Quais as diferenças entre gerente de projetos e tráfego?

Apesar das diferenças entre gerente de projetos e tráfego, esses são dois profissionais fundamentais para garantir que uma agência de comunicação ofereça o serviço dentro dos prazos e com qualidade. Enquanto um foca em cada entrega dos profissionais da agência, o outro se concentra no sucesso do projeto.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

ilustração sobre as diferenças entre gerente de projetos e tráfego
Você sabe quais as diferenças entre esses dois profissionais?

O fluxo de trabalho de uma agência é intenso e, para cumprir com todos os prazos e superar as expectativas do cliente, algumas funções são estratégicas. Neste artigo, falaremos sobre as diferenças entre gerente de projetos e tráfego. Afinal, são profissões bem parecidas, mas que se complementam dentro do dia a dia de uma empresa de comunicação.

Se você deseja saber mais sobre a diferença dessas funções, quais habilidades cada um desses profissionais agrega ao time (na garantia pontual dos prazos ou uma visão da gestão de projetos completa) e o que cobrar de cada colaborador, continue a leitura. Além disso, você ainda confere as tendências desses cargos dentro das agências. Boa leitura!

O que faz um gerente de tráfego nas agências?

Se antes da expansão da publicidade online a quantidade de jobs de uma agência já era incrível, o número de trabalhos ganhou algumas cifras com a possibilidade de oferecer serviços digitais. Cada cliente tem uma demanda específica, ativando produtos diversos da cesta oferecida para o cliente.

O tráfego em agências de publicidade precisa ser sistematizado e cada peça ou vídeo produzido, enfim, cada ação deve ser entregue a tempo, garantindo que a campanha tenha sua melhor performance. É exatamente aí que entra o gerente de tráfego. No caso de empresas menores, o atendimento pode assumir esse papel, o importante é garantir o controle dos processos.

Assim, um gerente de tráfego basicamente organiza e checa atividades, quais são os prazos e quem são os responsáveis, permitindo que o serviço de comunicação seja oferecido no tempo determinado e com a qualidade diferenciada.

Quais são as características do profissional e principais funções do gerente de tráfego?

O requisito básico de um gerente de produção (outro nome que o gerente de tráfego também pode ganhar) é atender a todas as demandas, normalmente contando com um minucioso cronograma para isso. Além disso, ele é a ponte entre o executivo de contas e os outros setores da empresa.

O sucesso do seu trabalho também ajuda a melhorar a gestão da qualidade da agência, permitindo que o fluxo de trabalho seja eficiente.

É um gerente de tráfego quem delega as funções para pessoas e times, verificando o que ainda precisa ser concluído — aqui entram aqueles prazos apertados e jobs urgentes.

Como falamos, seu contato é com os diversos setores da agência, inclusive com o executivo de contas, e é responsabilidade desse profissional avisar quando surgirem quaisquer imprevistos.

Gerenciamento e organização

Esse profissional deve ser capaz de gerenciar equipes, jobs, prazos e expectativas, garantindo a alta produtividade, boa qualidade, além da satisfação do cliente e demais envolvidos. As principais qualidades esperadas por um gerente de tráfego são:

  • organização — para fazer fluir as grandes demandas no fluxo de trabalho;
  • detalhamento — assim, será possível pegar um grande volume de tarefas, mantendo a qualidade e sem deixar nenhuma prioridade para trás;
  • liderança — não apenas no sentido de delegar funções e cobrar por uma boa performance, mas também no sentido de ter um bom relacionamento com o time, conseguindo motivar os colaboradores da agência;
  • saber trabalhar sob pressão — se você está na área de comunicação então provavelmente já ouviu solicitações de prazos “para ontem”; essa é a única meta que o gerente de tráfego ainda não conseguiu bater, para todas as outras, ele precisa estar preparado para alcançar, deixando o processo leve e eficaz;
  • ter capacidade resolutiva — estamos falando de tecnologias, pessoas e clientes, além de uma boa comunicação e capacidade de lidar com equipes; o gerente de tráfego também deve conseguir contornar situações, apresentando a melhor solução para cada desafio que surgir.

O que é um gerente de projeto nas agências?

Depois de apresentar o gerente de tráfego, fica até mais fácil falar sobre o gerente de projeto. Afinal, são duas carreiras dentro das grandes empresas de comunicação que servem para garantir os departamentos integrados na agência.

A maior diferença é que enquanto o tráfego tem uma visão pontual, garantindo a entrega de cada peça que precisa ser desenvolvida, o gerente de projeto tem uma visão abrangente.

Sendo assim, o gerente de projetos precisa entender qual é o objetivo estratégico de cada conta e trabalhar para que todas as ações sejam direcionadas para conquistar a meta estabelecida. Ele precisa organizar e trabalhar não só com a gestão de pessoas, como também de orçamento, cuidando do budget mesmo diante de imprevistos.

Quais são as características do profissional e principais funções do gerente de projeto?

Um gerente de projetos deve:

  • ter uma visão analítica;
  • saber lidar com ferramentas de gestão de projetos;
  • entender todos os fluxos dentro de um projeto, mesmo que tenha apenas um conhecimento superficial sobre o desenvolvimento de cada etapa;
  • ser ágil e eficiente na mudança de estratégias durante a execução do plano — afinal, por mais que algo seja planejado, é possível que surjam imprevistos.

Esse colaborador também atua em parceria com todos os setores da agência. Porém, em vez de cobrar entregas pontuais, seu foco está no sucesso do projeto e em características como o nível de produtividade e engajamento dos outros funcionários.

Um profissional desses de sucesso precisa entender o projeto como seu e usar inteligência emocional para envolver toda a equipe.

Quais as tendências nos cargos de tráfego e gerente de projetos nas agências?

O primeiro ponto nessas duas frentes de trabalho é a tecnologia. Não é apenas o marketing digital que entrou para as agências: estratégias, ferramentas e o conhecimento necessário para operá-las também.

É fundamental que tanto o gerente de tráfego quanto o de projetos tenham conhecimentos sobre processos ágeis, mantenham-se atualizados e saibam usar a tecnologia a favor do workflow da empresa.

Além disso, é comum vermos agências que optam pelo gerente de projetos desempenhando também o papel de tráfego. Isso vai depender do porte da empresa e a real capacidade de demandas.

As diferenças entre gerente de projetos e tráfego estão principalmente no foco. Enquanto o primeiro tem uma visão abrangente e trabalha com métricas e indicadores para garantir o sucesso das contas, o segundo assegura que cada etapa será realizada com qualidade e atendendo ao prazo estipulado. A parceria desses dois profissionais impulsiona uma gestão de qualidade nas agências.

Se você gostou do artigo sobre as diferenças entre gerente de projetos e tráfego e quer saber mais sobre como facilitar os processos da sua agência, então baixe nosso e-book Guia completo de gestão para agências e otimize seus resultados simplificando as operações!

Guia completo de Gestão para Agências
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.