Conheça 8 melhores formas para divulgar grátis o seu negócio

A realidade de muitos profissionais do Marketing não oferece muitos recursos para utilizar em estratégias de comunicação. É preciso, portanto, encontrar maneiras de divulgar grátis o seu negócio e, atualmente, é possível reduzir custos e, mesmo assim, não perder em eficiência e precisão nas suas campanhas e anúncios.

Conheça 8 melhores formas para divulgar grátis o seu negócio

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Dentro de um mercado cada vez mais disputado em busca da atenção e recursos de um exigente consumidor, é fundamental encontrar maneiras de promover a sua marca e, preferencialmente, sem adicionar muitos custos. Felizmente, com as estratégias corretas de Marketing Digital aplicadas, é possível divulgar grátis a sua empresa.

Mesmo com um orçamento mais apertado para o Marketing, as desculpas para não atrair mais visitantes para as suas páginas ou não conseguir fortalecer a presença digital acabaram. Hoje, é possível adotar estratégias com custos baixos que, executadas corretamente, podem gerar retornos tão bons quanto de um anúncio pago, por exemplo.

Ficou curioso e quer saber mais sobre quais são as técnicas, conceitos e estratégias que possibilitam que você consiga divulgar grátis o seu negócio? Então você está no lugar certo!

Basta continuar a leitura deste artigo para saber qual a importância de reduzir gastos e, é claro, quais as melhores formas de destacar a sua marca gratuitamente. Confira!

Quais as vantagens de divulgar grátis o seu negócio?

Qual profissional que trabalha com Marketing Digital não sonha em conseguir grandes resultados com suas campanhas mesmo com pouco investimento? A boa notícia é que, atualmente, é possível realizar ações eficientes e precisas sem a necessidade de investir muitos recursos e, assim, divulgar grátis o seu negócio.

Para conseguir promover corretamente a sua marca, não basta apostar em apenas uma estratégia.

O cenário ideal, aliás, é justamente aliar táticas que necessitem de um aporte financeiro maior e aquelas que não demandam tanto do seu orçamento. Umas em busca de resultados mais rápidos e outras com o pensando a médio e longo prazo.

Fortalecendo e atuando em todas as frentes, você consegue promover a sua marca de forma mais precisa, impactando o seu público-alvo e, consequentemente, gerando melhores resultados. Divulgar grátis a sua marca, porém, não se limita a oferecer esses benefícios para o seu negócio.

Em um momento em que a concorrência é cada vez mais acirrada, economizar cada centavo pode fazer uma grande diferença. Por isso, divulgar grátis o seu negócio ajuda também na saúde financeira da sua empresa e, melhor, sem interferir na qualidade das ações e campanhas de Marketing.

Quais as 8 melhores formas de destacar a sua marca gratuitamente?

Portanto, se você planeja melhorar a saúde financeira da sua empresa e, ainda assim aumentar o seu faturamento, é preciso conhecer as melhores formas de divulgar o seu negócio, certo? Por isso, listamos 8 opções para que você escolha a que melhor se encaixa ao seu plano de Marketing. Confira!

1. Começar um blog

Uma das estratégias mais eficientes quando falamos em baixo custo e excelentes retornos é, sem dúvidas, o Marketing de Conteúdo.

Para isso, o ideal é ter uma plataforma para publicar esses conteúdos, como criar um blog, e, assim, disponibilizar materiais e artigos relevantes sobre a sua área de atuação.

Produza conteúdo relevante, que ajude a sua persona a solucionar um problema ou aprender sobre diferentes assuntos, assim, você se torna uma referência na área.

Além disso, por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você consegue destacar a sua marca nos mecanismos de busca — e atrair mais visitantes — sem gastar nada.

2. Publicar o conteúdo nas redes sociais

As redes sociais se tornaram um excelente canal de comunicação entre marcas e empresas, mas nem sempre é fácil gerar engajamento nessas plataformas.

De acordo com o Social Media Trends 2019, 69,4% das empresas têm dificuldades nessa tarefa. Com a produção de conteúdo relevante, porém, isso se torna mais fácil de ser superado.

Utilize as redes sociais para divulgar os conteúdos do seu blog. Além disso, você pode pensar em materiais diferentes para cada plataforma: no Instagram, por exemplo, vídeos geram um engajamento 38% maior do que fotos e imagens. Com a utilização correta, esses canais são grandes aliados para divulgar grátis o seu negócio.

3. Enviar newsletters

Ao produzir um conteúdo relevante, você vai ter material suficiente para enviar newsletters aos seus clientes e leads, por exemplo.

Ao oferecer, periodicamente, artigos sobre assuntos que interessam a sua persona, você fortalece a presença e relevância digital da sua marca, além de estreitar o relacionamento com os usuários.

Dados do Content Trends 2018 corroboram a importância dessa estratégia: 44,3% dos usuários afirmam utilizar esse recuso para se informar. Estar presente em canais de comunicação que os seus clientes — e aqueles em potencial — estão é uma excelente maneira de divulgar a sua marca, especialmente quando não gera custos.

4. Escrever Guest Posts

Qualquer negócio tem parceiros, certo? Quando falamos em Marketing Digital, eles podem ser excelentes aliados para fortalecer o trabalho de link building do seu blog ou site, por exemplo.

Você pode publicar o conteúdo do parceiro em sua página e vice-versa, assim, ambos os negócios conseguem melhorar a visibilidade — essa técnica é o que chamamos de Guest Post.

Dessa forma, além de fortalecer a credibilidade e autoridade do seu site, você também pode divulgar o seu negócio nos canais desse parceiro. Os dois lados ganham com a exposição gratuita de ambas as marcas.

5. Cadastrar-se no Google Meu Negócio

Quando o assunto é divulgar grátis a sua empresa, o Google é um grande parceiro nessa difícil missão.

Além do Marketing de Conteúdo e o rankeamento nas pesquisas do buscador, outra plataforma pode ajudar a sua marca: o Google Meu Negócio. Com ele, você coloca, gratuitamente, o seu negócio em destaque no mecanismo de busca.

A sua empresa passa a aparecer também no Google Maps e Google +. Ou seja, sem gastar nenhum centavo, você disponibiliza as informações do seu negócio em um dos principais canais da Internet.

Horário de funcionamento, dados de contato (como endereço, e-mail, site e telefone), perfis nas redes sociais, enfim, suas principais informações.

6. Criar vídeos relevantes no YouTube

O YouTube é, sem dúvidas, uma das plataformas de comunicação que mais cresce na internet.

No Brasil, segundo o YouTube Insights, 95% dos brasileiros que estão online acessam o endereço pelo menos uma vez por mês. Com a criação de vídeos relevantes para o canal da sua marca, você consegue se comunicar com milhares de usuários.

7. Participar de podcasts

De acordo com informações da ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), os podcasts são cada vez mais populares no Brasil: são pouco mais de 250 mil programas feitos nesse formato.

Divulgar a sua empresa nesses canais é, portanto, uma forma eficiente de aumentar a relevância da sua marca.

Encontre algum podcast que tenha alguma relação com a sua área de atuação e tente participar de uma dessas conversas. Ser visto com autoridade em determinado segmento é muito importante e, é claro, uma ótima maneira de divulgar o seu negócio.

8. Tenha representatividade em eventos

Apesar da importância e relevância de estratégias nos canais onlines, a publicidade da sua marca não precisa ser feita apenas nas plataformas digitais.

E uma excelente maneira de divulgar grátis a sua marca é participando de eventos e palestras sobre a área de atuação da sua empresa.

Quer um exemplo? Suponhamos que você trabalha com e-commerce e a sua loja registrou melhorias ao aplicar uma estratégia de Omnichannel.

Então tente participar de eventos e palestras sobre o assunto, divulgando o seu case de sucesso e, gratuitamente, fortalecendo a imagem da sua marca dentro do mercado e entre clientes em potencial.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

O Guia Definitivo do Blog Corporativo

Kit completo de Marketing nas Redes Sociais

E-mail Marketing: Guia para campanhas de sucesso

Marketing no Youtube: aprenda tudo da maior plataforma de vídeos do mundo


Qual a importância de monitorar e avaliar cada estratégia?

As opções para divulgar grátis a sua empresa são muitas e se encaixam até mesmo nos orçamentos mais apertados, porém, o custo baixo não significa que qualquer estratégia vai funcionar com o seu negócio. O monitoramento constante de cada tática de divulgação é fundamental para avaliar a viabilidade de cada uma delas.

Afinal, vários fatores alteram a eficiência de cada estratégia: da persona até a área de atuação de uma empresa.

Por isso, é muito importante analisar e identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada uma dessas ações e, assim, entender melhor quais estratégias funcionam melhor para o seu negócio.

Caso o seu público esteja em uma faixa etária mais alta, os vídeos no YouTube talvez não gerem tantos resultados, por exemplo, enquanto uma estratégia de e-mail marketing se mostre bastante eficiente.

No Marketing Digital, acompanhar o desempenho de cada ação não só é possível, mas também é obrigatório para o sucesso da sua empresa.

Portanto, fique atento aos caminhos que melhor funcionam para o seu negócio. Afinal, por mais que as estratégias sejam baratas, você vai perder tempo — outro item precioso — com uma ação que não oferece nenhum resultado para a sua empresa. Avalie regularmente as suas campanhas e foque nas mais eficientes e precisas.

A falta de recursos vai, aos poucos, deixando de ser um problema muito grave para os profissionais do Marketing.

Com plataformas, canais e ferramentas de comunicação, é possível divulgar grátis o seu negócio e, mesmo assim, conquistar excelentes retornos com as suas campanhas e ações para a sua empresa.

Agora que você já sabe como divulgar grátis a sua marca, que tal conferir outras tendências e soluções que podem ajudar o seu negócio a prosperar ainda mais? Para ajudar você nessa tarefa, separamos 10 estratégias de Marketing para você testar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.