Aprenda como emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todo empresário sabe da importância de estar sempre em dia com as obrigações fiscais e o quanto isso reflete positivamente na estabilidade e crescimento da empresa.

Manter-se livre de débitos tributários é uma das regras do empreendedorismo e um dos primeiros passos para se alcançar o sucesso, pois lhe permite trabalhar com segurança e tranquilidade.

Entretanto, diante da quantidade e diversidade de tributos a pagar, essa tarefa nem sempre é tão simples o quanto parece, podendo gerar dúvidas e insegurança nos empreendedores quando chega o momento de quitar tais débitos.

O DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é um dos documentos de arrecadação mais utilizados e importantes.

Instituído pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal, apresenta-se como um dos grandes responsáveis por levar a receita dos tributos aos cofres públicos. Por esta razão, estar familiarizado como ele é requisito essencial para todo empresário.

Tem dúvidas sobre o que é e para que serve? Acompanhe o post de hoje e aprenda agora mesmo!

O que é DARF?

DARF é a sigla que representa o Documento de Arrecadação de Receitas Federais e, como o próprio nome diz, trata-se de um documento responsável por levar aos cofres públicos federais uma parcela considerável da arrecadação.

Utilizado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, as guias podem ser pagas mensalmente, trimestralmente, semestralmente e até anualmente, a depender dos impostos a serem recolhidos.

O documento facilita bastante a vida do empresário, uma vez que, através dele, é possível unificar o pagamento de diversos impostos, taxas e contribuições em uma só guia de recolhimento, evitando desgaste e perda de tempo em filas.

Alguns dos principais tributos quitados por empresas através do DARF são o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e outras contribuições para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Quais os tipos de DARF?

Agora que você já sabe o que é um DARF, vamos falar sobre os dois tipos existentes: o simples e o comum. Acompanhe!

O DARF Simples foi implantado em janeiro de 1997 sendo muito utilizado por pessoas jurídicas para o pagamento de tributos de maneira unificada.

Portanto, veio para simplificar a arrecadação em empresas de pequeno porte: a guia informa um valor para todos os impostos, devendo ser paga de uma só vez.

Atualmente o DARF simples não é mais utilizado, visto que foi substituído pelo DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), implantado após a Lei Complementar 123 de 2011, que instituiu o Simples Nacional.

O DARF Comum foi implantado em abril de 1997, poucos meses depois da entrada do DARF Simples e tem sido muito utilizado até os dias atuais, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Através dessa guia, é feito o recolhimento do PIS incidente sobre o faturamento da empresa, o II (Imposto de Impostação) e o IR (Imposto de Renda) da empresa ou cidadão.

Portanto, consiste em uma guia idêntica para contribuintes pessoas físicas e jurídicas, havendo apenas diferenciação nos códigos de pagamentos.

Como emitir um DARF?

O procedimento para emissão do DARF é relativamente simples, podendo ser realizado pelo próprio empresário.

A opção mais eficaz e segura se dá através do programa da Receita Federal denominado Sicalc, que tem como principal benefício a atualização mensal de acordo com a taxa Selic vigente.

Com isso, ao entrar no site da Receita Federal e acessar o Sicalc, será solicitado o preenchimento de alguns dados:

  • Nome e telefones de contato;
  • CPF ou CNPJ, de acordo com o contribuinte;
  • Período de apuração do tributo;
  • Código do pagamento (fornecido no próprio site da Receita);
  • Data do vencimento;
  • Valor a ser pago;
  • Multas e juros, caso haja;
  • Valor total (calculado automaticamente).

Logo em seguida, o sistema emitirá a guia com o código de barras que deverá ser pago na rede bancária. Conforme dito, você poderá preencher sozinho o DARF, mas caso sinta-se inseguro, procure auxílio de um profissional.

Emissão em atraso

Imprevistos acontecem, não é mesmo? E caso você perca o prazo para a emissão do DARF, é possível retirar a guia posteriormente.

Nesse caso, acesse a página da Receita Federal e preencha manualmente o DARF, ou, no caso do IRPJ, é possível emitir a guia através do programa para cálculo e emissão do DARF, também disponível no sítio eletrônico.

Portanto, mesmo que você não consiga realizar o pagamento no dia correto, não deixe de regularizar a sua situação o mais rápido possível.

Retificação do DARF

Pode ser que, ao preencher o DARF, você cometa algum erro e a guia apresente inconsistências. Nesse caso, é necessário realizar uma retificação.

O procedimento possui duas fases: primeiramente você deve acessar a página da receita e fazer o download de um formulário (Redarf), preenchê-lo e assinar as duas vias que serão impressas.

Logo em seguida, você deverá protocolar essa retificação em uma agência da Secretaria da Receita Federal.

O segundo passo, também poderá ser feito via internet, caso você possua certificação digital.

Cuidados importantes

O DARF é um documento de extrema importância para a empresa. Portanto, você precisa ter alguns cuidados relacionados à essa guia.

Ao preencher, tenha bastante cuidado para não cometer erros e antes de gerar a guia faça uma revisão detalhada dos dados informados.

Você viu que é possível retificar possíveis erros, porém isso lhe dará mais trabalho. Sendo assim, evite desperdícios de tempo!

Além disso, após pagar a guia seja cuidadoso e guarde bem os comprovantes de pagamento.

Você poderá precisar usá-los caso haja algum erro no sistema, uma fiscalização ou até mesmo para realizar balanços fiscais em sua empresa.

Hoje você absorveu conhecimentos importantes para seu negócio.

O DARF é um documento muito importante e saber do que se trata, quando e como emiti-lo torna o cotidiano empresarial mais fácil.

Isso lhe trará bons frutos, especialmente no que diz respeito à saúde financeira e regularidade do seu empreendimento.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o DARF, que tal aprender a fazer a sua gestão financeira? Unindo conhecimentos assim, sua empresa só tem a ganhar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.