Marketing de Conteúdo x Marketing nas Redes Sociais

Marketing de Conteúdo x Marketing nas Redes Sociais: qual o melhor investimento?

O Marketing Digital é muito amplo, e escolher qual tática usar pode ser difícil. Neste artigo vamos falar sobre duas maneiras de levar conteúdo até o seu público, e você vai ver qual delas é o melhor investimento: Marketing de Conteúdo x marketing nas redes sociais.

O Marketing Digital tem muitas vertentes, o que pode causar uma dúvida crucial para os empreendedores: qual é o melhor investimento para o meu negócio?

Essa questão surge, por exemplo, quando pensamos na crescente demanda do público por conteúdo

O consumidor pesquisa muito antes de comprar, e as empresas entenderam que precisam dar a ele as informações de forma rápida e completa. Diante disso, o Marketing de Conteúdo ganha cada vez mais força.

Por outro lado, as redes sociais ganharam muito destaque como motor de negócios nos últimos anos, e as pessoas usam essas plataformas para comprar de suas marcas favoritas.

E, agora, com recursos limitados e tempo escasso, você precisa decidir quem vence esta batalha: Marketing de Conteúdo x marketing nas redes sociais.

Quer ajuda para tomar essa decisão? Então, veja o guia que preparamos para tirar essa dúvida da sua cabeça!

3 diferenças entre Marketing de Conteúdo e marketing nas redes sociais

Para começar nossa análise, vamos falar sobre 3 importantes diferenças entre o Marketing de Conteúdo e o marketing nas redes sociais. 

É verdade que o objetivo dos dois é atrair clientes  — afinal, esse é o propósito de qualquer tática de marketing — , mas a forma de planejar, executar e medir cada estratégia varia bastante.

Os 3 pontos que diferem um método do outro são:

1. Centro de gravidade

Centro de gravidade é o foco principal da atividade, no que ela se concentra para alcançar seus objetivos.

No Marketing de Conteúdo, por exemplo, o foco está em produzir conteúdo para um site exclusivo da empresa, que pode ser uma landing page, um blog ou um portal de notícias.

Já no caso do marketing nas redes sociais, o centro da atenção é o uso da plataforma em si, seja o Facebook, o Twitter, o Instagram, seja qualquer outra rede.

2. Tipo de conteúdo

No Marketing de Conteúdo, o conteúdo é criado com base nos padrões editoriais da empresa. Tamanho, formato e apresentação são definidos de acordo com os parâmetros da marca para o site em questão.

Já no caso das redes sociais, o conteúdo é moldado de acordo com as características de cada plataforma, e leva em conta suas limitações.

O formato, o tamanho e a maneira de apresentá-lo são padronizadas pelas redes.

3. Objetivos

Os objetivos podem se misturar um pouco entre as duas formas de marketing, até porque ambas são bastante flexíveis nesse ponto. 

Ainda assim, observe que as redes sociais, geralmente, focam em posicionamento de marca e criação de audiência.

O Marketing de Conteúdo costuma ser mais “agudo” nesse sentido, pois permite gerar demanda e criar um funil de geração e nutrição de leads mais preciso.

3 pontos em comum entre promover conteúdo em seu blog ou nas redes sociais

Agora que vimos as principais diferenças, vale a pena pontuar que essas duas formas de marketing também têm alguns pontos relevantes em comum. 

Mas por que é importante saber disso? Em primeiro lugar, para te ajudar a entender que duas táticas diferentes podem se complementar e serem usadas em conjunto para alcançar alguns objetivos comuns.

Veja a seguir os pontos de convergência entre publicar em um blog e usar as redes sociais!

1. Geração de valor

No fim das contas, a geração de valor é o principal objetivo dessas duas formas de marketing. Tanto o Marketing de Conteúdo como o marketing nas redes sociais precisam ser usados para beneficiar os clientes. 

Isso significa responder dúvidas, oferecer informações relevantes e mantê-los interessados nas soluções oferecidas.

Esse ponto serve até como sinal de alerta: qualquer negócio que investir em uma dessas formas de atração pensando em falar de si mesmo o tempo todo, vai perder dinheiro.

2. Fortalecimento da marca

Uma marca que tem presença forte nas redes sociais e que se posiciona como autoridade por meio de uma estratégia sólida de conteúdo ganha muita força.

Na hora de decidir entre o produto desta marca e de uma concorrente que não faz o mínimo esforço para se posicionar online, a escolha será óbvia.

Nesse aspecto, os dois conceitos de marketing são muito poderosos: as redes sociais potencializam o “boca a boca” como poucos canais, e um post bem posicionado no Google pode te dar a credibilidade necessária para fechar uma venda importante.

