Dicionário de empreendedor: o be-a-bá de termos empresariais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ser empreendedor não é uma tarefa nada fácil. Você lida com desafios diários e com muitos termos que aparecem em algum momento da sua jornada empreendedora.

Pensando nisso, este post será uma espécie de “barsa empreendedora” para a sua vida, contendo os principais termos que você possa a vir se deparar no dia a dia. Vamos nessa?

Dicionário de empreendedor

Facilite a sua vida com estes termos empresariais!

A

Análise Swot

A sigla SWOT deriva das palavras inglesas Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Método de gestão que posiciona e verifica os ambientes interno e externo das empresas por meio da identificação dos seus pontos fortes e fracos, e das suas oportunidades e ameaças.

Autogestão

Modelo de organização empresarial no qual os colaboradores passam a ter um controle efetivo dos meios de produção e participação democrática dentro da empresa, ou seja, mais autonomia.

B

Benchmarking

É uma das estratégias que visam aumentar a eficiência produtiva. Numa tradução livre, significa “ponto de referência”. Não se trata de uma imitação de mercado e, tampouco, uma cópia, mas de um processo de pesquisa que permite ao empreendedor comparar seu negócio com a concorrência.

Board

São os chamados “conselhos de administração”. O grande diferencial de profissionais que passam a atuar em um conselho administrativo é a diversidade de contribuições que podem oferecer a empresa.

Brainstorm

É uma palavra em inglês cuja tradução significa “tempestade mental”. É uma metodologia que explora as ideias de um grupo de pessoas visando a obtenção das melhores soluções de problemas ou situações.

Break Even Point

Significa “Ponto de Equilíbrio”. Momento em que a empresa consegue ter um faturamento suficiente para pagar seus custos (fixos e variáveis) e despesas e, a partir daí, se tornar lucrativa.

Breakthrough

Desenvolvimento, descoberta, conquista, invenção, melhoria. Ou seja, um avanço em determinada área da empresa.

BSC

Balanced Scorecard (BSC), ou Indicadores Balanceados de Desempenho. É uma metodologia de gestão que mede o desempenho das empresas, atuando como complemento ao planejamento estratégico.

Business Intelligence

O termo Business Intelligence (BI) significa “Inteligência de Negócios” e refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados de diversos sistemas, cujo produto final são informações qualitativas que permitem maior segurança no processo de tomada de decisão.

B2B

A sigla B2B (Business to Business), ou “empresa para empresa”, é muito utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais realizadas entre empresas.

B2C

É uma sigla para Business to Commerce ou Business to Consumer, cuja definição é “Empresa para Consumidor” se aplica às transações comerciais entre empresas — indústria, distribuidor ou revenda — e consumidor final, por meio de uma plataforma de e-commerce.

Budget

Orçamento empresarial elaborado anualmente, levando em consideração fatores econômicos, de mercado, capacidade de produção, entre outros.

C

Canvas

Também conhecido como Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios), trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico que permite criar cenários (modelos) de negócios novos ou existentes. O Canvas é composto de quatro etapas: o que, quem, como e quanto.

Capital de giro

Refere-se aos recursos financeiros que a empresa tem para custear suas despesas operacionais do dia a dia ou quaisquer outras necessidades da gestão do negócio ao longo do tempo.

CEO

É a sigla em inglês para Chief Executive Officer, que significa “Diretor Executivo”, em Português. Tal profissional é responsável pela administração geral de uma empresa.

CFO

Sigla inglesa para Chief Financial Officer — ou “Chefe do Setor Financeiro”, em português. O CFO é responsável por toda a administração e planejamento financeiro de um negócio.

CMO

CMO (Chief Marketing Officer), ou “Diretor de Marketing”, em português, é o profissional responsável em conduzir as ações de marketing da organização.

Compliance

Compliance  é um termo inglês que significa “agir de acordo com uma regra”; envolve assegurar que o negócio esteja cumprindo com todas as determinações dos órgãos regulatórios, dentro de todos os padrões exigidos no segmento em que atua.

COO

Sigla inglesa para Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações ou Executivo de Operações, em português. Ele é o principal auxiliar do CEO e tem a função de coordenar as rotinas operacionais.

Core Business

Core Business, ou Núcleo do negócio, é aquilo que a empresa faz de melhor, em que ela se diferencia, levando em consideração o mercado, os clientes, produtos e tecnologia.

CRM

Sigla inglesa para Customer Relationship Management — ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Uma estratégia que busca identificar com antecedência as necessidades dos clientes para atendê-los da melhor forma.

Crowdfunding

O crowdfunding, ou “financiamento pela multidão”, é um financiamento coletivo em que várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro (geralmente pela internet) em determinado tipo de negócio para dar início a uma ideia empreendedora.

