Criação publicitária: entenda o que é e qual sua importância

Criação publicitária

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Publicidade é uma área cujos seus profissionais têm a possibilidade de atuar em diferentes frentes. Ao menos 6 setores compõem uma agência:

E cada um deles tem as suas particularidades e exige as suas habilidades específicas.

Ao concluir a sua formação como publicitário, o profissional tem diversas possibilidades para se especializar e para atuar no mercado.

Esse conjunto de opções permite que os trabalhadores do setor tenham uma rotina dinâmica e a oportunidade de desenvolver a sua carreira de acordo com os seus interesses.

Dessa forma, na hora de escolher um ramo para atuar, o publicitário consegue direcionar os seus esforços para o desenvolvimento de habilidades específicas e que vão contribuir de maneira determinante para a sua jornada profissional.

Apesar dessa possibilidade, o trabalhador precisa conhecer os campos de atuação e escolher aquele no qual melhor se encaixa.

Neste post, vamos explicar o que é a criação publicitária e as suas principais características. Não deixe de conferir os próximos parágrafos:

Qual a importância da criação publicitária para uma agência?

Nem é preciso dizer que a área de criação de uma agência é determinante para transformar ideias abstratas em excelentes resultados. Mas não é só isso. Tudo o que envolve textos, slogans, roteiros, ilustrações e uma série de outras ações é resultado do esforço do time de criação publicitária de uma agência. Ou seja, todo e qualquer conteúdo que tenha como principal objetivo transmitir uma mensagem para um determinado público.

Por se tratar de uma área extremamente mutável e inovadora, não é surpresa que os profissionais estejam dispostos a acompanhar essa evolução de forma constante. Nesse sentido, uma série de fatores devem ser considerados quando o foco é o alcance dos objetivos propostos. Objetivos que giram em torno de gerar interesse nos potenciais clientes e, ao mesmo tempo, fortalecer a marca.

Sabemos que tudo isso depende de alguns detalhes muito importantes: o bom trabalho em equipe, briefings contendo todas as especificações dos clientes e, por fim, o processo de criação, etapa crucial para dar vida a tudo aquilo que foi planejado. Agora que você já entendeu a importância do setor de criação para a agência, confira as atribuições necessárias para se destacar no mercado.

Curiosidade

Atualmente, um profissional bem informado é alguém que tem autonomia sobre sua própria carreira. E não estamos falando apenas da aquisição de conhecimento relacionado ao trabalho para o qual foi designado, mas de se manter conectado sobre tudo o que acontece nos demais setores: seja ele tecnológico, político ou social.

Quando se trata do profissional de criação, então, o domínio sobre os mais diversos assuntos é ainda mais importante. Parte disso deve-se ao fato de que uma agência atende a clientes de diferentes nichos, o que explica a necessidade de estar sempre bem informado e ligado ao que acontece em seu mercado de atuação. Se o domínio técnico é importante para dar andamento ao processo criativo, a curiosidade e a coragem para ousar são ainda mais relevantes para entregar materiais únicos e surpreendentes.

Nesse caso, o profissional precisa ser aberto para optar por caminhos diferentes caso a primeira ideia não gere o resultado esperado.

Mas como fazer isso? Bem, muito estudo, pesquisa e análise constante do mercado publicitário são algumas práticas que colocam o profissional de criação à frente do que é esperado. Tão importante quanto se concentrar em aprender sobre novas ferramentas, é entender a jornada dos clientes a fim de entregar a mensagem certa para as pessoas certas.

Pensamento fora da caixa

Não existe uma receita de bolo para ter sucesso na área de criação, mas há um fator crucial para que o profissional consiga se destacar: pensar fora da caixa. Na prática, isso envolve a busca por soluções criativas para a resolução de problemas. Parece familiar para você? Muitos julgam a criatividade como um fator inerente ao indivíduo: ou você é ou não é criativo. A boa notícia é que é possível trabalhar a criatividade com algumas ferramentas e métodos.

Tudo vai depender de alguns fatores, por exemplo: as referências acumuladas durante a vida, os livros que você já leu, os filmes que você assistiu, os lugares pelos quais você já passou, as pessoas que fizeram ou fazem parte da sua vida, entre outros. Você deve estar se perguntando: mas para que serve tudo isso? São esses elementos os responsáveis por fazer a conexão com as respostas pelas quais você procura.

Mas lembre-se, por mais que você tenha uma infinidade de referências armazenadas em sua mente, de nada adianta se você não conseguir associá-las à questão a ser resolvida. Nesse caso, além de estar sempre cercado de coisas que estimulem o pensamento criativo, é essencial descobrir como eles se associam com o seu trabalho.

Organização

Que a organização é fundamental em qualquer profissão, não é novidade. Ser organizado na rotina de trabalho, além de melhorar a produtividade, auxilia no rendimento do profissional e torna a realização das tarefas mais rápida e eficiente. Isso porque, colaboradores mais organizados tendem a perder menos tempo procurando por documentos ou outros recursos essenciais para a execução das atividades.

Na área de criação, esse detalhe é ainda mais importante, visto que estamos falando da administração de diversos projetos com deadlines e objetivos diferentes. Dessa forma, existem alguns truques capazes de elevar a organização desses profissionais a um outro nível, evitando, assim, a perda de prazos e desalinhamentos entre os outros setores.

O primeiro passo para atingir esse objetivo é entender toda a rotina de trabalho, ou seja, faça uma análise de todas as tarefas executadas diariamente, e se possível, separe-as por níveis de prioridade.

Feito isso, escolha um sistema de organização que se adapte à sua rotina. Para citar um exemplo, temos o GTD (Getting Things Done). Método que facilita a organização de diversas tarefas a partir de cinco passos:

Captura: Esta etapa diz respeito a colocar todas as ideias que estão na sua cabeça no papel, ou em qualquer lugar que seja seguro para guardá-las.

Organização: Já na etapa de organização, você irá listar todas as ideias de modo que consiga acessá-las sempre que quiser.

Reflexão: Aqui, você irá revisar todas as informações expostas e atualizá-las caso necessário.

Engajamento: Este é o momento de dar um significado a todas as ideias listadas. Isto é, ter o controle e entender exatamente o que deve ser feito e o que é prioridade naquele momento.

Domínio de ferramentas

Seja na parte gráfica, redação ou qualquer outro trabalho que envolva a criação de peças publicitárias, ter domínio de algumas ferramentas é fundamental para desempenhar funções primordiais do trabalho. Nesse sentido, consideramos os softwares de edição de imagens utilizados para a confecção de outdoors, panfletos, posts em redes sociais. Também existem as ferramentas relacionadas à arte final, que são os softwares para edição de vídeo.

Embora o profissional, geralmente, seja alocado para uma única função, dominar mais de um recurso pode ser um grande diferencial na hora de concorrer para uma determinada vaga.  Por fim, é essencial buscar especializações e entender quais são as reais necessidades do mercado. Uma boa dica é se atentar aos pré-requisitos descritos nas vagas em termos de ferramentas, assim é possível ficar por dentro das tendências e estar sempre pronto para aceitar os desafios propostos.

Versatilidade

Aqui no blog sempre falamos sobre a necessidade de manter todas os setores de uma agência integrados. Isso é essencial para que a equipe esteja em sintonia nas várias partes que compõem um projeto e para que o cliente se sinta satisfeito com o resultado entregue.

A área de criação, por exemplo, é conhecida por ser um departamento que se conecta com outros setores a fim de entender as reais necessidades dos clientes e o que precisa ser feito para solucioná-las. Nesse ponto, a versatilidade é de grande importância não só para manter o bom relacionamento com o time, mas para entender como o trabalho de todas as partes interferem no da criação.

Por outro lado, a versatilidade também inclui a aptidão para atuar em diferentes formatos, tais como na criação da identidade de uma marca, spots de rádio, embalagem de produto, anúncios gráficos, entre outros. Isso demonstra interesse por parte do profissional em aprender sobre todos os elementos que englobam a profissão, atraindo o interesse de recrutadores e conquistando o tão sonhado lugar no mercado.

O campo das ideias

A criação publicitária é responsável pela geração das ideias para as campanhas e para as ações realizadas por uma agência.

É desse setor que saem temas para:

  • expressões;
  • ilustrações;
  • intervenções;
  • roteiros para filmes e para gravações sonoras;
  • slogans;
  • textos;
  • e qualquer material que possa ser usado para transmitir a mensagem publicitária.

É uma área extremamente dinâmica e que exige bastante criatividade dos seus profissionais. Afinal de contas, são eles que darão vida aos desejos e aos objetivos dos clientes da agência.

Assim, esse trabalho precisa fazer com que as coisas aconteçam. É preciso passar a mensagem, gerar interesses nos possíveis clientes e fortalecer a marca e os produtos dos seus clientes.

Para executar esse trabalho, é necessário trabalhar em equipe. O setor recebe o briefing do time de atendimento com os desejos e com as especificações do cliente.

A partir daí, começa o processo de criação, que pode envolver reuniões de brainstorm e muita pesquisa. Desses processos saem os materiais que serão usados para desenvolver a campanha.

A criação publicitária × o Design Gráfico

Um não caminha sem o outro. Nos parágrafos anteriores, mencionamos que a criação depende do trabalho em equipe.

Se inicialmente a condução do trabalho está atrelada ao briefing fornecido pelo atendimento, a sua execução depende da dupla formada pelo redator e designer gráfico. São eles que construirão o texto e o visual das campanhas.

Assim, para alcançar os melhores resultados, a dupla precisa ter bom relacionamento e conseguir se entender. De nada adianta ter um excelente slogan e uma redação impecável se não houver uma produção gráfica à altura. E vice-versa.

A qualidade do trabalho depende bastante da sintonia e da capacidade criativa da dupla.

O desenvolvimento de branding

Muitas pessoas acreditam que criar é apenas fazer frases ou logotipos chamativos. Porém, o trabalho vai muito além disso.

O setor é estratégico, sobretudo para o cliente, pois atua de forma a estabelecer uma relação única entre o consumidor e uma empresa — fortalecendo, assim, a marca.

branding, uma das responsabilidades dos criativos, consiste em um grupo de soluções necessárias para estabelecer o processo de fortalecimento das marcas.

Para isso, envolve a criação de peças gráficas, o desenvolvimento de ações de divulgação, o relacionamento com os públicos da empresa…

Está ligado, também, ao entendimento e ao detalhamento do público-alvo da marca, ao posicionamento dessa marca no mercado e à construção e ao fortalecimento de imagem.

O trabalho subjetivo

Não existe uma cartilha que explique como fazer exatamente a criação publicitária.

estudante ou o profissional pode encontrar algumas dicas, observações, estudos de casos e outros materiais que lhe dê uma visão do trabalho e das possibilidades que ele proporciona.

Porém, jamais terá em mãos uma fórmula para a elaboração de campanhas de sucesso.

Você pode até procurar um algum passo a passo sobre desenvolver ações publicitárias de sucesso, mas não se iluda achando que as propagandas de sucesso seguem sempre um padrão.

Por isso, a criatividade se faz tão necessária na rotina dos profissionais. Não existem barreiras para se trabalhar uma marca, assim como não há impedimentos para formular uma redação.

A subjetividade proporciona um campo quase ilimitado para se trabalhar, e a imaginação se torna, assim, o fio condutor para esses profissionais. Para conseguir bons resultados, solte a imaginação.

Kit: Aumente sua produtividade

O domínio da informática

O computador será um aliado importante nas produções de campanhas. Parte do trabalho depende de variados softwares de criação, e dominá-los é essencial para que possa alcançar resultados.

Ainda mais se você for o responsável pela parte gráfica da agência, o que exigirá ainda mais destreza com a informática.

Esses softwares serão usados para a criação e para a edição de imagens, que podem ser usadas para:

  • outdoors;
  • panfletos;
  • posts em redes sociais;
  • e editoração, que envolve a criação de boletins e informativos.

Os programas também são ligados à arte-finalização — que dá o último toque aos materiais da campanha — e ao desenvolvimento de mídias — como edição de vídeos.

Gostou deste post sobre o que é a criação publicitária e a sua importância para o setor? Que tal conferir este texto que explica as diferenças entre marketing e publicidade, 2 áreas que estão bem próximos.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.