Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 28 de dezembro de 2018. | Atualizado em 11 de dezembro de 2019


Investir em cursos de técnicas de venda é uma ótima prática se você está buscando a qualificação profissional. Com eles, além do desenvolvimento de habilidades e ganho de conhecimentos, você tem a oportunidade de realizar networking com outros vendedores e especialistas da área.

Muitos acreditam que o talento natural é o principal requisito para se tornar um bom vendedor.

Embora algumas pessoas apresentem mais aptidão que outras, essa ideia não é verdadeira.

Um profissional de vendas, como qualquer outro, pode aprimorar suas habilidades por dois caminhos: experiência e estudo.

Enquanto o primeiro requer algum tempo de prática na área, o segundo pode ser percorrido a qualquer momento.

Com a realização de um curso de técnicas de vendas é possível, além de aprender novas habilidades, atualizar os conhecimentos que você já carrega consigo.

É importante, porém, entender qual é o melhor curso para o seu perfil.

Elaboramos este artigo para orientar sua decisão. Além de apresentar os pontos que devem ser levados em conta na sua escolha, vamos listar os 9 melhores cursos de capacitação para vendedores.

Como escolher o melhor curso para você?

Se você está buscando um curso de técnica de vendas, significa que tomou a iniciativa de investir em si mesmo.

Assim, como em qualquer tipo de investimento, é preciso analisar opções, comparar prós e contras e tomar uma decisão assertiva. Contudo, antes de qualquer coisa, vem a definição do seu objetivo.

Comece identificando as áreas que você mais precisa aprimorar. De acordo com cada metodologia, algumas opções podem ser mais incisivas no ensino de uma habilidade específica do que outras.

Se o seu objetivo é desenvolver maior poder de persuasão, por exemplo, busque estabelecimentos que trabalhem com esse foco.

Outra variável que deve ser levada em conta é o grau de conhecimento. Se você é um profissional já estabelecido no mercado de vendas, deve procurar formações mais especializadas.

Já se a sua intenção é aprender técnicas mais básicas para o exercício da profissão, é importante dar preferência a cursos com uma abordagem mais ampla.

Por fim, não deixe de buscar referências antes de escolher o melhor para você. Saber como foi a experiência de outras pessoas é uma maneira eficiente de filtrar uma grande quantidade de alternativas.

Quais são os 9 melhores cursos de técnicas de vendas?

Uma vez que você tenha definido seu objetivo e entendido o tipo de curso que você quer, é hora de olhar para as diversas possibilidades e decidir pela que melhor se adequa ao seu perfil.

Para ajudar nessa jornada, montamos uma lista com os 9 melhores cursos de técnicas de vendas. Confira a seguir!

1. Formação de Profissionais de Vendas

Oferecido pelo Instituto Nacional de Vendas, o FPV é um curso que se orgulha por apresentar uma metodologia que é exclusiva no Brasil.

Durante a certificação, os participantes constroem, na prática, um plano tático de vendas. Todo o processo é executado com o método e as ferramentas disponibilizadas pelo Instituto.

Ao fim, é esperado que os estudantes dominem 4 pilares considerados essenciais para a profissão:

  • indicadores de resultados;
  • processo de vendas;
  • competência em vendas;
  • fatores motivacionais.

O FPV é pago e deve ser concluído de forma presencial. Para participar, é importante checar as datas e se inscrever com antecedência.

2. Gestão Profissional em Vendas

Outro curso realizado pelo Instituto Nacional de vendas, o GPV também é pago e presencial. Nessa capacitação, além do plano tático, os participantes desenvolvem um plano estratégico de venda.

Em comparativo com o FPV, essa alternativa apresenta uma abordagem mais voltada à gestão de vendedores. Ao final, cada inscrito recebe feedbacks individuais vindo diretamente dos orientadores.

Entre as ferramentas compreendidas no currículo estão o funil de vendas, planos de ação e o mapeamento de competências.

São ensinados, também, diferentes modelos de gestão que têm o resultado como foco principal. Outros pontos abordados são:

  • clima organizacional;
  • treinamento e formação de equipes;
  • recrutamento e seleção de vendedores;
  • criação de campanhas de incentivo.

3. Gestão da Força de Vendas

Se o fato de ser presencial é um obstáculo para você, não desanime. O curso Gestão da Força de Vendas, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FDG), é ofertado online. Além de flexibilizar a experiência do estudante, isso estimula a busca por conhecimento e otimiza a relação dos envolvidos.

O curso é voltado para os gestores de equipes, focando na análise e discussão de estratégias para a implementação de políticas nos canais de venda.

Além disso, essa alternativa busca capacitar os gestores para integrar os meios de distribuição às variáveis do marketing mix.

Em um cenário onde o alinhamento entre os setores de marketing e vendas é cada vez mais fundamental, essa metodologia se mostra uma opção bastante atrativa.

4. Curso de Vendas da FDG

Se você gosta da ideia de estudar na Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é considerada uma das melhores faculdades de administração do país, mas não quer um curso online, essa opção é para você. O Curso de Técnicas de Vendas da FGV é inteiramente presencial.

De curta duração, essa é uma alternativa mais voltada a pessoas buscando conhecimentos prático sobre a área.

Por meio do estudo do perfil dos vendedores de sucesso, e da identificação das falhas mais comuns na profissão, o material disponibilizado promove o desenvolvimento e qualificação profissional.

5. Negociações de Sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Se você ainda não conhece o Coursera, está perdendo tempo. A plataforma disponibiliza cursos online nas mais variadas áreas, muitas vezes de forma gratuita. É o caso do Negociações de Sucesso.

Traduzido para o português, o material de estudo é todo desenvolvido e disponibilizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Ao participar, você receberá uma introdução holística das habilidades necessárias para ser um negociador de sucesso.

Para isso, os orientadores apresentam e debatem o que consideram os 4 estágios de uma transação comercial:

  • planejamento;
  • negociação;
  • criação de contrato;
  • execução do contrato.

Em cada estágio, são analisadas as principais questões que surgem no cotidiano de um profissional.

Para tal, são utilizados vídeos interativos com duração de 5 a 20 minutos que contém um pequeno teste de conhecimento no final.

Eles podem ser assistidos de uma vez ou espaçados em um período de até uma semana.

6. Curso de Vendas Completo

Outra plataforma de cursos online bem interessante é a Udemy. Uma das opções disponibilizadas é o Curso de Vendas Completo, ministrado pelo professor Alessio Alionço, que conta com experiência em empresas como Tim, Coca-Cola, Ambev, entre outras.

Conforme o nome sugere, o currículo das aulas visa abordar todos os fatores da área de vendas, desde a prospecção de clientes até o fechamento do negócio. Embora não seja uma regra, o conteúdo é mais recomendado para integrantes do mercado B2B.

7. Curso de técnicas de vendas do Sebrae

O Sebrae desenvolveu um projeto bem legal chamado “Programa Varejo Fácil“. Trata-se de aulas online com o objetivo de capacitar o participante e gerar diferenciais competitivos, especialmente para micro e pequenas empresas.

A ideia é que os estudantes aprendam a conduzir adequadamente um processo de vendas, incluindo o conhecimento e fidelização do cliente. As outras certificações oferecidas pelo projeto são voltadas à gestão do visual de loja e à formação de preço de venda.

8. Inbound Sales

O curso Inbound Sales, oferecido pela Hubspot Academy, é um dos mais conhecidos no meio comercial.

Por isso, mesmo alertando que o material é todo em inglês, não poderíamos deixá-lo fora da lista.

Online e completamente gratuitas, as aulas miram o desenvolvimento de técnicas de venda envolvidas no inbound marketing, que foca na atração e abordagem de leads.

Por meio de uma metodologia bastante prática, o participante aprende como identificar clientes em potencial, estabelecer uma conexão com eles, explorar suas necessidades e fazer com que avancem em direção á tomada de decisão.

Técnicas de apresentação e dicas para ligações de vendas também fazem parte do conteúdo.

9. Cursodevendas.co

Voltado para startups e empresas de tecnologia, esse é um curso oferecido pela Rock Content de maneira bem simples e inovadora. Basta se inscrever e todo o material é enviado por email, de forma completamente gratuita.

Os assuntos abordados incluem a importância do processo de vendas e dicas para administração de tempo e dinheiro. Além disso, os participantes aprendem práticas eficientes para fechar mais negócios e, assim, potencializar a taxa de conversão de leads.

Os conceitos aplicados servem para diversos mercados, embora mantenham um foco em inside sales e atividades B2B.

De forma remota ou presencial, participar de um curso de capacitação é uma experiência que deve constar em seus planos.

Os benefícios não se limitam à sua qualificação profissional e aos conteúdos discutidos nas aulas. O conhecimento adquirido com a troca de experiência com colegas e professores é algo inestimável.

Naturalmente, é importante que você faça o investimento com segurança, convicto da melhor opção para você.

Além de buscar referências, é importante compreender a alternativa mais adequada ao seu perfil e seus objetivos. Depois de ler essa lista com os 9 melhores cursos de técnicas de venda, esperamos que sua decisão seja facilitada.

E ai, pronto para escolher um curso de vendas e aprimorar suas habilidades? Outra forma de otimizar sua atuação ou a performance da sua equipe é conhecer recursos eficientes. Neste artigo, listamos as 31 melhores ferramentas de vendas. Confira!

Central de ferramentas de marketing, vendas e gestãoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *