Quais os benefícios de realizar análises de desempenho individual?

Leia o post e saiba quais são os benefícios de realizar análises de desempenho individual com o time da sua agência. Aproveite!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

benefícios de analisar o desempenho individual

O capital humano é um dos bens mais valiosos de uma agência e, por isso, precisa ser acompanhado. Para quem faz gestão empresarial, a avaliação do desempenho individual dos colaboradores é uma tarefa que requer ferramentas para ser mensurada.

Como é feita a análise do desempenho dos funcionários na sua agência? Se ainda tem dúvidas de como proceder, quais os tipos de avaliação utilizar e quais são as principais vantagens da prática, este post é para você. Confira mais sobre o assunto e tenha uma boa leitura!

A importância do desempenho individual

Para começar, é preciso que a importância do tema esteja alinhada entre gestores e colaboradores. Avaliar o desempenho da equipe é uma atividade ampla, estratégica, capaz de impactar os resultados.

É por meio do acompanhamento do trabalho, do desenvolvimento de competências e da identificação das dificuldades que a equipe cresce e, com ela, a empresa.

Vale ressaltar que a intenção de avaliar a performance do funcionário não deve ser exclusivamente para apontar erros e reprimir atitudes. Os objetivos da análise de desempenho individual vão além, conforme serão apresentados no decorrer deste artigo.

Até aqui, ficou evidente para você que avaliar o desempenho individual é fundamental para administrar o time da agência? O engajamento de quem trabalha em um ambiente preocupado com as suas habilidades, seus potenciais e desafios costuma ser diferenciado e positivo.

Kit de produtividade Este material completo vai alavancar os resultados da sua agência!

Baixando nosso material você terá acesso a planilhas, vídeos, guias e ebooks para aumentar a produtividade da sua agência

O objetivo de analisar o desempenho individual

Diante da importância apresentada no tópico acima, você deve ter percebido algumas pistas sobre qual é o objetivo de analisar o desempenho da sua equipe, certo? Agências que priorizam a avaliação dos colaboradores, geralmente, têm definido o que se pretende com as informações mapeadas na análise.

Para acompanhar individualmente ou de forma coletiva o trabalho em andamento, ou para descobrir potenciais, o objetivo da análise deve ser direcionado para oportunidades de melhoria e crescimento.

Os tipos de análises de desempenho individual

Existem metodologias que são utilizadas no meio corporativo para avaliar a equipe e o desenvolvimento profissional do colaborador. Cada método tem determinado foco e pode ser utilizado de forma isolada ou aplicado mais de um, conforme os objetivos e os recursos da empresa. Acompanhe os principais tipos de análises de desempenho individual.

Autoavaliação

É realizada em duas fases. Na primeira, o funcionário identifica seus pontos fortes e fracos, habilidades e desafios. Após, na segunda fase, os apontamentos são discutidos com o gestor para que sejam melhorados.

A autocrítica e a percepção do seu próprio comportamento faz com que o colaborador tenha comprometimento com o seu crescimento.

Avaliação 360 graus

O nome da metodologia entrega a forma como a análise é realizada, ou seja, por todos os ângulos! Isso significa que a avaliação 360 graus do colaborador é feita com a participação das pessoas que fazem parte da rotina de trabalho dele, sejam colegas, sejam gestores, o próprio funcionário e, até mesmo, clientes e fornecedores.

Avaliação por competências

Para utilizar esse tipo de análise, é essencial considerar três fatores: conhecimento, habilidade e atitude. Assim, o funcionário identifica quais competências ele tem, quais estão em desenvolvimento e aquelas que precisam ser desenvolvidas. Com isso, é traçado um plano  de ação com o gestor para potencializar o que foi mapeado.

Resultados

A avaliação do desempenho pelos resultados é feita de acordo com um período específico e com a quantidade de entregas ou tarefas executadas. Totalmente embasada em números, a metodologia coloca “na ponta do lápis” os resultados atingidos pelo funcionário. 

Conversão de vendas e o nível de satisfação dos clientes são bons parâmetros para avaliar os resultados.

Escala gráfica

O método é simples e consiste em fazer um documento no qual os quesitos que serão avaliados (como produtividade, assiduidade e comprometimento) sejam apresentados e relacionados com notas que demonstram a intensidade de cada um deles. 

Os itens podem ser avaliados em uma escala numérica (de 0 a 10, por exemplo) ou ainda por conceitos (de excelente a ruim).

Como deve ser realizada a análise de desempenho individual

Independente do tipo de análise escolhida, algumas considerações são essenciais para que a avaliação do desempenho individual seja feita corretamente e de acordo com o cenário da empresa e do colaborador. Veja quais são elas.

Momento certo

Não basta avaliar o desempenho apenas para cumprir obrigatoriedades e orientações de recursos humanos. É necessário analisar também o momento certo para que não haja interferências que não agregam, como a falta de recursos para executar as atividades.

Ferramentas adequadas

É importante pensar nas ferramentas que serão utilizadas para analisar a performance dos colaboradores. Formulários, softwares e técnicas de gestão de pessoas colaboram para que o desempenho seja medido e melhorias sejam identificadas.

Periodicidade mantida

Definir a frequência da análise e respeitá-la é essencial para ter sucesso na avaliação de desempenho de cada colaborador. Algumas empresas apostam em um acompanhamento mensal e em reuniões semanais para que atualizações sejam compartilhadas entre o gestor e o funcionário.

Os principais benefícios de analisar o desempenho individual

Depois de conhecer a importância, o objetivo e os tipos de análises de desempenho individual, assim como os fatores que precisam ser considerados para realizar a avaliação, chegou a hora de você saber quais são as principais vantagens da prática. Acompanhe!

Potencial

Uma das principais vantagens de analisar o desempenho do time da sua empresa é identificar o potencial de cada colaborador. Durante as avaliações, é possível mapear atividades que o funcionário tem interesse e aptidão e incentivar o desenvolvimento delas.

Ainda, o estímulo para crescer dentro da empresa é um dos fatores que contribuem para a baixa rotatividade da equipe.

Produtividade

A produtividade do funcionário pode ser medida por meio das avaliações de performance. Com isso, o gestor consegue direcionar a equipe para que atue com mais intensidade em determinada tarefa, assim como eliminar atividades sem retorno ou valor para a empresa.

Participação

Gestores que avaliam os funcionários conseguem promover o comprometimento deles para lidar com o fluxo de trabalho e os desafios encontrados no dia a dia. A participação deles se torna mais ativa para solucionar problemas e atingir os objetivos da empresa.

Acompanhar o desempenho individual é um caminho bastante promissor para a gestão do negócio. Quem pretende desenvolver habilidades e competências no time, precisa contar com ferramentas que facilitam a implementação dessa prática.

Que tal começar agora mesmo a organizar a avaliação de seus funcionários? Entre em contato com a Studio e conheça o software de gestão que vai ajudar a mensurar a performance da sua empresa.

Fale com um consultor
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.