7 cursos de vendas para alavancar a sua carreira

Um curso de vendas traz novas perspectivas ao profissional, fornece o conhecimento sobre diferentes técnicas e estratégias, apresenta a realidade do mercado e ainda estreita as relações com outros vendedores. Investir em educação sempre traz muitas vantagens e essas são só algumas delas.

7 cursos de vendas para alavancar a sua carreira

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ainda é muito comum no Brasil a ideia de que os profissionais de venda “se tornam”. Isso pressupõe que quem trabalha nesse ramo não tem a devida formação. Porém, esse é um setor dinâmico e que oferece ampla concorrência. Assim, investir em um curso de vendas é a escolha certa para quem quer se destacar da concorrência.

Atualmente, existe uma ampla gama de opções no mercado, para diferentes necessidades e objetivos. Muitas delas refletem a transformação digital que vivemos e como isso impacta o trabalho desses profissionais.

A tendência é que os clientes procurem por boas experiências em suas compras e saber oferecer isso é fundamental para a fidelização desse público — que agora também chega por um número maior de canais. Você está pronto para esse desafio?

Não se preocupe caso a resposta seja não ou mesmo se você deseja se preparar ainda mais. Neste texto, trazemos algumas dicas de como escolher o curso ideal e listamos 7 boas opções para você se capacitar agora mesmo. Vem com a gente!

Como escolher o melhor curso?

Antes de se inscrever em um curso para se atualizar ou capacitar em vendas, é interessante avaliar as suas necessidades e objetivos. Dessa forma, a escolha é certeira e o investimento é melhor aproveitado. Entre outros aspectos que devem ser avaliados na hora de tomar essa decisão, estão:

  • disponibilidade de tempo:além do tempo demandado para as aulas, é preciso considerar as atividades e leituras propostas e o deslocamento no caso das aulas presenciais;
  • recursos financeiros: investir em educação é algo que sempre traz muitas vantagens, porém, em alguns casos esse retorno só aparece a longo prazo. É preciso saber definir prioridades de como usar os recursos que você tem disponíveis ou pesquisar por cursos gratuitos; 
  • objetivos com o curso: você quer adquirir conhecimentos básicos em uma área, capacitar-se com profundidade em algo que você ainda não domina ou se atualizar em um mercado no qual você já atua? Faça essas perguntas.

Quais os principais cursos da área?

Depois de identificar seus objetivos fica fácil saber por qual curso optar. Abaixo você confere uma lista especial que preparamos para você com sete diferentes opções: de longa ou curta duração; pagos ou gratuitos; presenciais ou online: tem para todos os gostos e necessidades. Confira!

1. Gestão de Forças e Vendas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas oferece uma variedade de cursos livres online de atualização e especialização. Dessa forma, profissionais de diversas áreas podem se capacitar de forma acessível e flexível. Entre as opções, o de Gestão da Força de Vendas.

O conteúdo trabalha a criação e o gerenciamento de estratégias e de planos de venda para diferentes canais de atuação que um vendedor pode ter. O cronograma foca justamente nos benefícios que a integração entre essas frentes pode trazer ao negócio e ao volume de vendas. 

A disciplina pode ser feita totalmente online por meio de diferentes recursos multimídia e totaliza uma carga horária de 30 horas, divididas entre 9 semanas de aula. Existe uma avaliação dos trabalhos propostos durante as aulas e o aluno que obtiver média acima de 7 recebe o certificado de conclusão do curso da FGV Online. 

2. Formação Profissional de Vendas (IBVendas)

O Instituto Brasileiro de Vendas forma profissionais na área com base em quatro pilares:  indicadores de resultados, processo de vendas, competências em vendas e fatores motivacionais. Referência no mercado brasileiro, são ofertados cursos presenciais e a distância. 

O Formação Profissional em Vendas é o treinamento mais completo, com carga horária de 64 horas-aula, ministrado em turmas abertas ou no formato in-company. Os treinadores têm experiência e vivência no mercado brasileiro e estão aptos ao compartilhar conhecimentos teóricos e práticos, voltados especificamente à realidade brasileira. 

O conteúdo aborda estratégias de negociação, etapas de venda, técnicas de compra, funil de vendas, fidelização de clientes, motivação diante de desafios e muito mais. É possível solicitar mais informações no site da empresa para ser notificado sobre a próxima turma.

3. Inbound Sales (Hubspot Academy)

Como identificar novos clientes, se conectar com eles, compreender suas necessidades e dar continuidade a um relacionamento? É isso que o curso de Inbound Sales da Hubspot Academy pretende responder. 

Para quem ainda não conhece, a Hubspot Academy é uma plataforma de cursos online, em sua maioria em inglês. Eles também disponibilizam treinamentos gratuitos e pagos, e muitos deles são de curta duração, ideais para quem procura por uma atualização rápida e flexível em um tema específico. 

Gratuito e com certificado, ele tem uma breve duração de 2 horas e pode ser considerado de nível básico para vendedores que querem trazer uma abordagem de Inbound em suas vendas. Outros cursos que você também pode se interessar são o Sales Enablement e o Sales Management Training.

4. Outbound Marketing & Sales (Rock University)

Uma certificação completa em Marketing Digital que já alcança mais de 120 mil alunos em todo o Brasil: a Rock Universitytem cursos destinados a estudantes, micro e pequenos empresários, donos de agência e profissionais de diferentes áreas do Marketing Digital. 

Os programas são totalmente online e existem diferentes opções gratuitas, para você conhecer — e aprovar — a metodologia da instituição antes de investir o seu dinheiro. Entre eles, o Outbound e Marketing Sales. Quer saber como funciona o processo de Outbound de ponta a ponta e saber como montar uma lista de prospecção? Então esse curso é para você!

Ministrado por Vinícius Mayrink, um dos precursores da área no Brasil, o curso tem duração de 5 horas, oferece certificado digital e aborda tópicos como: inteligência comercial, gestão, prospecção, contratação e treinamento de novos vendedores e muito mais. 

5. Inside Sales ( Rock University )

Outro curso de vendas da Rock University é o Inside Sales, ministrado por Maria Clara Dias, que já foi gerente da área na própria Rock Content. O curso tem cerca de 4 horas de duração divididas em vídeos e materiais complementares e integra o pacote de 11 certificações em Marketing Digital da Instituição. 

Essencial para quem quer trabalhar com comodidade e ter contato com clientes e leadspor diferentes canais, o Inside Sales (vendas feitas de dentro da empresa) tem crescido bastante no Brasil e no mundo. 

O curso se divide em sete grandes áreas: conceitos, contato com o cliente, diagnóstico do negócio, boas práticas para uma proposta, como lidar com objeções, como montar uma equipe e um estudo de caso da Rock Content. As aulas são online e flexíveis à sua disponibilidade — o que significa que você pode começar agora mesmo!

6. Gestão Estratégica de Vendas (SEBRAE)

Uma das premissas do curso, que também é uma consultoria, é a de que um bom relacionamento é essencial para a fidelização de clientes — o que, por sua vez, contribui para o aumento do volume de vendas. Assim, o programa foca no desenvolvimento da equipe e na criação de uma experiência de compra e venda diferenciada.

O curso tem quatro encontros presenciais que totalizam 16h e oferece ainda 2h de consultoria por empresa. Preços e disponibilidade da formação podem ser conferidos na loja virtual do SEBRAE.

De forma complementar, a instituição de apoio aos micro e pequenos empresários brasileiros oferece, também, uma variedade de cursos online sobre vendas, em sua maioria gratuitos. Entre eles: 

  • Como Vender Mais e Melhor: defende a criação de metas para o alcance de melhores resultados, apresenta métodos de como captar mais clientes e traz dicas de como aproveitar o feedback dos clientes nas estratégias do negócio;
  • Customer Success: Como Conquistar e Manter Clientes: discute a definição de Customer Success e explica quais metas devem ser consideradas na avaliação do sucesso do cliente. 

7. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais (Coursera)

O Coursera é uma plataforma de cursos online criada por dois ex-professores da Universidade de Stanford, em 2012, e que hoje já alcança mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Disciplinas, especializações e programas formadores de diferentes faculdades renomadas podem ser acessados por um preço acessível ou mesmo gratuitamente.

O Negociações de Sucesso: estratégias e habilidades essenciais é ofertado pela Universidade de Michigan e ministrado pelo professor da faculdade de Businesse Administração, George Siedel. Ele é totalmente online, tem prazos flexíveis e legendas em português. O curso tem 8 horas e meia em vídeo e totaliza 17 horas quando consideradas as leituras e atividades propostas. 

O cronograma inclui tópicos sobre planejamento, técnicas de negociação, criação de contrato, gerenciamento de crises e avaliação de resultados. É possível ter acesso a todos os materiais do curso sem pagar nada por isso ou desembolsar US$ 29.00 (cerca de R$ 120,00) para receber um certificado, compartilhado automaticamente no LinkedIn do aluno. 

Viu só como se capacitar e investir em cursos de venda pode trazer diferentes vantagens à sua performance como profissional e também ao seu negócio? Esse nicho está em constante transformação e novos profissionais chegam ao mercado cada vez mais preparados. A atualização é fundamental para reter e fidelizar a sua parcela de clientes.

Pronto para colocar a mão na massa e dar sequência aos seus estudos? A gente espera que sim! Enquanto você decide por qual curso, continue aprendendo e baixe nosso ebook sobre processo de vendas!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.