10 dicas para melhorar a gestão da sua agência

Quer saber como melhorar os resultados da sua agência e engajar sua equipe! Confira nossas dicas!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

dicas para melhorar a gestão da agência

Não preciso nem dizer que a gestão de qualquer agência é crucial para o sucesso do negócio, certo? No entanto, muitas empresas ainda negligenciam esse importante aspecto. Pensando nisso, separamos aqui 10 dicas para melhorar a gestão da sua agência a partir de agora!

Qualquer líder deve ter certeza que a forma que está gerenciando a equipe e os negócios é a mais adequada e, para isso, deve sempre investir em mentorias, cursos e leituras.

Está curioso para saber como melhorar sua gestão e conseguir mais lucratividade para sua agência? Então acompanhe nosso post!

Dicas para melhorar a gestão da agência?

A gestão é uma habilidade que pode ser aprendida. A cada dia, pegue alguma das dicas abaixo para melhorar sua gestão e trabalhe em cima dela. No próximo dia, pegue outras dicas para melhorar a gestão da sua agência e foque nelas.

Quanto menos esperar, você será um gestor melhor e toda a sua equipe estará mais motivada a fazer mais pela agência.

1. Defina sua visão e compartilhe-a

Nos modelos mais antigos de gestão, funcionários eram pagos para executar e não pensar. Mas a gente sabe que essa estrutura não funciona direito, especialmente se você tem colaboradores talentosos e criativos.

Para engajar seu time a entregar o que ele tem de melhor, você precisa ter uma visão clara da razão da existência da sua agência. Qual é o seu propósito? Que impactos você quer causar e em quem? Como você quer mudar o mundo com a agência? Essas são algumas questões que você precisa responder e tornar público para sua equipe.

Assegure-se de tornar sua visão clara e concisa. Esta é uma das mais importantes dicas para melhorar a gestão da agência. Você pode fazer isso a partir dos seguintes passos:

  • agende uma reunião e compartilhe sua visão;
  • envie um e-mail depois da reunião;
  • escreva a visão e pregue-a em lugares onde todo mundo possa vê-las frequentemente.

2. Entenda seu time para conseguir engajamento

Definir a sua visão é ótimo, mas não é o bastante para engajar seu time a se comprometer a realizá-la. Você sabe o que o seu time quer? Você sabe o que motiva seus colaboradores? Se você não sabe, você precisa descobrir.

Quando você entender o que a sua equipe quer, você pode transmitir a eles as possibilidades que irão desencadear o engajamento a sua visão. Quando você conecta sua visão às possibilidades, o nível de engajamento dos seus funcionários será muito mais potente e significativo. Algumas dicas para melhorar a gestão nesse ponto são:

  • organize uma reunião de brainstorming e também reuniões one-on-one;
  • conecte possibilidades aos desejos da equipe;
  • engaje seu time ao solicitar suas ideias e compartilhá-las;
  • faça-os se sentir parte da jornada para o sucesso.

3. Nunca micro-gerencie

Isso é uma coisa que muitos gestores estão fazendo nesse momento para impor poder, para mostrar “quem é que manda” e para ganhar certo respeito. Contudo, ser “mandão” não vai trazer nada disso e vai inclusive afastar as pessoas de você. O que fazer então?

Primeiramente, você precisa entender que micro-gerenciar vai te deixar estressado e esse estresse será transferido para toda a equipe da agência. E se tem uma coisa que você não precisa para melhorar a sua gestão é mais preocupação.

Então, pouco a pouco, desista de exigências pequenas, aprenda como cada membro trabalha e ganhe confiança testando-os se eles conseguem entregar os jobs sem a sua atenção focada nisso. Simplesmente dê mais espaço a eles, e intervenha somente se você tiver certeza que a situação sairá do controle.

4. Tenha experiência na área

Você pode ter ouvido em algum lugar que somente por saber um pouco de gerenciamento geral qualquer pessoa pode chegar a uma posição de gestor sem realmente ter experiência na área. Totalmente errado!

Você contrataria uma pessoa com conhecimentos em finanças e com experiência de mais de 10 anos nesse campo para trabalhar com tecnologia da informação? Acredito que não!

A pessoa pode ser brilhante com questões monetárias, mas não terá muito sucesso sem uma graduação na área de TI. As pessoas esperam orientações de gestores, assim como ajuda quando elas não sabem resolver algo. Dessa forma, como um gestor sem conhecimento em comunicação poderá ajudar um criativo a fazer o branding da marca de um cliente?

Por isso, uma das dicas para melhorar a gestão da agência é investir em conhecimento e trabalhar para conseguir cada vez mais experiência na área.

5. Aumente o fluxo de informações para seu time

Todo mundo na agência quer saber como a empresa está indo e se o pessoal de atendimento conseguiu fechar o contrato com aquele cliente gigante. Estabeleça sessões regulares de update para brifar seu time sobre os resultados da agência.

Assegure-se de que todos terão oportunidade de fazer perguntas. Uma boa técnica é convidar os sócios para cada reunião para lidar com questões grandes e estratégicas. Eles irão adorar o tempo com a equipe e os colaboradores poderão ter um contato mais próximo com os executivos da agência.

6. Leia mais

Se você não está lendo e aprendendo, você está caminhando para trás. De periódicos científicos de comunicação até as últimas notícias do mundo dos negócios, não existe nenhuma desculpa para não estar em dia com suas leituras.

E, claro, não se limite a ler sobre questões que estejam diretamente ligadas ao negócio. Qualquer tópico ou gênero que te exponha a ideias, abordagens e histórias cativantes servem ao propósito de colocar seu cérebro para funcionar.

Compartilhe seus achados e insights com sua equipe. Vai ser um bônus se alguém identificar ideias que podem ser incorporadas para melhorar a produtividade da agência.

Kit de produtividade Este material completo vai alavancar os resultados da sua agência!

Baixando nosso material você terá acesso a planilhas, vídeos, guias e ebooks para aumentar a produtividade da sua agência

7. Monitore o dinheiro

A maioria dos gestores deve ajudar a agência a fazer dinheiro, direta ou indiretamente. Isso significa trazer mais receita para dentro da empresa do que gastar com despesas. Dependendo da sua função na organização, você pode ter mais influência em uma área do que outra, mas você precisa entender de todos os departamentos.

Você pode melhorar a gestão da sua agência e de seus funcionários ao entender como gerenciar as finanças da agência. Isso pode incluir entender e pesquisar maneiras de economizar dinheiro na empresa.

Ter uma ferramenta tecnológica que faça a integração do setor financeiro com as outras áreas da agência pode facilitar muito a monitoração das receitas e despesas, bem como compreender maneiras de lidar melhor com as finanças.

8. Monitore o tempo

Provavelmente a coisa que você tem menos sobrando do que dinheiro é tempo. No entanto, quanto melhor você administrar o tempo, mais eficaz será como gerente. A gestão de tempo, em poucas palavras, é planejar a quantidade de tempo que você e seu time gasta em tarefas. Uma vez que você planeja isso, é melhor ficar no combinado.

Uma ferramenta ótima para isso é o timesheet. Com ele, os funcionários podem monitorar o tempo que cada job demanda e podem planejar melhor o dia de trabalho. Para os gestores significa mais dados para o planejamento estratégico da agência.

9. Mantenha uma boa comunicação

Você sente que às vezes se comunica de mais ou de menos? Você tem 100% de certeza que as suas mensagens são claras e concisas para seu time?

Bom, o segredo é se comunicar bem e com frequência. Essa é uma das principais dicas para melhorar a gestão da agência.

Isso significa criar uma cultura na qual os colaboradores possam compartilhar objetivos em comum e trabalhar em conjunto para atingí-los. Faça perguntas ao seu time e convide-os para fazerem o mesmo. Isso permite avaliar se eles estão confusos e se você precisa revisar como as informações são transmitidas.

Além disso, como falamos acima, tenha reuniões regulares, mas eficazes. Não precisam ser encontros longos e tediosos. Faça o seguinte:

  • use comunicação verbal para engajar seu time;
  • use comunicação escrita para reforçar a visão, metas e possibilidades de crescimento.

10. Entenda o poder do reconhecimento

Você já trabalhou (ou conhece alguém) em uma agência onde o salário não era lá essas coisas, mas que ficou simplesmente porque o ambiente era agradável?

Agora pense nos melhores gestores que você já encontrou ou que teve a chance de trabalhar como um time. O que eles têm em comum? Gratidão e reconhecimento.

As pessoas geralmente subestimam o poder do reconhecimento. Dizer “obrigado” ou “bom trabalho” para um funcionário que entregou um ótimo job é um motivador muito potente — melhor até que o dinheiro.

Antes de se tornar um gestor, como você se sentiu quando um superior te disse “parabéns”? Isso te fez se sentir bem e com vontade de fazer cada vez melhor, certo? Reconhecer publicamente as contribuições de seus funcionários é ainda melhor. Portanto, não tenha medo de elogiar a qualidade do trabalho da sua equipe para a empresa, prospects e clientes.

Gostou do nosso artigo sobre dicas para melhorar a gestão da sua agência. Então não pare por aqui e confira gratuitamente nosso Guia de Gestão para Agências!

Guia completo de Gestão para Agências
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.