Entenda o que são estratégias crossmedia e como aplicá-las em seu negócio

Quer saber como é possível diversificar a sua estratégia de conteúdo e atingir uma parcela maior de público? Conheça o que é a estratégia crossmedia e aprenda a colocá-la em prática!

O que é o Marketing Transacional

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Empresas e consumidores estão cada vez mais tendo o seu comportamento alterado por conta da era da convergência. Computador, televisão e celular, por mais que sejam dispositivos distintos, estão se transformando em um único aparelho, que contempla as principais características desses mecanismos.

Hoje, é possível, por exemplo, assistir a uma série no próprio celular por meio de um aplicativo de streaming ou até mesmo ver TV. Além disso, é cada vez mais comum as pessoas realizarem duas ações ao mesmo tempo, como mexer no celular enquanto assiste a um programa de televisão.

Devido a isso, novas tendências surgem para atrair a atenção das pessoas, já que o meio digital é hoje um espaço diverso e repleto de possibilidades e informações.

Mas qual é a relação da crossmedia com tudo isso? Continue a leitura e entenda o que é essa estratégia, quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio e como aplicá-la.

O que é crossmedia?

Crossmedia é um processo que distribui uma mesma narrativa entre diferentes segmentos de mídia, respeitando suas características intrínsecas — pode envolver música, texto, vídeo, aplicativos etc.

Ou seja, se você deseja falar sobre técnicas de vendas para o seu público-alvo, pode fazer isso tanto por meio do seu blog como com um vídeo no canal do YouTube.

Porém, por mais que o conteúdo apresentado seja o mesmo, a linguagem adotada nessas duas plataformas deve ser diferente.

O termo é empregado no universo do marketing desde 1990, ao fazer menção a campanhas ou produções que utilizassem diferentes mídias de transmissão, como um jogo de futebol, que poderia ter sua reprodução na TV e no rádio.

O conteúdo e a mensagem são os mesmos, no entanto, a linguagem adotada é diferente, respeitando as características próprias de cada mídia.

Também conhecida como marketing 360, a narrativa adotada em uma estratégia crossmedia leva o consumidor de um ponto a outro.

Isso pode acontecer quando a pessoa muda de mídia (ou seja, passa a consumir o conteúdo que estava em um livro por meio de vídeo, por exemplo) ou também entre canais (quando alguém está consultando determinada informação no tablet e visualiza um mesmo conteúdo em texto e vídeo).

Qual a diferença entre crossmedia e marketing transmedia?

Enquanto que o crossmedia faz uso de diferentes tipos de mídias para reproduzir uma mesma narrativa, a transmedia utiliza diferentes plataformas ou mídias para contar outros pontos de vista de um mesmo conteúdo, geralmente com foco em públicos diferentes.

A transmedia vai além da narrativa original e precisa que cada estratégia adotada nesses meios diferentes seja autossuficiente para consumo autônomo.

Muito utilizada no meio do entretenimento, a partir da transmedia é possível, por exemplo, completar “buracos” de uma narrativa, apresentar outras perspectivas, desenvolver personagens secundários, entre outras possibilidades.

Para que você entenda melhor como funciona, leve em consideração a saga Harry Potter. As versões em livro e em filme não podem ser consideradas como transmedia nem como crossmedia, e sim como adaptação.

No entanto, a partir do momento que é criado um site com conteúdos novos, mas que dizem respeito ao universo original, isso é considerado como transmedia.

Quais são os benefícios de adotar essa estratégia?

Diante de tantas alternativas, com formas diferentes de retratar um mesmo conteúdo, o consumidor consegue selecionar por meio de qual mídia ele quer se informar. Isso reforça a relevância de diversificar as suas ações de marketing em diferentes canais.

O também crossmedia contribui diretamente para aprimorar a consciência de marca, ou seja, o modo como o seu público enxerga o negócio.

Outro benefício é fazer com que o seu produto ou serviço não saia da cabeça do consumidor, já que estará presente em diferentes mídias que ele pode acessar.

Como colocar o crossmedia em prática?

Aqui na Rock, um mesmo conteúdo sobre transformação digital, por exemplo, pode ser publicado em nosso blog, no canal do YouTube e até no Instagram.

Mas para que a estratégia de crossmedia funcione não basta postar o mesmo assunto em mídias diferentes. Lembre-se de que é preciso estimular o público a consumir e interagir com essas narrativas nos diferentes meios, de maneira complementar.

Portanto, é preciso:

  • definir um objetivo a ser atingido com a estratégia;
  • planejar a forma como ela vai ser adotada — e por meio de quais plataformas e mídias;
  • levar em consideração o seu público-alvo e persona, de modo a investir nos segmentos de mídia que fazem sentido e ter sucesso com a iniciativa;
  • garantir o engajamento do seu consumidor, de modo que ele continue se relacionando com cada um dos conteúdos ao longo da experiência.

Cases de sucesso da estratégia crossmedia

Conheça a seguir alguns exemplos de campanhas de crossmedia que foram um sucesso e se inspire!

Batman: The Dark Knight

Durante o lançamento do filme Batman: The Dark Knight muitas foram as formas de publicidade adotadas ao redor do mundo.

Entre os canais de divulgação do filme estava um site oficial, que disponibilizava o convite para um jogo em determinadas cidades. Com isso, um grupo de fãs do filme se reunia em um local e recebia informações que levavam até salas de cinemas, as quais exibiam o trailer do longa pela primeira vez.

OLX

Em 2013 a OLX investiu em crossmedia como forma de se aproximar mais do público. Para tanto, criou vídeos de 30 segundos, que foram divulgados em forma de comerciais televisivos, e outros de duração maior, disponibilizados na internet e no canal do YouTube, lançado especificamente para a campanha.

Dove

A campanha da Dove de 2013 (Retratos Real Beleza) também foi veiculada tanto nos canais de televisão quanto na internet. No entanto, nos meios digitais ela foi lançada em uma versão estendida e em conjunto com um site oficial da ação.

Desse modo, se a sua intenção é unir produção de conteúdo em blog, vídeo, aplicativo e até no ponto de venda como uma campanha crossmedia, faça isso de maneira organizada e que seja capaz de captar a atenção do seu consumidor.

Viu só como o crossmedia pode ser uma alternativa interessante a ser adotada em seu negócio?

Gostou do tema e quer ficar por dentro de outras maneiras de aumentar seus resultados com marketing?Confira o nosso kit de primeiros passos no Marketing Digital e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.