Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 21 de dezembro de 2018. | Atualizado em 6 de maio de 2019


Algumas das estratégias de vendas mais utilizadas hoje em dia foram elaboradas há muito tempo por Dale Carnegie. Vários dos seus conceitos formam o que hoje é a base do Marketing Digital.

No Marketing Digital, estamos acostumados a utilizar diversos conceitos em nosso dia a dia para conquistarmos melhores resultados. Essas teorias e estratégias já estão tão enraizadas em nosso comportamento que acabamos esquecendo quem foram os seus criadores ou até mesmo em que contexto foram utilizados pela primeira vez.

Da análise SWOT até o conceito de Inside Sales: todos esses acabam se tornando presentes em nossas rotinas e poucas vezes nos atentamos às suas origens. O que muitas vezes não sabemos é que algumas das teorias mais modernas e utilizadas nos dias de hoje foram criadas no início do século passado, por exemplo.

Afinal, conhecer a nossa história faz parte do processo de aprendizagem e de evolução. Isso permite que possamos até mesmo encontrar paralelos com situações que estamos vivendo agora.

Um dos teóricos mais importantes e com grande influência até os dias de hoje é Dale Carnegie. Graças a ele que alguns conceitos de publicidade e do marketing foram desenvolvidos, por exemplo.

Quer saber mais sobre Dale Carnegie, sua história, suas principais publicações e, mais importante, quais os conceitos abordados pelo autor que ficaram de legado para muitas das estratégias utilizadas hoje em dia?

Então, continue a leitura e fique por dentro desse personagem tão importante para o Marketing Digital!

Quem é Dale Carnegie?

É difícil imaginar que um conceito tão moderno como o de investir em um relacionamento estreito e sólido com o seu interlocutor pode ter surgido em 1936. Porém, essa e outras estratégias utilizadas hoje em dia são, de fato, produtos dos estudos feitos por Dale Carnegie entre as décadas de 1930 e 1950.

Antes de entrarmos nos detalhes sobre as suas teorias e principais publicações, é importante entender quem foi esse homem tão importante para o desenvolvimento de alguns conceitos muito populares e eficientes até hoje.

Filho de humildes fazendeiros de uma pequena cidade no Missouri, na região central dos Estados Unidos, Dale Carnegie nunca se contentou com a vida pacata e muito comum daquela localidade.

Apesar de ainda ajudar os pais com as responsabilidades na fazenda, sua primeira demonstração de um futuro brilhante foi ao se formar na Faculdade do Estado de Warrensburg.

Em seguida, trabalhou como comerciante. No início, vendia cursos por correspondência para pecuaristas da região para, em seguida, trabalhar para a Armor&Company, empresa de empacotamento de carnes. Foi ali, no início da década de 1920, que Carnegie começou a se destacar e se tornou o melhor vendedor da companhia.

Foi com a sua experiência como representante da Armor&Company que Dale começou a escrever alguns livros sobre maneiras de se expressar em público.

Além disso, passou a oferecer cursos para outros vendedores que tivessem interesse em melhorar sua comunicação na frente de outras pessoas e conseguir resultados mais eficientes.

Os cursos eram ministrados em sua própria escola, a Dale Carnegie Training, que foi fundada em 1912 graças às suas experiências como vendedor.

Hoje, a escola é referência na formação, na preparação e no aprimoramento de características de liderança. O sucesso foi tanto que 90 países contam com uma sede da escola — inclusive o Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

O seu grande sucesso, porém, só veio em 1936, quando escreveu a sua obra mais conhecida: “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, que foi traduzida para diversas línguas e, até hoje, é tida como uma referência do assunto.

Em 1955, aos 66 anos, já vivendo no estado de Nova Iorque, Carnegie faleceu por conta de uma doença conhecida como Linfoma de Hodgkin. O seu legado, porém, segue vivo até hoje nas mais modernas estratégias de comunicação e marketing.

Quais são os seus principais livros e publicações?

Apesar de ser muito conhecido por conta de uma de suas obras, o sucesso de Dale Carnegie é muito maior do que isso. Afinal, foram mais de 50 milhões de cópias vendidas (traduzidas em mais de trinta diferentes línguas) dos seus principais livros.

Em comum, todas as obras, a partir de diferentes perspectivas, abordam a importância do relacionamento interpessoal.

Para que você conheça mais sobre o que pensava Dale Carnegie, separamos uma lista com seus principais livros e os conceitos abordados em cada um deles.

Confira!

Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios (1926)

Terceiro livro publicado no período de 15 anos, essa obra ainda está muito relacionada ao início de carreira de Dale Carnegie. Por isso, o objetivo é mostrar como um vendedor deve se portar em público para conquistar e divertir os seus interlocutores para fechar mais vendas.

Lincoln – O Desconhecido (1932)

Fugindo um pouco do seu estilo, Carnegie começou a ler artigos sobre o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, e ficou fascinado com a sua história.

Decidiu, então, escrever a biografia sobre o presidente que comandou o país durante a Guerra Civil Americana e também ficou muito conhecido por ter abolido a escravidão nos Estados Unidos.

Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas (1936)

Maior sucesso da carreira de Carnegie, esse livro é, até hoje, utilizado como referência para aprimorar relações interpessoais. O autor percebeu que os homens de negócio mais bem-sucedidos eram justamente os que mais bem se relacionavam com outras pessoas. E que o sucesso não necessariamente estava relacionado ao conhecimento técnico, por exemplo.

Como evitar preocupações e começar a viver (1948)

Último livro publicado por Canergie, essa obra é tratada como uma referência muito importante quando o assunto é formação de autoestima e motivação na vida profissional.

O livro mostra algumas técnicas de como viver uma vida mais saudável e gastar menos energia com algumas preocupações desnecessárias.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre vendas e relacionamento com o cliente!
👉 Ferramentas de vendas: as 31 essenciais para produtividade e resultados!
👉 Livros de vendas: os 20 mais importantes para uma carreira de sucesso
👉 Régua de relacionamento: aprenda como usá-la no seu e-commerce
👉 O que é CRM: como usar o software de gestão de clientes?

Quais são os principais conceitos abordados por Dale Carnegie?

Como falamos anteriormente, alguns dos conceitos abordados por Dale Carnegie em suas publicações são, até hoje, utilizados em diferentes estratégias.

No Marketing Digital, muitas das teorias do autor fazem parte de ações comuns em qualquer planejamento ou campanha de alguma agência de marketing, por exemplo.

O interesse genuíno pelo outro

Parte significante do conceito de Inbound Marketing está diretamente relacionado ao interesse genuíno pelo outro. Afinal, por muito tempo, as estratégias adotadas eram de apresentar os seus produtos e serviços de maneira direta, separando suas soluções das tarefas e problemas diários das pessoas.

Com ações de Inbound, porém, a ideia é justamente o contrário: conquistar, aos poucos, a confiança do consumidor e mostrar como a sua empresa pode solucionar algum problema daquele cliente. Com uma abordagem cada vez mais personalizada, o objetivo é construir uma relação duradoura e que, de fato, consiga ajudar o outro.

O mindset de crescimento e de positividade

No Marketing Digital, o mindset empreendedor tanto falado por Dale Carnegie é muito utilizado em diferentes tipos de estratégia. Afinal, muitas das ferramentas utilizadas nessa área estão diretamente ligadas à habilidade de transformar desafios impostos pelo mercado em oportunidades para agir.

Aprender constantemente é tarefa fundamental para quem quer ter sucesso dentro do Marketing Digital. Receber, reconhecer e transformar as críticas em soluções para a sua empresa ou agência também fazem parte do escopo de trabalho de um profissional que atua nessa área. Por isso, muitos dos conceitos de Carnegie compõem as estratégias de Marketing Digital.

A importância de estabelecer um relacionamento com as pessoas

Seja ao criar uma persona para direcionar as suas ações e estratégias ou ao utilizar o nome do cliente em seus disparos de e-mail marketing, estabelecer um relacionamento verdadeiro com os seus consumidores é fundamental para o sucesso do Marketing Digital.

Um conceito tão moderno, mas que foi elaborado no início do século passado.

Por muito tempo, os usuários procuravam as marcas, porém o consumidor atual exige um comportamento diferente das empresas. Portanto, estabelecer um relacionamento saudável ao conhecer as dores e desejos dos clientes é uma forma eficiente de transformar as suas ações em resultados positivos para o seu negócio.

Ficou evidente, portanto, qual o impacto de alguns dos conceitos criados por Dale Carnegie em relação ao Marketing Digital. Por mais que essas teorias tenham sido formuladas entre as décadas de 1920 e 1950, elas são, até hoje, muito importantes para a eficiência de algumas das estratégias mais comuns no marketing.

Hoje, por exemplo, é cada vez mais importante oferecer um produto, serviço e comunicação personalizados para os seus clientes. Técnicas essas que já eram utilizadas e ensinadas por Dale Carnegie durante a sua carreira. Evidências que apenas ressaltam a importância dos conceitos e teorias criados por esse autor.

Gostou de conhecer mais sobre esse personagem fundamental para o Marketing Digital? Que tal se aprofundar em outros assuntos relacionados com os nossos conteúdos?

Em um dos nossos e-books, mostramos como aumentar o desempenho e melhorar os resultados com Marketing e Vendas de Alta Performance. Confira!

Marketing e vendas de alta performance ebookPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *