Por Matheus Clemente

Growth Hacker no Rock Stage

Publicado em 14 de janeiro de 2019. | Atualizado em 19 de novembro de 2019


Além de entregar conteúdos de valor ao público, as conversões em blogs são essenciais para a estratégia digital. Essas ações estão sempre associadas aos objetivos do plano de marketing da empresa e, quanto mais elas são adotadas, maior o sucesso dentro do que foi proposto.

Conseguir mais conversão em blogs é um dos objetivos das ações de Marketing de Conteúdo, mas isso depende diretamente do alinhamento com um conjunto de boas práticas.

Cada empresa tem um tipo de conversão de que mais precisa em determinado momento. Isso faz parte da estratégia naquele determinado contexto e, diante dessas necessidades particulares, a otimização é fundamental.

São essas boas práticas que fazem com que os conteúdos publicados estimulem o leitor a realizar alguma ação importante.

Neste post, você entenderá melhor as vantagens de obter mais conversões e saberá quais são as 8 formas de otimizar essas ações.

Confira!

Quais são as vantagens de aumentar a conversão em blog?

Aumentar a conversão em blog é uma busca que faz todo o sentido, afinal, podem ser alcançadas vantagens realmente competitivas.

Isso vai além dos números: é um sinal de que o público está mais próximo, de que objetivos estão sendo alcançados e de que o blog que você criou tem um bom alcance.

A seguir, conheça as principais vantagens e como elas impactam positivamente a estratégia de conteúdo.

Gerar engajamento com o leitor

Se um blog está obtendo mais conversões, é sinal de que o leitor está envolvido com os conteúdos publicados. Cada um deles tem CTAs que conduzem para essas ações, algo que só se concretiza se o público realmente vê valor naquele post ou material.

Ao aumentar a conversão, é sinal de que um trabalho estratégico competente está sendo feito. Dessa maneira, o caminho natural é que haja um engajamento maior do leitor.

Quanto mais ele se mostrar satisfeito com o que os posts levam até ele, mais realizará ações de conversão.

Alcançar os objetivos da empresa

plano de marketing de uma empresa é sempre desenvolvido diante dos objetivos que ela tem. Diferentes momentos do negócio exigem alcançar metas distintas, como aumentar as vendas, ampliar a base de contatos ou, simplesmente, expandir a marca. As conversões são fundamentais para isso.

Na prática, cada conversão é a realização de uma ação. Por exemplo, se o objetivo da empresa for aumentar as vendas, a cada compra realizada, uma conversão foi atingida. Para isso, o conteúdo do blog, no fundo de funil, deve preparar o leitor e o direcioná-lo para executar essa ação, no caso, a compra.

Melhorar as métricas do negócio

Na era da transformação digital, métricas são de grande importância para ter uma visão analítica sobre o desempenho de um negócio. Os números trazem muito valor, porém, devem ser avaliados profundamente.

Por mais que as métricas exijam cuidado, elas são importantes e trazem indicadores que chamam atenção.

Um blog sempre terá, em alguma etapa da estratégia, a proposta de gerar ações. Se a taxa de conversões está baixa, algum problema acontece no modo como os conteúdos estimulam o leitor.

Quando há mais conversões, as métricas aumentam, porém, muito além dos números, nesse caso, há resultados concretos!

Quando é hora de buscar mais conversões?

Alcançar a conversão em blog é sempre um objetivo, porém, há momentos em que ele se torna ainda mais urgente e relevante. Dentro de diferentes circunstâncias e estratégias, essa busca pode se intensificar e, então, é hora de agir.

A seguir, entenda os diferentes contextos que demandam uma busca por otimizar a conversão no blog.

Quando o time de vendas precisa de mais leads

Para realizar vendas, o setor comercial precisa de contatos. Pessoas que estão propensas a comprar e têm interesse no que a empresa tem para oferecer podem ser bons leads, que vão resultar em conversões.

Estratégias como oferta de materiais e newsletter são ótimas formas de gerar mais conversões, logo, podem ser caminhos valiosos para capturar mais contatos dessas pessoas, algo decisivo para ações de email marketing.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre conversão e produção de conteúdos!
👉 Como estruturar a jornada do cliente até a conversão
👉 11 conceitos de CRO para aumentar a conversão de suas páginas
👉 Rock Convert: CTAs automatizados e mais conversões para seu blog
👉 Onde encontrar ideias de conteúdos que sua audiência vai amar

Quando as taxas de conversões estão baixas

Taxas de conversão baixas devem ligar o sinal de alerta do time de marketing! Um blog que não gera ações não é necessariamente composto por conteúdos ruins.

Há muitos detalhes, até mesmo na estrutura do site, que podem afastar o leitor. O ideal é tentar entender a origem do problema, corrigir e trabalhar em outras otimizações que contribuam para gerar mais conversões novamente.

Quando há boas oportunidades de ampliar as vendas

As boas oportunidades de aumentar o volume de vendas vêm em momentos específicos: lançamento de novos produtos, liquidações, promoções, datas comerciais, entre outros.

Nessas horas, o blog pode ser uma ferramenta importante para ajudar o leitor a converter diante dessas oportunidades. É importante saber aproveitar os períodos e gerar conteúdos que conduzam o público a comprar.

Quais são as 8 melhores ações para converter mais?

Converter mais não é algo tão simples. Não há uma fórmula mágica para gerar ações, porém, um esforço em vários sentidos pode ajudar um blog a se tornar mais propício às conversões. A seguir, veja quais são as 8 melhores ações a serem adotadas e os efeitos que elas geram.

1. Reduza os anúncios nos seus conteúdos

Anúncios são importantes, geram renda, mas eles realmente são tão fundamentais ao seu blog? Muitos deles podem gerar uma navegação prejudicada, além da poluição visual que causam.

A experiência de acesso ao seu blog é um fator que tem impacto direto nas conversões obtidas.

Reduza o número desses anúncios e priorize sempre a experiência do usuário. Se ele não consegue acessar os posts ou usar o site de maneira fácil, isso pode irritar e gerar insatisfação. Deixe somente os anúncios mais rentáveis e os posicione de modo que não atrapalhe a navegação.

2. Torne o rodapé menos poluído

O rodapé é uma área em que, geralmente, se peca muito, sobretudo, pelo excesso de anúncios e informações. Esse é mais um caso de experiência de navegação e, naturalmente, também tem impacto direto na conversão em blog. Procure manter o rodapé menos poluído possível.

Na prática, quando se trata de posts, essa é uma região em que os CTAs são posicionados. Naturalmente, quanto mais informações diferentes houver por ali, mais confusa ficará a leitura.

A tendência é de que o usuário não tenha total atenção na chamada para a ação e, nesse simples detalhe, uma conversão pode ser perdida.

3. Desenvolva CTAs chamativos e valiosos

A propósito, o modo como a ação é proposta ao usuário é um dos fatores que mais impactam as taxas de conversão. Um CTA bem-feito precisa envolver, trazer uma proposta de valor real, ser objetivo, mas sem ser arrogante e também deve ser respeitado, ou seja, se você propõe, tem que cumprir.

Os CTAs são o momento final de cada conteúdo, depois que o leitor já foi educado diante daquele assunto. Dependendo do nível de funil, naquele momento, ele já está pronto para tomar uma decisão.

A mensagem dessa chamada para a ação deve ser um complemento que incentive essa conversão, já que o usuário estará pronto para ela.

4. Entregue conteúdos de valor

O marketing de conteúdo é uma estratégia em que há uma relação de troca: o público quer consumir um conteúdo interessante e que seja importante para ele, enquanto, do outro lado, uma empresa gera esse material de olho em uma série de outros ganhos. As conversões fazem parte desse fluxo!

No entanto, para que essas ações aconteçam, é importante que os posts realmente agreguem valor para quem está lendo. Produzir conteúdos autorais de qualidade, que levem soluções e que atendam às demandas do público e persona é fundamental. Quanto melhores, mais conversões são geradas.

Guia Definitivo do Blog CorporativoPowered by Rock Convert

5. Ofereça bônus a partir de seus conteúdos

Um bom conteúdo sempre vai deixar o leitor querendo mais e, em uma estratégia valiosa, oferecer esse complemento também pode ser uma ótima chance de conseguir conversões. Por exemplo, esse bônus é uma estratégia muito utilizada quando se quer obter mais leads.

Ao final do conteúdo, ofereça uma leitura para complementar o que acabou de ser lido. As chances de o usuário se interessar são grandes e, para que ele tenha acesso, ofereça um pequeno pop-up com a solicitação do cadastro do email para que ele receba o material.

6. Prefira as landing pages simples e objetivas

landing page é elemento fundamental para gerar conversão em blog, já que capta dados importantes para obter leads. No entanto, o público quer agilidade e dinâmica nesse momento, para ter acesso ao e-book ou outro material rico o mais rápido possível.

Uma landing page precisa ser simples e ter uma proposta objetiva. Solicite os dados de forma rápida, sem que o processo seja muito longo. Ela também deve ter informações básicas sobre o conteúdo e o design deve ser atraente.

7. Ofereça campos de cadastros fáceis à newsletter

Outra forma de conseguir bons leads e gerar conversões consiste nas inscrições em newsletter. Elas podem estar em CTAs de todos os tipos, desde aqueles no final dos posts ou até mesmo em banners espalhados pelo site. No blog, uma boa estratégia pode ser tornar fácil o acesso a essa inscrição.

Para isso, uma boa medida é disponibilizar campos simples em locais de boa visibilidade no blog. Eles também devem ser objetivos, como: “insira seu email e receba mais conteúdos regularmente”, em uma caixa pequena, chamativa e prática.

8. Use CTAs na barra lateral com moderação

A barra lateral dos blogs tem grande visibilidade, é chamativa e pode ser uma área muito importante, desde que seja bem utilizada. Justamente, por ser muito poderosa, alguns blogs exageram e enchem essa área de banners e CTAs.

Essa confusão de informações faz com que nada do que está ali seja realmente percebido inteiramente. Sendo assim, um espaço que poderia gerar bons CTAs fica abaixo do seu potencial. O ideal é ter moderação no uso. Assim, os CTAs vão converter com maior eficiência e mais vezes.

A conversão em blog é parte de uma estratégia de marketing com bons resultados! Essas dicas podem ser muito valiosas para um planejamento eficiente dos seus conteúdos. Siga cada uma delas e veja suas taxas de conversão aumentarem significativamente!

E, se você quer dominar ainda mais do assunto, faça o Curso da Universidade Rock Content sobre Otimização da Taxa de Conversão. Matricule-se já!

curso de CRO

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *