Usando a persona para evitar escassez de conteúdo — Estudo de caso do Curso Marta Garcia

Entenda como o Curso Marta Garcia conseguiu contornar um problema frequente: a escassez de conteúdos.

Usando a persona para evitar escassez de conteúdo — Estudo de caso do Curso Marta Garcia

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Este estudo de caso é parte da história do Curso Marta Garcia, um dos clientes da Rock que teve seu desempenho mais impactado por estratégias de conteúdo, triplicando seu faturamento e consolidando o canal orgânico como principal fonte de aquisição.

Mas aqui vamos falar de um desafio bem específico enfrentado pela equipe do Curso Marta Garcia, que é comum entre empresas que já produzem conteúdo há algum tempo: como lidar com a escassez de conteúdo?

Mas, antes, é importante contextualizar. Siga conosco e conheça a história do curso.

O que é o Curso Marta Garcia

O Curso de línguas Marta Garcia trabalha com cursos de inglês instrumental voltados principalmente para pessoas que desejam se aplicar para mestrados e doutorados.

Com uma metodologia própria, desenvolvida pela professora Marta Garcia, e testada por mais de 15 anos, os alunos são capacitados para não só serem aprovados em exames para mestrado e doutorado, como também ler artigos acadêmicos com mais desenvoltura e velocidade.

Tendo como foco a aquisição de alunos para seu curso a distância, João Garcia, filho da professora Marta, e CEO da empresa, decidiu iniciar uma estratégia de conteúdo, com a Rock Content como parceira.

Hoje, olhando para os resultados da estratégia, parece que tudo foram flores, e que a estratégia se desdobrou perfeitamente.

Mas quem trabalha com marketing de conteúdo sabe que é preciso levar um dia após o outro e estar preparado para dificuldades ao longo da estratégia. Com o Curso Marta Garcia não foi diferente. Eles se viram com um problema enorme em mãos: a escassez de conteúdo.

A escassez de conteúdo

Uma estratégia de conteúdo precisa de alguns fatores para dar certo. Entre eles, a frequência de publicação tem ganhado destaque como um fator importante para ferramentas de busca.

É preciso ser uma fonte recorrente de conteúdos novos, sem perder a relevância para sua persona.

Só que cada mercado é diferente. Alguns são enormes e dificilmente uma empresa consegue abordar todos os temas possíveis; outros são limitados, com uma variedade menor de temas a serem abordados.

O caso do Curso Marta Garcia se encaixa na segunda opção, afinal, um curso preparatório para provas de inglês instrumental em candidaturas para mestrado e doutorado não abre muitas portas para assuntos a serem tratados.

Com um volume alto de produção de conteúdo, em parceria com a Rock Content, logo os temas sobre preparação para provas de inglês para cursos de pós-graduação se esgotaram.  

O problema tirou o sono de João, que se dedicou a procurar caminhos para contorná-lo sem perder a relevância de mercado.

A solução

João encontrou a solução para a escassez de conteúdo em uma das etapas mais destacadas e, ao mesmo tempo, mais negligenciadas em uma estratégia de marketing digital: a sua persona.

Acontece que os temas sobre a preparação para uma prova de inglês em candidaturas para pós-graduação realmente são limitados.

Mas a pessoa que consome esses conteúdos, também está se preparando para todas as outras etapas desse processo seletivo!

Ou seja, uma pessoa que precisa se preparar para uma prova de inglês instrumental para mestrado ou doutorado também precisa conhecer sobre:

  • como escolher a pós-graduação correta;
  • como fazer um pré-projeto;
  • como se dar bem entrevistas presenciais com professores;
  • como fazer uma resenha crítica.

Esses são só alguns dos temas que estão presentes no dia a dia de quem deseja se aplicar para uma pós-graduação.

Perceba como nenhum deles diz respeito à prova de inglês instrumental em si, mas todos são muito relevantes para essa persona.

Entendendo que a estratégia estava indo para o lado certo, João aproveitou para aplicar em diferentes estágios do funil.

Daí surgiu o Kit para aprovação no Mestrado, que reúne conteúdos e materiais que ajudam alunos em fase de aplicação para um mestrado.

O blog do Curso Marta Garcia deixou de ser um portal de referência para pessoas que estão se preparando para uma prova de inglês e começou a se colocar como um portal para todos que tem interesse em começar uma pós-graduação.

Isso abriu portas não só para a produção de novos conteúdos, geração de visitas e leads, como para o reposicionamento da marca como um todo. Tudo por conta de um olhar mais profundo para sua persona.

Como você pode fugir da escassez de conteúdo

Vamos a algumas dicas e conteúdos sobre como você pode fugir da escassez de temas para manter sua estratégia rodando.

Invista na geração e atualização da sua persona

Quando o Curso Marta Garcia começou a parceria com a Rock, insistimos que o estudo de sua persona fosse refeito.

Apesar deles já possuírem uma persona de sua estratégia de conteúdo anterior, queríamos ir mais a fundo, e conhecer de verdade quem consumia os cursos da empresa.

Cada vez que você produz um conteúdo, tem que pensar na pessoa do outro lado da tela. Tem que se colocar no lugar dela e entender quais são suas dores para além do seu produto.

Quais são suas dores? Como ela procura soluções para seus problemas? Quais são seus objetivos, e como ela vai atrás deles?

É entendendo a complexidade de sua persona que você vai ganhar relevância para ela.

Explore diferentes formatos de conteúdo

Sabe aquele seu ebook completão de 4.000 palavras, abarrotado de conteúdo interessante e valioso para sua persona? Ele não precisa ser só um ebook.

Pense em como adaptar os conteúdos que você já tem para formatos diferentes:

Um ou outro capítulo de seu ebook podem virar um blog post, com um CTA para o material completo sobre o tema.

Seus conteúdos que performam bem podem virar um infográfico, mais leve e fácil de consumir. Um assunto muito importante para sua persona pode virar um webinar, ou vídeo para Youtube.

Tudo isso com transformado em chamadas simples e atrativas para suas redes sociais. Faça mais com o que você já tem!

Faça pesquisas para expandir suas palavras-chave

Eu poderia listar algumas formas de fazer isso aqui, mas vou passar a palavra para oAndré Mousinho, especialista em SEO da Rock Content.

No vídeo abaixo, da série Rock Labs, André dá diversas dicas de como nunca ficar sem palavras-chave para seus conteúdos:

Espero que as dicas tenham ajudado, e que você consiga manter sua estratégia de conteúdo rodando sem problemas!

E, se você também quer aumentar seus resultados por meio de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, fale com um de nossos consultores!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.