Dashboard de Marketing Digital: saiba como analisar e acompanhar as métricas da sua estratégia

Um dashboard de Marketing Digital possibilita o acompanhamento das principais métricas da empresa, tudo em uma estrutura visual facilitada. A proposta é possibilitar que dados relevantes sejam posicionados em indicadores que possam ser acompanhados para gerar melhorias.

Dashboard de Marketing Digital: saiba como analisar e acompanhar as métricas da sua estratégia

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O dashboard de Marketing Digital é uma importante ferramenta para acompanhamento dos resultados do desempenho de uma estratégia digital.

Não importa em que canais ela seja executada, de blogs a mídias sociais, diversos indicadores ajudam a entender como a execução dessas ações está respondendo ao que era esperado.

Um dashboard eficaz é capaz de proporcionar um alto controle de mensuração das métricas relacionadas ao marketing daquela empresa. Por conta disso, é possível dizer que ele é fundamental, funcionando como uma grande central de controle na tela de computadores ou de mobiles.

Ter acesso à atualização desses indicadores em tempo real, em um acompanhamento rigoroso, faz toda diferença para o sucesso da estratégia.

Por isso, neste conteúdo falaremos sobre dashboards de Marketing Digital, detalhando o assunto por meio destes tópicos:

Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

 

O que é um dashboard de Marketing Digital?

O dashboard do Marketing Digital é uma central de comando, ou seja, um grande painel que reúne de forma otimizada todos os principais indicadores que precisam ser acompanhados por uma empresa.

Esses dashboards são sempre oferecidos por ferramentas de métricas, como o Google Analytics, que permitem a visualização do desempenho de campanhas em diferentes canais, sempre com foco na estratégia daquela empresa.

Hoje, os dados têm imenso valor para uma companhia que deseja fazer uma gestão estratégica, e isso não é diferente no Marketing Digital.

Essa vertente está diretamente ligada a resultados, que são gerados em forma de números, e precisam ser acompanhados com rigor e, muitas vezes, com uma recorrência bem intensa, — que pode ser até diariamente.

Nesse sentido, os dashboards trazem o que é urgente, o que precisa ser comparado e também possibilita projeções, tudo por meio de uma plataforma fácil de ser gerenciada e compreendida.

Na prática, essa ferramenta traz todas as métricas que uma empresa precisa acompanhar, distribuídas em indicadores que facilitam essa análise constante.

dashboard de marketing digital
Baixe esse template gratuitamente aqui
 

Qual é a função desse dashboard?

Esses dashboards têm como função principal apresentar resultados, que quase inteiramente estão em números. Portanto, eles podem não ser tão eficazes nessa representação numérica simples.

Por isso, ao disponibilizar os indicadores na tela, o dashboard de Marketing Digital representa esses dados aplicados em gráficos de desempenho e em imagens. Essa abordagem mais visual é um importante suporte para otimizar a compreensão das métricas.

Dentro dessa proposta, parte do trabalho dessas ferramentas é melhorar a compreensão de um volume aprofundado de números de diferentes origens e de características distintas.

Por mais que os dados sejam um dos principais ativos que uma empresa tem atualmente, não é simples lidar com essas informações, especialmente de várias fontes distintas.

dashboard de email
Baixe esse template gratuitamente aqui
dashboard de social
Baixe esse template gratuitamente aqui

O dashboard ajuda a reunir de maneira mais acessível essas métricas, distribuindo-as em indicadores fixos, que em sua maioria são oferecidas pelas próprias plataformas.

Essa é a principal funcionalidade que direciona a análise de dados para a proposta comparativa, alinhando diferentes períodos e observando como o indicador se comportou, com queda ou aumento.

Diferentes dashboards dentro da estratégia de Marketing Digital

Há diferentes formas de se configurar um dashboard de Marketing Digital, detalhe que faz toda diferença para a capacidade de se acompanhar métricas importantes.

Esses painéis nem sempre são construídos com um árduo trabalho, de acordo com o que cada equipe de marketing deseja acompanhar. Muitas vezes, ferramentas os geram automaticamente, com indicadores básicos.

É o caso do Analytics, que já oferece uma seleção principal com métricas fundamentais para qualquer empresa, ou até mesmo do Facebook Insights, plataforma de métricas do Google e que é focada nos indicadores das campanhas da rede social.

Ainda assim, é possível trabalhar em caráter mais específico, incluindo mais indicadores ou até mesmo removendo aqueles que não interessam tanto para a estratégia.

Outro ponto importante a ser colocado é a amplitude de canais que os dashboards abrangem na hora de acompanhar os resultados. Eles podem ser voltados a diversas mídias, como Instagram, Facebook ou blogs, como também podem ser focados em uma só plataforma de campanhas.

É possível criar alguns dashboards diferentes, cada um com uma configuração de disposição de indicadores na tela principal. Assim, o trabalho é feito dentro da necessidade de alternar telas, com diferentes painéis, mas com foco em canais específicos.

Se for mais cômodo e confortável para a análise de dados e o acompanhamento, é ótimo poder ter essa opção!

 

Quais são as vantagens de acompanhar as métricas do dashboard?

Ter um dashboard de Marketing Digital à disposição é fundamental para manter as métricas sempre sob análise, especialmente dentro de indicadores estratégicos. Para uma empresa, dentro de suas atividades e suas necessidades, esse acompanhamento sempre terá características particulares.

Em contrapartida, há também aqueles indicadores fundamentais para qualquer negócio que tenha uma estratégia digital. Porém, mais do que se manter atualizado quanto aos indicadores, é importante saber o que fazer com as informações que eles mostram.

Quando se tem um dashboard eficaz e realmente bem construído, é possível aproveitar de vários benefícios importantes na otimização de campanhas e no posicionamento de uma empresa. Veja a seguir quais as vantagens de acompanhar as métricas nessas ferramentas!

Gerar relatórios de acompanhamento

Relatórios não são documentos ultrapassados, desde que eles sejam o que se espera deles: estratégicos!

Quando se trata de Marketing Digital, é necessário que esse levantamento tenha os apontamentos que sejam realmente fundamentais para empresa.

As métricas certas devem ser relatadas e, mais do que isso, contextualizadas de modo que se possa avaliar desempenho.

Os relatórios são desenvolvidos para apresentam traços marcantes que puderam ser observados por meio dos indicadores, sempre considerando espaços de tempo específicos.

A ideia ao desenvolver esses levantamentos é fazer indicações claras, por exemplo, sobre as fontes de tráfego para um blog, ou até mesmo para o resultado de acessos em uma página que teve ajustes de SEO.

Basear a tomada de decisão

A principal função dos dados, quando analisados em uma estratégia, é mostrar o status de diferentes campos da empresa.

Em se tratando do Marketing Digital, assunto que tratamos neste post, a ideia é que essas informações deixem claro os resultados de uma ação de marketing para atrair público a um e-commerce.

Independentemente da proposta da estratégia, o acompanhamento dessas métricas e de seus indicadores em um dashboard é a base para a tomada de decisão.

Os relatórios gerados a partir das informações coletadas serão documentos que, nas mãos de gestores, indicarão tendências, hábitos de consumo e direcionamentos confiáveis. A partir disso, ele pode tomar as melhores decisões.

Entender a variação dos indicadores em períodos distintos

Um dos pontos mais importantes na análise de indicadores é entender a variação que ele apresenta de um período para o outro. A partir disso, é possível fazer sua análise em duas perspectivas: quais métricas apresentaram quedas e quais melhoraram o desempenho.

Quanto a isso, a comparação pode ser feita em todos os intervalos que for necessário, como no mês atual e comparação com o mesmo mês, mas no ano passado, ou até mesmo os resultados de uma semana para outra.

Essa comparação ajuda a detectar se mudança surtiram efeitos, ou detectar quedas de resultados e, então, indicar para uma investigação mais específica e aprofundada.

 

Quais são os dados presentes em um dashboard de Marketing Digital?

Para que um dashboard de Marketing Digital seja realmente eficiente, é necessário que ele tenha métricas fundamentais registradas em indicadores que serão atualizados frequentemente.

A seguir, confira quais são os dados mais comuns nesse acompanhamento e qual a sua função em uma estratégia!

Número de sessões

As sessões são a sequência de interações que um usuário realiza quando entra no seu e-commerce, site ou blog. Uma sessão pode ser a visita em diferentes páginas de produtos, interações e, por fim uma transação, ou seja, conversão.

Quando se acompanha o número de sessões e uma página, por exemplo, há indicação de como essa jornada do usuário é feita. Um número alto de sessões, nesse caso, indica um volume de visitas relevantes. Em blog posts, esses resultados altos são relevantes e muito positivos!

dashboard de tráfego total
Baixe esse template gratuitamente aqui

Fontes de tráfego

Em estratégias inbound, a ideia central é atrair o usuário para seu conteúdo ou suas páginas. Para isso, são disparadas diversas ações para gerar esse fluxo de tráfego. Nos dados de fontes, são apontadas as principais origens, que podem ser, entre elas:

dashboard de overview
Baixe esse template gratuitamente aqui

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa o volume de usuários que chegam aos seus conteúdos e páginas de forma natural, sem que haja investimentos em publicidade. Quanto maior o tráfego orgânico, melhor tem sido o trabalho de SEO e de posicionamento em redes sociais, sem mídias pagas.

Acompanhamento de metas do time

Todo time de marketing tem metas que, na maioria das vezes, podem ser mensuradas por meio de dados que são acompanhados no dashboard. Se a ideia era aumentar o tráfego orgânico dentro de um trimestre, por exemplo, basta criar esse indicador e observar o desenvolvimento dos números.

Comparativo de sessões por mês entre quarters

Também é possível abrir a comparação de sessões em cada mês de todo um quarter, propondo a comparação entre os três meses desse ciclo.

Se tratando de uma página, por exemplo, é possível observar como os usuários variaram suas interações nesses períodos, o que pode ser fruto de alterações em SEO, por exemplo.

dashboard mês a mês
Baixe esse template gratuitamente aqui

Independentemente da estratégia e dos dados acompanhados, o dashboard de Marketing Digital é de grande importância para monitorar resultados e gerar bons relatórios. Esse é o caminho para corrigir erros, fazer melhorias e tomar decisões em direção ao desempenho de ponta.

Gostou do conteúdo? Aproveite e baixe nossa planilha exclusiva para acompanhamento de métricas!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.