Como criar uma página no Facebook para sua empresa

Como crair uma página da sua empresa no Facebook

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Praticamente nenhuma estratégia de marketing digital hoje pode evitar a rede de Mark Zuckerberg: a quantidade assustadoramente grande de usuários é algo que ninguém pode ignorar.

E aqui no Brasil a coisa fica ainda mais importante: somos o segundo país do mundo em número de usuários da rede, atrás apenas dos EUA.

Por aqui, esse tipo de rede social faz muito sucesso.

Só para se ter uma ideia, na época do Orkut, era relativamente comum pessoas procurarem parentes desaparecidos a anos usando a rede, tamanho era a chance da pessoa também estar nela!

Com tanta gente participando, é praticamente uma certeza de que você vai conseguir encontrar o seu público, basta fazer uma boa segmentação.

Alguns dados importantes sobre o Facebook:

  • Mais popular entre mulheres
  • Mais popular entre pessoas com 18 a 29 anos
  • Entre adultos online, 71 % usam a rede social, que hoje conta com cerca de 1.28 bilhões de usuários

O poder do Facebook é inegável.

Independentemente do seu negócio, é bem provável que você vai encontrar alguém na rede que se interessa pelo seu produto/serviço.

E lembre-se: não é por que o seu negócio é B2B que você não deve investir na rede, veja o nosso post sobre esse assunto.

O Facebook é um importante canal de marketing digital. Você pode entender tudo sobre como posicionar sua marca na rede com este material completo sobre o assunto:

Marketing no Facebook

Vamos então ensinar nesse post como criar uma página no Facebook e dar dicas de como usá-la para gerar ótimos resultados para sua empresa!

Como criar uma página no Facebook?

Todo o processo de criação de uma página oficial no Facebook é bastante simples. Certifique-se apenas de ter as informações básicas sobre seu negócio em mãos, já que seguiremos agora um passo a passo bem didático!

1. Criando a página

Entre no Facebook com a sua conta primária. Caso prefira criar uma conta específica para o gerenciamento de páginas na rede, é só deslogar da sua atual e criar uma conta nova, inserindo e-mail, dados de perfil e senha na página inicial.

Mas lembre-se de que, se a rede entender que a nova conta criada não pertence a uma pessoa real, ela poderá bloquear todos os seus acessos e você perde a página criada! Portanto, prefira usar uma conta de um usuário real e que já esteja consolidada.

Feito o login, você será automaticamente redirecionado à timeline. Acesse então a área de páginas no menu da esquerda e selecione “Criar Página”, logo abaixo de “criar anúncio”.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Logo em seguida você será redirecionado para a seleção de categoria do seu negócio:

criar uma página no Facebook para sua empresa

Essa escolha é fundamental para a correta indexação da sua página, mas sem pressão: caso precise, é possível alterar essa classificação no futuro.

Você pode optar por seis categorias principais:

  • Negócios Locais ou Local: Essa opção é indicada para o caso de você possuir um negócio pequeno, de abrangência local. Essa categoria não é indicada, porém, para pequenas empresas (que têm uma seção própria, a seguir). Aqui você pode selecionar alternativas como escritório de advocacia, bares, pontos de ônibus (sim, essa opção existe!) e mercearias. Vale navegar pelas alternativas oferecidas para saber se essa é a melhor classificação para seu negócio.
  • Empresa, Organização ou Instituição: Aqui você pode incluir qualquer tipo de empresa, como PMEs, partidos políticos e até mesmo ONGs.
  • Marca ou Produto: Essa opção é para quando você decidir criar uma página específica para um produto no seu negócio. É como se a Nestlè decidisse criar uma página apenas para o achocolatado Nescau. Vale de tudo aqui, indo desde suplementos até equipamentos comerciais.
  • Artista, Banda ou Figura Pública: Nessa alternativa é bom tomar cuidado. Evite criar páginas para artistas que já tenham perfis públicos na rede sem sua autorização prévia. Caso você seja a figura pública, é possível também aproveitar seu perfil pessoal em lugar de criar uma página.
  • Entretenimento: Essa categoria é a ideal para livros, canais de televisão, podcasts ou qualquer outro tipo de produto ou evento que possa ser entendido como entretenimento.
  • Causa ou Comunidade: Nessa área você pode inserir causas como pedidos de doação, mobilização para ações sociais etc. Caso queira divulgar sua ONG, o ideal é selecionar a alternativa de Empresa, Organização ou Instituição.

Assim que escolher sua categoria, você será convidado a preencher alguns campos com informações primárias sobre seu negócio. Antes de seguir, porém, é recomendado que você leia os Termos de Páginas do Facebook e certifique-se de que não está quebrando nenhuma regra da rede.

2. Configuração da página

criar uma página no Facebook para sua empresa

Agora que você já tem uma categoria e já inseriu o nome do seu negócio, é preciso configurar a página em 4 etapas principais.

Na primeira delas, você é convidado a inserir uma breve descrição (máximo de 155 caracteres) do seu negócio. Lembre-se de que esse passo é muito importante para a classificação da sua página nos mecanismos de busca do Facebook,

É nessa etapa também que você pode adicionar um endereço personalizado para sua página. É altamente recomendado que você escolha algo de fácil pronunciação, principalmente se você pretende, algum dia, utilizar de vídeos e podcasts para seu negócio.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Na segunda parte da configuração de página, você é convidado a inserir uma imagem de perfil pelo computador ou por meio de um link direto. Lembre-se sempre de que a página do seu negócio precisa estar em sintonia com a identidade visual de sua marca.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Na terceira etapa é possível adicionar a página recém-criada à área de favoritos, no mesmo local em que você clicou “criar página” logo no início desse texto.

E, por fim, é hora de definir o público preferido para a sua página.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Nesse momento é muito importante que você leve um tempinho a mais para preencher os campos com atenção. Selecionar o seu público médio é um passo grande em direção à segmentação da página, e aqui é necessário que você tenha consciência do público com o qual dialoga.

Caso sua empresa seja de menor abrangência, como um negócio local, por exemplo, recomendamos que faça a seleção de seu bairro ou cidade como local de preferência. Nesses casos, quanto mais específico, melhor!

Em seguida, selecione a idade média do seu público, bem como o gênero com o qual sua marca dialoga (isso é importante para o caso do seu produto ser algo mais específico, como uma linha de absorventes íntimos, por exemplo).

Na área de interesses, selecione atividades, hobbies e segmentos pelos quais você acredita que o seu público se interessa e, claro, se relacionem com o seu conteúdo.

Por fim, selecione um idioma de sua preferência (Lembre-se de que há a opção “Português (todos)” ), pensando, principalmente, no idioma utilizado nos anúncios de página e público de interação.

3. Personalizando sua Fan Page

criar uma página no Facebook para sua empresa

Agora que você já tem a base pronta, é hora de começar a decorar sua página. Essa etapa é muito importante porque é, literalmente, a primeira coisa que o seu público reparará ao acessar o seu endereço.

Por isso, mãos à obra!

O primeiro passo é adicionar uma capa. Para isso, clique na área cinza da sua página e selecione uma imagem com as dimensões de 828 x 315px para ficar na parte superior. Aproveite desse espaço para colocar também datas de eventos e editar sempre que uma novidade estiver chegando no seu negócio.

No canto direito, é possível editar o “sobre” da sua página, adicionando endereço, número de telefone, horário de funcionamento e link para o seu site.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Essas informações são cruciais para seus visitantes, e o seu preenchimento é algo que não pode ser ignorado. Lembre-se de informar o horário de abertura e fechamento do negócio, considerando também o seu horário disponível para responder as mensagens dos usuários.

Caso você tenha um estabelecimento fixo, insira também o endereço com o número de telefone e CEP local, permitindo que um Pin seja criado para seu negócio no mapa.

Boa parte dos visitantes chega à sua página por meio da pesquisa do nome do estabelecimento no Google e, quando isso acontece, é muito provável que a pessoa esteja buscando informações de como chegar ao local.

Em seguida você tem a opção de delegar algumas funções administrativas para outros usuários da página. Isso é especialmente útil se você conta com uma equipe de marketing com contas pessoais próprias para o gerenciamento das postagens.

Não só isso, ter outros administradores garante que sua página continue intacta caso algo aconteça com sua conta pessoal e você venha a perdê-la.

4. Toques finais

Agora que você já tem uma página pronta para divulgação, é hora de se atentar para alguns detalhes.

Na coluna da esquerda é possível selecionar a opção “Gerenciar Guias” para reorganizar as áreas abertas para os visitantes da página.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Lembre-se de manter no topo as seções mais importantes para sua página, destacando as principais publicações (você pode fixar alguma que julgar mais relevante para aquele momento!) ou mesmo deletando tudo aquilo que não tiver conteúdo suficiente (caso sua página não tenha vídeos carregados, por exemplo, vale considerar a exclusão dessa guia).

Outra coisa muito importante é a configuração dos bots de mensagens da sua página.

Para isso, acesse a área de visualização de mensagens e clique no ícone de informação na parte inferior esquerda.

criar uma página no Facebook para sua empresa

A tela de assistente de resposta se iniciará, e aqui é só clicar no botão de configuração, na área inferior do quadro central.

criar uma página no Facebook para sua empresa

Você tem três opções principais para a configuração de resposta automática:

Na primeira delas, e a mais importante, você define uma resposta automática para quando estiver ausente da página, permitindo que as pessoas não fiquem sem resposta.

Aqui vale considerar mensagens que informem da sua ausência, mas que garantam que o usuário será respondido assim que possível.

Tente não fazer falsas promessas: se o tempo médio de resposta for superior a dois dias, vale informar isso na mensagem e reduzir as expectativas do usuário. Se conseguir responder antes, será um ponto positivo para sua equipe.

Na segunda opção você configura uma resposta instantânea para qualquer pessoa que decidir entrar em contato com seu negócio. Essa alternativa só é recomendada para o caso de você estar de férias ou longe do computador por um longo período.

A terceira e última opção permite que uma saudação seja exibida no chat assim que a pessoa abrir a tela de mensagem. Considere algo personalizado e que seja a cara do seu negócio. É uma ótima oportunidade de engajar o seu visitante logo no primeiro contato.

Assim que terminar suas configurações, sua Fan Page já estará pronta para a divulgação.

Daí em diante, é fundamental organizar uma boa estratégia de marketing e investir na frequência de postagem de sua página.

Criamos um material especial para isso: o guia completo do marketing no Facebook! Baixe agora e aprenda a usar a rede social a seu favor.

20 dicas para uma página de sucesso no Facebook

Agora que você já percebeu a importância de ter uma página no Facebook e já sabe criá-la, vamos te mostrar os 20 passos para ter uma página no Facebook incrível para sua empresa:

1. Planeje sua página

Antes de criar uma página no Facebook para o seu negócio, que tal fazer uma pesquisa na ferramenta?

Aqui nós separamos boas e práticas dicas, mas o mais interessante é se inteirar dos detalhes, entender o funcionamento da forma mais completa possível.

Pesquise as páginas dos seus concorrentes, encontre benchmarkings para se inspirar e não tenha vergonha de perguntar para quem já tem mais experiência no ramo para ter ideias inspiradas.

2. Não crie uma conta falsa para a sua página no Facebook

Nós já vimos isso acontecer.

Para não atrelar a página a um perfil pessoal (seja de um funcionário ou do dono da empresa), criam-se contas falsas, algo como Pedro *Nome da Marca* para ser o dono da *Nome da Marca*.

O fato é que criar contas falsas vai contra os termos de uso do Facebook.

E o resultado disso é que a rede social pode, a qualquer momento, fechar a sua página.

E você certamente não quer isso.

Lembre-se de que ela possui uma área para administrar edições e postagens na sua página no Facebook (falaremos sobre isso detalhadamente adiante).

E para garantir que ninguém confunda postagens pessoais e profissionais, que tal investir em um treinamento para quem for lidar com a página?

3. Foto de perfil

Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas esquecem o poder de uma boa imagem de perfil.

Adicione uma imagem de boa qualidade, que represente sua marca e que seja facilmente reconhecível.

Lembre-se que sua foto de perfil será vista por quem curtiu sua página todas as vezes que você fizer um novo post.

4. Foto de capa

A foto de capa é o que chamará mais atenção quando alguém clicar na sua página.

Ela é uma ótima oportunidade para divulgar mais a sua marca, impressionar seus possíveis clientes e causar impacto.

Você pode contratar um designer para te ajudar a fazer algo incrível, mas também existem ótimas opções online que podem te ajudar a criar uma foto de capa incrível sem gastar.

O Canva é uma opção incrível, já que o site vem com templates prontos para você criar uma foto de capa para sua fanpage.

Seja criativo e impressione!

Na nossa página você pode ver o uso das dicas que demos sobre sua foto de perfil e sua foto de capa.

Nossa foto de perfil é simples, mas facilmente reconhecível por nossos clientes e todos que conhecem nosso trabalho.

E nossa foto de capa fortalece nossa marca em um design minimalista, mas que divulga nosso nome.

5. Adicione um CTA à sua foto de capa

Aproveite a escolha acertada de sua foto de capa e crie CTAs (Calls to Action), aumentando as chances de engajamento do seu público.

O Facebook oferece uma lista de botões já pré-configurados (Fale Conosco, Reserve Agora, Enviar Mensagem, Comprar Agora) e você só precisa escolher e adicionar a página de destino, quando for o caso.

Para isso, basta entrar na página e, na parte inferior da sua foto de capa, clicar no botão “Criar chamada para ação”.

A partir daí, são literalmente alguns cliques para começar a captar mais clientes!

6. Quando possível, integre fotos de capa e perfil

Se você e sua equipe estiverem se sentindo realmente criativos, que tal criar uma arte que integre as fotos de capa e perfil?

Para isso é preciso entender de design e saber fazer os cálculos, para não dar errado.

Dá trabalho, mas é um toque bem legal que o público sempre reconhece e valoriza.

7. Complete  seu perfil

Agora, complete seu perfil. Lembre-se de não esquecer nenhuma informação importante!

Você pode preencher seu perfil na seção “Sobre” e clicar em “Informações da página”.

Siga essa checklist para saber as informações essenciais para colocar no seu perfil.

Você quer que seus potenciais clientes encontrem facilmente informações sobre você.

Não pule esse passo!

8. Adicione colaboradores

Se você trabalha com uma equipe e não administrará sua fanpage sozinho, adicionar colaboradores é uma maneira de facilitar seu trabalho e garantir que sua fanpage estará sempre atualizada e funcionando.

Os papéis que o Facebook permite para colaboradores são:

Administrador: Completo e total acesso. Se você criou a página, esse papel é seu.

Editor: Pode editar a página, mandar e responder mensagens, postar, criar anúncios, ver quem criou um post e analisar relatórios.

Moderador: Pode responder e deletar comentários, mandar e responder mensagens, ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.

Anunciante:  Pode ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.

Analista: Pode ver quem criou um post e analisar relatórios.

9. Prepare conteúdo antes de começar a convidar seu público

O objetivo do seu negócio ao criar uma página no Facebook é criar um canal para melhorar os resultados de seu marketing digital e promover maior engajamento do seu público, certo?

Então, como convidá-los a seguir uma página ainda sem postagens?

Seria a mesma coisa que chamar os amigos para conhecer sua nova casa que ainda não tem nenhum móvel.

Por isso, publique pelo menos 5 materiais antes de mandar os convites.

Produza postagens que indiquem que a marca está comprometida com a publicação de conteúdo novo e relevante.

Assim você cativa o seu seguidor e o torna audiência da sua página.

10. Defina seu tom de voz

Como já explicamos nesse post, definir o tom de voz com o qual você vai interagir com seu público-alvo é o que determinará a imagem e reputação que você terá nas mídias sociais.

Encontrar o tom de voz que você vai utilizar nas suas redes sociais é a maneira de garantir que você está se expressando de acordo com o que sua marca e sua imagem representam.

Então é importante que você tenha essa linguagem definida de maneira precisa. Leia nosso post e encontre seu tom de voz!

11. Planeje seu conteúdo

É importante saber exatamente o que você vai postar em sua fanpage.

Não poste qualquer tipo de conteúdo apenas para manter a página atualizada!

Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem.

Confira aqui 8 dicas de produção de conteúdo para Redes Sociais.

Planeje, pesquise e poste apenas conteúdo de qualidade.

12. Crie um calendário editorial

Uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que esteja investindo em marketing de conteúdo é o calendário editorial (já falamos sobre ele, aqui no blog, abordando dicas e desafios).

E por mais que ele seja voltado para a publicação no blog, ao criar uma página no Facebook, temos que integrá-lo ao plano.

Lembre-se de que seus posts precisam ser encontrados pelo público para que sua marca passe a ser reconhecida e, assim, ajudar na geração de leads.

Então, não deixe de criar e seguir o seu calendário.

13. Invista em diferentes formatos

O mais legal das redes sociais é que você tem a chance de promover as mais diferentes ações.

E é fundamental que sua empresa use essas possibilidades a seu favor.

Publique artigos, ebooks, fotos, vídeos, gifs e tudo que for pertinente ao universo da sua marca e do seu público.

Essa multiplicidade faz com que o seu público perceba que sua empresa não quer apenas “enfiar conteúdo goela abaixo”, mas sabe como usar a rede social para engajar, entreter e educar.

14. Chame a atenção do seu público

Conteúdo novo e interessante é essencial para manter a atenção do seu público em sua fanpage.

Use bons títulos e sempre coloque imagens.

Conteúdo visual recebe 37% mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens.

Veja aqui os melhores tipos de imagens para impactar seus leitores.

15. Promova sua página

Nós já falamos que é preciso publicar ao menos 5 posts antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página.

Uma vez que você fez isso, comece a promovê-la!

Convide pessoa a curtirem, coloque-a no seu site, crie promoções ou sorteios… as opções de divulgação são muitas!

Escolha a que encaixe melhor na sua empresa e estratégia.

16. Escolha aplicativos do próprio Facebook para engajar

O Facebook oferece uma ampla gama de aplicativos gratuitos que podem ajudar a tornar sua página mais interessante e dinâmica.

Para encontrá-los, basta colocar o termo da barra de pesquisas e, na página de resultados, filtrar por Aplicativos.

Você pode criar formulários, quizzes, feed RSS, integração com outras redes sociais…

O importante é que, ao criar sua página do Facebook, sua empresa integre esse aos seus outros canais para o fortalecimento da marca.

17. Relacione-se com a sua audiência

Uma rede social é feita para ser um ambiente de trocas entre os usuários.

Muitas empresas ficam tão focadas em publicar e contar números, que acabam se esquecendo de interagir com o seu público-alvo.

Por isso, nunca deixe de ler, curtir e responder as mensagens dos leitores.

Lembre-se de que o Facebook tem uma plataforma de ótima qualidade já pronta, com mensagens, chat e afins, para servir como um poderoso aliado em um dos pontos mais críticos de qualquer empresa: o serviço de atendimento ao cliente (SAC).

18. Crie Marcos

Algo que é pouco usado, mas com muitas possibilidades.

Os Marcos (ou Milestones, em inglês) são dados que merecem atenção do público a respeito da sua empresa.

Por exemplo: a data de fundação, o lançamento de produtos… tudo isso vai contribuir para o aumento da confiança na sua marca (que, por sua vez, ajuda a conquistar clientes).

E para criá-los é fácil. Na área de postagem, procure o botão “+ ofertas e eventos”, clique sobre ele e pronto.

19. Mensure seus resultados

Depois de tudo isso, é importante saber o que funcionou ou não para sua fanpage.

O próprio Facebook te oferece relatórios sobre o que gerou engajamento, curtidas e fornece dados demográficos sobre o público que entrou em contato com sua página.

Veja cuidadosamente quais estratégias foram boas e abandone aquelas que não trouxeram bons resultados.

20. E, por fim: inspire-se!

Não desanime se sua fanpage não trazer resultados rápidos.

Marketing Digital envolve esforço e planejamento e seus resultados acontecem a longo prazo.

Inspire-se em páginas de sucesso e não desista!

O Facebook, se bem utilizado, pode ser a base do seu sucesso nas Redes Sociais. Boa sorte!

Bom, com todas estas dicas você já pode se considerar um expert em fanpages e, com certeza, já entendeu todos os detalhes que farão a sua página ganhar destaque no universo da rede social mais acessada da atualidade.

CONTEÚDO PARA ALAVANCAR SEUS RESULTADOS NAS REDES SOCIAIS
Guia Prático do Facebook Ads: aprenda a criar anúncios e campanhas incríveis
Como converter mais usando Facebook Ads? Crie campanhas realmente eficientes
Como obter resultados orgânicos no Instagram? Confira nossas dicas!
Entenda tudo sobre as principais redes sociais do mercado: LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e YouTube!

Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente nos comentários!

Avance ainda mais em sua estratégia no Facebook (e até mesmo em outras redes sociais). Separei alguns conteúdos para ajudar você nessa missão:

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.