Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo. Mas quem disse que isso é uma coisa ruim?

Os resultados do marketing de conteúdo exigem tempo, mas também aparecem aos poucos. Entenda os benefícios que você pode tirar dessa estratégia de longo prazo.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Uma das maiores objeções para quem vai começar uma estratégia de conteúdo — seja ela interna ou terceirizada — é o tempo que a estratégia pode levar para que você comece a ver os primeiros resultados.

E nós não vamos mentir para você: isso pode demorar.

Tudo isso porque o conteúdo é uma estratégia de longo prazo, e não uma campanha como muitos acreditam.

Ele precisa de uma certa maturação para que você comece a melhorar os seus resultados orgânicos e ganhar mais visibilidade.

Mas isso não significa que nas primeiras semanas e meses você não colherá bons frutos. Muito pelo contrário: no início é o período onde sua empresa e sua equipe mais serão beneficiados com conhecimento que pode ser convertido para gerar boas vendas.

Resumindo: o Marketing de Conteúdo dá resultados desde o dia 1! Eles só não são os mesmos que você terá no dia 100, e muito menos no dia 500.

Tudo o que você precisa é ter um pouco de paciência e saber o que fazer com os benefícios e informações que você já terá em mãos em cada uma dessas etapas.

Para isso, vamos caminhar um pouco no processo de implementação de uma estratégia de conteúdo, para que você perceba exatamente como colher bons frutos desde o início.

O primeiro passo: a decisão

O start de uma estratégia de conteúdo é escolhê-la como uma fonte de aquisição de tráfego e clientes para o seu negócio. E quanto mais você demora para tomar essa decisão, pior.

Em primeiro lugar porque é bem provável que os seus concorrentes — pelo menos um deles — já tenha começado a produzir conteúdo de qualidade para atrair a atenção dos seus potenciais clientes.

E, com isso, você estará perdendo muitas oportunidades.

É claro que existe uma série de fatores que precisam ser levados em consideração: orçamento, objetivos, time…

Mas a questão é que muitas empresas não veem o Marketing — independente de qual seja a ação — como uma necessidade do negócio, e com isso demoram muito para começar.

A primeira dica que nós podemos dar é: comece! Não haja por impulso, mas não espere até que essa seja uma ação de vida ou morte para o seu negócio.

Só aí você já estará ganhando uma vantagem incrível em relação a muitas outras empresas: terá dado o primeiro passo em direção aos bons resultados.

O segundo passo: entendo para quem o seu conteúdo será produzido

Depois de decidir pelo Marketing de Conteúdo, é hora de entender que ele é uma ação estratégica. Isso significa que você não sairá por aí produzindo textos, vídeos e ebooks.

Basta imaginar uma estratégia de guerra: você avalia o cenário primeiro e entende quais são as melhores oportunidades ou sai por aí atirando?

Ainda nesse contexto, os seus concorrentes são os seus inimigos, e os seus potenciais clientes são as pessoas que você pretende ajudar. Mas você já sabe exatamente quais são as necessidades deles?

Se a resposta que vem a sua mente são os seus produtos e serviços, você está muito enganado.

A aquisição do seu produto por um cliente é a solução que ele encontra, mas antes disso vem a necessidade dele, que passa diretamente por informação! E é aí que o Marketing de Conteúdo entra em cena.

A importância de definir uma persona

Vamos imaginar que você foi ao médico e descobriu que precisa começar a fazer exercícios para melhorar a saúde. Ninguém sai do consultório automaticamente comprando uma esteira. As pessoas fazem pesquisas, entendem as possibilidades delas e só depois realizam a compra.

Dessa forma, quando você é a fonte que ajuda os seus potenciais clientes a entender melhor a necessidade deles, você aumenta as chances de que eles comprem de você, como uma consequência da relação de confiança que vocês dois já estabeleceram.

Mas você só poderá dar essas respostas se souber exatamente quais são as perguntas, ou seja, as necessidades dessas pessoas em relação a sua área de atuação. Por isso você precisa definir a sua persona.

Personas, você já deve saber, são perfis semi fictícios do seu cliente ideal, baseados em pesquisas e dados reais! Ou seja: você precisará avaliar bem os clientes que já tem e os que gostaria de adquirir para então começar a sua estratégia de conteúdo.

Os benefícios de uma persona para o negócio

Nós sabemos que isso leva tempo e dá trabalho. Agora pense em quantas informações valiosas você terá em mãos para aperfeiçoar seus produtos, serviços, atendimento, e até o seu posicionamento de mercado?

    • Interesses;
    • Necessidades;
    • Hábitos;
    • Linguagem;
    • Canais — como email, redes sociais, etc;
  • E muitos outros!

A questão é não apenas usar a persona como um norteador para sua estratégia de conteúdo, mas para todas as suas ações.

Com isso, desde o primeiro contato com a sua persona definida você já poderá conquistar vantagens competitivas e ainda garantir que “dentro de casa” estão todos alinhados em relação ao discurso e ao posicionamento que terão para atrair esse cliente ideal.

Afinal, o conteúdo pode atrair todas as pessoas do mundo com o perfil de compra do seu negócio, mas se você não possui uma boa entrega e um processo de vendas que funciona, não existe estratégia de marketing no mundo que faça você vender mais.

Aproveite os primeiros meses da estratégia, já com sua persona documentada, para ajeitar a casa e garantir que quando os potenciais clientes começarem a chegar em volume, você já saiba exatamente como atendê-los.

O terceiro passo: publicando os primeiros posts

Com a persona definida, chega a hora de começar a produzir conteúdos de qualidade, 100% pensados para ela.

Nesse processo, nos primeiros meses, você pode demorar a ver os primeiros resultados em número de acessos e melhora nos posicionamentos, e uma coisa é consequência da outra.

    • Sem que as pessoas cheguem ao seu blog, você não terá o número de acessos que precisa para melhor o Domain Authority do seu blog e com isso se posicionar melhor no Google;
  • Sem bons posicionamentos no Google, as pessoas terão mais dificuldade de te achar e por isso você não terá acessos.

Então como vencer esses dois fatores? É mais simples do que parece, mas já deu para entender porque pode levar um tempo.

Mas isso não é uma coisa ruim.

Primeiro porque você atrairá as pessoas ideais de outras formas: postagens em redes sociais, disparos de email e até mesmo anúncios pagos, por que não? Tudo o que você fizer para atrair bons visitantes para o seu blog será uma ótima maneira de acelerar o processo.

Aliás, é importante reforçar isso: como já dissemos, Marketing de Conteúdo é uma estratégia, e por isso é fundamental que ela atue em conjunto com toda as ações de marketing do seu negócio.

Isso porque hoje as pessoas exigem das empresas comunicação em multicanais, e é seu papel manter todos esses caminhos alinhados, mantendo um mesmo discurso, linguagem e tom com a sua audiência.

Com isso, você fortalece seus outros canais de comunicação e ainda entende melhor o comportamento e as preferências do seu público, o que é excelente!

Os dados gerados por esses conteúdos

Cada interação ou rejeição por parte dos seus visitantes para o seu blog é uma maneira de entender melhor como eles se relacionam com o seu conteúdo, o que dá e o que não dá resultados.

Com isso você aperfeiçoa a sua estratégia e começa a ganhar em relacionamento com os potenciais clientes, aumentando o engajamento com a sua marca. Além de tudo aquilo que já dissemos — mais dados significam mais maneiras de aperfeiçoar o seu negócio!

Por isso, cada novo conteúdo é uma nova chance de se aproximar e entender melhor o seu público. Você não estará “perdendo tempo” e muito menos “perdendo dinheiro”, e sim investindo em informações valiosas para o seu negócio e em relacionamento com os seus clientes.

Passo quatro: continuar publicando

Você venceu a barreira dos primeiros meses e o seu Analytics vai começar a mostrar o quanto você tem crescido.

Não menospreze os seus primeiros resultados! 50 acessos são melhores do que 0 e todo mundo que chegou aos 50.000 visitantes passou pelos 50 em algum momento!

E é claro, para que isso funcione é fundamental manter uma constância na produção de conteúdos.

Um novo conteúdo = uma nova oportunidade

Cada novo conteúdo é uma nova porta de entrada para que os seus visitantes conheçam o seu blog e, consequentemente, a sua empresa.

Se você publica 4 conteúdos por mês, em 6 meses terá pelo menos 24 novas maneiras de ser encontrado pelo seu público. 24 horas por dia, 7 dias da semana,  independente de feriados, de horário comercial, disponibilidade de atendimento ou localização.

Essas “portas” só aumentam ao longo do tempo, e com isso você também cresce as suas possibilidades de atrair novos visitantes, conquistar a atenção deles em um canal que é 100% seu e ainda construir um relacionamento de confiança.

E cada ponto desse é importante para o momento da compra. Afinal, você não consumiria de uma marca:

    • Da qual você nunca ouviu falar;
    • De quem você não confia;
  • Com a qual você não se relaciona.

Por isso, o que o tempo faz na verdade é aumentar as suas chances de ser encontrado. Afinal, através dele:

    • Você cria novas oportunidades de ser achado pelos seus potenciais clientes, a cada novo conteúdo;
    • Você aumenta a sua autoridade para o público, que sabe que pode contar com você sempre que tiver uma dúvida;
  • Você melhora os seus posicionamentos no Google, porque ele entende que você está sempre produzindo mais conteúdo e sempre atraindo mais pessoas, que passam cada vez mais tempo no seu blog, consumindo mais conteúdos;

Entende como o tempo é necessário e deixa de ser uma barreira e se torna uma necessidade e uma vantagem?

Esses primeiros meses são os mais importantes para muitas estratégias, pois são quando você cresce em volume, pode cometer os primeiros erros e corrigi-los a tempo e adequa os seus conteúdos a maneira com que os seus primeiros visitante os estão consumindo.

Você pode criar uma estratégia linda e ao longo do tempo se dar conta que o que você mais achava que traria visitantes é o que eles mais ignoram e o que parecia ser mais insignificante é o que mais converte pessoas em seu blog.

E essa é uma excelente notícia: significa que você está amadurecendo sua estratégia, e que agora poderá agir de maneira cada vez mais direcionada, poupando dinheiro, tempo e fazendo muito mais com o que já tem!

Conclusão

Os seus posts vão sim levar um tempo para ganhar o “reconhecimento” do Google para que você rankeie melhor e do público para que você aumente sua visibilidade. Mas só por isso você nunca vai começar?

Quanto mais você demora, mais tempo levará para construir a autoridade que precisa para conquistar bons posicionamentos e para que as pessoas consigam te achar. E se você nunca começar, nunca será encontrado!

Ou acha que é melhor continuar como está e desde já perder oportunidades de negócio que você poderia adquirir em 3 meses, 6 meses, 1 ano e por toda a vida da sua empresa?

Por isso o conteúdo leva tempo até apresentar resultados de tráfego e vendas, mas isso não significa que você está no caminho errado.

Muito pelo contrário: se você se mantém firme, aperfeiçoando a sua estratégia e construindo um relacionamento com seu público, você possivelmente colherá resultados antes mesmo do que imagina.

Então, vamos recapitular como você conquista resultados enquanto espera pela primeira posição do Google.

    • Tomando a decisão de começar e diminuindo esse tempo entre o agora e os seus resultados;
    • Conhecendo seu público e aproveitando dessas informações para dar uma arrumada na casa, para que ela esteja pronta quando os primeiros clientes começarem a chegar;
    • Mantendo a constância e abrindo novas oportunidades do público encontrar você a partir de novos conteúdos;
  • Cometendo erros e aperfeiçoando a sua estratégia, para que cada novo conteúdo possa trazer ainda mais resultados para o seu negócio.

Por isso você precisa começar o quanto antes. Só o tempo que você levou para ler esse conteúdo pode ser sido o mesmo em que diversos concorrentes seus estão fazendo a primeira ou a 100ª publicação, te colocando em uma situação de risco.

Porém pode ser que você ainda tenha dúvidas, e isso é normal. Essa decisão é muito importante e pode impactar definitivamente o futuro do seu negócio.

Para te ajudar a tomar uma decisão ainda mais segura e solucionar todas as dúvidas que possam ter surgido ao longo desse conteúdo, nós criamos um material curtinho e super prático.

Ele é voltado para convencer times de Marketing a investir em conteúdo, mas achamos que também pode ser muito útil para você!

Como convencer que marketing de conteúdo é a melhor opção

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.