Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 21 de novembro de 2019. | Atualizado em 25 de março de 2020


O conteúdo interativo está gerando interesse em empresas que desejam ter contato mais profundo com seus clientes e prospects, principalmente pelos benefícios que ele traz. Ignorar os desafios dessa implementação pode, inclusive, afastar as chances de sucesso que a interatividade pode proporcionar ao marketing e às vendas.

O conteúdo interativo é extremamente benéfico para uma estratégia de Marketing de Conteúdo, desde que seja bem aplicado e planejado.

Uma das suas maiores vantagens está justamente em fornecer dados que melhorem o planejamento e a implementação de novas estratégias, mais ajustadas aos desejos da persona da empresa.

Cada vez mais, os profissionais de marketing estão apostando nesse modelo de conteúdo, apesar dos possíveis desafios que a inserção deles pode trazer durante o processo.

Para ajudar a evitar esses problemas, separamos algumas dificuldades que podem ser encontradas e damos dicas de como resolvê-los, neste artigo. Para tanto, vamos passar pelos seguintes tópicos:

Se você tem interesse em evitar obstáculos para usar os conteúdos interativos na sua empresa, continue acompanhando!

 

O que é o conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é qualquer formato de material que permite algum tipo de interatividade entre ele e o usuário, criando situações únicas, baseadas nas respostas elaboradas por quem interagiu com o conteúdo.

Entre as possibilidades de ferramentas que podem ser usadas como conteúdos interativos para uma estratégia de conteúdo estão os quizzes, calculadoras, testes, avaliações, ebooks e infográficos, entre outros.

A escolha de qual formato ou qual mix de formatos é ideal para a implantação depende do nicho de mercado, da persona, dos produtos e serviços ofertados e do orçamento disponível.

Independentemente da escolha, o conteúdo interativo precisa ser voltado para o público, deixando a empresa em segundo plano.

 

Por que o conteúdo interativo é importante para o Marketing de Conteúdo?

Uma das principais razões para o sucesso do conteúdo interativo é que as pessoas são naturalmente interativas e adoram falar sobre si mesmas.

Assim, a interatividade pode ser aproveitada para chamar a atenção do público, que já anda cansado das propagandas tradicionais — o surgimento de bloqueadores de anúncios está aí para provar isso.

A popularização de formas de criar conteúdo, como redes sociais e gadgets eletrônicos, permitiu que as pessoas se sentissem mais livres para compartilhar seu dia a dia e sua forma de enxergar o mundo.

Mas a quantidade de dados compartilhados a todo momento gerou um problema: o tempo das pessoas continua a ser as mesmas 24 horas. Como lidar com o excesso de informação e filtrar o que é importante?

Nessa disputa por atenção, as empresas acabavam perdendo, pois as pessoas estão preferindo passar mais tempo nas redes sociais, observando o que os contatos estão fazendo.

O marketing estava encontrando dificuldades de continuar mostrando produtos e serviços de uma maneira que captasse a atenção plena do público. Entretanto, a saída estava no engajamento.

E uma das soluções está em apostar em conteúdos interativos.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Tipos de conteúdo interativo: veja 5 tipos altamente atrativos

👉 4 tipos de conteúdos interativos para fase de consideração

👉 Gere mais leads usando uma estratégia de conteúdos interativos

👉 Conteúdos interativos para a fase de decisão da jornada

👉 Conteúdos personalizados para audiência: como criar uma estratégia


 

Quais são os principais desafios ao usar conteúdos interativos no marketing?

Como em qualquer mudança, existem desafios que precisam ser superados para que o novo método ou nova estratégia seja implementado com êxito. Inserir conteúdos interativos em uma estratégia de marketing não é diferente.

Alguns desses obstáculos são comuns e até naturais para quem deseja usar a interatividade para se aproximar e entender melhor o seu público.

Por isso, vamos mostrar alguns deles e como resolvê-los.

Fazer o conteúdo interativo dar certo, prevendo o comportamento do consumidor

O marketing está procurando formas de se aproximar e de entender melhor o público, mas devemos saber que seres humanos têm comportamentos dinâmicos e prevê-los é tarefa praticamente impossível.

Usar um formato de conteúdo interativo pode não dar certo simplesmente porque as pessoas não desejam interagir dessa forma, por exemplo.

Solução

Apesar de não ser possível solucionar este desafio completamente, as inúmeras informações que podem ser colhidas por meio de dados, usando ferramentas como Google Analytics, já tornam a margem de erro de estratégias mais próxima a zero.

Lembrando que não basta coletar, é preciso analisar e implementar novas ideias baseadas nos dados levantados.

Orçamento

A criação de conteúdos interativos exige a adoção de algumas ferramentas novas de Marketing Digital.

E por ser novo na estratégia de marketing da sua empresa, também precisa de treinamento da equipe, para que eles possam entender melhor como funciona e como criar conteúdos. E isso impacta no orçamento.

Solução

Como a ideia é não gastar mais do que o esperado, uma estratégia de Marketing de Conteúdo que envolva interatividade precisa ser reavaliada na questão dos gastos.

Cortar algumas despesas que possam ser consideradas supérfluas, priorizar materiais com conteúdo interativo e remodelar a estratégia (criando um plano de marketing mais integrado) são algumas das saídas.

Lembrando que estratégias de marketing usando conteúdo interativo geralmente têm taxas de conversão (de leads e de vendas) maiores, o que já ajuda a equilibrar o orçamento também.

Falta de materiais sobre o conteúdo interativo

Apostar em inovação tem uma desvantagem: faltam materiais com embasamento sobre o conteúdo interativo.

As informações são limitadas e existem poucos dados com relação a como aplicar, como usar da melhor forma e principalmente como inseri-lo no processo de vendas.

Solução

Procurar cases de sucesso fora do Brasil, em que o uso de conteúdo interativo já está mais adiantado, é uma boa saída.

Entretanto, a melhor solução para este desafio é recolher o máximo possível de dados para uso interno e preparar treinamentos, informando o time sobre a evolução da estratégia.

Investir em eventos sobre o assunto também faz parte da solução. Assim, produzindo e analisando resultados, é possível elaborar materiais cada vez mais adequados para a persona da empresa.

Produzir materiais com alta relevância

Os conteúdos estáticos — aqueles que já estamos acostumados, que não têm interatividade — permitiam maior tempo para testes. Nos interativos, a resposta da audiência é quase instantânea, portanto, os materiais necessitam ser bem certeiros, para que as pessoas sintam vontade de interagir.

Para piorar, conteúdos estáticos não conseguem fornecer os dados que precisam ser estudados para produzir melhores conteúdos interativos.

Ou seja, o risco de produzir conteúdos que ninguém interage, por falta de conhecimento sobre o público, é alto.

Solução

A ferramenta de interatividade chamada ion Interactive propõe o reaproveitamento de materiais estáticos de sucesso, transformando-os em interativos.

As possibilidades que o conteúdo interativo pode proporcionar ao marketing e às vendas são quase infinitas.

Os desafios da implementação desse formato em um plano de marketing não devem se tornar barreiras que impeçam a inserção deles, pois a experiência e o impacto que eles causam na sua audiência podem trazer bons resultados para seu negócio.

Quanto maior o contato com materiais interativos, maior a possibilidade de sucesso da sua estratégia.

Quer saber exatamente como você pode executar uma estratégia interativa na sua empresa sem dores de cabeça? Então conheça tudo sobre conteúdos interativos com o nosso material completo!

Tudo sobre conteúdo interativoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *