques do visitante ou deixar que o leitor navegue livremente pelos dados.

    O importante é utilizar a criatividade sem deixar de lado seu caráter prioritariamente informativo.

    Um exemplo interessante é o Tide, banco digital inglês focado em negócios. A empresa criou um infográfico destrinchando a vida acadêmica de mulheres que fundaram companhias de sucesso.

    Na página, você pode navegar entre diferentes opções, filtrando o tipo de informação que quer saber.

    página tise

    Mapas

    Mapas são conteúdos geralmente de difícil navegação, a menos que contem com elementos interativos que permitam ações como zooms e rotações.

    Com isso, eles podem gerar ao usuário experiências engajadoras e autênticas, independentemente do assunto sendo abordado.

    O Travel Supermarket, site especializado na compra de passagens aéreas, criou um mapa interativo baseado em dados extraídos do Google. A ideia é mostrar o destino mais buscado em cada um dos países.

    mapa interativo travel supermarket

    Outro exemplo vem da GoCompare, que trabalha, entre outras coisas, com a comparação entre tarifas de agências provedoras de energia.

    A companhia criou um mapa detalhando em que local estão as principais fontes dos diferentes tipos de energia que consumimos.

    Flick the switches and see how much of the world would go dark without fossil fuels, who relies the most on nuclear, and where renewables keep the lights on.
    Click image to open interactive version (via Gocompare.com).

    Investir em conteúdo interativo para conquistar backlinks é uma prática que pode render bons frutos para o seu Marketing Digital.

    Além de engajar seus consumidores e aprimorar sua experiência, você vai potencializar o alcance do seu website e aumentar sua autoridade digital, o que resulta em um rankeamento mais positivo.

    A interatividade, como você pôde perceber, é uma tendência que pode potencializar sua estratégia em diversas frentes. Se você quer entender mais sobre esse tipo de conteúdo, participe do nosso webinar, dia 19/02, às 14h30!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Ion Conteúdos Interativos

    Crie conteúdos interativos e impulsione suas conversões com Ion.

    O Ion é a melhor plataforma para criação de conteúdos interativos. Crie quizzes, calculadoras, infográficos, e-books, landing pages e outros formatos 100% interativos sem escrever uma linha de código.

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.