DBE: Saiba como funciona

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O mundo empresarial possui diversos documentos, informações e dados cada vez mais vastos para empreendedores conhecerem, o que pode ser um desafio para aqueles que não se informam e buscam evoluir no dia a dia!

Hoje falaremos sobre um documento de extrema importância para pessoas jurídicas, o DBE. Você sabe o que é isso? Qual sua funcionalidade? Quando ele é necessário?

Se você não sabe responder todas essas perguntas, acompanhe a leitura do artigo para ficar por dentro do assunto!

O que é o DBE?

A funcionalidade inicial do DBE é dar início a personalidade jurídica, mas pode também ser usado para realizar diligências importantes para aqueles que já possuem o CNPJ!
Você deve saber que identificar uma Pessoa Jurídica não é complicado, basta conferir o CNPJ — Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas —, que nada mais é do que do que um número que identifica.

Mas antes dessa identificação ser fornecida pelo governo, os interessados precisam passar por um processo de inscrição e aprovação, preenchendo um documento especial com informações específicas, o DBE — Documento Básico de Entrada. Como esse registro é feito online, as ações são menos burocráticas para todos.

Em que o DBE pode ser útil?

Basicamente, esse documento nada mais é do que uma maneira de realizar atos perante o CNPJ para que você atue como profissional liberal. Entre suas funções principais, podemos destacar:

Inscrição

Como função primária, qualquer pessoa pode se inscrever na Receita Federal, solicitando o um CNPJ. Para isso, basta entregar o Documento Básico de Entrada — DBE — com as informações solicitadas e, após análise e aprovação, o cadastro será feito.

Todos os documentos e dados pedidos podem ser encontrados no site da Receita.

Alteração de cadastro

Caso já haja uma inscrição da Pessoa Jurídica, é possível solicitar alterações cadastrais e informações importantes à terceiros. Como o registro é público, o ideal é que a pessoa mantenha seu cadastro atualizado para não prejudicar outros interessados.

Assim, é possível por meio de um DBE, solicitar a mudança de dados levados na Receita Federal de forma prática e rápida.

Baixa da inscrição

Quando a intenção é desativar as atividades e sustar ao CNPJ, o mesmo documento será utilizado. Basta preencher um DBE de baixa de inscrição, demonstrando o fim da necessidade da Pessoa Jurídica e esperar a autorização.

Reestabelecimento

Uma vez inapta ou cancelada, é possível pedir que seja restabelecida a inscrição na Receita Federal do CNPJ. Para isso, além dos dados gerais, basta que o interessado envie uma DBE com a certidão da junta comercial para pedir que ele seja reativado.

Declaração de nulidade do cadastro

As nulidades do cadastro podem ser várias: informações falsas, registro feito por pessoa sem legitimidade, fraudes, entre outros. Nesse caso, a pessoa prejudicada ou terceiro de boa-fé pode solicitar que determinado CNPJ seja declarado nulo.

O uso do DBE aqui torna essa ação muito mais simples e, como geralmente vícios de nulidade podem afetar interessados, ele é uma escolha rápida para apontar a inclusão indevida de pessoas no Cadastro, bem como faz a remoção ser muito menos burocrática.

Note que o DBE faz parte do dia a dia de qualquer empresário, e é por meio dele que quaisquer alterações cadastrais deverão ser feitas, desde a inscrição — ação que dá início a vida empresarial —, alterações de dados, até o fim do mesmo.

A ideia da Refeita Federal foi de criar um documento único capaz de sanar antigos problemas administrativos e eventuais complicações comuns que as pessoas tinham.

Assim, unificando a forma de lidar diretamente com assuntos sobre o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, os interessados em ingressarem com o registro terão uma tarefa mais simples e o governo poderá processar os pedidos de forma bem mais ágil.

Como solicitar um DBE?

Na hora de solicitar um Documento Básico de Entrada, alguns documentos devem estar disponíveis:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor.

Note que a intenção da cópia deles é comprovar a identificação da pessoa e sua capacidade legal como cidadão, evitando a chance de acontecerem DBEs fraudulentas.

É importante lembrar que, além da documentação, o interessado deverá ter um programa disponibilizado online pelo site da Receita, o Coletor Nacional. Por meio dele é possível dar início à solicitação, preenchendo as informações no aplicativo e levando a via emitida nas agências e instituições responsáveis — junto com os documentos separados!

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Fiz a solicitação, e agora? Consigo acompanhar o andamento?

Solicitou o seu DBE e está ansioso? Pensando nisso, foi desenvolvida uma ferramenta que permite consultar como está o andamento dessa autorização.

Ao fazer a entrega dos documentos, o órgão competente te devolverá um recibo de 10 números — junto a outros 14 dígitos, que fazem referência a cada profissional da atividade —, que servem para que o interessado veja online como está a situação do DBE.

Para isso, basta acessar o link acompanhamento da solicitação de CNPJ via internet disponibilizado pela Receita Federal, com os números de identificação e recibo.

É sugerido o acompanhamento periódico do status de liberação pelo próprio site. Imagine que haja alguma pendência de documento essencial ou informação controversa: por meio do acesso online, eles podem te informar se algo deve ser complementado ou corrigido para que a análise seja concluída, então mantenha-se atento!

E se eu quiser cancelar minha solicitação de DBE?

Assim como é possível fazer a alteração e complementação da solicitação, o interessado pode pedir o cancelamento pelo mesmo site de acompanhamento, usando os números de registro e identificação.

Entre as escolhas disponíveis no site, você tem a opção de cancelá-lo, lembrando sempre de conferir qual o andamento atual do cadastro requerido.

São vários os motivos que levam um empreendedor a cancelar um Documento Básico de Entrada, então caso você acredite que não há mais necessidade — seja pelo fim do interesse da inscrição, alteração ou baixa do cadastro —, basta seguir o guia da Receita que é intuitivo e de fácil acesso.

E aí, leitor? Aprendeu o que é e quais as funcionalidades de um DBE? Adicionou mais uma sigla ao seu conhecimento como empreendedor? Então não deixe de conferir esse dicionário com o be-a-bá de termos empresariais para se aprofundar ainda mais!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.