Automatize a sua estratégia de Email Marketing usando a ferramenta ConvertKit

A estratégia de Email Marketing ajuda na construção do relacionamento entre a empresa e o cliente. Mas, para que ela seja bem-sucedida, é preciso segmentar o seu público para enviar as mensagens adequadas para as pessoas certas. É isso que faz o ConvertKit, uma ferramenta que possibilita automatização e segmentação dos emails.

ConvertKit

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O envio de emails, também conhecido como Email Marketing, é uma das principais estratégias do Marketing Digital. O objetivo é estabelecer uma relação próxima com leads e clientes, melhorar a imagem da marca e aumentar a credibilidade da empresa.

Para que a estratégia funcione e gere os resultados esperados, é necessário garantir a entrega dos emails e no formato ideal para o tipo de campanha planejada.

Nesse contexto, o ConvertKit surge como um grande facilitador, pois oferece as ferramentas certas para otimizar esse processo.

Deseja ter mais praticidade e eficiência na hora de contatar os seus clientes? Confira, neste post, tudo o que você precisa saber para utilizar o ConvertKit ao seu favor! Você vai entender:

O que é o ConvertKit?

O ConvertKit é definido como uma plataforma de automação de marketing, que se caracteriza por agregar facilidade às atividades de profissionais e empresas que trabalham com Email Marketing.

Isso porque a ferramenta disponibiliza uma variedade de formulários responsivos, em diferentes formatos, para utilizar em blogs e sites.

Site ConvertKit

Nesse processo de automação, você pode, por exemplo, enviar uma sequência de emails para os clientes que acabaram de adquirir um produto da sua empresa.

É possível, também, mover os assinantes de uma lista para outra, organizando-os em uma sequência que esteja de acordo com as ações realizadas por eles.

Por fim, ele permite integrar a plataforma com outras ferramentas do mercado para potencializar os seus resultados.

Como o ConvertKit funciona?

A ferramenta já se consolidou no mercado e tem sido usada por grandes empresas do Marketing Digital. Um dos motivos para isso é o fato de ser extremamente fácil de se usar, o que a consagrou como a principal plataforma de entrega de emails.

Ao adotar o ConvertKit, você poderá ter certeza de que os seus leads e clientes vão receber os emails personalizados para cada fase da jornada de compra em que se encontram.

Para tanto, é necessário se cadastrar no sistema e selecionar o modelo de questionário de email, de acordo com a sua necessidade — como vender um serviço — e programar o seu disparo.

Há uma infinidade de modelos de automação para todas as áreas de atuação. Vale ressaltar que a plataforma tem suporte 24 horas, permitindo que você tire as suas dúvidas a qualquer momento.

Quais são os passos para utilizá-lo?

Utilizar o ConverKit é muito simples. Com poucas ações, você pode automatizar toda a sua estratégia de Email Marketing. Veja, abaixo, quais são os principais passos para se beneficiar com esse sistema.

Crie um formulário

Antes de tudo, é necessário criar um formulário para começar a se relacionar com o seu público-alvo.

Esse documento serve para o cadastro dos visitantes, em que também estarão descritos os benefícios de assinar a página da empresa.

Para facilitar esse processo, a ferramenta sugere diferentes tipos de modelos de form que podem ser usados, confira!

Formulários ConvertKit

 O formulário tem que ser objetivo, colhendo as principais informações para enviar mensagens personalizadas para os clientes assinantes.

Construa a sua primeira sequência

Feito o formulário, é hora de entrar em contato com o público do seu interesse. Para tanto, é preciso construir a sua primeira sequência, que também é conhecida como sequência de boas-vindas. O ideal é iniciar pelo envio de dois a cinco emails.

Sequência de emails no ConvertKit

Tenha em mente que é preciso envolver os seus assinantes desde o primeiro contato. Assim sendo, o seu texto tem que ser chamativo, de modo a prender a atenção do leitor.

Elabore mensagens objetivas, mas que também contenham detalhes importantes para que o receptor não tenha dúvidas sobre o que está sendo ofertado no email ou quais passos deve seguir para cumprir uma determinada ação.

Conecte o formulário à sequência

Até aqui, você criou o formulário e a sequência de e-mails. Para prosseguir, terá que uni-los. Para efetuar essa ação, basta clicar na guia ‘’Automações’’, que está no painel da plataforma.

Automação no ConvertKit

Após esse processo, você pode fazer um teste, enviando o seu email para o formulário que foi criado. Com isso, vai receber um email de confirmação de cadastro, que é seguido da primeira mensagem da sequência de boas-vindas.

Para assegurar que os emails sejam enviados no momento certo, verifique os atrasos configurados, além dos horários de envio. Isso pode ser feito nas configurações de sequência.

Continue construindo a primeira automação visual

Por último, crie um ponto de entrada, que pode ser um formulário ou etiqueta. Depois, selecione uma sequência para a qual cada assinante vai ser direcionado. O processo vai funcionar como um roteiro.

Criadas todas as etapas, a plataforma começa a funcionar normalmente. Sempre que um internauta se cadastrar na sua página, vai receber a sequência de emails que você programou.

Para quem o ConvertKit é indicado?

Será que qualquer pessoa ou empresa pode obter sucesso utilizando o ConvertKit? Antes de adquirir essa ferramenta, recomenda-se verificar se ela está de acordo com a sua realidade e objetivos.

Normalmente, a plataforma é indicada para quem almeja fazer campanhas ultra-segmentadas. Afinal, ela conta com um sistema de marcação e segmentação flexível, que ajuda a realizar campanhas automatizadas com foco em grupos de contatos muito específicos.

Além disso, há um editor de página de destino que possibilita o gerenciamento de campanhas de ponta a ponta, dentro de uma única ferramenta.

A adoção do ConvertKit não é indicada para aqueles que pretendem enviar emails mais visuais, já que o sistema tem somente três modelos de email — todos baseados em texto, o que significa que você terá limitações.

O usuário não pode selecionar ou fazer upload de seus próprios modelos de email. Caso mensagens visuais sejam importantes para o seu negócio, busque uma plataforma com design mais flexível.

Outro fator a ser considerado é a sua disponibilidade de orçamento. A aquisição da ferramenta tem um valor alto, então, é recomendado verificar se você vai conseguir sustentar esse investimento em longo prazo.

Quais são os prós e contras do ConvertKit?

Para tomar a decisão de adquirir o ConverKit, é preciso conhecer suas vantagens e desvantagens. Assim, você evita frustrações no futuro.

Descubra quais são os pontos positivos e negativos da plataforma.

Prós

Aumenta a sua audiência

Por meio do sistema, você pode usar uma lista para ampliar os seus negócios a partir de formulários mais atraentes, dados que podem ser rastreados e automações simples, porém, muito eficazes.

Eleva o número de conversões com e-mails automáticos que parecem pessoais

Por vezes, você pode ter dificuldades para entender a automação de marketing. Mas isso não acontece com o ConvertKit, pois é uma ferramenta muito simples de compreender.

Com ela, a empresa tem praticidade para enviar o conteúdo adequado para os assinantes certos.

Permite integrações

Em vez de desenvolver inúmeros recursos, o ConvertKit focou em ser uma solução de excelência em Email Marketing.

Posteriormente, criou grandes integrações com fornecedores de landing pages, e-commerce e sites de associação.

Facilita a segmentação dos assinantes

Diferentemente da maioria dos softwares de Email Marketing que usam listas, a ferramenta tem um sistema de assinantes com base em tags. Isso traz facilidade para o processo de segmentação.

Dessa maneira, pode-se enviar e-mails segmentados com tags que melhoram a capacidade de entrega.

Gera e-mails dinâmicos

Existe a alternativa de usar tags de mesclagem para personalizar os seus emails, deixando-os com a identidade da sua empresa, além de acrescentar um toque mais pessoal às mensagens.

Faz envio automático

Com apenas alguns cliques, você consegue configurar a plataforma para reenviar as transmissões para as pessoas que receberam, mas não abriram as suas campanhas de email.

Realiza atualizações constantes

Praticamente todos os meses a ferramenta lança novos recursos, permitindo que você modernize as suas práticas de Email Marketing constantemente, para se manter mais competitivo no mercado.


Contras

Tem teste A/B limitado

Os usuários do sistema podem realizar o teste de divisão A/B somente para as linhas de assunto, havendo restrições para o nome do remente e horário programado de envio.

Nesse sentido, também são oferecidas apenas duas variações de linha de assunto que podem ser criadas para teste A/B.

Oferece personalização limitada

De maneira padronizada, o ConvertKit adiciona os assinantes que estão inativos na campanha dentro da tag ‘’fria’’. No entanto, há pouca coisa a ser feita quando se trata de personalização, pois os recursos liberados são limitados.

Fornece pouca personalização de modelos

Para personalizar os modelos de email, você tem que se aprofundar em recursos de HTML para criar novos modelos. Isso demanda mais tempo e investimento financeiro nas campanhas de Email Marketing.

De forma geral, o ConvertKit pode melhorar os seus resultados nas campanhas de Email Marketing.

O criador de conteúdo tem flexibilidade para gerenciar os assinantes por meio do sistema de marcação — condição que viabiliza a personalização da comunicação de acordo com as características do lead e o nível de interesse no produto ou serviço oferecido.

Portanto, com essa ferramenta você automatiza os processos de envio de email, podendo focar questões estratégicas de relacionamento com o cliente. Assim, o uso do ConvertKit contribui para o engajamento do público e, consequentemente, para a conversão de vendas e maior lucratividade.

Quer potencializar a sua campanha de email marketing? Descubra como engajar o seu público-alvo!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.