Por Raphael Pires

Publicado em 27 de dezembro de 2019. | Atualizado em 18 de março de 2020


A cultura analítica traz várias vantagens para empresas, como previsibilidade e assertividade. Vamos provar isso no conteúdo produzido em parceria com a Layer Up.

ilustração sobre cultura analítica
Como aplicar a cultura analítica na sua agência?

Na era em que a informação tem ganhado proporções nunca vistas, um novo assunto tem ganhado relevância e chamado atenção: dados. Se você nunca ouviu falar em cultura analítica, também chamada de cultura de dados ou até cultura data-driven, é hora de entender o assunto.

Na Layer Up, estamos de olho nessa tendência. Além de basearmos metas internas e a gestão de produtividade em dados, incentivamos nossos clientes a olharem com atenção para informações numéricas, seja no marketing ou nas vendas. 

Esse incentivo não é mero acaso: apostar na análise de dados tem se tornado cada vez mais importante para os resultados, por gerarem mais previsibilidade e embasarem decisões mais assertivas. Porém, para que isso funcione, é preciso que os membros da empresa reconheçam essa importância.

O que é a cultura analitica? 

Cultura analítica é a inserção de processos e ferramentas na empresa que permitam a análise de dados, de forma que todos entendam a relevância disso. Enquanto os gestores, mesmo das empresas mais conservadoras, precisam abrir a cabeça para essa nova realidade, os colaboradores precisam entender e apostar nisso.

Falar de termos como data-driven e big data é comum e fácil, mas aplicar esses conceitos no dia a dia exige um novo comportamento por parte dos gestores e dos colaboradores das empresas. 

Com o apoio das tecnologias necessárias, todos passam então a estabelecer métricas a serem verificadas frequentemente. Ocorre a coleta e análise desses dados, verificação do que está dando certo e errado e, a partir daí, surgem planos de ação para atingir as metas iniciais. Mas de onde vêm essas informações?

Informação de sobra na cultura analítica

Já ouviu falar em infoxication? O termo que mistura informação com intoxicação surgiu por um motivo óbvio: a quantidade de informação que temos atualmente foge do nosso controle. 

Prova disso é que no relatório “Reflexões sobre o impacto dos dados na sociedade e nos negócios em 2019” do Instituto Cappra, a projeção é que em 2025 vamos conseguir analisar apenas 3% da informação disponível. 

No ambiente digital, por exemplo, existem diversas informações que podem ser analisadas. Hoje, é possível ver quantas pessoas acessaram seu site, quantas pessoas clicaram em determinado botão, o tempo de permanência, qual anúncio está performando melhor, entre muitos outros pontos. 

Cada vez mais, vai ser necessário adotar ferramentas que contribuam para que os dados certos sejam coletados. Porém, ao abrir um sistema como Google Analytics, ele pode até parecer um pouco “assustador” de tanta informação disponível. 

No entanto, as empresas devem escolher quais KPIs são relevantes de ser analisados e esgotar aquelas informações por completo.

Por isso, também tornam-se necessários profissionais especializados em selecionar as informações mais importantes para cada tipo de empresa, cliente,  sempre levando em conta os objetivos. 

Quais as vantagens de apostar na cultura análitica? 

Agora que você já entendeu o que é cultura analítica, deve estar se perguntando: por que é tão necessário se preocupar com a análise de dados? A verdade é que adotar uma postura analítica traz uma série de vantagens. Vamos mostrar algumas delas. 

1. Tomar decisões com assertividade 

A maior vantagem de adotar a cultura analítica é que sua empresa passa a tomar ações muito mais assertivas, de forma preditiva. Isso porque é possível, por exemplo, identificar padrões de comportamento de clientes e realizar uma projeção de vendas. 

Assim, fica mais fácil tomar decisões. Desde decidir o momento certo de colocar um novo produto no mercado ou até mesmo investir mais ou menos em anúncios de determinada rede social, para determinado público. 

Ou seja, adotar uma cultura análitica é importante para que a tomada de decisões passe a ser baseada em fatos, não em achismos. Em um cenário instável, saem na frente as empresas que conseguem dar passos à frente da maneira correta. 

2. Inserção de novas tecnologias 

Investir na cultura análitica faz com que sua empresa vá em busca de novas tecnologias, como opções para o armazenamento de dados em nuvem, até mesmo sistemas que reúnam as informações mais importantes de forma automatizada, para que então elas sejam analisadas. 

Ou seja, a cultura analítica “obriga” sua empresa a se atualizar. Além da busca por essa tecnologia inovadora, consequentemente serão necessárias novas práticas internas e uma nova mentalidade por parte dos colaboradores. 

3. Mais produtividade e proatividade 

Quando os colaboradores são incentivados a adotarem uma postura analítica, isso aos poucos vai se tornando parte da rotina. Assim, todos eles vão, aos poucos, tendo um olhar mais crítico sobre o próprio trabalho. Como isso acontece?

Basicamente, com dados liberados para os funcionários, eles podem verificar sempre que necessário o que está de fato dando certo. A partir daí é possível reconhecer quais as melhores formas de produzir, quais estratégias estão dando certo e o que pode gerar resultados melhores. 

Os próprios colaboradores passam a dar sugestões para que esses bons resultados sejam alcançados. 

Além disso, você também pode usar dos dados para verificar o nível de produtividade dos colaboradores. Hoje, existem ferramentas de gestão que auxiliam nisso. Se os funcionários têm acesso ao nível de produtividade, também podem fazer uma autoavaliação e buscar a otimização do próprio trabalho.

É hora de apostar na cultura analítica 

Essas são apenas algumas das vantagens da cultura analítica, cada vez mais relevante para o mercado brasileiro, que está em processo de transformação digital. Nesse cenário, é preciso começar a inserção dessa cultura imediatamente. Não fique para trás!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *