Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 22 de agosto de 2018. | Atualizado em 22 de fevereiro de 2019


O maior objetivo de qualquer negócio que tem uma página de Facebook é aumentar as vendas por meio dela. Propósito que pode ser alcançado com um bom trabalho de marketing digital na plataforma.

Aumentar as vendas por meio do Facebook não significa que devemos sair colocando ofertas sem nenhum planejamento.

Dentro do marketing digital devemos pensar no funil de vendas e ter ciência que são vários estágios que devemos alcançar antes de pensar na concretização do negócio.

Pelas nossas publicações podemos educar o nosso público e levá-lo naturalmente pelas etapas do funil.

O Facebook é a rede social que concentra a maior quantidade de usuários ativos no mundo inteiro. Só no Brasil são mais de 125 milhões de usuários. Não importa se o negócio é pequeno, médio ou grande, o público com certeza está no Facebook.

Se você ainda não tem uma conta nesta rede social, não espere muito tempo e crie a sua página. Se informe, estude e aprenda qual a melhor forma de alcançar seu público. Com certeza seus esforços serão recompensados com os resultados.

Porém, ter uma página no Facebook não é suficiente para atrair público. Eles só vão chegar se você fizer um bom trabalho. Quer saber como? Continue lendo!

Como obter bons resultados no Facebook?

Se você já criou sua página, está pronto para criar conteúdo de qualidade e começar a atrair cada vez mais seguidores, que, consequentemente, poderão se converter em leads e posteriormente em clientes.

Conteúdo de valor para os usuários é o segredo para atrair seguidores e levá-los à conversão, mas isso não acontece da noite para o dia. Requer esforço e planejamento.

Se você já tem uma página no Facebook faça uma análise. Verifique se a imagem que transmite é profissional e se é aquela que você realmente quer transmitir.

Se não for, faça as adaptações necessárias. Quer inovar? Coloque um vídeo no lugar da sua imagem de capa, o vídeo deverá ter entre 20 e 90 segundos e será reproduzido em loop.

A URL da sua página do Facebook ainda não está personalizada? Faça isso agora. Coloque um nome curto e fácil de lembrar.

Utilize os botões de conversão. O objetivo desses botões é levar o usuário para uma ação imediata, sem parar para pensar.

São botões como:

  • fale conosco;
  • enviar mensagem;
  • ligar agora;
  • cadastre-se;
  • enviar email;
  • saiba mais;
  • assistir ao vídeo;
  • comprar agora;
  • ver ofertas;
  • reservar agora;
  • usar aplicativo;
  • jogar.

Este botão pode ser colocado no topo da página para que as pessoas executem uma ação de acordo com a sua estratégia de marketing.

Uma vez que tudo isso está pronto é hora de focar no conteúdo!

Curso Mídias Sociais

Como criar um conteúdo de sucesso?

Antes de preparar as publicações você deve pensar na sua persona. É para ela que o conteúdo deve ser feito. Por isso é importante que, ao defini-la, você se lembre que deve representar fielmente o seu cliente ideal.

Pensando na sua persona considere estas recomendações.

1. Crie publicações para todas as etapas do funil de vendas

Desta forma você poderá alcançar todo seu público. Lembrando sempre da proporção do conteúdo: 80% para o topo do funil e 20% para o meio e fundo.

2. Seja criativo

Todos sabemos que as imagens causam maior engajamento do que um simples texto, mais ainda se a imagem é criativa. Por isso:

  • use infográficos, fotos, ilustrações, emojis, gifs e vídeos. Esses últimos têm uma resposta 3,8 vezes maior do que outras publicações, segundo o próprio Facebook;
  • não se limite a um formato só, varie os posts e atraia assim cada vez um público maior;
  • já conhece a aplicação Canva? Ainda não? Então está na hora de conhecê-la. Ela deixará suas imagens mais profissionais;
  • utilize o Facebook para divulgar o conteúdo do seu site, mas alterne com imagens para que fique um conteúdo mais leve.

3. Utilize gatilhos mentais

Se você já escolheu uma imagem, chegou a hora de pensar na legenda. Nela, use gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais servem para induzir a pessoa a tomar uma ação. Com eles é possível aumentar o engajamento do seu público e a interação nas publicações.

4. Crie um calendário editorial e programe suas publicações

A constância é fundamental em toda estratégia de marketing nas redes sociais.

É por este motivo que criar um calendário editorial faz parte da organização para obter ótimos resultados.

Outro recurso que colabora com a constância é a programação de publicações.

O Facebook tem este recurso e é possível programar mais de 500 publicações de uma vez só. Dessa forma a periodicidade das postagens é mantida.

5. Compartilhe o dia a dia da sua empresa

Este tipo de publicação mostra um lado mais humano do negócio e gera mais engajamento. Você pode mostrar fotos, vídeo ou transmissões ao vivo do cotidiano da empresa.

Por exemplo, você pode mostrar uma imagem de algum produto a ser lançado e criar expectativa. Esse tipo de publicações sempre traz bons resultados.

6. Analise as métricas

Um fator importantíssimo é a análise das métricas. Isso vai ajuda a saber se as publicações estão trazendo os resultados esperados. Caso contrário, a estratégia deve ser modificada.

Com essa análise também é possível descobrir quais são os horários em que a maior parte dos seguidores está conectada. E, com essa informação, programar as publicações.

7. Fixe as postagens importantes

Sempre tem algum post que é mais importante para a estratégia. Nesses casos pode-se fixar a postagem para que, mesmo fazendo publicações posteriores, ela sempre seja a primeira em aparecer na página.

O que mais é preciso para obter bons resultados no Facebook?

Até agora já foi feita grande parte do trabalho, mas o que é fundamental nas redes sociais é a interação.

Interaja com seu público, responda os comentários, dê likes, mostre empatia.

Responda rapidamente as mensagens do Facebook Messenger. Uma pessoa que envia uma mensagem dessa forma pode ser considerar mais avançada na jornada do cliente.

E os anúncios pagos?

O Facebook Ads é um excelente investimento quando feito de maneira planejada e há um objetivo claro. A ferramenta ajuda bastante neste sentido com o Facebook para empresas.

Existe, ainda, outro tipo de anúncios que colaboram muito com a conversão de leads: Facebook Lead Ads.

O que é Facebook Lead Ads?

É um recurso do Facebook Ads que permite a criação de anúncios para que o usuário informe seus dados sem sair da plataforma do Facebook.

Quando o usuário clica no anúncio, se abre uma janela com um formulário onde constam as suas informações públicas do Facebook preenchidas, para que ele só complemente as informações que faltam. Assim a conversão é feita com poucos cliques. 

O Facebook tem inúmeras opções para colaborar com o crescimento de uma marca, só precisa ser utilizado corretamente. Com um investimento baixo, comparado com outras formas de marketing, pode trazer grandes resultados.

Se quer conhecer mais sobre o Facebook Ads e todas suas ferramentas, baixe agora mesmo este ebook, um guia prático para aumentar sua audiência no Facebook e gerar excelentes resultados.

Guia do Facebook AdsPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *