Crescimento pessoal: entenda o conceito e aplique em 6 dicas!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para alavancar sua carreira ou abrir uma empresa (seja ela física ou virtual) já não basta ser técnico. É preciso buscar habilidades e hábitos saudáveis que vão lhe ajudar a crescer pessoalmente  e profissionalmente.

Todo mundo quer ser bem sucedido, mas nem todos estão dispostos a mudar o que está travando o seu desenvolvimento. Na maioria das vezes, essas mudanças estão associadas ao crescimento pessoal, que é fundamental para permitirmos nos guiar de forma eficiente em busca dos nossos objetivos.

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, preparamos esse conteúdo exclusivo. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe o post conosco!

O que é o crescimento pessoal?

Podemos dizer que o crescimento pessoal é o resultado das ações que um indivíduo toma a fim de tornar-se uma pessoa melhor. Utilizando as ferramentas e os recursos que estão à sua disposição.

Ou seja, não se trata apenas de buscar por aprendizados para ser um profissional melhor, mas também a desenvolver competências que ajudam a ser alguém mais completo. Saiba que o caminho do crescimento pessoal está permeado por uma boa dose de empreendedorismo pessoal.

Porém, nem tudo são flores, pois é muito comum que nessa rotina de aprendizado, nos deixemos influenciar por alguns vilões. Hábitos que consideramos normais que podem estar atravancando seu desenvolvimento.

Veja (e repense) alguns deles:

  • colocar outras pessoas para baixo;
  • deixar-se levar por sentimentos negativos;
  • monopolizar o conhecimento para si;
  • não buscar ajuda por questões de orgulho;
  • reclamar a todo tempo, principalmente da rotina padrão de segunda à sexta;
  • não se planejar e não controlar o tempo gasto com as atividades do dia a dia;
  • não se importar com a sua vida espiritual.

Se você pensar bem, vai conseguir identificar estas ou outras rotinas em sua vida. Mas não se prenda 100% a elas. Para acelerar o seu crescimento pessoal, além de evitar esses vilões, é necessário também desenvolver um bom nível de autoconhecimento.

Essa prática envolve um domínio pleno dos seus pensamentos, bem como as suas emoções.

LEIA TAMBÉM
 Empreender e liderar são duas faces da mesma moeda? Saiba a resposta!
 Aprenda a criar um site em WordPress para o seu empreendimento 

Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Como melhorar o seu crescimento pessoal?

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de crescimento pessoal, vamos fornecer algumas dicas rápidas para que você possa melhorar. Confira:

1. Foque no seu autoconhecimento

Para que você conheça os pontos que precisa trabalhar e realmente crescer, será preciso conhecer a si mesmo.

Autoconhecimento é o estado que permite sermos líderes de nós mesmos e ter o controle de nossas vidas. Para que isso aconteça, será preciso ter o controle das nossas emoções e reduzir a dependência de qualquer influência externa.

Ou seja, é preciso se aprofundar mais em si e estar consciente sobre quais são os seus valores. Dessa forma é possível entender quais são suas verdadeiras motivações para crescer.

Existem várias maneiras de trabalhar isso, seja individualmente ou buscando ajuda profissional  — um terapeuta, um psicólogo, um psicanalista ou até mesmo nas metodologias de coaching.

2. Cultive bons hábitos

Outra maneira de acelerar o seu crescimento pessoal é cultivando bons hábitos. Você pode começar se responsabilizando pelo seu próprio crescimento e sendo honesto consigo mesmo. Faça análise real sobre o quanto está se dedicando nesse processo.

Além disso, evite o pessimismo e o ato de reclamar. O ideal é que você busque cortar atitudes que não favoreçam a sua saúde tanto mental, quanto física.

Então, preze pelas suas horas de sono durante a noite, acorde cedo, tenha uma alimentação saudável e também evite estar em contato com qualquer tipo de negatividade.

3. Busque por referências

Conhecimento nunca é demais e há diversos canais que oferecem conteúdo para você estudar temas relacionados ao  seu desenvolvimento.

A internet é um deles, basta procurar de forma correta. Sugerimos, então que você procure quem são as referências em crescimento pessoal, seus exemplos profissionais e possíveis mentores online.

Feito isso, você poderá entender como acessar os seus ensinamentos, seja por meio de livros, vídeos, artigos ou qualquer outro tipo de formato. O importante é que você possa realmente se aprofundar no tema com quem é especialista na área.

4. Leia livros constantemente

Ainda falando de bons hábitos, e principalmente os que levam a ampliar o conhecimento, sugerimos também que você cultive o hábito da leitura.

Sem se prender muito ao tema, o fato é que todo livro tem algum tipo de aprendizado. Mesmo que seja para cultivar um hábito de reservar um tempo para prestar atenção em algo que não seja o celular.

Além disso, sabemos que pessoas que praticam a leitura constantemente adquirem uma bagagem de conhecimento que pode ser muito bem aproveitada em sua rotina.

5. Trabalhe com metas

Não é porque o crescimento pessoal pode ser considerado algo mais subjetivo que você não pode trabalhar com metas. Aliás, é mais do que indicado utilizar essa metodologia para que seja mais fácil se manter focado nesse desafio.

Então, a dica aqui é simples, sugerimos que você escolha uma meta para cada objetivo estabelecido em prol do seu crescimento pessoal. Pode ser estudar a viabilidade de um modelo de negócios, aprender algo novo ou mudar de carreira.

Lembre-se que para que a meta seja efetiva, ela precisa ser SMART — Específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Experimente traçar essas metas e veja como tudo ficará mais fácil de ser alcançado.

6. Seja adepto da meditação

Uma das maneiras de conseguir acelerar o seu crescimento pessoal é estando com a mente tranquila e em paz. Sendo assim, é preciso buscar maneiras de conseguir fazer isso, uma delas é por meio da meditação. Com apenas 90 segundos, já é possível ser mais feliz e produtivo.

Independente de fazer em grupo ou  por conta própria, é importante que você pratique o ato de esvaziar a sua mente de tempos em tempos. Uma boa sugestão é o yoga.

Somente dessa maneira, será possível fortalecer a mente para encarar os obstáculos que vão aparecer nessa jornada no seu processo de crescimento pessoal.

No começo, o crescimento pessoal pode parecer algo distante. Mas aplicando essas dicas, você verá que a cada dia ele estará mais presente em sua vida.

Gostou desse post? Então, o que acha de compartilhá-lo com os seus amigos das redes sociais? 😉

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.