Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 21 de março de 2019. | Atualizado em 18 de junho de 2020


A especificação CSS, assim como HTML e JavaScrit, é uma tecnologia utilizada por muitos sites para criar páginas com um design agradável. Neste artigo explicamos o que é CSS, para que serve e por que vale a pena implementar um CSS no seu site.

O CSS é uma linguagem de design gráfico escrita dentro do código HTML de um site e que permite criar páginas de forma mais precisa, além de aplicar estilos, como cores, margens, formas, tipos de letras etc.

Ela é a sigla de Cascading Style Sheets, que em português pode ser traduzido como Folhas de Estilo em Cascatas, foi esenvolvido pela W3C em 1996. Esse nome foi dado porque as caraterísticas se aplicam de cima para baixo, por meio de regras que têm um esquema prioritário.

Para que serve o CSS?

A tecnologia CSS foi criada para marcar a separação entre conteúdos e páginas da web, e para dar uma forma de apresentação a elas. Isso gera múltiplos benefícios, como:

  • apresentar o documento final em diferentes estilos (tela, voz, impressão);
  • ter um site responsivo;
  • evitar criar arquivos muito pesados;
  • determinar o estilo visual de um site inteiro. Dessa forma, se mudamos uma página, é possível todas automaticamente;
  • trabalhar com padrões e separar (até certo ponto) a estrutura da apresentação, fazendo um trabalho mais definido;
  • garantir maior flexibilidade e controle nas especificações do site;
  • simplificar a criação de uma página.
Confira também estes conteúdos:
👉 O que é HTML e qual sua funcionalidade?
👉 Debug WordPress: o que é e como ativar essa depuração no seu site
👉 Entenda o que é autenticação de dois fatores e a sua importância

Como vincular o CSS ao HTML?

O HTML tem uma relação muito forte com o CSS, já que o HTML é uma linguagem de marcação (constitui a base de um site) e o CSS determina o estilo da página (toda a parte estética).

Apesar de as Folhas de Estilo em Cascatas não serem imprescindíveis, são importantes para dar forma e aparência à sua página. Se você só utilizar HTML, a sua página fica nua e sem nenhum destaque com relação aos concorrentes.

Powered by Rock Convert

Por que vale a pena implementar o CSS em um site?

As vantagens de utilizar as Folhas de Estilo em Cascatas são numerosas e algumas já foram mencionadas anteriormente. Outras que podem ser citadas são:

  • a possibilidade de fazer modificações visuais em um só lugar (sem ter que editar todos os documentos HTML separadamente);
  • a facilidade de organizar e fazer mudanças;
  • permitir que o download da página seja feito com maior agilidade;
  • por meio da separação se melhora a acessibilidade e a escaneabilidade do conteúdo;
  • a simplicidade para criar versões dependendo dos dispositivos (tablets, smartphones ou dispositivos móveis, entre outros).

Apesar de trazer dúvidas em um primeiro momento, o uso do CSS é bastante relevante, sim! Sua execução permite melhorar as técnicas de SEO do site e, consequentemente, de posicionamento em sites de busca — algo indispensável em uma estratégia de Marketing Digital.

O CSS foi criado para ser trabalhado em conjunto com o HTML. Devido ao conceito que utiliza (a separação entre apresentação e conteúdo), a tecnologia CSS tem um padrão muito amplo, com especificações, benefícios e possibilidades muito grandes.

Atualmente, você encontrará o CSS na maioria dos sites, já que é um requisito tão importante como a própria linguagem de marcação. Portanto, não deixe de implantá-lo!

Você gostou do artigo e quer conhecer outros temas interessantes? Então, recomendamos que entre no nosso blog e descubra o que é XML e para que serve essa linguagem.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *