Contrato de marketing digital: por que utilizar com seus clientes?

O reportei criou um post explicando a importância de um contrato de marketing digital para uma empresa. Confira!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O contrato de Marketing Digital é, antes de tudo, um instrumento jurídico que viabiliza a negociação segura com os clientes de uma agência.

Sua base é a construção de uma relação de confiança entre as partes envolvidas, que se comprometem com a realização dos serviços acordados e, simultaneamente, se protegem de possíveis prejuízos durante o projeto.

Por isso, preparamos um artigo especialmente para explicar a importância dos contratos para o crescimento da sua empresa e demonstrar como você pode regulamentar a sua relação com o cliente de forma rápida e prática. Acompanhe!

Como o contrato de Marketing Digital auxilia na negociação com o cliente?

Criar um contrato de Marketing Digital para reger as suas negociações é um dos primeiros passos para começar a reter clientes e tornar a agência mais estável financeiramente. Isso porque esse instrumento carrega uma série de vantagens que fazem com que o projeto siga um caminho definido e esperado pelas duas partes.

Veja, abaixo, quatro desses benefícios, que tornam o contrato de Marketing Digital a melhor opção para agências que desejam se desenvolver e alcançar a estabilidade.

1. Maior previsibilidade

A previsibilidade é uma das maiores vantagens que um contrato de Marketing Digital pode gerar para uma agência. Por meio dele, é possível alinhar as expectativas das duas partes envolvidas, definir o que se espera de cada uma e evitar futuros prejuízos caso um dos lados desista do projeto.

Portanto, esse documento deve conter todas as informações relacionadas a prazos de entrega, às especificações dos serviços, direitos e deveres do contratado e do contratante, o valor combinado e a forma de pagamento.

Se o acordo for longo, você terá mais tranquilidade para planejar a conta e gerenciar o contrato desse cliente. Mesmo que o contrato seja mais curto, você ainda terá a oportunidade de se preparar para futuros possíveis que levem a uma renovação ou à finalização do projeto.

2. Segurança jurídica

A elaboração de um contrato de Marketing Digital é um passo extremamente importante para garantir uma negociação que seja segura tanto para a sua agência quanto para os seus clientes. Afinal, é nele que estão detalhados todos os direitos e deveres das partes envolvidas, gerando maior estabilidade durante o período estipulado para a prestação dos serviços.

Caso você perceba, pelo seu controle de pagamentos, que um cliente deixou de pagar, por exemplo, o contrato deve ser utilizado como argumento para comprovar que as obrigações dele não foram cumpridas.

O mesmo vale para problemas relacionados à rescisão de contrato e pagamento de multa, falta de compromisso com os prazos e cobranças indevidas a respeito das atividades exercidas. Dessa forma, fica mais fácil definir quais atitudes serão necessárias para regularizar cada situação e evitar que a sua agência tenha grandes prejuízos.

3. Definição dos pré-requisitos do projeto

Uma das obrigações do contratante que faz parte do contrato de Marketing Digital são os pré-requisitos necessários para que o projeto seja executado. Se for uma gestão de redes sociais, por exemplo, o cliente deve se responsabilizar por todo o material para o desenvolvimento do serviço, como o logotipo em formato compatível com os programas utilizados na agência e o conteúdo institucional para o início do planejamento das postagens.

Vale lembrar que quanto mais detalhada estiver a cláusula relacionada aos deveres do contratante, mais segurança você terá para desenvolver as atividades ligadas às suas obrigações.

4. Alinhamento das entregas

Mais uma vez destacamos a importância do alinhamento entre as expectativas do cliente com as entregas que serão feitas a ele durante o projeto. Os serviços e os prazos serão discutidos e acordados, mas apenas o contrato é capaz de garantir que tudo seja cumprido segundo o que foi combinado inicialmente.

Portanto, especificar ao máximo cada detalhe das entregas é uma forma de evitar o desgaste causado por cobranças indevidas ou pela falta de alinhamento entre as partes. Além disso, caso o cliente peça algo fora do que foi descrito no contrato, há mais facilidade na hora de negociar e justificar um possível aumento no preço do projeto.


Elaborar um contrato de Marketing Digital pode ser mais fácil do que se imagina

A elaboração de um contrato de Marketing Digital pode parecer uma tarefa difícil quando pensamos em todas as informações e cláusulas que ele deve conter. Primeiramente, é preciso saber que existem, de fato, algumas cláusulas básicas que regem a relação entre contratante e contratado, assegurando que as duas partes estejam sempre em dia com seus deveres.

Mas, é claro, isso não impede que a agência faça ajustes para adequá-las à sua realidade ou acrescente informações relevantes para o desenvolvimento dos serviços. Como falamos anteriormente, a especificação dos prazos e das entregas é essencial para que não haja abertura para dúvidas ou erros que sejam um risco para a negociação.

Por isso, para facilitar essa etapa de elaboração do contrato de Marketing Digital, o Reportei criou o gerador de contratos: uma ferramenta gratuita e própria para auxiliar profissionais a regulamentarem os acordos feitos com seus clientes.

Em poucos minutos, você preenche as informações referentes à sua agência, à empresa contratante e ao projeto, gerando um contrato automaticamente. Todos os termos do modelo disponibilizado pelo Reportei foram revisados por advogados e contadores, possuindo descrições completas e específicas para:

  • serviços prestados;
  • obrigações das duas partes envolvidas;
  • valores e formas de pagamento;
  • prazos e cronograma;
  • rescisão e alteração das cláusulas;
  • multa por atraso no pagamento;
  • condições gerais da relação;
  • e eleição do foro para resolução de possíveis conflitos.

O melhor é que, após o download do documento, você pode fazer ajustes nas cláusulas para que elas fiquem mais alinhadas aos seus processos internos. Dessa forma, com praticidade e rapidez, você consegue assegurar os seus interesses e os do contratante, estimulando a confiança entre agência e cliente.

Para começar a regularizar a relação com seus clientes agora mesmo, basta acessar o gerador de contratos do Reportei e elaborar o seu contrato de Marketing Digital em poucos minutos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.