Por Jesús Cárdenas

Publicado em 10 de março de 2020. | Atualizado em 22 de maio de 2020


Digitalizar um negócio significa adotar um mindset digital na cultura organizacional e usar recursos tecnológicos para aprimorar processos, ações e estratégias com o objetivo de desenvolver sua produtividade e lucratividade.

Uma empresa que demora para evoluir e atender às necessidades de seu mercado tem boas chances de desaparecer. Sim, é uma triste realidade, mas é verdade – e nós não queremos que isso aconteça com você!

Não nos entenda errado: não estamos dizendo que um negócio puramente físico não possa ser lucrativo, mas é inegável a grande relevância que a transformação digital tem na forma como fazemos transações atualmente. 

Por esse motivo, neste conteúdo explicaremos os diferentes fatores essenciais para digitalizar um negócio, independentemente de seu segmento e tamanho. Aqui você verá:

Boa leitura!

Por que é tão oportuno digitalizar uma empresa em 2020?

Quando falamos em digitalização de negócios, fazemos referência a todas aquelas ações, tecnologias e estratégias que utilizam métodos digitais para tornar as operações rotineiras de uma organização mais eficientes e, por sua vez, gerar outras tarefas para aumentar a produtividade e os resultados.

Mas, além de simplesmente adquirir novos dispositivos ou automatizar algumas tarefas, a digitalização é uma mentalidade que deve reinar na sua cultura empresarial, para que cada colaborador, líder ou gerente possa pensar no “modo digital”, aproveitando as oportunidades de economia que a Internet oferece.

Vamos começar aos poucos a definir os principais aspectos que tornam esse movimento especialmente necessário.

Redução de custos de produção

Qualquer gerente e operador de fábrica ou encarregado de manufatura sonha em aplicar novos métodos para reduzir custos de produção e ter uma margem de lucro mais alta, ou oferecer produtos mais acessíveis ao público.

Existem várias ferramentas e softwares que podem gerar maior rentabilidade e otimização de recursos.

Por exemplo, com um ERP ou sistema de planejamento de recursos empresariais, você pode aumentar suas vendas, oferecendo melhores ferramentas à sua equipe de Marketing para que ela possa corresponder às expectativas de seus clientes.

Além disso, com a criação de um e-commerce, muitos custos associados à manutenção de infraestrutura, serviços, funcionários, entre outros, podem ser orientados para outras áreas que necessitam de mais investimento.

Menos dependência de condições externas

Quem não gostaria de ter protegido sua empresa e garantido suas operações antes da covid-19? Imagino que muitos que estão lendo este post.

Graças à digitalização do negócio – por meio de plataformas e ações sólidas e confiáveis –, operadores e colaboradores podem continuar gerando valor para a organização sem depender das condições do cenário externo, que podem não ser tão favoráveis.

Nesse contexto, aplicativos de comunicação como o Slack, capaz de manter a equipe informada e focada nas tarefas, ou o Trello, que permite gerar projetos e responsabilidades durante o home office, ajudam qualquer empresa a permanecer operacional, independentemente de onde estejam seus integrantes.

Construção de uma base permanente e ininterrupta de operações

Como complemento ao tópico anterior, a digitalização de um negócio, por meio de um site sólido, permite que a empresa aproveite os benefícios do Marketing Digital, por exemplo:

Fonte de leads a médio/longo prazo

Com o objetivo de gerar clientes, criar um blog apoiado em uma estratégia de Marketing de Conteúdo – como o Rock Stage, que possibilita criar um blog corporativo em 3 minutos – permite obter presença e autoridade suficientes no Google para guiar um grande número de usuários pelo funil de vendas e transformá-los em consumidores.

Canal de branding

O posicionamento de marca é o principal motivo para digitalizar um negócio, e o site é o meio mais adequado para isso.

O trabalho relacionado à gestão de marca, como disseminar seus valores e objetivos, é garantido graças a um site ou loja virtual robusta, que proporcione ao usuário uma experiência inesquecível de consumo.

Relações duradouras com os clientes

Gerar clientes e fazê-los permanecer com você são dois processos diferentes. Com a digitalização, é possível mantê-los satisfeitos, informados e encantados com a sua marca, para que um nível suficiente de engajamento seja estabelecido e o relacionamento dure por um longo tempo.

Para se adaptar à necessidade de reter clientes, a metodologia Inbound deu origem ao conceito de Flywheel, que orienta as ações de Marketing e Customer Success no esforço de estimular os consumidores a se tornarem embaixadores da marca no futuro.

No meio digital, essas ações podem ser realizadas por meio de:

  • conteúdo produzido especialmente para clientes;
  • incentivos com atrações para novas aquisições;
  • maior visibilidade para os clientes, com a produção de histórias de sucesso e depoimentos publicados no site ou blog.

Ter uma base online de operações é tão importante quanto ter uma física. Neste momento em que o comércio ultrapassou a barreira do tangível ao digital, a presença na Internet é o que determina o sucesso de um negócio.

Escalar o crescimento graças ao alcance obtido

Se você sempre sonhou em ter um negócio cada vez maior, os métodos tradicionais de expansão não são mais o único caminho.

A escalabilidade de uma empresa, graças à transformação digital, está disponível para quem estiver disposto a passar pelo processo de digitalização.

Quanto mais presença você tiver na Internet e melhor for sua estratégia de conversão, maiores serão suas oportunidades de negócio.

Da mesma forma, serviços, tecnologias, ações e técnicas de digitalização também possibilitarão a aquisição de mais recursos para satisfazer sua demanda.

Crescimento sustentável

Como não poderia ser diferente, a escalabilidade de um negócio deve ser acompanhada de certos comportamentos que permitem o crescimento sustentável da sua empresa, como o estudo de métricas e o monitoramento de resultados.

Uma maneira muito inteligente de tomar decisões de negócio é fazê-lo com base em dados que refletem a realidade da sua empresa e o contexto em que ela se encontra.

A digitalização permite que você acompanhe, em tempo real, centenas de métricas – escolhendo aquelas que são relevantes para você – para executar as ações mais eficazes e garantir uma operação permanente.

Essas são apenas algumas razões pelas quais a digitalização não é apenas uma boa ideia, mas sim uma necessidade para quase todos os segmentos.

Algumas das métricas que fazem parte do dia a dia dos estrategistas digitais são:

  • engagement;
  • lifetime value;
  • ROI;
  • sessões/usuários/páginas mais visitadas;
  • taxa de conversão;
  • taxa de rejeição;
  • taxa de abertura;
  • entregabilidade;
  • e muito mais.
Ebook Transformação Digital 360Powered by Rock Convert

Como digitalizar um negócio na prática?

Para começar, o uso de novas tecnologias e processos deve ser fixado na mente daqueles que dirigem os negócios.

A seguir, mostraremos como digitalizar um negócio em 9 etapas.

1. Analise a realidade do seu negócio

É necessário entender o que você tem disponível. Antes mesmo de considerar a adoção de ferramentas e dispositivos tecnológicos, é essencial avaliar como sua empresa funciona.

É importante que você inclua nessa análise todos os seus processos e fatores, para que seu modelo de negócio seja muito claro.

Você pode realizar o modelo de caixa-preta, que consiste em focar os processos de acordo com as entradas e saídas.

2. Desenhe uma estratégia digital

Ter metas e objetivos claros do que você deseja e aspira com a digitalização é essencial para aproveitar as oportunidades da transformação digital.

Para isso, é necessário considerar diferentes focos:

  • estratégico: as ações administrativas, operacionais e de gerenciamento que serão alinhadas aos novos objetivos;
  • econômico: todas as novas rotinas e processos de trabalho para garantir a rentabilidade e sustentabilidade das estratégias;
  • ambiente: condições operacionais, culturais e do ambiente de trabalho para facilitar as novas filosofias;
  • cultura digital: mais do que técnicas ou ferramentas, é uma mentalidade que deve ser adotada para “pensar digitalmente” o tempo todo.

3. Escolha sua plataforma web

Não há digitalização sem uma plataforma web. Esse é o elemento visível da sua organização para o mundo digital.

Nesse ponto, é essencial criar um site forte e robusto que, por meio de várias técnicas de SEO (e com ferramentas como um CMS), possa gerar autoridade na Internet e ser o coração do seu projeto online.

4. Treine seus colaboradores

Talvez você já esteja um passo à frente nesse processo. Muitas vezes, as empresas já têm os perfis certos em sua organização para promover a digitalização.

Nesse caso, o que você deve fazer é identificá-los e criar equipes eficazes que possam ajudá-lo a redefinir processos, identificar problemas e gerar mudanças para transformar o seu negócio.

5. Otimize a experiência do cliente

Uma vez que a digitalização já está incorporada à cultura da empresa, é hora de aproveitar seus benefícios e aprimorar a experiência do cliente.

Para que isso seja possível, é crucial entender as necessidades e o perfil de seus clientes.

A boa notícia é que isso não é mais tão complicado. Usando ferramentas como Big Data, é possível conhecer e até prever comportamentos de seus potenciais consumidores.

Isso permite a qualquer empresa adaptar ou antecipar rapidamente as necessidades do mercado para encantar seus usuários com a experiência, produtos e serviços que eles desejam.

Mas como você digitaliza um negócio setor por setor?

Para adaptar um negócio às mudanças do mercado, é necessário repensar as estruturas operacionais das organizações. Em vista disso, mostraremos brevemente como digitalizar cada um dos setores.

6. Implemente processos de recrutamento para o profissional do futuro

Mais do que atrair as pessoas certas para o seu negócio, é necessário definir o perfil do profissional ideal, selecionando as competências profissionais mais adequadas para as carreiras envolvidas na empresa.

O papel do RH na transformação digital é analisar dados para entender melhor os funcionários e lhes fornecer tarefas, projetos e ações que garantam produtividade e, ao mesmo tempo, proporcionem estabilidade, bem-estar e incentivos para o compromisso.

7. Entenda por que e onde o consumidor deseja comprar

As estratégias de Marketing não giram mais em torno do resultado financeiro, mas do consumidor. Ou seja, o objetivo é ajudá-lo a comprar melhor.

Os profissionais de Marketing precisam adaptar seu mindset para gerar mais valor para o público-alvo. A maneira como o produto ou serviço é apresentado para o cliente é o que pode mudar e melhorar seus resultados.

8. Abrace os riscos e saiba mais sobre seus clientes

O setor financeiro sempre esteve tradicionalmente longe dos clientes, mas a digitalização requer o contrário. A conexão com todas as áreas da empresa fornece uma visão mais ampla das necessidades do mercado e das possibilidades de risco.

É necessário adotar uma filosofia financeira na qual as equipes de trabalho sejam motivadas a promover mudanças positivas e fazer parte das decisões tomadas na empresa.

9. Aposte em novos modelos de liderança e novas estruturas corporativas

O setor de TI, tradicionalmente, é um apêndice das empresas para ajudar em áreas como redução de custos, eficiência, entre outras. Porém, quando a digitalização se torna uma necessidade, os modelos de negócios tradicionais podem se opor à inovação.

Para isso, há três aspectos principais a serem considerados:

Análise de dados

Busque informações e insights para oferecer melhores experiências ao consumidor.

Modernização

Sem deixar as ferramentas para trás, é essencial aproveitar os avanços para atender à demanda atual e aproveitar as oportunidades dos novos modelos de negócios.

Flexibilidade em metodologias

A automação surge como resposta às necessidades de suporte de novos modelos de negócio. Adotar medidas de desenvolvimento ágeis e apoiar-se nas métricas são fatores cruciais para otimizar as operações e responder melhor aos requisitos do mercado.

A digitalização é a nova realidade, e você verá mudanças ainda mais bruscas e rápidas na maneira como fazemos negócios. Perder o medo de cometer erros e enfrentar problemas é necessário para abandonar comportamentos antigos e abraçar a inovação.

A digitalização é um processo constante

Para concluir a ideia central deste artigo, é importante mencionar que a digitalização de um negócio não é algo que é feito uma vez e logo é esquecido.

Esse processo de transformação digital precisa ser acompanhado e revisado diariamente para que seja adaptado às necessidades do setor em que está inserido.

Lembre-se de estabelecer métricas e indicadores sólidos de gerenciamento que permitam medir, com segurança, o desempenho do seu negócio e o impacto do processo de digitalização.

Recomendamos que você segmente esse valioso projeto de modernização em diferentes fases e estágios, pelos quais você passará de maneira sustentável e ordenada até que o digital realmente predomine nas suas operações.

Além disso, quando você atingir esse cenário ideal, não pare! Mantenha a mesma filosofia de análise contínua e melhoria constante.

A digitalização é um processo que revela diferentes arestas e aspectos críticos que devem ser frequentemente otimizados para atender a novas necessidades e possíveis fatores competitivos emergentes.

Focar em digitalizar um negócio, nas condições sociais e econômicas em que vivemos, não é apenas uma boa ideia, é a melhor!

Ter processos e pontos de presença digital, internos e externos, garante que sua empresa possa atuar em várias frentes e aproveitar as oportunidades de negócios oferecidas pelo mundo tradicional e virtual.

E então, quer saber como tirar proveito da Internet e impulsionar o seu negócio com as melhores práticas? Baixe o nosso kit gratuito de Marketing Digital e dê seus primeiros passos!

primeiros passos no marketing digitalPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *