Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 23 de novembro de 2019. | Atualizado em 6 de fevereiro de 2020


Um ebook interativo pode trazer um grande diferencial e ajudar a conquistar os objetivos de marketing e vendas. Mas, como isso ocorre? Quais são as reais vantagens e como produzir esse tipo de material? Continue a leitura para descobrir!

O uso de ebooks é fundamental nas ações de Marketing Digital. É por meio deles que geramos leads mais quentes que possam ser convertidas em oportunidades de negócio.

Porém, a conhecida forma estática dos conteúdos em PDF não é a única existente para a produção desse tipo de material. Você também pode contar com um ebook interativo.

Apesar de interagirmos com muitos meios digitais, é difícil imaginar como alguém consegue interagir com um livro, certo?

Por conta disso, produzimos este artigo com a finalidade de mostrar como isso é possível e sua importância dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Aqui, você descobrirá:

Vamos lá?

 

O que é um ebook interativo?

Um ebook é considerado um material rico. Isso significa que ele integra uma estratégia de Marketing de Conteúdo em que as pessoas o baixam para adquirir conhecimentos sobre um determinado assunto.

Por outro lado, um ebook interativo — parte de uma estratégia de conteúdo interativo — não apenas informa o necessário, mas também instiga a interação que os leitores possam fazer com o material.

Se tiver dificuldades em imaginar como um ebook pode interagir com seus leitores, trazemos alguns exemplos:

  • enquanto os ebooks tradicionais trazem formulários para coletar informações dos leads, os ebooks interativos podem fazê-lo ao longo do conteúdo;
  • ebooks interativos trazem conteúdos que mudam conforme a pessoa que os lê interage com eles;
  • ebooks interativos são focados na resposta que o leitor procura.

Vejamos um exemplo que torna ainda mais claros os três pontos acima. Uma pessoa baixa um ebook interativo sobre Marketing de Conteúdo e, ao longo da leitura, é conduzida a responder perguntas como as que seguem abaixo.

  • Você faz Marketing de Conteúdo? (X) Sim ( ) Não
  • Você aplica o Marketing de Conteúdo numa empresa? (X) Sim ( ) Não
  • Você é dono ou gerente dessa empresa? (X) Sim ( ) Não
  • Gostaria de falar com um consultor sobre como otimizar a sua estratégia de conteúdo (X) Sim ( ) Não

Conforme o leitor responde uma pergunta, a que vem a seguir pode ser diferente. Nesse exemplo, ele respondeu que faz Marketing de Conteúdo, por isso a pergunta seguinte foi se ele o faz numa empresa.

Caso tivesse respondido que não, o ebook poderia ter perguntado se ele gostaria de fazer Marketing de Conteúdo e conduzi-lo a um dos pontos muito vantajosos desse tipo de material sobre os quais falaremos a seguir.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
 

Quais são as vantagens de um ebook interativo em uma estratégia de marketing?

Ter um ebook interativo na sua estratégia traz muitos benefícios e aqui listamos os principais para que você leve em consideração ao produzir o seu.

Qualificação de leads

Este é o primeiríssimo ponto vantajoso dos ebooks interativos. Além de agradarem o leitor, que não precisa mais se encontrar numa forma passiva diante a leitura, ele traz para o marketing a vantagem de qualificar os leads.

Afinal, vejamos como a qualificação é feita em algumas empresas por meio do Inbound Marketing: uma pessoa baixa um ebook e se torna lead. Em seguida, um SDR analisa os dados preenchidos no formulário para baixar o material e a qualifica como possível novo cliente para, então, passá-lo a um vendedor.

Assim, quando o contato com essa lead é feito, os representantes de vendas perguntam sobre os seus objetivos e desafios, a fim de fazer a melhor oferta. Isso consome algo que para os vendedores é fundamental:tempo.

E se fosse possível realizar essas etapas de qualificação e trazer leads ainda mais qualificadas para o time comercial? Com ebooks interativos isso é possível!

Uma vez que eles preencham as perguntas que o ebook apresenta, para fazer uma melhor condução dentro do conteúdo, os vendedores poderão levar em conta as respostas ao abordá-las.

Em ebooks estáticos, uma abordagem padrão costuma ser:

Gostaria de saber o que levou você a baixar esse material.

Por outro lado, ao analisar as respostas de um ebook interativo, ela passa a ser:

Notei que você é dono de um negócio, ainda não faz Marketing de Conteúdo e que, por isso, precisa do auxílio de um especialista do assunto. Por isso estou fazendo esse contato. Como posso ajudar?

Muito mais certeiro, não é mesmo?

Melhor experiência no mobile

Independentemente de qual seja o nicho de atuação de um negócio, um ponto não pode ser ignorado: o mobile está superando o desktop cada vez mais. E uma das razões para isso é muito simples: as pessoas querem interagir.

Afinal, os dispositivos móveis (como os telefones celulares, por exemplo) foram feitos para isso. Mesmo na época em que eles só permitiam fazer ligações, isso é interação.

Hoje, os smartphones permitem que você use aplicativos para interagir com outras pessoas e até mesmo os jogos permitem funções multiplayer.

Ou seja, a partir do momento em que uma pessoa pega o seu dispositivo móvel, ela espera interagir.

E como o celular se tornou a principal fonte de acesso a Internet no Brasil, é essencial que a sua estratégia de conteúdo conte com interatividade, a começar pelos ebooks.

Formatos de mídia dentro das tendências digitais

Outra vantagem que o ebook interativo traz é a possibilidade de usar diversos formatos de mídia, inclusive aqueles que são preferidos pelo público e os que vêm se tornando cada vez mais tendências no Marketing Digital. Vejamos alguns exemplos principais.

Todo mundo ama GIFs, certo? Imagine que interessante seria inseri-los dentro de um ebook. O formato tradicional em PDF não permite isso de modo que as imagens são sempre estáticas.

Este caso, no entanto, é diferente. A inserção de GIFs (desde que não seja em excesso, é claro) pode tornar a experiência de leitura mais agradável.

Arquivos de áudio é outra opção que pode tornar o consumo do seu conteúdo muito mais rico e útil ao seu público.

Ao contrário dos meios tradicionais que trazem simplesmente um link para a pessoa ouvir o áudio (geralmente no formato de podcast) depois de ler o ebook, sua versão interativa pode fazê-la ouvi-lo ali mesmo, o que é ideal para aqueles que gostam de consumir conteúdos enquanto caminham, se exercitam ou voltam para casa.

E, é claro, os vídeos não poderiam estar de fora. Ainda mais levando-se em conta que este formato de conteúdo corresponderá a 80% de todo o tráfego na Internet. Por mais que ebooks sejam voltados para a leitura, os vídeos podem complementá-la, sobretudo nos pontos que precisem de uma ajuda visual.

Por exemplo: ao falar sobre as vantagens de ter um cartão de visitas interativo, o passo a passo de como fazê-lo, por meio de um vídeo, é um ótimo complemento. 

As ações são mensuráveis

Você consegue metrificar as ações que as pessoas executam após baixarem um arquivo PDF? No máximo, é possível inserir uma UTM nos links do texto para saber a origem daquele acesso, o que não é suficiente em termos estratégicos.

Por outro lado, ao adotar um ebook interativo, você consegue medir desde o número de respostas das perguntas até as visualizações dos tipos de mídia inseridos, o que pode trazer ideias para criar conteúdos cada vez melhores e focados em resultados.

Por exemplo: se os leads estiverem abandonando a leitura do material ao responder as perguntas do primeiro formulário, é preciso melhorá-lo.

E se não estiverem consumindo os conteúdos em áudio ou vídeo, isso também deve ser revisto — encurtá-los ou melhorar a qualidade da produção podem ser alguns dos caminhos. 

 

Quais são as principais considerações ao fazer um ebook interativo?

Como você pôde ver, os ebooks interativos são dotados de diversos formatos de conteúdo: texto, imagens, áudio, vídeo, entre outros. E saber como escolhê-los pode gerar dúvidas antes ou durante a produção.

Formatos de conteúdo a serem utilizados no ebook

A primeira delas: é preciso decidir desde o começo quais formatos de conteúdo usar? Não.

Da mesma maneira que o processo de criação de um ebook tradicional demanda a inserção de imagens e gráficos, à medida que o ebook interativo é escrito, ele pode requerer a inserção de outras formas de mídia para complementar a leitura.

Outra dúvida muito comum é: devo subir todos esses formatos dentro do ebook ou simplesmente direcioná-los? E a resposta é: depende do caso.

Se o conteúdo de áudio ou vídeo, por exemplo, for inteiramente seu, não há problemas em inseri-los diretamente no ebook.

Por outro lado, se precisar usar um que não seja de sua autoria, é preferível inserir o link (ou incorporá-lo tal como mídias como o YouTube sugerem) para evitar problemas envolvendo uso de material que contém direitos autorais.

Cuidados ao subir arquivos no ebook

Você vê alguém feliz enquanto aguarda atendimento numa fila? Certamente não. E o mesmo ocorre quando aguardamos para baixar algo na Internet, o que pode incluir o seu ebook.

Claro que a velocidade da conexão pode influenciar na rapidez com que alguém consegue baixar o arquivo em PDF.

No entanto, se o seu ebook interativo tiver muitos arquivos de mídia pesados, o carregamento pode demorar mesmo nas mais robustas conexões, o que aumenta as chances de ocorrer o pior cenário: a pessoa desistir de consumir o seu conteúdo.

Para evitar que isso aconteça, atente-se ao tamanho dos arquivos que você precisar subir ao ebook de acordo com o seu grau de relevância ao leitor.

Vejamos alguns exemplos para ficar claro.

Ao se tratar de um material que fale sobre 7 dicas a respeito de um determinado assunto, é provável que a pessoa que o baixar queira lê-lo logo, portanto, é recomendável que tenha poucos arquivos pesados para que o tempo de carregamento seja rápido. Se o ebook tiver um total de 15MB, talvez seja considerado grande demais.

Por outro lado, se o tema do material for um guia completo sobre o assunto, o leitor espera consumir a maior quantidade de conteúdos possíveis. Neste caso, mesmo que o ebook tenha 15MB, ele aguardará o carregamento por saber que valerá a pena.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Como gerar receita com conteúdo interativo

👉 Tipos de conteúdo interativo: veja 5 tipos altamente atrativos

👉 Como usar conteúdos interativos para reduzir o ciclo de vendas

👉 Como criar uma estratégia interativa: passo a passo dos estágios

👉 Entenda por que fazer conteúdos interativos para sua estratégia

👉 Gere mais leads usando uma estratégia de conteúdos interativos

👉 Dados e conteúdo interativo: como suas peças podem gerar insights

👉 Conteúdos interativos e sales enablement: como unir as duas estratégias

👉 Como conteúdo interativo e SEO podem alavancar sua estratégia


 

Ebooks interativos vão substituir os ebooks tradicionais?

Não. Se você chegou até aqui, é importante que isso esteja bem claro. O fato de ser possível criar um ebook interativo e isso trazer vantagens em termos estratégicos de negócio, não significa que os ebooks tradicionais precisem ser excluídos.

O ponto-chave para decidir por qual dos dois optar é saber o que você quer conquistar a partir da produção do material.

Para produzir um ebook tradicional, é importante levar em conta os seguintes aspectos:

  • as informações inseridas no conteúdo precisam ser facilmente atualizadas ao longo do tempo, para que o ebook não fique defasado; 
  • o leitor precisa ter acesso rápido ao conteúdo. Ao clicar nos links do índice, por exemplo, ele deve conseguir ir diretamente ao tópico que o interessa;
  • imagens que, por si só, complementam o conteúdo textual, sem a necessidade de outros formatos de mídia.

Por outro lado, um ebook interativo deve ser feito ao levar em consideração os pontos abaixo:

  • o conteúdo requer diferentes formatos, como vídeos, GIFs, quizzes;
  • o público gosta de interagir com os conteúdos que consome;
  • engajamento é um dos objetivos desse material de modo a fazer os leitores se tornarem leads ou mesmo clientes caso o produto oferecido se trate de uma venda simples.
https://materiais.rockcontent.com/webinar-conteudo-interativoPowered by Rock Convert
 

Como criar um ebook interativo?

Agora que você já sabe o que são ebooks interativos, suas vantagens e considerações, deve estar se fazendo a seguinte pergunta: “Ok, mas como posso criar o meu?”

Não se preocupe, pois explicaremos agora por meio de cinco passos.

Passo 1: escreva o ebook

Por mais que elementos interativos tornem o ebook mais interessante, sua principal forma de comunicação é a escrita. Portanto, saber as técnicas de copywriting para criá-lo é essencial.

O texto pode ser produzido no próprio docs do Google Drive, Microsoft Word ou qualquer editor de texto de sua preferência. A inserção de interatividade vem no próximo passo.

Passo 2: escolha uma plataforma para conteúdos interativos

Como você pôde perceber, o processo de criação de um ebook interativo não é tão simples quanto o tradicional, pois requer inserção de mídias, formulários, entre outros recursos que tornarão a leitura do material melhor e os resultados mais eficientes.

Por isso, o primeiro passo a ser dado é escolher uma plataforma dedicada a isso, como a ion Interactive.

Passo 3: atente-se ao design

Como a expectativa de ler um ebook interativo é maior, seu design também precisa ser matador.

A começar pela capa que deve estimular no leitor a vontade de ler o material até o fim e também os demais aspectos como escaneabilidade e harmonia nas inserções das mídias que tornarão a experiência muito mais agradável.

Passo 4: publique e divulgue o seu ebook

Por fim, o último passo é publicar e divulgar o seu ebook para a maior quantidade de pessoas que você puder.

Por se tratar de um material interativo, é importante evidenciar isso em suas promoções, pois despertará a curiosidade das pessoas em lê-lo, além de ter um diferencial em termos de concorrência.

 

Quais são bons exemplos de ebooks interativos?

Vejamos agora alguns exemplos de ebooks interativos para que você perceba o quão incríveis esses materiais podem ser.

24 Hours Fitness

Este ebook desenvolvido pela Scribblelive é o exemplo ideal de como ebooks interativos podem ser. Ele traz elementos clicáveis e diversos formatos de conteúdo para aqueles que desejam ser fitness 24 horas por dia.

Argo Group

Este reporte anual da Argo é bastante interessante por conseguir mesclar com maestria diversos formatos de conteúdo num só material.

O vídeo de entrada, por exemplo, tem marcações para que a pessoa tenha acesso a conteúdos textuais que complementam o que está sendo dito. 

Salesforce

A Salesforce, por si só, dispensa apresentações. Neste ebook, também desenvolvido pela Scribblelive, o leitor tem a liberdade de escolher quais tópicos do ebook deseja ler e ainda ser contemplado com um belo trabalho visual.

Conforme vimos neste post, um ebook interativo não é apenas um material rico informativo, mas também provoca a interação com seus leitores.

Além disso, ele traz diversas vantagens para a estratégia de conteúdo, tais como melhor qualificação das leads, experiência do público e mensurabilidade das ações feitas dentro do ebook.

E, se você quer continuar aprendendo sobre conteúdos interativos, conira tudo sobre a nossa ferramenta ion e aprenda como criar experiências de alto engajamento!

Ebook interativoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *