Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 9 de agosto de 2019. | Atualizado em 17 de março de 2020


O design estratégico permite que a sua empresa ofereça uma experiência cada vez melhor ao usuário, servindo como um verdadeiro diferencial competitivo para se destacar aos olhos do mercado. Ao investir nesse conceito, é possível conquistar vantagens em todas as áreas do seu negócio, tornando-se uma empresa ainda mais completa.

Por muito tempo, o design era visto apenas como um enfeite, um complemento de uma ação, página ou empresa. Ou seja, um recurso utilizado somente para conseguir gerar um valor estético ao que está sendo apresentado ao consumidor.

Com a transformação digital, porém, muita coisa precisou mudar no mercado. Assim, surgiu o design estratégico.

Agora, esse conceito não é apenas um complemento, mas sim parte fundamental de todo o plano de Marketing e gestão de qualquer organização.

Afinal, a experiência do usuário se tornou uma prioridade para quem deseja se destacar nos canais digitais e, portanto, não basta oferecer o melhor conteúdo, preço ou serviço — tudo é avaliado pelo consumidor.

Quando bem executado, o design estratégico pode resultar em inúmeros benefícios para a uma empresa, desde um relacionamento mais próximo com os usuários até tornar o trabalho da equipe de Vendas mais simples.

Que tal, então, se aprofundar nesse assunto? A seguir, vamos falar sobre os seguintes tópicos:

Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é design estratégico?

Design estratégico é o termo utilizado para se referir ao trabalho de criação de uma marca, produto ou serviço voltado para a experiência do consumidor como um todo, oferecendo soluções mais completas.

Esse conceito pode ser tratado como um projeto de inovação, já que representa um resultado final único para o usuário.

Para entender exatamente o que significa esse conceito, a melhor solução é começarmos com um exemplo: ao pensar em design de sites, você vai simplesmente adotar imagens, layout, tipografia e outros detalhes visuais de que mais gosta?

Ou é preciso fazer um estudo, avaliando os objetivos da empresa, da página, a persona que deve ser impactada?

Dentro de um cenário cada vez mais competitivo e lidando com clientes mais exigentes, é fundamental seguir pelo segundo caminho.

É exatamente isso que o design estratégico representa: o estudo, a análise e o planejamento de todos os elementos visuais que vão ser utilizados, sempre em busca de oferecer a melhor experiência possível.

Na prática, o principal objetivo é fortalecer tópicos importantes dentro de qualquer processo organizado de design: marca do produto ou identidade visual de uma empresa, por exemplo.

A ideia é maximizar o potencial de cada criação por meio de um planejamento para saber o que pode ser mais atrativo para o usuário.

Por que investir no design estratégico?

Na prática, quais são os principais motivos para você adotar o design estratégico dentro da sua organização? Quais são as vantagens de utilizar esse conceito nas suas criações no Adobe InDesign, por exemplo, e trabalhar melhor abordagens de Design Thinking?

Para tirar as suas dúvidas, separamos os benefícios do design estratégico. Confira!

Estímulo à inovação

O design estratégico trabalha diretamente para fomentar a inovação dentro das organizações, criando soluções para oferecer uma experiência única ao consumidor.

A partir de feedbacks, estudos e testes, é possível encontrar soluções não utilizadas anteriormente, estimulando toda a empresa a procurar por saídas diferentes e criativas.

Colaboração entre as equipes

Outra vantagem da adoção desse conceito é o incentivo à colaboração entre as diferentes equipes. Afinal, um erro muito comum é que áreas como Marketing e Vendas trabalhem separadas.

Porém, o design estratégico prega exatamente o contrário, exigindo que diferentes setores colaborem para encontrar soluções para alcançar os objetivos traçados.

Gestão otimizada

De uma maneira geral, toda a gestão da sua empresa é otimizada quando o design estratégico é aplicado. Afinal, o mindset muda em direção a uma busca constante por inovações e soluções mais criativas para conseguir entregar uma experiência mais satisfatória.

Com mais integração nos processos, todos os profissionais passam a tentar encontrar as melhores saídas para a empresa.

Diferenciação

A disputa pelos consumidores é extremamente competitiva e, por isso, é fundamental encontrar maneiras de diferenciar a sua marca das demais — e o design pode ser uma das respostas mais eficientes para isso.

Ao criar uma experiência única de branding, por exemplo, gerando maior valor agregado para a empresa como um todo, criando uma vantagem competitiva.

Relacionamento mais próximo

Como principal consequência de todos os tópicos anteriores, a relação entre consumidores e empresa se torna muito mais próxima e saudável.

Afinal, a organização vai sempre buscar maneiras de aprimorar a experiência do usuário, que vai se sentir cada vez mais valorizado, sendo excelente para o trabalho de fidelização de clientes, por exemplo.

Redesign de SitesPowered by Rock Convert

Como funciona o design estratégico?

Por mais que os benefícios sejam claros, nem todas as empresas estão dispostas a adotar essa abordagem.

O principal motivo é o seu funcionamento, que é muito além da implementação de uma metodologia de trabalho, mas sim uma mudança completa de mindset dentro de uma organização. Não basta aplicar o Design Emocional no seu site, por exemplo: é maior do que isso.

Afinal, as mudanças no design de uma empresa são voltadas para que o consumidor tenha uma experiência melhor, mas somente isso somente não basta: é preciso que, de fato, essa mensagem seja transmitida em suas ações.

O design estratégico vai, portanto, modificar processos dentro da organização como um todo, estabelecendo iniciativas competitivas.

Portanto, é preciso que as empresas estejam dispostas a modificar muito mais do que o layout de uma página, mas também, a abordagem de todos os profissionais ali para fornecer uma experiência satisfatória ao consumidor.

Além disso, o design estratégico otimiza o trabalho em conjunto entre as diferentes setores de uma empresa.

Por isso, é preciso estar aberto para modificar o mindset da organização, seja com o trabalho colaborativo entre áreas como Marketing, Vendas e Tecnologia, seja para modificar processos internos para entregar mais ao consumidor.

É necessário entender o que o cliente deseja e o que se deve fazer para oferecer soluções realmente úteis para a persona.

O que fazer para implementar o design estratégico?

Como o design estratégico é tão importante para o sucesso de uma empresa, o que é preciso ser feito para aplicá-lo dentro da sua organização?

Para inspirar, detalhamos os principais tópicos utilizados por um dos principais cases de sucesso em relação a esse conceito: o Nubank. Assim, você consegue visualizar melhor o que precisa ser feito para o seu negócio.

Entenda a sua persona

A estratégia do Nubank consiste em oferecer o tradicional serviço de um banco de maneira simplificada e transparente, certo? Tudo isso, porém, com o design estratégico sendo o principal pilar para a construção e transmissão dessa mensagem.

Como tudo isso foi feito? Entendendo quais são as principais dores e necessidades dos consumidores.

Crie protótipos

Parte importante desse trabalho também consiste em criar experimentações, afinal, o processo criativo é longo e são precisos testes para chegar ao resultado satisfatório no final.

Além disso, você permite que mais pessoas experimentem um recurso ou função e possam oferecer uma avaliação precisa da eficiência ou não dessa ideia.

Realize feedbacks qualitativos

A partir de feedbacks qualitativos, a startup sabe exatamente o que é preciso modificar em seus produtos e serviços para garantir uma experiência mais satisfatória.

Como? Semanalmente, clientes da empresa são convidados para testar os seus produtos e deixar suas opiniões sobre o que foi apresentado, fornecendo insights valiosos para a entrega do produto final.

Lembre-se: o mais importante não é quantidade, mas sim a qualidade desses feedbacks. A ideia é conseguir respostas construtivas para que o seu negócio possa aprimorar um serviço, produto ou processo interno.

Aproxime-se da sua persona e faça com que ela também participe do processo criativo, aumentando as chances de sucesso da sua estratégia.

Mude o mindset da sua organização

Além disso, toda a estrutura está sincronizada no mesmo mindset: oferecer uma experiência única, exclusiva e satisfatória ao cliente. Ou seja, a cultura organizacional da empresa é bem estabelecida e forte, fazendo com que não apenas os designers pensem em ações, estratégias e soluções, mas que todos os funcionários participem do processo.

O design estratégico é, portanto, essencial para que a empresa consiga se destacar aos olhos do consumidor.

Com muita criatividade e estudos, é possível fortalecer a imagem do seu negócio dentro do seu segmento de atuação e, mais importante, criando uma relação mais próxima e satisfatória com o usuário.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é design estratégico, os seus benefícios e o que fazer para aplicar esse conceito no dia a dia da sua empresa, é hora de entender como deixar a sua marca ainda mais forte.

Para isso, baixe o nosso ebook gratuito sobre branding e descubra como melhorar a gestão da sua marca!

Ebook BrandingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *