Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 12 de agosto de 2019. | Atualizado em 14 de agosto de 2019


Para montar e gerir uma estratégia de marketing que traga resultados, é preciso saber em quais canais online suas ações devem aparecer. O Facebook não pode ficar de fora e, para você aprender tudo sobre essa rede social, a Universidade Rock Content está lançando o Curso de Facebook.

Muito embora muitos de nós sejamos usuários de mídias sociais, para que elas se transformem em verdadeiros geradores de negócios da sua empresa, não basta publicar textos e imagens que você considere bonitas. 

Tudo que você fizer no Facebook precisa ter um viés estratégico para alcançar os objetivos que você tanto quer conquistar nos meios digitais.

E para que você saiba quais vieses são esses e como o Curso de Marketing no Facebook ajudará, continue a leitura deste post!

Mas, o Facebook não morreu?

Esta é uma pergunta bem recorrente tanto na área de Marketing Digital quanto na vida das pessoas que usam redes sociais apenas por lazer ou para passar o tempo. E, para ambos os casos, a resposta é “não”, o Facebook não morreu.

E para vermos o quão verdadeiro isso é, comecemos com uma frase dita pelo próprio Mark Zuckemberg sobre a possibilidade de o Facebook estar morrendo:

“Pense no que as pessoas estão fazendo hoje no Facebook. Elas estão em contato com seus amigos e familiares, além de estarem construindo uma imagem e identidade de suas marcas. Elas estão se conectando com a audiência que querem atingir. Portanto, se você não estiver no Facebook, isso é quase uma desvantagem.”

Bom, e agora vamos a alguns números. Somente no Brasil, o Facebook tem 127 milhões de usuários ativos. Ou seja, mais da metade da população brasileira acessa todos os dias essa rede social. Isso significa que, não importa quais pessoas você alcança ou quer alcançar, o seu público, com certeza, está no Facebook.

Por que é importante fazer Marketing no Facebook?

Agora que você viu que o Facebook está mais vivo do que nunca, vejamos as principais razões pelas quais você precisa fazer Marketing no Facebook.

O Facebook é a maior rede social do mundo

Apesar de algumas pessoas preferirem o Instagram — que, este ano, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em todo o globo — a rede social do F branco no fundo azul continua sendo a maior. 

O Facebook conta com um total aproximado de 2,2 bilhões de usuários ativos todo mês em todo o planeta, o que equivale a mais de ¼ da população mundial.

Portanto, se estiver pensando em não fazer Marketing no Facebook para o seu negócio, sugerimos reconsiderar isso. Afinal, você quer mesmo estar de fora da maior rede social do mundo? O seu concorrente, certamente, não quer.

Fortalecimento da marca

Outra vantagem que o Facebook traz é tornar a sua marca mais conhecida pelo seu público. Toda vez que você postar algum conteúdo na sua fanpage, por exemplo, o mesmo poderá ser visto, curtido, comentado e compartilhado em outros feeds. 

Isso faz com que a marca da sua empresa seja propagada e um número maior de pessoas passe a saber que o seu negócio existe. E, tal como nos mostra o conceito do funil de vendas, quanto mais pessoas visitarem você, maiores serão suas chances de vender.

Crescimento do seu tráfego orgânico

Postar conteúdos periodicamente na sua fanpage — que, conforme explicamos aqui, é diferente do seu perfil pessoal — faz o seu alcance orgânico na rede social crescer. E mais do que isso, você consegue fazer o tráfego orgânico do seu site ou blog crescer também.

Afinal, toda vez que você compartilha links de blog posts ou conteúdos do seu site no Facebook e as pessoas clicam, o Google identifica que visitantes estão acessando esses conteúdos por achá-los relevantes, o que contribui para o seu rankeamento nos resultados de busca.

Por isso, sugerimos fazer também anúncios pagos no Facebook com a finalidade de promover seu site ou blog, assunto sobre o qual falaremos agora.

Melhor custo-benefício em anúncios pagos

Quando falamos em mídia paga, Google Adwords e Facebook Ads (que também abrange o Instagram Ads) são os canais mais citados dentro do marketing.

Porém, ao contrário do Google Adwords, o Facebook Ads tem uma enorme vantagem: é mais barato!

Além disso, também é possível inserir os seus anúncios em diversos pontos da rede social como:

Segmentação de público

Dentro dos anúncios pagos, o Facebook também permite segmentar o seu público de modo que suas campanhas possam atingir certeiramente o público que você quer.

Assim, ao criá-las dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook, você consegue especificar para qual audiência você quer mostrar os seus anúncios de acordo com:

  • localização;
  • idade;
  • sexo;
  • interesses.

Inclusive, você também consegue segmentar campanhas para uma lista de leads ou clientes de modo que apenas elas possam ver os anúncios ou para um público que tenha características semelhantes à eles.

Aumento das vendas e métricas de acompanhamento

Claro que essa pontualidade contribui para o que sua empresa tanto quer conquistar: vender mais.

E para que não haja achismos nesse processo, o Gerenciador de Negócios do Facebook conta também com métricas de acompanhamento pelas quais é possível ver quantas vendas foram realizadas a partir de suas campanhas. 

Claro que, para executar todos esses pontos, é preciso conhecer a fundo a rede social e, por essa razão, a Universidade Rock Content está lançando o tão aguardado Curso de Marketing no Facebook.

Como é o Curso de Facebook Marketing da Universidade Rock Content?

Por meio desse curso, vamos mostrar como você pode conseguir resultados maiores e melhores dentro das suas estratégias e ações de Marketing usando o Facebook.

Confira os primeiros módulos!

Módulo 1: Apresentação do curso

Aqui, você será apresentado a estrutura completa do curso. 

Módulo 2: Conhecendo o Facebook

Este módulo conta os motivos que tornam o Facebook uma rede social forte e como dar os primeiros passos nela.

Módulo 3: Lidando com a marca no Facebook

Aqui, você aprenderá o conceito de brand e brand persona dentro do Facebook, além de saber como produzir conteúdos matadores na rede social.

Módulo 4: Engajamento

Como dissemos, ter um bom alcance orgânico é importante, e você aprenderá como conseguir isso neste módulo.

Módulo 5: Grupos no Facebook

Os grupos são uma das melhores ferramentas do Facebook. Por isso, este módulo é totalmente dedicado a ensinar como usá-los e com quais métricas você pode medir os resultados.

Módulo 6: Facebook Insights

O Facebook Insights traz métricas que você precisa conhecer para saber o quão bem-sucedidas suas estratégias e ações estão, tal como aprenderá neste módulo.

Módulo 7: Estudo de caso

Para inspirar ainda mais você, dois estudos de caso bem interessantes são apresentados no sétimo módulo.

Existe também Curso de Facebook Ads?

Com certeza. O Curso de Marketing no Facebook da Universidade Rock Content é completo, portanto, ele também ensina como criar campanhas dentro do Facebook Ads. Seguem abaixo os demais módulos que tratam do assunto.

Módulo 8: Facebook Ads

Este módulo aponta as razões pelas quais você precisa usar mídia paga no Facebook assim como as situações em que não se deve usar.

Módulo 9: Funil de vendas no Facebook

Aqui, você aprenderá a construir um funil de vendas na rede social de modo a criar anúncios específicos para cada etapa do funil.

Módulo 10: Gerenciador de anúncios do Facebook

Como dissemos, é preciso conhecer bem o gerenciador para montar os seus anúncios. Por isso, este módulo vai ensinar o overview dele, como configurar o pixel, criar públicos e definir os pontos de conversão.

Módulo 11: Campanhas e anúncios

Uma vez que você conheça bem o gerenciador, nesta etapa do curso você saberá como criar campanhas de acordo com as fases do funil.

Módulo 12: Mensuração e ajustes

Por fim, o último módulo traz para você as métricas do Facebook e como ajustar os seus anúncios para que eles lhe façam alcançar os seus objetivos. 

Como fazer a matrícula no Curso de Facebook Marketing Online?

O curso faz parte do plano premium da Universidade Rock Content. O processo de matrícula é bem simples e não requer conhecimentos prévios. O preço do acesso anual é R$ 499 à vista ou 6x de R$ 99,80.

Porém, quem se matricular este mês de agosto no Curso de Marketing no Facebook recebe uma incrível oferta de 15% de desconto! Para ganhá-la, basta clicar aqui ou na imagem abaixo e inserir FACEBOOK no campo que diz “adicionar um cupom de desconto”.

CURSO DE MARKETING NO FACEBOOK

Bons estudos!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *