Digital Asset Management: como gerenciar a sua marca da melhor forma

O DAM ajuda a empresa a organizar e armazenar recursos de mídias avançadas. Entenda como a gestão de ativos digitais pode ajudar na gestão da marca

Digital Asset Management: como gerenciar a sua marca da melhor forma

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Digital Asset Management é a organização, armazenamento e recuperação de mídia digital corporativa.

Ou seja, um software de gestão de ativos digitais que facilita a pesquisa de recursos de mídia por meio de tags de metadados e fornece insights sobre o arquivo.

Portanto, neste artigo, vamos dissertar sobre o que é Gestão de Ativos Digitais e como isso facilita os processos de gestão da marca.

O sistema DAM ou Digital Asset Management é responsável por organizar todos os recursos visuais e criativos de uma empresa.

É possível analisar que em pouco tempo uma empresa pode gerar uma quantidade excessiva de recursos audiovisuais e criativos em diferentes formas, como: imagens, logotipos, vídeos, áudios, podcasts, ilustrações.

Isso posto, ser capaz de localizar cada item rapidamente e garantir que o arquivo inteiro seja ordenado logicamente resulta em um sistema de gerenciamento mais eficiente.

E essa transformação digital permite que a equipe de marketing tenha mais tempo para se concentrar em outras tarefas.

O que é ativo digital

Os ativos digitais são os pontos de contato do cliente com a sua marca. Ou seja, é tudo aquilo que engloba conteúdos e estratégias direcionadas para atrair clientes, consolidar a marca e promover produtos/serviços.

Os tipos de materiais que fazem parte dos ativos digitais são os mais diversos, sendo eles divididos em três tipos de conteúdo: textual, visual e multimídia.

Exemplo de ativos: imagens, animações, vetores, templates, apresentações, blogs, campanhas, redes sociais etc.

O que é gestão de ativos digitais

O software de gestão de ativos digitais (DAM — Digital Asset Management) ajuda a organizar, armazenar e fornecer recursos de mídia avançada, como imagens, vídeos, animações, podcasts e muito mais.

Além disso, o melhor software de gerenciamento de ativos digitais é que ele permite que as empresas acessem ativos digitais a qualquer hora e em qualquer lugar. Como também, aprimora a colaboração interna e externa com fornecedores, colaboradores e parceiros criativos.

Explicando afundo e detalhadamente, o sistema de DAM funciona da seguinte maneira: desenvolve-se uma infraestrutura para preservar e gerenciar ativos digitais que possua a funcionalidade de busca por metadados e tags.

Dessa forma, possibilitando os funcionários e qualquer usuário cadastrado identificar, localizar, recuperar, atualizar e distribuir da forma desejada os ativos digitais.

Qual a importância dos ativos para uma marca

Como citado, os ativos digitais são pontos de contato do cliente com a marca. Então, eles devem ser corretamente gerenciados para acarretar positivas experiências para os clientes e gerar lucros significativos para a empresa.

Os ativos digitais estão por trás dessas estratégias que conquistam novos clientes ou que são cruciais para a retenção dos que já são.

Isso é, os ativos estão presentes na sinalização do e-commerce, postagens nas mídias sociais, embalagens, campanhas, logo, slogan, materiais de vendas, anúncios.

Portanto, toda estratégia de conteúdo envolve ativos, independentemente deles serem digitais, ou não. Então, sem uma boa gestão de ativos digitais, o processo de criação fica sujeito a erros e retrabalhos. Assim, afetando diretamente os objetivos de uma marca.

Digital Asset Management e gerenciamento de marca

O maior objetivo das equipes que trabalham com gestão de marca, na maioria das vezes, é alcançar o máximo de eficiência.

Isso é, cumprir os prazos e, mesmo assim, entregar resultados com a maior qualidade. Desse modo, com uma solução de ativos digitais diminuindo o tempo gasto com a administração, gerenciamento e armazenamento, se gerará — por consequência — mais tempo para as equipes alcançar a eficiência desejada.

Qualquer empresa que precise otimizar o workflow de ativos digitais, precisa de um sistema de gerenciamento. E nós vamos explicar como o DAM auxilia todo e qualquer processo de uma eficiente gestão de marca.

Os profissionais de marketing podem aumentar o alcance de sua marca e aumentar a consistência com um sistema de DAM.

Os designers podem usar o software de DAM para automatizar seus fluxos de trabalho. Pois possuem fácil acesso à paleta de cores, logos, slogan e customizá-los em templates pré-definidos.

A equipe de vendas pode acessar os materiais e os recursos atualizados momentaneamente e de qualquer lugar. Inclusive, conseguem ter acesso às artes que o time de marketing disponibiliza.

As agências, sejam elas in house ou não, com um sistema de DAM conseguem possuir os arquivos criativos organizados. Dessa forma, permitindo tempos de resposta mais rápidos e distribuições/entregas de conteúdos mais ágeis.

Participação do DAM na gestão de marca

Uma solução de digital asset management ajuda as empresas a serem mais eficientes, pontuais e com maior controle de seus acervos de ativos e de sua participação nos conteúdos estratégicos da marca.

  • Uma solução de DAM pode ser considerada como uma fonte para todos os tipos de mídia digital. Todos os ativos armazenados em um só lugar dão visibilidade de como sua marca é representada, seja em mídias sociais, seja em alinhamento de produto.
  • Digitalizar as diretrizes da marca e deixar juntamente a elas as orientações de uso facilitaram o processo de criação para os designers, como também garantirá que todas as artes de sua marca estejam dentro dos padrões.
  • Os softwares de DAM baseados em nuvem oferecem segurança de dados, armazenamento e sincronização.
  • Um sistema de DAM oferece recursos de controle, como as funcionalidades de cadeado são como permissões dos administradores de quem ou que grupo pode acessar tal ativo digital.
  • Os metadados são usados ​​para definir, descrever e proteger seus ativos e a marca.
  • Disponibilize notificação de versões, assim fazendo com que as equipes sempre usem os arquivos mais atualizados.
  • Integre o armazenamento e o gerenciamento de arquivos ao gerenciamento de projetos, mídias sociais e outras ferramentas de marketing.

Conclusão

Dessarte, para pôr em prática uma estratégia eficiente de conteúdo, é altamente recomendável avaliar a contratação de uma solução de Digital Asset Management.

Não apenas para organizar seus ativos com segurança, mas também para encontrá-los com facilidade e manter um controle descritivo sobre a função, prazos e permissões de uso de cada material estratégico de sua marca.

Se a sua marca é fundamental para o sucesso de seus negócios, você precisa da solução certa para protegê-la e desenvolvê-la.

Agora que chegamos ao final deste guia, esperamos que você tenha conseguido conhecer melhor a solução de gestão de ativos digitais para gerir uma marca e as dúvidas em relação aos benefícios que o sistema de DAM acarreta na gestão estratégica dos conteúdos de marketing. 

Para continuar seu aprendizado, leia também nosso artigo sobre portal da marca: tudo o que você precisa saber!

O Deskfy Blog surgiu no início de 2018 e é um site voltado para assuntos de marketinge gestão de marca. No nosso blog você encontrará muitas dissertativas sobre Portal da Marca, Franchising, Softwares de Digital Asset Management, estratégias de Branding e muito mais. Caso queira saber mais acesse o nosso Blog!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.