Confira 7 dicas para empreender qualquer tipo de negócio

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Empreender em cidades brasileiras não é uma das tarefas mais simples. Nossa burocracia e altas taxas de impostos acabam desanimando ou mesmo atrapalhando aqueles que desejam ter esse estilo de vida. No entanto, esse cenário parece estar evoluindo, com mais pessoas buscando dicas para empreender e abrindo seus negócios.

Em um cenário de crise, estimular o empreendedorismo é uma boa saída, visto que isso pode impulsionar o crescimento dos empregos. Porém, para sair do papel e ter sucesso é preciso planejamento, boas estratégias e disposição.

Neste conteúdo vamos mostrar as 7 melhores dicas para empreender. Confira!

Quais são os benefícios de empreender?

Muitas pessoas têm o sonho de ter o próprio negócio, de não ter ou ser o próprio chefe. De fato, empreender tem alguns ótimos benefícios, como fazer aquilo que gosta, traçar seu próprio caminho e ter liberdade nas decisões.

No entanto, de novo temos que falar que não é uma tarefa simples e você não vai conseguir chegar onde quer sozinho.

Ser empreendedor é um estilo de vida. É correr riscos, estar sempre em constante evolução, estar atento ao mercado, ser flexível.

O líder empreendedor precisa saber montar uma boa equipe e dar sempre o exemplo para que os colaboradores possam exercer os trabalhos e buscar os objetivos em comum.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

Agora que vimos sobre os benefícios de ser um empreendedor, devemos ressaltar que existe mais de um tipo de empreendedorismo. Vejamos quais são eles e as características que os diferenciam:

Corporativo

O empreendedorismo corporativo acontece quando um empreendedor individual se une a outros e a uma determinada organização para entregar uma solução, podendo ser uma inovação dentro dessa própria empresa.

Imagine, por exemplo, que você e outro empreendedor individual identificaram uma maneira de otimizar um processo atual de uma empresa. Então, vocês se unem com essa empresa para prestar o serviço. Isso é caracterizado como um empreendedorismo corporativo.

Para as empresas esse modelo é muito interessante e elas utilizam incentivando os próprios colaboradores a proporem novas ideias e sugestões.

Social

O empreendedorismo social é aquele que não visa diretamente lucro, mas sim uma melhor qualidade de vida para as pessoas que estão envolvidas.

Os projetos são focados no desenvolvimento humano e social, visando sanear deficiências e realmente cuidar das pessoas, do ambiente, promover a cultura e igualdade.

Individual

O empreendedor individual é aquele que abre um negócio sozinho. Ele pode ser enquadrado de duas maneiras: MEI (Microempreendedor Individual) ou EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Em ambos os casos o empreendedor tem os mesmos direitos e deveres de uma outra empresa de maior porte.

Quais são as melhores dicas para empreender?

Agora que já analisamos os benefícios de se tornar um empreendedor e os tipos, vamos ao que interessa! A seguir estão as 7 principais dicas para empreender. Acompanhe!

1. Saia do lugar!

A primeira e talvez mais importante dica é sair do lugar! Isso significa que o empreendedor não deve ficar parado esperando as oportunidades chegarem até ele.

É preciso aproveitar as chances, se preparar, estar disposto e correr atrás!

2. Persista!

A segunda dica para empreender é: persista! Nunca desista no primeiro problema encontrado. Sempre acredite que aquele plano pode dar certo e que para ter sucesso o caminho nem sempre (quase nunca!) é reto.

A vida de um empreendedor é cheia de desafios e decisões. Muitas vezes o erro acontece, é normal! No entanto, a grande diferença de um empreendedor de sucesso e aquele que só tem vontade de ser dono do próprio negócio pode estar na persistência.

3. Crie, depois otimize

A nossa terceira dica é sobre criar, depois otimizar. Acredite, muitas pessoas tentam fazer o contrário e acabam não tirando as ideias do papel.

Sempre que você tiver uma ideia, coloque ela em prática. Preocupe-se em criar um MVP (Mínimo Produto Viável), que nada mais é do que uma versão mais simples possível de um produto para ser lançado no mercado.

Quando você lançar um MVP vai poder analisar se aquela solução realmente é interessante e tem tração e desejo do público.

4. Chame a responsabilidade para si

Ser dono do próprio negócio tem seus benefícios, mas também responsabilidades. Você deve ter na cabeça que o maior interessado no sucesso do negócio deve ser você mesmo, então corra atrás e assuma a responsabilidade!

Sua equipe deve ter em você um líder, uma referência.

5. Esteja sempre atento ao mercado

Uma das boas dicas para empreender é estar atento ao mercado. Sempre analise seu público, os concorrentes, as mudanças de comportamento e as oportunidades.

Um empreendedor não fica parado (volte na primeira dica). Muitas oportunidades podem e vão surgir no meio do caminho e se você estiver atento, pode aproveitá-las.

Sobre a concorrência, analise os pontos fortes e fracos. Não copie, mas também não tenha vergonha de usar as boas ideias no seu negócio, fazendo as adaptações necessárias.

6. Tenha referências

Um bom empreendedor sempre tem referências! Busque admirações, estude outros empreendedores de sucesso, empresas que você admira.

Conheça cases de sucesso e analise o que você pode tirar de proveito das situações.

Um bom empreendedor não vive em busca de reinventar a roda, mas sim de captar boas ideias, adaptar ao seu negócio e colher os frutos.

7. Aprenda marketing e vendas

Por fim, mas com certeza não menos importante, estude muito sobre marketing e vendas! Qualquer empreendedor deve saber vender o seu produto ou serviço.

As estratégias de marketing servirão para atrair potenciais clientes, fornecedores ou até mesmo investidores.

Saber vender seus produtos, destacando os diferenciais, mostrando os motivos que as pessoas têm para aquela compra, pode fazer toda a diferença e trazer os resultados desejados.

Portanto, vimos neste artigo 7 ótimas dicas para empreender. Mostramos também que ter o próprio negócio é um desafio que vale a pena, com diversos benefícios e também responsabilidades.

Agora, cabe a você aplicar cada uma das dicas para empreender e ver como elas podem realmente fazer a diferença no seu caminho! Para aumentar o seu conhecimento, confira agora a nossa lista dos melhores cursos sobre marketing e vendas que você pode fazer junto com a nossa equipe da Rock Content!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.