Commodities

Em português significa “mercadorias”. Refere-se a produtos essenciais à economia que, muitas vezes, servem como matéria-prima, não sofrendo grandes alterações por processos industriais, como leite, petróleo, soja, cereais, entre outros. Têm o preço regulado por fatores referentes à oferta e à demanda, e não pelo produtor.

D

Design Thinkin

É uma abordagem que utiliza a participação de seus stakeholders (interessados) na busca de soluções aos problemas. Todos os envolvidos na ideia participam e ficam organizados em equipes multidisciplinares.

Downsizing

Em português significa “achatamento”, ou seja, enxugar ao máximo os processos (eliminando tarefas, procedimentos e mão de obra desnecessária) para tornar a empresa mais eficiente e competitiva.

Dumping

Prática comercial que consiste em vender os produtos a preços abaixo do custo de produção. É uma estratégia que visa eliminar a concorrência ou chamar a atenção do consumidor.

E

Ebitda

Sigla para “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que em português significa “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (Lajida).

Significa o que a empresa consegue gerar de receita, sem levar em consideração o abatimento de impostos e efeitos financeiros de qualquer natureza.

Endomarketing

Estratégia de marketing voltada para ações internas da empresa, reduzindo o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atraindo profissionais qualificados para atuar no negócio.

ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) ou “Sistema de Gestão Empresarial”. Refere-se a componentes de software que integram todos os departamentos da empresa, facilitando a comunicação e otimizando os recursos e o tempo de execução.

F

Forecast

É uma avaliação realizada mensalmente pela empresa, comparando aquilo que foi levantado no Budget com a situação real do momento.

H

Horizontalizar

É comprar de terceiros o máximo possível de itens que formam o produto final, ou contratar serviços terceirizados necessários aos processos não fundamentais de produção.

Headcount

Número de pessoas que trabalham numa empresa ou numa determinada equipe.

J

Joint Venture

Expressão inglesa que define “união com risco”, ou seja, união entre empresas por tempo limitado a fim de compartilhar ações.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

M

Market Share

É o percentual de participação que uma empresa detém no seu ramo de atuação quando comparado a outras empresas, podendo também ser chamado de “quota de mercado” ou “participação no mercado”.

Markup

Índice multiplicador utilizado sobre o custo de um produto e/ou serviço para a formação do preço final de venda, utilizando como variáveis as despesas fixas e variáveis, e a margem de lucro estimada.

Mentoring

Termo em inglês que significa “mentor, tutor”. É o profissional responsável que ajuda uma pessoa (ou um outro profissional) a maximizar seu conhecimento, aprimorando sua performance e se tornando uma pessoa melhor.

O

Outsourcing

Em outras palavras, significa “terceirização”. Em geral gestores contratam uma solução externa (mão de obra) para desenvolver alguns setores da organização.

P

Pitch

Pitch é uma expressão inglesa que se refere a uma “curta apresentação de vendas”, despertando o interesse da parte envolvida com informações essenciais e diferenciadas.

Pivotar

Versão “abrasileirada” do termo inglês “to pivot”, que em outras palavras significa “girar ou mudar”. No mundo empresarial, quando um negócio pivota, ele está mudando, ou seja, girando em outra direção para alcançar resultados mais satisfatórios.

S

SaaS

Do inglês Software as a Service (SaaS), ou Software como Serviço. Computação em nuvem em que empresas e demais usuários podem integrar processos, armazenar e compartilhar informações e dados numa única plataforma.

Stakeholders

Termo inglês que pode ser traduzido como “parte interessada”. Ou seja, os stakeholders são todas as pessoas impactadas pelas estratégias da empresa, desde colaboradores, sócios, acionistas, funcionários e clientes até o governo e demais envolvidos.

Status Quo

Expressão originária do latim que se refere ao estado atual de algo, seja em que momento for, podendo ser considerado um estado de equilíbrio.

T

Turnover

O termo turnover, também conhecido como “rotatividade de pessoal”, é um indicativo que mede a qualidade ou o contentamento dos funcionários no ambiente de trabalho, ou seja, a taxa de desligamentos da empresa em relação ao total de colaboradores.

V

Verticalizar

É uma estratégia de gestão cuja finalidade é produzir internamente tudo o que puder, reduzindo ao máximo a dependência de terceiros. Isso gera mais autonomia e domínio sobre a tecnologia utilizada.

Ufa! Quantos termos não é mesmo? Ainda tem algum que você acredita que ficou faltando? Conta para a gente aqui nos comentários!

Pensando em contribuir cada vez mais para o seu conhecimento, acompanhe o nosso glossário sobre empreendedorismo e fique por dentro de todos os termos para você não ser pego desprevenido em uma conversa “de gente grande”.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.