Entenda o que é o processo de desenvolvimento organizacional nas empresas

O desenvolvimento organizacional é o conjunto de processos para estimular o crescimento de uma empresa por meio da capacitação dos seus colaboradores. Neste artigo você vai conhecer melhor para que serve, suas principais técnicas e como beneficia as organizações.

Desenvolvimento Organizacional

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Na era digital, as empresas devem manter-se em constante movimento e evolução para alcançar a realização de seus objetivos. Uma das técnicas mais implementadas para isso é o desenvolvimento organizacional.

Neste post, você descobrirá o que é, como funciona esse método e as vantagens que proporciona às empresas. Confira o que será abordado:

O que significa desenvolvimento organizacional?

O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa melhorar a empresa, concentrando seus esforços e prioridades na identificação das necessidades dos clientes no contexto atual e projetando mudanças futuras.

Esse conceito engloba uma abordagem sistemática que tem origem em ideias sobreo ser humano, organização e ambiente e é categorizado nas ciências comportamentais da administração.

A Western Electric Company (EUA) fez um estudo inovador de 4 variáveis ​​que geraram uma mudança considerável na organização empresarial:

  • meio ambiente;
  • organização;
  • grupo;
  • indivíduo.

Assim, passo a passo, foi construída uma melhor capacidade de colaboração entre indivíduos e grupos, com o objetivo de promover o espírito de trabalho em equipe e a integração de todos os envolvidos.

Para que serve o desenvolvimento organizacional?

O objetivo do desenvolvimento organizacional é tornar o tecido empresarial mais eficaz, fazendo com que os trabalhadores movam as engrenagens do negócio para atingir todo o seu potencial.

Essa estratégia também evita constituir elementos isolados do resto da sociedade, refletindo um aprendizado individual e organizacional essencial para a criação de sistemas flexíveis e sensíveis a mudanças internas e externas.

Portanto, investir nessa estratégia significa se aproximar de uma cultura organizacional que, dependendo da natureza do problema, pode ajudar sua empresa a:

  • desenvolver a capacidade de colaboração entre indivíduos e grupos;
  • encontrar e integrar o equilíbrio entre as necessidades e os objetivos da empresa e da equipe;
  • melhorar constantemente os sistemas de informação e comunicação;
  • criar e promover o sentimento de pertencimento às pessoas dentro da organização;
  • melhorar o ambiente de trabalho e estabelecer um ambiente de confiança;
  • criar um clima de receptividade na empresa;
  • promover a iniciativa e a inovação de cada funcionário;
  • desenvolver e estimular talentos dentro da organização.

Certamente você já entendeu a importância do desenvolvimento organizacional. Lembre-se: os recursos humanos são essenciais para atingir as metas propostas. Se você alcançar a felicidade de sua equipe, crescerá como empresa!

Quais são as principais técnicas do desenvolvimento organizacional?

Chegou o momento de responder à pergunta mais importante: como aplicar o desenvolvimento organizacional? Existem várias técnicas que provaram ser altamente eficazes, mas falaremos de duas em especial. Acompanhe! 

Grupos T

Essa técnica é usada para identificar por que o comportamento de um indivíduo afeta os outros membros de uma organização de maneira positiva ou negativa.

Seus objetivos são:

  • conscientizar os funcionários sobre suas ações e como eles impactam os demais;
  • criar maior sensibilidade pelo comportamento alheio;
  • alcançar uma maior compreensão do trabalho em equipe.

Para isso, existe um condutor (especialista em ciências do comportamento) responsável por mediar o processo, reconhecer e alcançar os objetivos de todos os colaboradores.

Veja, a seguir, como a técnica é executada.

1. Identificação do problema

Uma vez identificados os objetivos, o grupo é formado. Em seguida, o condutor cria um ambiente para que as pessoas sintam-se à vontade para trocar livremente suas ideias, possibilitando discussões e confrontos pessoais saudáveis para resolver os problemas que possam surgir.

2. Desenvolvimento passivo do condutor

Ao começar as discussões, o condutor permite que os participantes ajam de forma independente, para que participem voluntariamente e demonstrem sua autoconfiança ao resolver os conflitos.

Para alcançar o efeito desejado, o Grupo T deve fazer parte de uma cultura organizacional que preze pelo compartilhamento de informações, com foco nas mudanças e resoluções.

Portanto, características como trabalho em equipe, integração, debates, entre outras, devem ser reforçadas.

Re-informação com base em uma pesquisa

Nesse processo, é criado um questionário visando conhecer as diferentes percepções, atitudes e a satisfação dos funcionários.

Uma vez que os membros preenchem o questionário e as informações são coletadas, elas são incluídas em um banco de dados em que, posteriormente, serão analisadas pelos especialistas para encontrar o possível problema que está afetando os colaboradores e/ou a empresa.

Lembre-se de que os funcionários são a base de qualquer empresa e não há ninguém melhor que eles para conhecer os problemas enfrentados no dia a dia do seu trabalho.

Como os dados podem colaborar para o desenvolvimento organizacional?

Nos últimos anos, grandes empresas têm confiado em dados coletados para tomar suas decisões de Marketing. Para isso, tornaram-se fiéis à cultura data driven, a qual se baseia em pesquisa e análise de dados. Tudo com o objetivo de conhecer os usuários e saber quais partes da empresa não estão gerando valor.

Mas como? Simples! Por meio da transformação digital e automação de processos.

Após definir seu objetivo, as empresas investigam em diferentes bancos de dados e avaliam vários relatórios. Uma tarefa que, sem tecnologia e automação, consumiria muito dinheiro e esforço para ser alcançada.

Por fim, o poder dos dados encontrados deve ser avaliados e adaptados para atender ao objetivo proposto.

Todas essas informações, além de mostrar o caminho a seguir, esclarecem os problemas e definem a distribuição de responsabilidades, evidenciando os pontos fracos dos colaboradores para conseguir desenvolvê-los.

Se você chegou até aqui, já entende a importância que o desenvolvimento organizacional tem em uma empresa, além das técnicas e ferramentas ideais para executá-la.

O que está esperando para colocar a estratégia em prática? Guie sua empresa pelo caminho da evolução com a contribuição do desenvolvimento organizacional.

Aproveite para continuar essa jornada aprendendo mais sobre cultura e clima organizacional!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.