Dormir bem: 8 dicas para ter uma boa noite de sono e produzir mais no seu dia-a-dia

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Dormir bem é uma das maiores necessidades fisiológicas do ser humano. Não somos uma máquina e isso faz com que o descanso seja, de fato, muito importante para que consigamos viver uma vida pessoal e profissional saudável.

Já se imaginou ficar dias dormindo pouco ou quase nada? Se você já vivenciou esse tipo de situação, certamente, deve entender o quanto o corpo precisa de uma boa noite de sono para se manter em equilíbrio.

Infelizmente, a rotina atarefada e estressante dos empreendedores acaba dificultando ou reduzindo suas horas de sono, causando-lhes problemas físicos e emocionais. Como nós sabemos o quanto isso pode lhe ser prejudicial e afetar sua produtividade e motivação, preparamos esse post.

A partir de agora você terá acesso a dicas infalíveis para dormir bem e produzir mais. Quer aprender? Acompanhe a seguir!

Aprenda a potencializar o sono

Se fizermos uma analogia entre o homem e o celular, podemos dizer que dormir se equipararia ao ato de recarregar a bateria. Ora, chega um momento em que o celular desliga por falta de energia e é isso que acontece conosco depois de um longo dia de trabalho e responsabilidades a cumprir.

Sabe quando você chega à exaustão, começa a bocejar e dar sinais de esgotamento? É importante saber interpretar esse sinal emitido pelo corpo, pois caso insista em continuar a trabalhar, seu rendimento não será o esperado e os danos serão ainda maiores.

Desse modo, não restam dúvidas de que o sono é um sinal de que precisamos recarregar nossas energias para mais um dia de trabalho. No entanto, a pergunta que se faz é: como potencializar o sono?

Uma informação importante para isso é saber que o sono não é algo estático. Ou seja, não dormimos de maneira linear. Na verdade, nosso sono é dividido em ciclos de 90 minutos e isso é importante para calcularmos quando devemos nos deitar para que o despertador não interrompa de maneira brusca um ciclo e passemos o resto do dia com aquela sensação de cansaço.

Seria o mesmo que ocorre quando interrompemos o carregamento de um celular: por não ter completado o ciclo de recarga, ele irá necessitar de uma nova carga antes do previsto.

Assim, para potencializar nosso sono é essencial que aprendamos a respeitar nosso corpo e suas limitações. Além disso, conhecer como nosso organismo se comporta em uma noite de sono é imprescindível para um descanso satisfatório.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Dicas para dormir bem

Com essa informação em mãos, chegou o momento de você aprender algumas dicas que realmente fazem a diferença. Como o nosso objetivo é que você durma bem e consiga manter uma boa produtividade na empresa, reunimos uma lista de boas práticas que favorecem um sono tranquilo e saudável. Confira!

1. Esqueça aquele ditado de que “dormir é para os fracos”!

No mundo moderno é comum ouvirmos a expressão de que dormir é para os fracos, como se quem dormisse mais estivesse em desvantagem em relação aos demais indivíduos. Comece a entender que isso é um erro, pois o sono acumulado não é reposto com tanta facilidade.

Ora, dormir não é perda de tempo! Na verdade, o sono é essencial para o processo de conhecimento, além de lhe conferir uma sensação de bem-estar, energia, disposição e motivação para enfrentar os desafios do cotidiano intenso de um empresário.

2. Tenha um quarto suficientemente escuro

A escuridão é amiga do sono. Dormir em ambientes claros e com alta incidência de luminosidade pode atrapalhar sua noite e fazer com que você acorde diversas vezes.

Assim sendo, procure adequar o seu quarto para que ele seja realmente escuro — a ponto de não conseguir ver sua mão quando colocada na frente de seu rosto. Para isso, existem algumas opções interessantes no mercado, como a colocação de cortinas e janelas com blackout.

No entanto, caso não seja possível, procure adquirir uma máscara para dormir. Apesar de não retirar toda a luminosidade do ambiente, já será uma grande ajuda.

3. Abandone os aparelhos eletrônicos

Existe uma razão científica para que você desligue aparelhos eletrônicos, como celulares, televisão e notebook, ao menos 90 minutos antes de se deitar para dormir. Tais equipamentos emitem uma luz azul que reduzem a produção de melatonina e enganam o nosso cérebro, fazendo com que ele entenda que ainda há luz disponível e que por isso pode continuar em alerta.

No entanto, caso você ainda precise utilizar o computador durante a noite, podemos sugerir que baixe o progama F.lux. Ele altera a iluminação da tela para uma cor alaranjada, simulando o pôr do sol, o que não atrapalha a produção de melatonina.

Por outro lado, é óbvio que se você ficar verificando o celular a todo momento e atento às notificações de redes sociais, o sono será totalmente prejudicado e você poderá sofrer de insônia.

4. Evite tomar estimulantes à noite

Se você costuma frequentar academia à noite, não é aconselhável ingerir estimulantes e termogênicos muito tarde. Isso porque, substâncias como cafeína, taurina e mesmo produtos naturais como canela, café e gengibre atuam no sistema nervoso, estimulando o metabolismo.

A consequência disso é muito simples: você ficará aceso por muito mais tempo, demorando a dormir. Caso precise se levantar cedo no dia seguinte, certamente terá perdido algumas horas líquidas de sono.

5. Procure estabelecer uma rotina de sono

Outra dica importante para que você durma bem é estabelecer uma rotina para dormir. Procure estabelecer horários para se deitar, assegurando que você estará em repouso pelo menos sete horas por noite.

Lembre-se de que para que o seu organismo compreenda e aceite esse hábito é importante repeti-lo por, no mínimo, 21 dias. Além disso, a estratégia de se dar pequenas recompensas também ajuda o cérebro a memorizar essa rotina.

Desse modo, ao cumprir com uma boa noite de sono, você pode, por exemplo, comer algo que gosta no café da manhã ou mesmo tirar alguns minutos para ouvir uma música antes do trabalho.

6. Reduza a temperatura do seu corpo antes de dormir

Caso você ainda não saiba, nosso corpo reduz a própria temperatura na hora de dormirmos. Essa é uma explicação científica para o fato de conseguirmos dormir melhor quando temos um ar condicionado no quarto.

Por outro lado, é preciso lembrar que sentir frio também não é positivo para o organismo. O ideal é que você mantenha o ambiente em 21°C.

Mas, caso isso não seja possível, procure não tomar um banho muito quente antes de se deitar e usar roupas confortáveis e mais frescas. Lembre-se de quanto mais quente seu corpo estiver, mais horas ele demorará para chegar à temperatura ideal para se desligar totalmente do ambiente externo.

7. Procure ler um livro antes de dormir

A leitura é uma ótima maneira de estimular o sono, desde que não seja um assunto ou tema que exija reflexão e análise crítica.

Portanto, ter o hábito de ler romances e outras obras de ficção ajudará o seu cérebro a relaxar e se desligar das inúmeras responsabilidades que seu dia exige. Em poucos instantes, você se sentirá melhor e mais preparado para dormir.

8. Pratique a meditação

Não é novidade que um empreendedor pode ser um indivíduo elétrico e com a mente extremamente carregada. Toda essa inquietação pode influenciar na qualidade de seu sono, fazendo com que ele não consiga relaxar na hora de dormir.

Por isso, se você sofre com esse problema, experimente meditar antes de se deitar, focando no ritmo de sua respiração. Esse exercício, além de acalmar os hormônios, retarda o envelhecimento do cérebro, melhora a concentração e estimula a criatividade. Uma ótima dica, não é mesmo?

Consequências de uma boa noite de sono para potencializar a produtividade

Depois de todas essas dicas, é importante ressaltar o quanto uma noite de sono bem dormida faz bem para a produtividade de qualquer pessoa, especialmente de empreendedores.

Como você viu, dormir é um dos requisitos para conquistar uma boa saúde. Quando conseguimos dormir bem, nosso organismo repõe suas energias para manter-se em constante produtividade.

Por outro lado, se não conseguimos dormir, ficamos cansados, estressados e começamos a produzir menos no trabalho e a enfrentar dificuldades de relacionamento interpessoal. Afinal, a irritabilidade e desmotivação podem nos tornar pessoas difíceis de se conviver.

Dessa maneira, a conclusão óbvia a que chegamos com o post de hoje é que uma pessoa que se preocupa com a qualidade do seu sono conquista um organismo saudável. E, todos nós sabemos, que para trabalhar, produzir e sermos inovadores e criativos é preciso contar com um corpo e mente sã.

Ou seja, não adianta se esforçar em excesso durante o dia se, ao chegar em casa, você não consegue relaxar e dar ao corpo o descanso que ele tanto precisa.

Viu só como dormir bem é importante para a produtividade de qualquer profissional? Quem pretende se tornar um empreendedor de sucesso, precisa começar a avaliar como tem sido a qualidade de seu sono. Afinal, como você viu, de nada adianta ter boas ideias e coragem para empreender, se você não tiver saúde e disposição para encarar os desafios do cotidiano!

O que você achou desse conteúdo? Caso tenha gostado e queira aprender um pouco mais, não deixe de conferir nosso Guia da Inovação para manter seu negócio sempre atualizado!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.