3. Geração de leads e vendas

Chega a ser engraçado pensar que blogs já foram usados apenas como diários virtuais de pessoas que queriam narrar suas histórias pessoais, e que as redes sociais já foram vistas apenas como um ambiente para se distrair.

Hoje, os dois canais estão entre as principais ferramentas de geração de leads e fechamento de vendas que existem. Por que isso importa? Independentemente da estratégia você use, dará bons frutos, desde que seja bem feita.

Aprenda tudo sobre Redes Sociais

3 motivos para investir em Marketing de Conteúdo

Por que investir em Marketing de Conteúdo? Veja agora 3 motivos que destacam essa forma de fazer marketing com relação ao uso das redes sociais!

1. Exclusividade

O ambiente das redes sociais é muito mais disputado que uma página do seu blog ou site. 

Se o seu conteúdo for bom, será mais fácil prender a atenção do público sem tantas distrações tentando roubar a atenção dele, como é comum nos feeds de notícias.

2. Liberdade

O layout, a forma de apresentar o conteúdo e o tamanho de cada post são aspectos que você terá total liberdade para definir. 

Se não gosta de alguns padrões praticados por aí, você tem condições de modelar o seu site para que o público consuma o conteúdo da forma como você idealizar.

Com as ferramentas certas, basta testar a reação do público e mudar o que não fizer tanto sucesso, algo que você nunca poderá fazer nas redes sociais.

3. Segurança

Por último, todo o conteúdo que você publicar, bem como o formato em que apresentá-lo, será seu. 

É verdade que o Google pode mudar o algoritmo e afetar seus rankings, mas se você tiver outras fontes de tráfego, talvez isso nem seja problema.

Por outro lado, se o Facebook mudar amanhã toda a política de uso do site, pode comprometer totalmente o seu sucesso na rede e obrigá-lo a formular um plano do zero.

3 motivos para investir em marketing nas redes sociais

Se o Marketing de Conteúdo tem suas vantagens, não podemos deixar de destacar também os pontos altos de investir nas redes sociais como canal de atração e fidelização de clientes.

Vale a pena usar essas plataformas no dia a dia por conta destes 3 motivos:

1. Efeito viral

Se você quer viralizar conteúdo, as redes sociais são o lugar mais indicado para fazer isso. A audiência gigantesca e a facilidade de espalhar conteúdo, seja de maneira orgânica, seja paga, é cada vez maior.

O trabalho que você terá para viralizar um conteúdo a partir do seu blog é colossal, obra digna dos maiores veículos de mídia do mundo.

2. Segmentação

Sabia que ao publicar em várias redes sociais você tem condições de escolher que tipo de público terá contato com o conteúdo? 

Essa é uma grande vantagem, ainda mais se você resolver impulsionar um conteúdo de alto valor estratégico com uma campanha paga.

Afinal, a ideia não deve ser alcançar muita gente, mas atingir as pessoas certas, ou seja, quem realmente vai se beneficiar do material e enxergar valor nele.

3. Versatilidade

O que você acha de usar a mesma plataforma para distribuir conteúdo e ainda oferecer suporte ao cliente? 

Essa versatilidade está presente em redes como Facebook, Twitter e Instagram, que oferecem canais de comunicação diretos e em tempo real com a sua audiência

Assim, além de interagir com seu público em posts, você terá condições de desenvolver conversas pessoais e ajudá-los de forma mais específica, tanto para vender quanto para oferecer um suporte pós-venda.

marketing de conteudo primeiros passos

Afinal de contas, qual é o melhor investimento?

Agora que vimos tudo o que é relevante sobre as duas formas de marketing, você já consegue responder sozinho qual é o melhor investimento?

A verdade é que a batalha “Marketing de Conteúdo x marketing nas redes sociais” não existe. As duas táticas se complementam e podem ser usadas em conjunto de muitas formas.

Aliás, as redes sociais são importantes para impulsionar a sua estratégia de conteúdo e fazer seu blog alcançar resultados mais rapidamente.

Assim, em vez de pensar em quem vence este duelo que nunca existiu entre Marketing de Conteúdo e marketing nas redes sociais, concentre-se em criar estratégias sólidas em ambos.

Você vai perceber como isso vai fortalecer a sua aquisição de clientes e amadurecer a sua empresa para explorar cada vez mais — e melhor— o marketing digital.

Essa habilidade será cada vez mais importante conforme avançamos na transformação digital. Já ouviu falar nela? Então, veja agora tudo o que você precisa saber sobre essa revolução tecnológica para o seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo