Curso de Copywriting Rock University: aprenda a escrever textos estratégicos

O Curso de Copywriting da Rock University ensina você a escrever textos que atraiam a sua persona e a convençam a executar uma ação. Neste artigo, apontamos como essa técnica funciona e como esse curso ajudará a executá-la.

Curso de Copywriting: aprenda a escrever textos incríveis e estratégicos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A maioria das estratégias de Marketing Digital conta com ferramentas que têm a finalidade de atrair o público certo, a fim de engajá-lo e convertê-lo em leads ou clientes.

Uma dessas ferramentas é o texto. No entanto, somente escrever um bom conteúdo textual não é o suficiente. Por essa razão, a Rock University acaba de lançar o Curso de Copywriting como parte de suas certificações.

Porém, antes de falarmos sobre o curso, se você ainda tiver dúvidas sobre o real conceito de Copywriting e as diferenças que existem entre ele e o Marketing de Conteúdo, convidamos você a continuar a leitura deste texto. Vamos lá?

O que é Copywriting

Alguns profissionais o conceituam como escrever texto focado em conversão, mas não é só isso.

Copywriting é uma técnica em que conteúdos são produzidos com o objetivo de convencer a pessoa que o lê a realizar uma ação específica, tais como: baixar um material rico, se inscrever numa newsletter, acessar um blog post, entre outros.

Portanto, a principal ferramenta do Copywriting é o texto (comumente chamado de “copy”) e, apesar de ser uma técnica de comunicação que já existe há bastante tempo, ela vem sendo aperfeiçoada no marketing para cumprir o objetivo de atrair a persona certa.

O que é persona?

Confundir a buyer persona com público-alvo é um erro que algumas pessoas ainda costumam cometer.

Por isso, trazemos aqui o conceito correto: uma persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal.

Assim, todas as ações de marketing devem ser feitas com base nela para atrair as pessoas que tenham maior potencial de se tornarem clientes.

Como começar a fazer Copywriting?

De acordo com John Emory Powers, conhecido por ter sido o primeiro profissional de copywriting, o primeiro passo a ser dado ao utilizar essa técnica é justamente conseguir chamar a atenção do leitor e ter uma comunicação verdadeira e sincera com ele.

Assim, se você for falar sobre um produto ou serviço, por exemplo, é essencial que o texto fale sobre as suas reais características, funcionalidades e benefícios.

Qual é a importância do Copywriting no Marketing de Conteúdo?

Embora algumas pessoas pensem que os conceitos de Marketing de Conteúdo e Copywriting sejam os mesmos, eles não são.

Afinal, enquanto o Copywriting envolve técnicas de escrita voltadas a engajar o leitor e convencê-lo a tomar uma ação, o Marketing de Conteúdo usa uma estratégia voltada a atrair e educar a persona para conduzi-la desde o topo até o fundo do funil de vendas.

Além disso, os conteúdos produzidos numa estratégia de Marketing de Conteúdo são estruturados para o SEO, ou seja, para os buscadores online como o Google. 

Como são feitos os conteúdos otimizados para SEO?

Antes de começar a escrever a primeira linha de conteúdo, é essencial que a pauta esteja feita, pois ela aponta a qual persona o texto será escrito e qual palavra-chave deverá estar em foco.

As palavras-chave são termos que as pessoas inserem no Google quando fazem alguma busca, por isso a importância de tê-las em pontos estratégicos do texto para que ele seja indexado nos resultados dessas procuras.

Alguns desses pontos são: título, primeiro parágrafo, intertítulo e último parágrafo.

Quais são os benefícios da produção desses conteúdos?

Uma vez que esses textos sejam encontrados nos resultados das buscas, eles podem fortalecer a marca do site ou blog na internet, além de melhorar o relacionamento com o público e gerar novas oportunidades comerciais.

Por essa razão, é comum dizer que quanto mais conteúdos um site ou blog tiver, maiores são as chances de atração, engajamento, conversão e retenção, além de conquistar os objetivos que levaram esse site ou blog a ser criado.

Em suma, enquanto o Marketing de Conteúdo foca na estratégia, Copywriting é voltado para a técnica. Ambas são complementares, pois ajudam a estruturar o planejamento de Marketing Digital.

Como é o curso de Copywriting da Rock University?

No curso de Copywriting da Rock University, a professora Amanda Albuquerque ensina como executar essa técnica de maneira correta e certeira, tal como fazemos na Rock Content.

Confira abaixo os módulos do curso.

Módulo 1: Apresentação do curso

Aqui, a professora apresenta a estrutura do curso, quais são os cinco módulos e como funciona a prova para que você possa tirar a sua certificação.

Em seguida, ela conceitua o que é Copywriting, como ele deve ser feito para atrair a persona e os cuidados que é preciso ter com os clichês.

Módulo 2: Recursos do Copywriting

O segundo módulo começa abordando a escrita persuasiva e como você pode fazer uso de provas sociais, gatilhos mentais, storytelling, dados e pesquisas para escrever o texto.

Módulo 3: Como utilizar o Copywriting

Aqui são vistos os mais variados tipos de copys para funil de vendas, materiais ricos, foco em conversões, além das dicas de como criar um copy irresistível.

Módulo 4: Técnicas de Jornalismo no Copywriting

Para escrever um bom texto, alguns pontos são essenciais, tais como: contexto, bigode e título. O módulo também ensina como você pode treinar e melhorar cada vez mais o seu copy.

Módulo 5: Mercado profissional para o Copywriter

Por fim, o quinto e último módulo traz os principais nichos de atuação para os profissionais que queiram seguir a carreira de copywriter, assim como dicas de como montar um portfólio e vender esse tipo de serviço.

Como fazer a matrícula no Curso de Copywriting da Rock University?

O curso está disponível na PbyP School, juntamente com outras certificações licenciadas pela Rock University.

Esperamos que faça bom proveito do Curso de Copywriting! Bons estudos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.