Por Matheus Clemente

Especialista em Growth Hacking no Rock Stage

Publicado em 13 de novembro de 2019. | Atualizado em 16 de março de 2020


Digital Ocean é uma hospedagem em nuvem, o que a torna superior às opções tradicionais. Considerada a terceira maior do ramo em nível mundial, um de seus principais atrativos é a escalabilidade, o que possibilita a você contar com mais recursos ao passo que sua presença digital se fortalece.

Você está desenvolvendo uma estratégia de Marketing Digital? Um dos elementos fundamentais nesse trabalho é a criação de um blog.

Essa etapa requer alguns cuidados, e entre eles está a escolha da hospedagem, uma vez que um serviço de baixa qualidade pode prejudicar a experiência do usuário.

Podemos ver a seriedade desse assunto ao levarmos em conta que 53% dos usuários abandonam uma página quando ela leva mais de três segundos para carregar.

Ou seja, é melhor escolher uma hospedagem de qualidade, a fim de garantir que o visitante encontre o que precisa no blog e, em especial, se torne um lead e, por fim, um cliente.

Para ajudar você a fazer uma boa escolha, neste artigo vamos apresentar a Digital Ocean. Vamos abordar os seguintes tópicos:

 

O que é Digital Ocean?

Digital Ocean é uma empresa, sediada na cidade de Nova York, que oferece hospedagem em nuvem, sendo considerada a 3ª maior do segmento em nível mundial.

Uma de suas principais características é a escalabilidade, o que significa que ela permite a você contar com mais recursos à medida que sua estratégia digital se desenvolve.

A escalabilidade se deve ao fato de os serviços da Digital Ocean serem baseados em nuvem, o que a torna superior às opções tradicionais. Sabe qual é a diferença entre a hospedagem em nuvem e a tradicional?

Na hospedagem tradicional, seu site fica hospedado em um servidor que tem uma estrutura muito parecida com a do computador da sua casa.

Ele tem HD, processador, memória RAM, entre outros recursos, mas, naturalmente, a capacidade de uma máquina dessas é muito maior em comparação com aquela que você usa no dia a dia.

A hospedagem tradicional pode ser dedicada, o que significa contar com recursos de hardware de forma exclusiva.

Na compartilhada, por outro lado, essa estrutura física é usada por vários sites, o que pode resultar em seu blog ficar lento se houver um pico de tráfego no vizinho.

No caso da hospedagem cloud, seu site não fica hospedado em um servidor, mas em um cluster de servidores, ou seja, um conjunto de máquinas que trabalham em paralelo, unindo seus poderes para oferecer um serviço mais avançado no que se refere a armazenamento e processamento.

Quando falamos de hospedagem cloud, estamos nos referindo a uma rede de servidores trabalhando em conjunto. Isso significa contar com os recursos de várias máquinas e usufruir de benefícios como melhor uptime e escalabilidade, como explicaremos melhor daqui a pouco.

Desse modo, já dá para imaginar a qualidade do serviço oferecido pela Digital Ocean, não é mesmo? Mas vamos falar um pouco sobre a história da empresa.

 

Como a Digital Ocean surgiu?

Em 2003, Ben e Moisey Uretsky criaram a ServerStack, que oferecia serviços de hospedagem gerenciada. Mas a visão dos irmãos os levou a perceber que no mercado havia uma necessidade que ninguém estava atendendo.

Acontece que os servidores da época ofereciam serviços muito robustos que atendiam às necessidades das grandes empresas, ao passo que os desenvolvedores de softwares não tinham algo que voltado a eles.

Assim, em 2011, Ben e Moisy fundaram a Digital Ocean. Em 2012, Mitch Wainer se juntou a eles, e então a empresa lançou seu produto, ainda em fase beta. Depois de alguns meses, Jeff Carr e Alec Hartman se juntaram à equipe.

Naquele ano, a Digital Ocean foi aceita pela Techstars, uma aceleradora de startups, e no mês de agosto a empresa já contava com 400 clientes. A partir daí, o crescimento foi grande.

 

Para quem é indicado uma hospedagem cloud?

Está curioso para saber se esse serviço é para você? Vamos dar algumas dicas que servirão de direcionamento.

Imagine uma empresa que não pode ficar sem sua intranet de forma alguma e cuja plataforma seja algo crítico para o funcionamento do negócio.

Nesse caso, a hospedagem cloud é uma ótima opção, já que um dos benefícios que ela oferece está relacionado com o uptime, que tem a ver com a disponibilidade.

Hospedagens de baixa qualidade param de funcionar vez ou outra, o que significa um uptime baixo, bem longe de 100%. Mas se o serviço for baseado em nuvem, você pode contar com uma disponibilidade que vai garantir o bom funcionamento da sua empresa.

O mesmo princípio se aplica a e-commerces. Afinal, imagine como seria desastroso ter uma loja virtual que parasse de funcionar no momento em que os clientes estivessem fechando a compra ou mesmo escolhendo um produto.

A questão do uptime também é importante quando se trata de grandes blogs que contêm uma quantidade imensa de conteúdos e recebem um tráfego intenso de visitantes. Se é isso que você planeja para o seu, é melhor optar por uma hospedagem de qualidade desde o início, para não precisar migrar de fornecedor quando seu site começar a ficar grande.

Powered by Rock Convert
 

Como utilizar a Digital Ocean?

Para começar, acesse o site da Digital Ocean.

como entrar no digital ocean

Informe seu nome completo, um e-mail e a senha que você vai usar lá. Veja que também é possível fazer login com a sua conta do Google.

login no digital ocean

O próximo passo é acessar seu email e clicar no link de verificação. Ao fazer isso, você poderá dar sequência no cadastro, que solicitará os dados do seu cartão de crédito.

O interessante é que novos usuários ganham um crédito de US$100, que vale por 60 dias.

Assim, dependendo do plano que você escolher, a primeira cobrança ocorrerá só depois desses dois meses. Nada mal, não é?

Agora que seu cadastro está feito, é hora de nomear o projeto.

nomeação de projeto na hospedagem

Além de informar um nome, você também deverá selecionar no menu suspenso o tipo de aplicação que será desenvolvida. Um pouco abaixo será preciso informar quantas pessoas vão trabalhar no projeto.

Agora você acaba de chegar ao painel de controle, em que será possível criar seu primeiro Droplet, que é como a Digital Ocean chama as máquinas virtuais criadas por lá.

funcionalidades da hospedagem
 

Quais são as principais funcionalidades da Digital Ocean?

CPU virtual dedicado

De acordo com a empresa, é possível optar por um processador virtual dedicado, indicado para aplicações mais avançadas.

opções de plano

Sistemas operacionais baseados em Linux

A tabela a seguir mostra quais são as distribuições Linux que você pode instalar na sua máquina virtual.

Além de esses sistemas operacionais serem gratuitos, eles oferecem um ambiente voltado para o desenvolvimento de softwares.

É importante destacar que o Windows não está na lista, certo?

droplet

Ótimo custo-benefício

Neste gráfico da página que apresenta os Droplets, é possível comparar o custo-benefício da performance do processador com outras hospedagens.

benefícios digital ocean

Ferramentas

A Digital Ocean oferece ferramentas como firewall, backup, análise de métricas e gerenciamento de equipes. Algumas delas recebem destaque na página que apresenta os Droplets.

ferramentas da hospedagem

Escalabilidade

Aqui está um dos principais benefícios oferecidos pela Digital Ocean: escalabilidade. Você não precisa contratar um serviço muito robusto desde o princípio.

Basta optar por recursos mais simples quando o projeto estiver no começo e, com o tempo, à medida que ele se desenvolver, solicitar mais armazenamento, CPU e memória RAM, conforme o caso.

escalabilidade da digital ocean

Repare em como a Digital Ocean explica a escalabilidade que oferece: “Nós crescemos tão rápido quanto você”. Assim, se a aplicação está crescendo, é só aumentar o armazenamento, bastando pagar 10 centavos de dólar por gigabyte extra.

 

Quais são as vantagens e as desvantagens da Digital Ocean?

É importante ter em mente que administrar uma plataforma hospedada em nuvem requer conhecimentos mais avançados em comparação com o que é preciso saber para usar um host tradicional.

Afinal, lá você tem controle total sobre os softwares, de modo que leigos teriam dificuldade em utilizar a hospedagem em nuvem.

De qualquer forma, a hospedagem da Digital Ocean pode ser usada em diversos projetos, desde um blog a aplicações complexas, tanto em ambientes de testes quanto de produção.

Já mencionamos várias funcionalidades da Digital Ocean, mas algo que merece destaque é o valor dos serviços. No site da empresa, há várias tabelas de preços, mas nesta aqui já dá para você ter uma ideia.

planos da digital ocean

Viu que os planos começam com 5 dólares? Com 15 dólares você já dobra o processamento e a memória RAM. Sem contar que o armazenamento é feito em SSD, o que colabora muito para a velocidade de um site.

Como você pode perceber, a Digital Ocean é uma ótima opção de hospedagem.

Afinal, quando esse serviço é baseado em nuvem, o resultado é um nível de qualidade impressionante. Por isso, ao comparar as opções disponíveis, leve em conta as informações que trouxemos neste artigo.

Para garantir que você consiga fazer uma boa escolha, que tal continuar se informando sobre hospedagens? Aproveite para conhecer a Hostinger!

Avalie a performance do seu site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *