Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 21 de agosto de 2019. | Atualizado em 9 de dezembro de 2019


O core business é a atividade principal de uma empresa e é fundamental saber definir esse conceito com precisão. A partir da determinação de qual é o núcleo central da organização, ou seja, em que é especialista e o que sabe fazer de melhor, a tendência é que os resultados apareçam rapidamente.

Uma ação fundamental para que qualquer empresa tenha sucesso, independentemente do seu nicho de mercado ou tamanho, é entender qual é a sua essência, isto é, a parte central — e mais importante — da organização. No mundo corporativo, esse termo é conhecido como core business ou, em uma tradução livre, o núcleo de um negócio.

Pode parecer um conceito simples, porém, nem todo mundo sabe definir de forma precisa qual é a atividade principal de seu negócio. Esse é um erro que pode acabar custando muito caro para uma empresa, especialmente quando pensamos em resultados de longo prazo. Ao compreender a essência do seu negócio por inteiro, a tendência é crescer mais e mais.

Então, que tal entender melhor as razões para que você dê mais atenção ao core business da sua empresa? Neste artigo, vamos abordar alguns tópicos que podem ser muito importantes para você compreender quais são os caminhos e estratégias mais adequados para o crescimento saudável do seu negócio. Confira:

Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre os benefícios de uma definição precisa do que é o seu negócio!

O que é core business e o que ele representa?

Como a tradução literal do termo já indica, core business refere-se à atividade principal de uma empresa. Na prática, é a ideia que representa o que uma organização sabe fazer de melhor. Ao responder perguntas como “qual é o centro do seu negócio?”, você consegue ter uma noção mais exata de qual é, de fato, o seu núcleo.

Qual atividade ou ação é o diferencial da sua empresa? Qual ativo intelectual vai fazer com que o seu negócio atraia o consumidor em maior escala e supere a concorrência? O que vai fazer com que as suas vendas cresçam constantemente? Ao conseguir responder esses questionamentos, você terá em mãos o core business da sua organização.

Mas qual é a razão desse conceito ser tão importante? A partir de uma definição clara do core business, todo o seu planejamento estratégico vai ser construído. Assim, se torna mais simples crescer de forma sustentável e, em seguida, alcançar as metas estipuladas para determinar o sucesso da empresa.

Além disso, todos os stakeholders — as partes interessadas, como acionistas, funcionários, fornecedores e outras pessoas impactadas — passam a compreender qual é, de fato, o seu negócio. Como consequência, você consegue extrair o máximo dos seus colaboradores ou mesmo se posicionar melhor na sua área de atuação.

O core business também é muito confundido com outro termo comum no ambiente corporativo: modelo de negócios. Porém, os dois são completamente diferentes, apesar de serem parte do mesmo processo para o sucesso de uma empresa. A diferença? O núcleo é o que a empresa sabe fazer, enquanto o modelo é como ela vai colocar em prática.

O que a falta de um core business pode trazer?

Ficou claro que uma definição exata de qual é a atividade principal de um negócio é fundamental, certo? Para que você faça esse trabalho corretamente, listamos os principais erros que as empresas cometem quando não estabelecem um core business de maneira precisa. Descubra a seguir! 

Atacar todas as oportunidades

Você está familiarizado com aquela expressão “quem tudo quer, nada tem”? Pois é, esse é um problema grave quando uma empresa não sabe definir o seu core business. Sem um foco específico, é provável que muito tempo e recursos sejam desperdiçados sem conseguir, de fato, resultados satisfatórios — especialmente em longo prazo.

Ter falta de conhecimento do mercado

Como você vai conhecer o mercado que atua se, na prática, não sabe ao certo nem mesmo a sua atividade principal? Portanto, para entender como se destacar em determinado nicho de atuação, o primeiro passo deve ser a definição precisa de qual é o núcleo da sua empresa, para em seguida escolher as melhores estratégias e direções.

Não definir prioridade dos recursos

Uma empresa pode ter diversos setores e formas de atuação, certo? Porém, é preciso definir prioridades e identificar, entre todas as atividades, quais são as mais importantes e que precisam, por exemplo, receber mais recursos e atenção. Sem o core business, essa tarefa se torna mais complexa e pode prejudicar o seu negócio de forma definitiva.

primeiros passos no marketing digitalPowered by Rock Convert

O que fazer para encontrar o core business da sua empresa?

Agora que você já sabe qual é a definição de core business, a importância desse termo e quais os principais erros cometidos pelas empresas, que tal entender o que é preciso ser feito para definir a atividade principal do seu negócio? Separamos alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de estabelecer o núcleo da sua organização. Confira!

1. Saiba as particularidades do que vende

O primeiro passo para definir com precisão qual é o core business do seu negócio é, sem dúvidas, saber quais são as principais características e particularidades do produto e/ou serviço que você oferece ao seu público-alvo. Ou seja, o que você disponibiliza para os seus clientes que a concorrência não faz ou não conta com a mesma qualidade?

O preço pode ser mais baixo ou a qualidade dos produtos mais elevada. Esses pequenos detalhes podem contribuir para uma definição mais exata de qual realmente é o núcleo do seu negócio. Além disso, essas informações já vão fornecer os dados necessários para determinar qual é o core business da sua empresa.

2. Tenha clareza do diferencial em relação à concorrência

O que você pode oferecer de diferente para a sua persona? Afinal, existem milhares de empresas competindo pelos mesmos clientes, certo? Responder esse questionamento também é um excelente indicativo do que a sua empresa realmente faz e de qual é a essência do seu negócio.

Um e-commerce que vende artigos de moda feminina, por exemplo, pode ter como atividade principal um serviço de entregas mais rápido, prático e eficiente, proporcionando uma experiência satisfatória ao cliente. Esse vai ser o seu diferencial competitivo e o que fará com que o seu negócio supere os concorrentes.

3. Determine um foco para suas atividades

Com todas essas informações em mãos, já fica mais fácil delimitar um campo de atuação para a sua empresa. Esse limite imaginário também contribui para que você não perca tempo no processo de definição do seu core business. O foco vai ajudar a determinar, com precisão, qual é a atividade principal da sua organização.

Em vez de perder tempo com ideias mirabolantes ou vários campos de atuação ao mesmo tempo, é melhor se concentrar em um caminho principal e, a partir dele, definir quais vão ser os rumos do seu negócio. Tudo isso só vai ser possível com um foco de qual atividade principal você vai executar.

4. Explore as oportunidades do mercado

Não é porque a sua empresa tem um core business que ela não deve atuar em nenhum outro campo ou mercado. De acordo com o sucesso do seu negócio, ele pode expandir os seus nichos de atuação, por exemplo. Mas lembre-se: tudo isso só pode ser feito quando você já tiver — e estiver executando com excelência — a sua atividade principal.

Encontrar essas oportunidades pode ser o caminho para descobrir novos diferenciais competitivos ou um nicho de mercado pouco explorado. Dessa forma, você abre novas possibilidades de atuação e outras fontes de lucro.

5. Estabeleça uma estratégia de crescimento

Independentemente de qual seja a sua área de atuação, qualquer empresa quer alcançar melhores posições e expandir os seus resultados, certo? Isso só é possível com uma estratégia de crescimento, que vai ser feita de acordo com o core business. A partir da atividade principal, fica mais fácil definir as estratégias mais eficientes.

Como saber quais ações de Marketing são as mais adequadas para a sua empresa? Como realizar a segmentação de mercado de forma eficiente? Tudo isso faz parte da sua estratégia de crescimento e expansão, que só vai ser possível com a definição de um core business para o seu negócio.

O core business é, portanto, o primeiro passo para que o futuro da sua empresa seja de sucesso com a adoção das estratégias certas. Nessa tarefa, saber quais são os valores e a missão do seu negócio também pode ser muito útil para conseguir um direcionamento mais preciso e eficaz de qual é, de fato, a sua atividade principal.

Então, que tal saber como esses dois termos podem ser definidos e conhecer exemplos de quem fez isso muito bem, para em seguida definir o seu core business de maneira mais acertada? Confira nosso artigo e entenda o que é a missão e a visão de uma empresa com o exemplo de 3 marcas de sucesso.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *