Por Clara Borges

Gerente de Marketing B2B na Rock Content

Publicado em 26 de outubro de 2019. | Atualizado em 26 de dezembro de 2019


A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.

O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Precisamente, mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital.

A transformação digital mudou diversos contextos da sociedade — educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros. Neste post, falamos sobre o que é a cultura digital, sua importância e os elementos mais relevantes que a compõem.

 

O que é a cultura digital?

A cultura digital se refere a toda mudança ocasionada pela tecnologia e pela internet, que, em poucos anos, transformou o mundo e a maneira como interagimos nele.

Em uma sociedade que permanece em constante crescimento e transformação, a cultura digital emerge com práticas sociais inovadoras que reconfiguram a maioria dos aspectos de nossas vidas.

Há 100 anos era possível interagir com o outro lado do mundo tão rápido quanto agora? Claro que não! Inclusive, teriam zombado de nós se tivéssemos pensado nisso.

Hoje, tudo acontece por meios eletrônicos, que nos dão infinitas oportunidades, desafios e benefícios, sejam eles educacionais, sejam econômicos, sejam sociais.

No entanto, o conceito de cultura digital não teria surgido sem a criação de TICs: Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Aspectos inerentes à cultura digital

A cultura digital apresenta certas características sem as quais seria impossível mantê-la em constante transformação ao longo do tempo. Veja!

World Wide Web

A World Wide Web (WWW) é a maneira sistemática pela qual diferentes tipos de documentos, imagens e hipertextos são distribuídos por meio do uso, ou não, da internet. É um serviço que depende de hiperlinks e páginas para navegar entre eles, que podem ser:

  • páginas web;
  • navegadores;
  • links e URLs;
  • HTML.

Mas como assim, “por meio do uso, ou não, da internet”?

A WWW é responsável pela navegação entre páginas, mas isso não acontece necessariamente com o uso da internet. Elas podem estar em um pendrive e serem vistas em um navegador sem a necessidade de uma conexão, ou seja, as informações são armazenadas em um meio local.

Internet

A internet é a infraestrutura pela qual os dados trafegam pelo mundo — é o que interconecta computadores em uma única rede global. Apresenta vários elementos, como conexões, roteadores, sinais de rádio, Wi-Fi, satélites, entre outros.

Vale esclarecer que a World Wide Web não é o mesmo que a internet. Vamos dar um exemplo metafórico: se o serviço de água em uma cidade fosse a tecnologia em geral, a internet seriam os canos e a web seria a água que passaria por eles.

A internet é utilizada por vários serviços, como WhatsApp, Messenger, jogos online, mecanismos de busca, Facebook, Web, entre outros.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

As TICs são todas as ferramentas, conhecimentos e práticas que fazem a informação fluir de qualquer lugar do mundo. Elas foram criadas a partir da ascensão da internet e permitiram criar uma sociedade muito mais informada.

Vamos citar algumas inovações que você certamente conhece:

  • quadros e mesas interativas;
  • tablets;
  • computadores;
  • comércio eletrônico;
  • correio eletrônico;
  • busca online.

As TICs são instrumentos para o processamento de informações, gestões administrativas, marketing e publicidade de novos produtos e serviços, operando em alta velocidade e atravessando fronteiras.

Redes sociais

As redes sociais, como o nome indica, são estruturas sociais que facilitam a interação e a troca de informações entre indivíduos por meio do uso da internet. Hoje existem inúmeros tipos de redes sociais que facilitam o processo de globalização social.

Entre os mais importantes estão:

 

O que mudou com a cultura digital?

Ao longo do post, comentamos as mudanças que a cultura digital gerou. Vejamos alguns exemplos!

Educação

As TICs no campo educacional representam um grande avanço. Um exemplo é sua implementação no currículo de estudo, como o ensino da informática.

Além disso, permitem que, cada vez mais, as informações estejam acessíveis para todos os alunos.

A tecnologia chegou às escolas para capacitar ainda mais seus alunos.

Organizações

As organizações públicas e privadas se desenvolveram com mais rapidez e sucesso por meio de planejamento baseado na cultura digital.

Os Estados que se adaptaram à cultura digital conseguiram uma aproximação das pessoas em suas comunidades e vice-versa, obtendo uma maior inclusão para o avanço da sociedade.

No setor privado, as organizações alcançaram um nível mais alto de competitividade em relação aos seus pares.

Finanças

Com a implementação de estruturas inovadoras e altamente globais, a cultura digital mudou a maneira como vendemos nossos produtos e serviços ao mundo.

As estratégias de marketing mudaram e, hoje, se baseiam na criação de um vínculo com os usuários por meio do uso de recursos tecnológicos, obtendo um relacionamento empresa-consumidor capaz de gerar um maior volume de vendas.

Empreendimentos

A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores.

Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital. É evidente, então, que a cultura digital é a base do Marketing Digital, já que ela permite desenvolver estratégias com o uso de meios tecnológicos.

Depois de terminar este post, você certamente notou que a cultura digital é tudo o que nos cerca ciberneticamente. Ela conseguiu, em tempo recorde, globalizar a economia, tecnologia, política e cultura, gerando uma crescente intercomunicação entre todos os países.

Se você gostou deste assunto e quer saber mais sobre o impacto da tecnologia, convidamos você a baixar o nosso E-book sobre a transformação digital 360º!

Ebook Transformação Digital 360Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *