06 maneiras simples e rápidas de produzir vídeos extremamente relevantes

dicas para produzir vídeos relevantes

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Os vídeos são materiais cada vez mais importantes para qualquer estratégia de marketing de conteúdo e trazem benefícios diversos a quem decide apostar neles. Isso porque:

Porém, apesar disso tudo, ainda tem quem apresente bastante resistência aos conteúdos em vídeo, por pensar que eles são complicados e caros de produzir — o que é um grande mito.

Hoje, qualquer pessoa com um bom smartphone e alguma disposição pode produzir seus vídeos de forma simples e começar a utilizá-los efetivamente em sua estratégia de marketing e comunicação.

Se você não acredita, basta dar uma olhada neste conteúdo sobre home studio para ter uma ideia do que estamos falando.

Mas se quando pensa em produzir vídeos sua maior dificuldade é quanto aos assuntos que você pode abordar e quanto a relevância dos conteúdos, deve saber que existem diversas formas de construir conteúdos extremamente interessantes a partir de materiais que você já tem ou de uma breve observação de sua própria audiência.

A internet hoje clama por conteúdo de qualidade e cabe a você atender esse chamado da forma que for mais simples.

Para te ajudar, separamos três dicas para facilitar a parte técnica da produção e seis maneiras simples de gerar conteúdo relevante. Vamos lá?

Dicas para simplificar sua produção de vídeos:

01. Procure ter um local específico para gravar seus vídeos

Isso vai facilitar na hora da gravação e evitar que você tenha problemas com áudio, iluminação, pessoas passando ao fundo e outros inconvenientes.

Se possível, faça testes no local antes de começar a gravar e corrija todos os problemas que encontrar.

Cuide também para que você não seja interrompido durante a gravação e tenha que ficar tendo retrabalhos.

02. Use equipamentos com os quais você tem familiaridade

Como dissemos, hoje até com um smartphone você consegue produzir bons vídeos sem depender de altos investimentos em equipamentos para começar a gravar.

Ficar insistindo em itens caros e complexos, com os quais você não tem familiaridade, vai apenas te fazer perder tempo e paciência.

Invista naquilo que você já conhece e vá se aperfeiçoando aos poucos.

03. Trabalhe de forma que a gravação dos vídeos possa ser mais rápida

Deixe o local preparado antes de convocar os participantes da cena, tenha um roteiro e grave as tomadas de forma organizada.

Use também outros itens que possam te ajudar, como um app de teleprompter, para aqueles atores que têm dificuldade em memorizar suas falas.

E agora que você já aprendeu algumas táticas para facilitar a produção, vamos ao conteúdo em si:

Como produzir vídeos extremamente relevantes de forma simples e rápida:

01. Recicle vídeos antigos

Uma das formas mais eficientes para produzir vídeos relevantes sem muito esforço, é através da reciclagem de materiais que você já tem.

Imagine, por exemplo, que sua empresa tem uma palestra do CEO gravada em vídeo, ela tem 40 minutos, e nessa ocasião ele fala sobre marketing digital.

Então, você pode separar este conteúdo em diversos vídeos menores, de 2 minutos por exemplo, e tratar sobre vários assuntos relacionados ao marketing.

Feito isso, é só ir divulgando tudo aos poucos para sua audiência! Você terá conteúdo relevante, fácil de ser consumido e quase não terá tido trabalho com a produção.

E o mesmo pode ser feito com outros vídeos antigos que sua empresa não usa mais ou que estão desatualizados.

Com apenas alguns ajustes no roteiro, você pode regravar o material rapidamente e ter um conteúdo atualizado, novo e superinteressante para entregar a sua audiência.

02. Transforme conteúdos escritos em audiovisuais

Outra forma de facilitar a produção de conteúdos em vídeo é através da transformação de artigos e outros textos em materiais audiovisuais.

Se você já tem um bom conteúdo escrito, adapte-o, deixe-o mais atrativo, descontraído e didático, e parta para a gravação.

Você pode fazer isso com artigos de blog, documentos educacionais da sua empresa, livros de referência em um assunto e muito mais.

Para simplificar, você não precisa de colocar alguém frente às câmeras para falar sobre o conteúdo.

Você pode apostar em screencaptures, fazer uma apresentação narrada, utilizar imagens, esquemas, ou o que achar mais conveniente e simples para compor seu vídeo.

03. Produza vídeos a partir de dúvidas e comentários de seus espectadores

Se você já trabalha com conteúdos ou tem alguma presença nas redes sociais, com certeza convive diariamente com as dúvidas, opiniões e sugestões de seus clientes e seguidores.

Certo?

Então você deve usar isso a seu favor para criar conteúdos extremamente relevantes sem gastar muito tempo pensando em roteiro, produção e execução.

Por exemplo, se você fez um conteúdo, publicou no blog, e alguém apareceu com uma dúvida relacionada a ele, pense em fazer um vídeo para respondê-la.

Você também pode fazer um compilado das melhores perguntas e criar um conteúdo focado em solucioná-las.

O mesmo pode ser feito com as interações que você recebe nas redes sociais, com perguntas recebidas por inbox ou muitas outras.

A dúvida de um usuário pode ser a mesma de outros milhares e usando vídeos para respondê-la, você ainda ganha todos aqueles benefícios que já citamos lá em cima, como aproximação com o público, autoridade, confiabilidade e eficiência em comunicação.

04. Aposte em conteúdos de “como fazer”

Tutoriais, “faça você mesmo” e vídeos de como fazer têm se tornado cada vez mais populares na internet e apostar nessa abordagem é sucesso na certa.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Google, as buscas por esse tipo de vídeo estão crescendo em média 70% ao ano, o que confirma o gosto dos internautas em geral por conteúdos explicativos, didáticos e altamente visuais.

Então, esse é mais um tipo de vídeo no qual você pode investir e ter excelentes resultados, com um esforço moderadamente baixo.

Isso, porque esses conteúdos, querendo ou não, dão um pouco mais de trabalho em termos de gravação e edição, mas podem ficar muito bons sem necessitar de estrutura profissional.

Com uma câmera fixa posicionada perto da ação filmando de forma contínua, e a inserção de algumas imagens, você já consegue ter um resultado final muito bom e que deixará seu público extremamente satisfeito.

Neste material você também encontra instruções mais completas para fazer esse tipo de vídeo.

05. Faça vídeos rápidos sobre conceitos específicos

Outro tipo de vídeo que pode ser produzido rapidamente sem muito esforço em termos de produção, roteiro e edição, são vídeos curtos sobre conceitos específicos.

Por exemplo: se você tem alguém em sua empresa que é especialista em SEO, pode gravar com ele um vídeo de 1 minuto em que ele explica o que significa esse conceito e depois publicar em suas redes sociais, blog e outros canais.

Esses vídeos costumam gerar alto engajamento por serem curtos e didáticos e ainda possuem um conteúdo extremamente relevante.

06. Aproveite encontros com influenciadores e autoridades

Usar a visibilidade de outras pessoas para trazer mais endosso e autoridade para seus vídeos é uma excelente estratégia e que pode ser utilizada sempre que possível.

Conhece alguém influente? Recebeu uma visita importante em sua empresa? Foi a um evento com muita gente legal?

Tente conseguir um depoimento em vídeo dessas pessoas e publique em seus canais de conteúdo.

Se possível, peça que a pessoa fale sobre algum assunto relacionado ao seu negócio, dê alguma dica sobre sua especialidade, ou mande um recado para a audiência. Pois isso deixará o vídeo ainda mais interessante.

Esse tipo de conteúdo não exigirá muito em termos de edição, será curto, atrativo e trará mais credibilidade a você e sua empresa.


Você não precisa ficar horas a fio pensando em produzir um conteúdo superelaborado.

Desde que ele seja relevante e siga algumas regras básicas de gravação, ele já pode ser divulgado e, com certeza, ajudará seu negócio a fazer sucesso.

E para que você não cometa erros muito graves na hora de gravar e editar o conteúdo, esses conteúdos também podem te ajudar:

A partir dos insights que trouxemos aqui no artigo, já é possível produzir vídeos que vão agregar muito valor para a audiência a partir de um esforço relativamente baixo e pouco investimento em termos de equipamentos e estrutura.

Porém, apesar disso, é válido lembrar que é sempre importante investir em uma boa organização do conteúdo e nunca produzir materiais de forma aleatória, apenas por produzir.

Antes de começar a gravar ou reciclar qualquer conteúdo, você deve pensar em como ele se encaixará em sua estratégia, quais resultados você espera obter com ele e também fazer um mini roteiro.

Nesse artigo você também encontra algumas dicas para fazer isso.

Viu que produzir vídeos não dá tanto trabalho quanto parece a primeira vista?

Se você tiver assuntos e abordagens pré-definidas, é muito mais simples ter sempre materiais de qualidade em sua estratégia.

Analise seus conteúdos, estude as possibilidades de adaptação e tenha muito sucesso!

*Conteúdo produzido pela equipe da Samba Tech.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.