Métricas para agências: saiba como medir o desempenho da equipe

Dúvidas sobre como medir e acompanhar o desempenho da equipe na sua agência de publicidade? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Nesse sentido, é importante criar mecanismos para medir o desempenho. Com as métricas adequadas, você consegue ter um conhecimento sólido sobre a performance do time, gerando ações mais maduras e trazendo resultados positivos para todo o ciclo produtivo. Ficou interessado em saber como avaliar o desempenho da equipe? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

   
   Confira também:


Por que é necessário mensurar o desempenho da equipe?

Ter mecanismos para a avaliação de desempenho é fundamental para a empresa. Esses recursos ajudam a desenvolver uma cultura organizacional de aprimoramento contínuo e, quando o colaborador progride, a empresa também cresce. As avaliações promovem feedbacks importantes para que os trabalhadores aperfeiçoem suas dificuldades e maximizem suas potencialidades.

Ao mensurar o desempenho da sua equipe, a agência mostra que aposta nas capacidades de seus funcionários. Isso gera motivação e um senso de pertencimento, que fortalecem os laços do trabalhador com a empresa.

A medida também é fundamental para a identificação de talentos e retenção desses funcionários que se destacam. As informações sobre a performance de cada membro do time podem ajudar na construção de grupos e formação de parcerias estratégicas, para que os integrantes da agência ajudem uns aos outros, promovendo desenvolvimento progressivo na trajetória de trabalho.


De que forma a avaliação de desempenho otimiza a lucratividade da agência?

A avaliação de desempenho está diretamente ligada ao aumento da produtividade na agência. Como mencionamos, o colaborador sente que a empresa está investindo nele, o que gera mais motivação, engajamento, empenho e criatividade no trabalho. Com isso, ele rende mais em suas tarefas e também tem uma postura melhor diante dos clientes, o que aumenta a atratividade dos serviços e promove a fidelização dos consumidores.

Outra questão importante é que o feedback é fonte de motivação e pode dar um direcionamento para a correção de falhas. Desse modo, é possível reduzir os erros e o retrabalho, que são elementos que podem custar caro para a agência. As avaliações de desempenho permitem também eliminar alguns padrões que não contribuem para os resultados.

Ebook: 6 problemas de uma gestão não padronizada


Quais as principais formas de avaliar o desempenho?

Há diversos métodos de avaliação de desempenho que podem ser adotados na agência de publicidade. Veja mais a seguir!


Avaliação de desempenho do funcionário por escala gráfica

Consiste em uma tabela com 6 colunas, em que a primeira sinaliza quais são os pontos a serem avaliados, como pontualidade, qualidade do serviço, trabalho em equipe, conhecimento e comprometimento. Nas colunas seguintes, são apresentadas as classificações: Ótimo, Bom, Médio, Regular e Fraco.

O supervisor preenche a avaliação, em companhia do funcionário, registrando qual o resultado para cada critério preestabelecido. A ideia é que os dois dialoguem sobre essas questões, para que o profissional fique consciente de suas potencialidades e fraquezas. É um método simples e rápido de aplicar!

Tudo que você precisa saber sobre Gestão de desempenho

Avaliação pelo método da pesquisa de campo

Nessa forma de avaliação, a empresa contrata um especialista em recursos humanos para conversar com cada supervisor sobre o desempenho dos subordinados. É um método padronizado que tem menor interferência dos aspectos subjetivos. Após a discussão, o especialista e os superiores realizam uma reunião para debater quais serão os planos para corrigir os problemas encontrados.


Avaliação por desempenho em incidentes críticos

O enfoque desse método de avaliação são os desempenhos fora da curva, seja positivamente, seja negativamente. A proposta é a de que a quantidade dos incidentes críticos ajude na mensuração dos pontos fortes e fracos de cada trabalhador.


Avaliação por objetivos

O gestor e o colaborador dialogam sobre quais são os objetivos da empresa. Depois, eles desenvolvem propostas para promover a melhoria do desempenho, de forma alinhada com as metas preestabelecidas. Em períodos específicos, os dois voltam a se reunir para avaliar os resultados alcançados, as falhas e os avanços.


Avaliação por competências

A avaliação por competências é baseada na ideia de que o próprio profissional é capaz de identificar suas competências, habilidades e atitudes. O papel dos gestores é auxiliar o colaborador a conciliar esses talentos com os objetivos da empresa. Além disso, o líder e o trabalhador estabelecem um planejamento para o desenvolvimento de características necessárias ao bom desempenho da função.


Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um método que se baseia em buscar um feedback sobre o desempenho do colaborador no trabalho de várias fontes. Superiores, colegas de trabalho e clientes, anonimamente, são as principais fontes de informação. A partir do conteúdo coletado, o gestor e o profissional elaboram um plano de erradicação dos problemas e de fortalecimento dos pontos positivos.


Quais as melhores ferramentas para facilitar o processo de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho pode ser facilitada com o apoio da tecnologia. Os softwares para gestão de agências de publicidade ajudam no controle de tarefas da empresa, facilitando a distribuição das atividades e o acompanhamento da progressão dessas práticas. Com isso, é possível monitorar o desempenho dos funcionários nas atividades e, por consequência, o processo de avaliações de desempenho fica mais fácil.

Medir e acompanhar o desempenho da equipe é fundamental para conseguir resultados positivos para a empresa. Com as avaliações, é possível desenvolver estratégias para enfrentar dificuldades e maximizar as potencialidades dos profissionais. A medida também traz mais motivação para o time e ajuda os trabalhadores a acompanharem o próprio desenvolvimento dentro da agência de publicidade.

Além disso, o trabalho nessas empresas exige muita criatividade e conhecimentos sobre as tendências de mercado. Nesse sentido, a avaliação de desempenho ajuda também a identificar falhas nessas áreas, de forma que os colaboradores possam fazer correções e ampliar o campo de possibilidades no trabalho. Com as diversas estratégias de avaliação apresentadas neste post, você pode escolher aquelas que são mais apropriadas para o seu empreendimento e objetivos!

Gostou de saber como medir e acompanhar o desempenho da equipe na agência de publicidade? Que tal se aprofundar no assunto baixando nosso e-book com dicas de gestão para agências? Até lá! 

 
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.