Por Raphael Pires

Publicado em 13 de setembro de 2016. | Atualizado em 18 de março de 2020


Veja como a projeção financeira pode ajudar na gestão correta das comissões.

Atire a primeira pedra quem nunca errou na hora de controlar o BV e comissões da agência, rs! E os honorários? Quem já se equivocou na hora do cálculo? Acredite, até os gestores mais renomados, ora ou outra passaram por isso.

Como fazer o controle de comissões na minha agência?

Se você está tendo dificuldades nessa área, saiba que precisa definir um modelo padrão de organização. Essa é a única forma de ter o controle efetivo das suas receitas, a gestão de comissões e dos repasses sem se perder entre os números.

Check-list para o Controle do BV e Comissões da Agência

  • Comece pelo registro de todas as suas negociações: Tenha documentos que formalizem, junto ao cliente e ao fornecedor contratado, quais são as particularidades do serviço, condições de pagamento, além é claro, do detalhamento dos valores.
  • Em seguida, coloque Produção/Mídia em contato direto com o financeiro. Dessa forma, toda vez que as áreas de execução formalizarem a contratação com fornecedores/veículos, o setor financeiro da agência saberá exatamente quanto, quando e de quem receber. Ele também conseguirá gerenciar corretamente os possíveis repasses entre cliente e fornecedor sem que haja inconsistência nos saldos das contas.
  • Por fim, vem a prática principal: PROJEÇÕES! Consiste em provisionar as receitas, pois muitas vezes, um serviço fechado hoje, terá sua comissão entrando no caixa da agência somente no próximo mês. Então, você precisa saber qual é a estimativa de recebimentos, para acompanhar o dia exato da quitação e até mesmo reavaliar suas metas de venda. Um detalhe, quando a comissão/honorário do Job for negociada de forma parcelada, a projeção é ainda mais importante. Um detalhe importante: Esse conceito de ‘projeção’ deve ser aplicado não só nesse gerenciamento, mas em todas as movimentações previstas para o caixa da empresa. Para entender um pouco mais sobre projeções, leia nosso artigo Projeções Financeiras e Fluxo de Caixa para Agências de Publicidade.

Para você entender mais sobre a gestão de bv’s e comissões, preparamos um rico guia sobre o assunto. Você pode fazer o download do guia gratuitamente clicando aqui

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *