Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20 de novembro de 2019. | Atualizado em 6 de fevereiro de 2020


Conteúdos interativos são muito eficientes na fase de consideração, quando o cliente já percorreu parte da jornada de compra e está em vias de fechar negócio, adquirindo um produto ou serviço. Para alcançar esse objetivo, você pode usar quizzes, infográficos interativos, calculadoras e ebooks.

Durante muito tempo imaginou-se que a ferramenta de uma estratégia de Marketing de Conteúdo era o texto. Porém, existem muitos outros formatos que o constituem, tais como os conteúdos interativos para a fase de consideração da jornada de compra.

Contudo, ainda são muito comuns as dúvidas sobre o que são conteúdos interativos, assim como a importância que eles têm na conversão de clientes.

Para saná-las de uma vez, produzimos este artigo. Aqui, você verá os seguintes tópicos:

Vamos lá?

 

O que é a jornada de compra?

A jornada de compra representa o caminho que todo cliente faz para comprar um produto ou serviço. Ela também é conhecida como funil de vendas, e costuma ser dividida em três estágios:

  • topo do funil: este é o momento em que a pessoa descobre ter um problema;
  • meio do funil: neste ponto da jornada, a pessoa busca soluções para esse problema;
  • fundo do funil: aqui, por fim, a pessoa descobre a empresa capaz de solucionar esse problema.

É essencial que os times da sua empresa conheçam bem essas etapas atravessadas pela buyer persona, pois é dessa maneira que a equipe de marketing pode desenvolver estratégias de modo a atraí-la enquanto os vendedores elaboram a forma certa de abordá-la. 

Afinal, as leads geradas pelo marketing que se encontram no topo do funil, por exemplo, devem ser nutridas até que se encontrem mais próximas do fundo, a ponto de conversarem com um representante comercial.

Disponibilizar uma lead não nutrida para um vendedor fará apenas com que ele dedique seu tempo a uma pessoa que provavelmente ainda não vai comprar.

Os conteúdos são a base para fazer essa nutrição e eles podem ter diversos formatos, tais como os conteúdos interativos.

 

O que são conteúdos interativos?

Como o próprio nome diz, os conteúdos interativos são aqueles em que o público pode interagir e participar.

Isso é fundamental em tempos de Marketing Digital, pois muitas pessoas que acessam conteúdos online procuram também interagir com eles.

Um exemplo claro disso são as mídias sociais, nas quais empresas e profissionais podem publicar suas postagens, de modo que as pessoas participem escrevendo comentários ou compartilhando a publicação.

Houve um tempo em que as ações de marketing deixavam o público passivo diante de suas mensagens. Anúncios na televisão, no rádio, em jornais ou revistas faziam com que as pessoas apenas os consumissem, mas não participassem.

Contudo, hoje, fazer com que o público participe do conteúdo é um dos pontos da estratégia. Isso explica por que vemos blog posts e vídeos no YouTube convidando suas audiências a deixarem suas opiniões nos comentários, por exemplo.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos
👉 Tipos de conteúdo interativo: veja 5 tipos altamente atrativos
👉 Como conseguir egajamento com conteúdos interativos
👉 Como gerar receita com conteúdo interativo
👉 Como usar conteúdos interativos para reduzir o ciclo de vendas

 

Por que é importante optar por conteúdos interativos?

Apesar de muitos profissionais de marketing responderem que, sim, é importante produzir conteúdo interativo, levantamos aqui algumas das principais razões pelas quais ele deve estar incluído na sua produção.

O mercado já tem muito conteúdo

Não importa qual seja o nicho, ao fazer uma pesquisa no Google, você certamente encontrará muitos blogs — ou mesmo redes sociais, canais do YouTube, entre outras mídias — que falam sobre o assunto procurado.

Portanto, com tantas opções em mãos, o público dará atenção somente àquelas que melhor responderem às suas dúvidas e oferecerem um diferencial, como a interação.

O mundo se tornou mobile

Outro aspecto que torna os conteúdos interativos importantes é que o mundo vem se tornando cada vez mais mobile e interagir com marcas e outras pessoas é o mínimo que o público espera.

Interação faz parte da natureza humana

Em todas as etapas da vida somos conduzidos a interagir com outras pessoas, desde a escola e trabalho até momentos de lazer. Logo, por que no marketing isso seria diferente? 

O público-alvo de toda ação de marketing é composto por pessoas, portanto, interagir com elas não é uma opção e sim algo que deve ser feito, por ser natural para todos nós.

 

Quais são os 4 tipos de conteúdos interativos para fase de consideração?

Agora que você sabe a importância dos conteúdos interativos, listamos aqui os principais tipos que podem ser usados na sua estratégia.

1. Quizzes

Existe uma razão pela qual quizzes são tão populares: eles envolvem as pessoas e geram resultados imediatos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo BuzzSumo, os níveis de engajamento por meio deste tipo de conteúdo vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos e isso mostra que adotá-los é super recomendável.

As respostas dos quizzes fazem com que você conheça melhor o seu público e, assim, desenvolva planos de marketing que tragam os resultados esperados.

2. Infográficos interativos

Infográficos são conteúdos encontrados com facilidade na internet, sobretudo em sites e blogs. Sua proposta é passar uma mensagem de maneira textual e visual, o que facilita o entendimento. Mas, como aplicar interação a esse formato?

A principal maneira é inserir pontos no infográfico em que a pessoa precise clicar para obter alguma informação.

Por exemplo: um que fale sobre a própria jornada de compra pode levar a pessoa a clicar em cada etapa do funil, de modo que o infográfico revele mais informações a respeito deles.

Infográficos interativosPowered by Rock Convert

3. Calculadoras e ferramentas de mensuração

Calculadoras são de suma importância para determinados tipos de negócio. Uma agências de turismo, por exemplo, pode oferecer uma calculadora que ajude o viajante a saber quanto custará uma viagem.

Este tipo de conteúdo interativo é muito útil, visto que algumas pessoas não têm tempo ou paciência de ler um material e, por conta própria, fazer todos os cálculos necessários para chegar ao resultado esperado.

Se isso se aplicar ao seu negócio, não desconsidere esse tipo de material.

4. E-books e whitepapers

Estes são dois tipos de conteúdos bem conhecidos pelos profissionais de marketing. Porém, eles também precisam de inovações que prendam a atenção do público e os motivem a consumir tais materiais de maneira completa.

Afinal, ebooks interativos, por exemplo, não são mais simplesmente livros digitais estáticos. Agora, eles podem trazer outros elementos como os já citados quizzes, vídeos e formulários.

Isso é essencial para marketing e vendas, pois o próprio ebook pode qualificar as leads para que os vendedores entrem em contato com elas a partir de informações prévias que podem ajudar a fechar a venda.

A partir desses tipos de conteúdos interativos para a fase de consideração dos seus clientes, cada oportunidade gerada terá mais chances de se transformar em conversões comerciais.

Os benefícios do conteúdo interativo dentro de uma estratégia de Marketing Digital são vários. Conheça o case de sucesso da empresa Dell e saiba de quais formas você pode usar dessa proposta!

https://materiais.rockcontent.com/webinar-conteudo-interativoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *