Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 8 de novembro de 2018. | Atualizado em 27 de maio de 2019


Já pensou como seria aquele seu filme favorito sem uma trilha sonora? Os efeitos de áudio são parte crucial da produção visual e, sem eles, não é possível conseguir o mesmo impacto. Para editores, boas fontes gratuitas fazem toda a diferença!

Independentemente do tipo de conteúdo de vídeo produzido, os efeitos de áudio devem fazer parte dele. Diante dessa necessidade, editores estão sempre em busca de boas trilhas sonoras, mas também preocupados com questões que envolvem direitos autorais.

Os sons ajudam a dar uma conceituação mais bem desenvolvida ao vídeo. Eles traduzem de forma sonora o que está acontecendo, criando um clima que ajuda a envolver o espectador na narrativa.

Para qualquer tipo, seja um documentário, seja um vídeo institucional, ou até mesmo um storytelling, bons efeitos fazem diferença.

Este conteúdo veio justamente para ajudar quem precisa deixar seus vídeos completos. Conheça a importância dos efeitos sonoros, aprenda a inseri-los e onde encontrar!

Como os efeitos sonoros podem ajudar?

Quantos filmes você já assistiu sem uma trilha sonora? Nos filmes de suspense, a música sempre acompanha o clímax. Nas obras de drama, seria impossível que uma trilha “pop” ajudasse a transmitir o sentimento daquelas cenas. Sem efeitos sonoros, fica muito difícil envolver o espectador no que ele está assistindo.

Inclusive, nem sempre a sonoplastia vai se limitar a canções, sendo muito comum usar apenas alguns efeitos que remetam à sensação do que é mostrado no vídeo.

A produção audiovisual tem a missão de despertar sentimentos específicos. Nessa tarefa, mesmo em vídeos, o áudio tem a capacidade de deixar tudo mais completo.

A importância no engajamento

Para os fãs de cinema, um áudio de qualidade em uma explosão, por exemplo, traz muita imersão ao filme. No entanto, ainda que as proporções sejam menores, um vídeo de divulgação também precisa ter bons efeitos sonoros para engajar.

Muito comuns, os vídeos corporativos ajudam a divulgar o trabalho de empresas de todos os segmentos, de grande, médio ou pequeno porte. São ferramentas de marketing com alto poder de engajar, mostrando ao público o valor do negócio.

No Brasil, o consumo de vídeos online cresceu 135% nos últimos 4 anos, o que representa uma porta aberta para a divulgação de marcas. Se uma empresa consegue seguir esse caminho, ela tem uma grande ferramenta para se comunicar.

Bons vídeos também dependem de uma produção de qualidade, ficando longe do amadorismo. Por mais que os recursos nem sempre sejam os melhores, dedicação na produção faz muita diferença.

Entre os detalhes, os efeitos sonoros ajudam a criar a experiência e o ambiente perfeitos nessa comunicação com o público.

Quais cuidados devem ser tomados?

Por mais que a trilha e os efeitos sonoros sejam indispensáveis, a edição que faz o uso deles deve ser feita com todo cuidado possível. O principal motivo, primeiramente, é a escolha certa.

Como falamos, é fundamental envolver o espectador, criando uma conexão conceitual perfeita entre imagem e som.

Porém, as preocupações vão mais além, por conta das restrições dos direitos autorais dos sons que serão usados. Não dá para simplesmente inserir uma canção que combine perfeitamente com as imagens do vídeo. Fazer isso pode resultar em ações judiciais ou até mesmo na retirada do conteúdo da internet.

Pagar por esses direitos pode sair caro demais. Uma pequena empresa que quer fazer um vídeo institucional, por exemplo, teria dificuldades em arcar com esses custos. Nesses casos, o melhor a ser feito é usar arquivos de efeitos sonoros e músicas gratuitas, que estão disponíveis para uso livre em qualquer material.

A busca pelas melhores mídias de áudio deve ser feita sempre dentro dessas limitações, já que produzir os próprios efeitos também seria trabalhoso.

Pela internet, é possível encontrar sites que disponibilizam áudio gratuito para vídeo, o que é uma ótima alternativa para produzir conteúdos de destaque.

Como inseri-los nos vídeos?

O uso dos efeitos de áudio depende do trabalho de edição. Vamos usar como exemplo um vídeo institucional, em que é gravada uma série de takes do escritório da empresa, além de outras imagens que ajudam a compor o material.

No entanto, somente compilar esses takes sem um conceito não surte efeito. É preciso que eles estejam bem alinhados e traduzam bem a ideia da produção. Para essas imagens em que não há falas ou depoimentos, os efeitos de áudio são essenciais, sejam eles trilhas, sejam sons reativos a alguma ação.

Para inserir esses áudios, é necessário trabalhar com uma ferramenta de edição. Há muitas disponíveis no mercado, desde as mais complexas, usadas por profissionais, até outras mais simples. É possível também inserir o áudio separadamente, utilizando um software à parte da edição.

Um dos softwares mais simples e acessíveis para fazer esse trabalho é o Filmora Wondershare. Ele é gratuito e roda tanto em plataformas Windows quanto Mac. A seguir, veja em etapas como inserir efeitos de áudio ou trilha no seu vídeo!

Quem leu este conteúdo também se interessou por:
👉 Conheça 9 estratégias de vídeo para aplicar em 2018
👉 Tamanhos de vídeos para redes sociais em 2019: veja o guia completo
👉 Câmera para gravar vídeo corporativo: quais os modelos mais indicados
👉 Conversores para vídeos: as 15 melhores opções

Importando mídias para o software

Você precisa reunir todos os vídeos que fez e os arquivos de áudio que serão inseridos nas imagens. Tudo isso precisa estar dentro do ambiente do software, então, é necessário importar os arquivos a partir do local em que estão salvos no seu computador.

Logo na tela principal do software, você verá uma opção para importar arquivos de mídia. Clique e selecione todos os arquivos de áudio e vídeo com os quais você vai trabalhar. Assim, eles ficarão disponíveis na sua área de edição.

Separando o som dos vídeos

Os registros que você fez terão som e, na maioria das vezes, você vai querer remover para usar uma trilha. Para isso, basta selecionar o período do vídeo em que deseja separar o som, na barra de controle. Após fazer isso, clique com o botão direito sobre a seleção e vá em “Remover áudio”.

Essa ação fará com que a faixa de áudio seja destacada do vídeo, ficando visível com uma linha do tempo na parte das imagens. Assim, você pode editar como quiser, intercalando com os efeitos de áudio ou removendo por completo.

Editando e aplicando efeitos no áudio

Com o som separado, há infinitas possibilidades de edição. Você pode cortar, aumentar ou diminuir o áudio, inserir efeitos de “fade in” e “fade out”, entre outros.

Ao clicar em “Música”, verá todas as opções que pode inserir, seja aquelas que importou para o software, seja aquelas que ele mesmo oferece.

Para usar, basta clicar no arquivo e arrastá-lo para a faixa de áudio. Com isso, ele ficará no espaço certo e poderá ser sincronizado com o vídeo, da maneira que você preferir.

Onde baixar efeitos sonoros para os seus vídeos?

Outra dúvida muito comum se trata de onde encontrar bons efeitos de áudio para inserir no seu conteúdo em vídeo. Além de ser necessário usar arquivos de alta qualidade, há também o cuidado com as restrições de uso.

É fundamental escolher sons de alta definição e que sejam disponibilizados para uso amplo e gratuito.

Na Web, não é difícil encontrar algumas boas fontes para baixar efeitos sonoros e trilhas para deixar seus vídeos mais profissionais! A seguir, conheça alguns dos melhores sites que oferecem mídias gratuitas e saiba como elas podem ser usadas!

1. Jamendo

Jamendo é um site que reúne uma grande seleção de músicas que podem ser usadas em vídeos. Para quem busca trilhas sonoras, essa é uma excelente alternativa.

A página reúne canções de artistas independentes e que disponibilizam seus trabalhos para download e uso totalmente gratuito.

2. BBC Sound Effects

A emissora britânica BBC também tem uma rádio, a BBC Radio, que resolveu fazer a alegria dos editores e produtores, liberando um grande acervo gratuito.

São mais de 16 mil efeitos diferentes que, certamente, podem ajudar muitos projetos a ficarem bem completos. O material é parte do que a emissora realmente usa!

3. YouTube Library

Outra ótima opção acessível e prática é a biblioteca de áudio do próprio YouTube. Ela é de grande ajuda para quem edita seus conteúdos no próprio site, fazendo alguns ajustes antes de subir o material.

No entanto, também é possível baixar os arquivos para aplicar em outros softwares, de graça e com o uso autorizado.

4. Freesound.org

Quem já está há bastante tempo no trabalho de edição de vídeos conhece bem o Freesound.org. Ele é um dos acervos que mais ajudam, contando com arquivos livres para uso comercial, inclusive.

Por lá, você encontra trilhas e acervos prontos para uso. Fique atento ao tipo de restrição que cada arquivo tem!

5. 99Sounds

99Sounds não ganha em volume, mas se destaca muito na qualidade dos efeitos de áudio que disponibiliza em seu acervo. Outro ponto interessante é a forma de distribuição desses conteúdos: os usuários baixam pacotes temáticos e, dentro desses arquivos, encontram uma série de sons relacionados ao assunto.

6. Facebook Sound Collection

Se a sua estratégia também inclui as redes sociais, é uma ótima pedida produzir um vídeo para o Facebook, não é mesmo?

Pois saiba que a rede social dispõe de um acervo que cumpre um papel muito parecido com o do YouTube, que você já viu. As opções têm crescido mais a cada dia, porém, há uma restrição básica: os áudios só podem ser utilizados em vídeos que serão postados no próprio Facebook!

Uma boa trilha sonora e efeitos de áudio que se comuniquem bem com as imagens fazem toda a diferença em uma produção. Qualquer tipo de vídeo precisa de uma sonoplastia de qualidade e, com essa lista de sites, certamente, você encontrará o material ideal para o seu projeto!

Vamos expandir ainda mais esse conhecimento? Fique conosco e entenda tudo sobre vídeo marketing e os benefícios que ele pode trazer para as suas estratégias!

Marketing em VídeoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *