Por Raphael Pires

Publicado em 1 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


No Brasil, o Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro, data em que a profissão foi regulamentada em 1966. Neste post, entenda quais são as principais oportunidades de atuação dos profissionais da propaganda tanto em agências quanto fora delas.

ilustração sobre o dia do publicitário
Como o Dia do Publicitário é comemorado na sua agência?

Em 1º de fevereiro, é celebrado no Brasil o Dia do Publicitário. A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.

Neste artigo comemorativo, vamos explicar como esse dia surgiu, onde o profissional pode atuar nos dias de hoje, a importância que a publicidade tem para a transformação digital e como as agências celebram essa data. Ficou interessado? Então, é só continuar a leitura e conferir todas essas informações!

Entenda quando é o Dia do Publicitário

O Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro no Brasil por ter sido nesse dia, no ano de 1966, a aprovação da Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.

Segundo o texto da lei:

“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.

Nas redações dos jornais, por exemplo, por terem experiência para trabalhar com textos, os jornalistas eram os responsáveis também por criar anúncios. Com a regulamentação da profissão de publicitário, as funções foram separadas e os profissionais do jornalismo passaram a se dedicar apenas ao conteúdo noticioso dos periódicos.

Veja quais são as principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade

Muitos têm interesse em saber o que um publicitário faz, principalmente os estudantes ou aspirantes à profissão. Em uma agência, o profissional da propaganda pode atuar nas áreas relacionadas a seguir!

Atendimento

O setor de atendimento é o responsável por compreender as necessidades dos clientes, criar briefings e propor projetos. O profissional que atua nessa área também precisa levantar dados que servirão como base para compor uma campanha.

Criação

A área de criação é a que “coloca a mão na massa” para desenvolver as campanhas publicitárias, sendo uma das mais visadas por quem se forma em Publicidade e Propaganda. Nesse setor, ainda há subclassificações, como os diretores de arte, arte-finalistas, redatores, social medias etc. Como existem muitas pessoas trabalhando em um mesmo projeto, há a necessidade de alguém para coordenar a equipe na agência.

Mídia

O profissional de mídia é aquele que analisa em quais veículos de comunicação uma campanha deve ser veiculada para obter êxito. São eles que verificam se vale a pena inserir um comercial na televisão, em uma revista, nas redes sociais, no rádio etc. Também negociam com as emissoras e demais veículos para definir valores da compra de espaço publicitário, bem como os horários em que as inserções serão realizadas.

Marketing

O marketing enxerga a campanha publicitária como um todo, verificando também questões como o preço, o ponto de venda e o impacto que as promoções geram nos clientes. É necessário agir com estratégia para verificar os canais de distribuição mais adequados, a maneira como as campanhas publicitárias são produzidas e o público que se pretende atingir.

Pesquisa de público

Para que uma campanha publicitária seja bem-sucedida, é necessário ter um conhecimento aprofundado do público e das personas da marca. Assim sendo, o publicitário, além de outros profissionais da comunicação, como os de relações-públicas, pode atuar na condução de pesquisas.

A ideia é que se possa avaliar as necessidades e anseios do público-alvo a fim de descobrir como determinado produto ou serviço pode saná-las e trabalhar isso nas campanhas.

Considere também as oportunidades fora das agências

O trabalho do publicitário não se limita aos cargos que existem em agências. Uma oportunidade é trabalhar em empresas como coordenador de comunicação, designer, entre outros postos.

Ainda pode-se atuar como freelancer. Nesses casos, há a possibilidade de atender a pequenas empresas, as quais não têm condições de contratar uma grande agência. Assim sendo, é preciso saber um pouco de cada uma das vertentes da publicidade.

Além disso, o freelancer pode se especializar em uma área, como a redação ou o design, e prestar serviços terceirizados para agências ou empresas que tenham setores de comunicação e necessitem desse tipo de trabalho.

Saiba a importância da publicidade na transformação digital

A publicidade é uma das profissões que mais foi afetada pela transformação digital, que revolucionou a forma como se faz propaganda em todo o mundo. A série Mad Men, disponível no catálogo da Netflix, mostra como era uma agência de publicidade nos anos 1960 e como publicitários famosos exerciam suas atividades na época. Se você assistir, perceberá que muita coisa mudou de lá para cá.

O embasamento teórico e as estratégias continuam importantes, mas percebe-se uma mudança significativa nos canais em que os anúncios publicitários são veiculados. Fazer um anúncio para a televisão ou rádio é muito diferente de produzir conteúdo para as redes sociais, por exemplo.

Na época em que se passa Mad Men, vivíamos no auge do que alguns autores, como Mauro Wolf, chamam de teoria das balas mágicas. Esse método mostra uma propaganda altamente persuasiva, em que os receptores das mensagens eram tidos como alvos, atingidos pelos anúncios, que assumiam o papel de uma bala atirada em direção ao público.

A principal mudança que a transformação digital trouxe é que agora o receptor é ativo. As pessoas podem interagir com as marcas nas redes sociais ou em conteúdos produzidos para blogs, por exemplo. Assim, as campanhas passaram a ter menos foco em persuasão e muito mais ênfase no relacionamento com os públicos.

Confira como as agências celebram o Dia do Publicitário

Cada agência tem seu método próprio de celebrar o Dia do Publicitário de acordo com sua cultura organizacional. Muitas empresas fazem eventos alusivos à data, visando valorizar os profissionais que compõem o time.

Se você é um profissional da propaganda, parabéns pelo Dia do Publicitário. Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo temático. Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que os seus amigos publicitários também saibam mais sobre esse dia!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *