CRM e Automação de Marketing: por que você precisa integrá-los

CRM e Automação de Marketing: por que você precisa integrá-los

A integração entre CRM e Automação de Marketing pode tornar o planejamento das suas estratégias de Marketing Digital ainda mais eficiente. Na verdade, essa técnica pode ajudar muito para que elas funcionem de forma precisa e impactem corretamente os consumidores.

Quando falamos em Marketing Digital, alguns conceitos acabam ganhando maior notoriedade por conta da sua importância para que uma estratégia consiga alcançar os resultados esperados. Dois deles são CRM e Automação de Marketing, técnicas fundamentais para se aproximar de uma peça importante: o consumidor.

Afinal, é imprescindível pensar em um plano de Marketing que contemple o fortalecimento da relação com os seus clientes.

Cada vez mais exigentes e com mais opções no mercado, os consumidores não pensam duas vezes antes de procurar a concorrência, caso a serviço não seja o que ele procura.

Portanto, é fundamental pensar em maneiras de aprimorar a experiência do usuário com a sua marca. Ao aproximar e integrar CRM e Automação de Marketing, você torna as suas ações e campanhas ainda mais precisas, conhecendo a fundo quem é o seu consumidor.

Que tal, então, saber mais sobre o assunto? Confira!

O que são CRM e Automação de Marketing?

Antes de entrarmos na importância de integrar CRM e Automação de Marketing na sua empresa, é preciso entender melhor o que são esses dois conceitos.

Por isso, preparamos um breve resumo sobre o que é cada uma dessas táticas de Marketing Digital e como elas são importantes para o sucesso da sua empresa.

CRM

O conceito de CRM (Customer Relationship Management) não poderia ser mais claro do que o nome indica: Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Ao aplicar essa tática dentro da sua empresa, o objetivo é fortalecer o relacionamento entre marca e consumidor ao realizar um melhor gerenciamento dos seus leads.

Organizar os dados disponíveis dos seus consumidores — de informações pessoais até histórico de compras ou canais de atendimento preferidos — é o primeiro passo para entender melhor o que o usuário está procurando.

Ao conhecer a fundo quem consome os seus produtos ou serviços, você pode tornar suas campanhas mais precisas e, assim, aumentar a geração de leads.

Como? Por centralizar todas as informações sobre o seu consumidor, o que facilita o uso delas nas estratégias de Marketing Digital. Dessa forma, é possível fortalecer as campanhas de email marketing e a presença da sua empresa nas redes sociais, por exemplo.

Automação de Marketing

Com a transformação digital, é fundamental que as empresas saibam utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para tornar as suas estratégias mais eficientes.

Ao colocar alguns softwares de Automação de Marketing em prática na sua empresa, você consegue reduzir o trabalho burocrático e aumentar a produtividade da sua equipe.

Dessa forma, automatizar os processos de Marketing Digital nada mais é do que usar ferramentas para que atividades manuais — principalmente aquelas que demandam muito tempo — sejam feitos de maneira mais prática e eficiente. São tarefas necessárias, mas que podem tomar tempo, por exemplo, de tarefas mais estratégicas.

Dessa forma, você consegue realizar campanhas mais precisas e personalizadas para atingir o seu público e, é claro, tornar o trabalho dentro da sua empresa mais eficiente e produtivo.

Além disso, você consegue atrair mais leads e reduzir outras métricas, como o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).

Automação de MarketingPowered by Rock Convert

Qual a razão de realizar a integração entre as duas táticas?

Agora que você já entendeu melhor o que cada um desses conceitos representa, já é possível compreender a relação entre eles, certo? Portanto, é hora de saber o que fazer para que a integração entre CRM e Automação de Marketing aconteça de maneira correta dentro da sua empresa.

O foco de qualquer estratégia de Marketing Digital deve ser, sem dúvidas, o fortalecimento da relação entre empresa e consumidor. Assim, é muito mais fácil analisar o comportamento do usuário e, consequentemente, realizar as ações necessárias para atender as suas demandas.

CRM e Automação de Marketing podem ser integradas com o objetivo de centralizar ainda mais as informações disponíveis no mundo digital. Se as duas táticas não forem implementadas na sua organização, alguns problemas podem prejudicar o seu planejamento estratégico.

Um deles é a duplicidade de ações. Ou seja, o cliente é impactado por dois caminhos diferentes, o que pode ser péssimo para a sua estratégia, deixando o consumidor insatisfeito com conteúdos em quantidades desnecessárias. Um caso ainda pior é quando determinado usuário não recebe informações de nenhum dos lados.

Assim, se as duas ferramentas separadas já oferecem resultados positivos para a sua empresa, ao integrar CRM e Automação de Marketing, a tendência é uma eficiência ainda maior. O resultado? Maior produtividade da sua equipe — principalmente se contar com poucos funcionários — e melhores resultados de vendas.

Quais as vantagens ao integrar as duas estratégias?

Unir os benefícios de ferramentas de CRM e Automação de Marketing pode ser ainda mais proveitoso para o sucesso da sua empresa. Para que você não perca tempo, listamos as cinco principais vantagens de integrar as duas estratégias. Confira!

Reduz as ações duplicadas

Nem sempre os times de Vendas e Marketing trabalham em conjunto, o que pode gerar a falta de troca de informações.

Assim, muitas vezes ocorre o trabalho duplicado, com as duas equipes realizando ações simultâneas para impactar determinado cliente. Um ponto negativo para a experiência do usuário.

Ao integrar CRC e Automação de Marketing, você garante que todos os funcionários da sua empresa tenham acesso às mesmas informações, evitando a duplicidade — ou até mesmo a ausência — de campanhas, por exemplo.

Maior compartilhamento de informações

Além de evitar ações duplicadas, a integração permite um maior compartilhamento das informações.

Um benefício importante, principalmente se considerarmos que um determinado dado pode ser extremamente útil para uma equipe, enquanto passa despercebido por outra.

Dessa forma, o desperdício de informações valiosas também é reduzido, aumentando as chances, por exemplo, de que suas equipes encontrem maneiras de inovar as estratégias, seja no Marketing, seja no setor de Vendas.

Com todos os dados centralizados em uma mesma plataforma, também fica mais fácil compreender os desejos e as demandas do cliente.

Maior eficiência e produtividade

Um problema muito comum para quem administra uma empresa ou mesmo o setor de Marketing é o excesso de tarefas e, consequentemente, a dificuldade de realizar a gestão de tempo.

Junte esse fator a uma equipe que não é tão numerosa e, assim, torna-se mais complicado aplicar diferentes estratégias, por exemplo.

Ao integrar CRM e Automação de Marketing, você aumenta a produtividade da sua equipe de funcionários, garantindo que eles ocupem suas horas de trabalho com funções mais estratégicas e que, de fato, tragam mais resultados para o seu negócio.

Além disso, todo o trabalho se torna mais preciso e eficiente com tantas informações disponíveis.

Aprimora a experiência do cliente

No Marketing Digital, uma tarefa básica é garantir que a experiência do consumidor seja a melhor possível com a sua marca. Com ações duplicadas, por exemplo, é pouco provável que o cliente fique satisfeito com as suas ações e campanhas, causando o efeito contrário e afastando-o de uma eventual conversão.

Com as duas táticas integradas, a tendência é que cada cliente seja analisado profundamente, tornando mais fácil a identificação de padrões de comportamento. Assim, suas ações passam a ser cada vez mais personalizadas, resultando em uma experiência mais positiva do usuário com a sua marca.

Aumento nas vendas

Com o cliente satisfeito com os pontos de contato entre ele e a sua empresa — além de um monitoramento constante do seu comportamento —, a tendência é que as suas estratégias se tornem mais precisas. O resultado? Aumento nas vendas da sua empresa.

Afinal, seus funcionários vão saber exatamente o que oferecer para o consumidor e, mais importante, no momento certo. Seja o time de Marketing ou a equipe de Vendas, todos podem tornar as suas atividades mais eficientes e, consequentemente, gerar um maior número de conversões para a sua empresa.

Qual a importância de escolher as ferramentas adequadas de CRM?

É importante se atentar a outro fator: a qualidade das ferramentas utilizadas para tornar o seu trabalho mais eficiente.

Afinal, ao realizar uma busca no Google, é possível encontrar inúmeras opções de soluções de CRM e nem todas vão se encaixar no seu negócio da maneira correta.

Por isso, garanta que o processo de escolha da sua ferramenta seja adequado ao perfil e às peculiaridades da sua empresa. Afinal, de nada utilizar um sistema que não atenda às suas principais demandas, impedindo que você alcance os objetivos traçados em seu planejamento.

Dessa forma, para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo e tornar as suas estratégias cada mais eficientes, integrar CRM e Automação de Marketing pode ser a solução ideal para isso.

Então você vai conseguir tornar processos já eficientes ainda mais precisos e, assim, melhorar os números da sua empresa ao final de cada mês.

Agora que você já sabe como unir as funcionalidades de um CRM e de um software de Automação de Marketing pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio, que tal fazer a escolha certeira? Para ajudar você nessa tarefa, listamos as 12 melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo